• Nenhum resultado encontrado

Capítulo IV – Procedimentos metodológicos

4.5 Recolha de dados

A orientação para a escolha das organizações participantes da investigação busca contemplar os quesitos básicos da caracterização destas, enquanto órgãos prestadores de serviços públicos nos setores da saúde e do transporte coletivo urbano, previstos na Constituinte de 1988 como direito social, cujas atividades são reguladas pelo Estado ou sob a concessão deste, com metas pré-determinadas, prestação de contas e sujeitos ao controle social.

Pelas similaridades de ambos os setores quanto ao aspecto institucional, divergentes, no entanto no que diz respeito à natureza, organização e características próprias dos serviços, espera-se

A Aprendizagem Organizacional nos Serviços Públicos de Saúde e Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros-MG, Brasil Capítulo IV

alcançar um entendimento sobre seus processos de gestão a fim de cumprir o propósito deste estudo, quanto à adoção de práticas de aprendizagem, enquanto campo fértil de disseminação de conhecimento e informação.

O município de Montes Claros, Minas Gerais participou dos projetos pioneiros de implementação dos serviços públicos de saúde que culminaram na formalização do Sistema Único de Saúde/SUS, cuja gestão é de responsabilidade da Administração Municipal, representada pela Secretaria Municipal de Saúde.

O órgão seguinte escolhido foi o Hospital Aroldo Tourinho/HAT, criado no âmbito do município, com atenção integral à saúde a seus usuários e em sua trajetória, estende seus serviços à participação de convênios e também ao público e ao privado. O aporte de recursos e incentivos financeiros dos cofres públicos coloca o HAT em igual condição de hospital público para a prestação de serviços e obrigações, quanto à prestação de contas, metas e controle social.

Sem caráter excludente, os demais estabelecimentos em funcionamento no Município trazem em sua organização outros elementos que alteram a configuração estabelecida na investigação, para estudar a aprendizagem organizacional no contexto proposto, como por exemplo, gestão fora da esfera do Estado e, dados especiais característicos de hospital-escola.

Na abrangência do serviço de transporte coletivo urbano, são incluídas as duas empresas existentes no município, dado ao campo de atuação de cada uma, estabelecido em áreas urbanas com circulação e rotas distintas.

As instituições participantes nomeadas pela investigadora concederam autorização para os inquéritos, através de ofícios endereçados, contendo um exemplar de cada roteiro, número previsto de inquéritos, período estimado para estar presente nas dependências das organizações, a começar pela autoridade superior de cada uma.

Os inquéritos foram precedidos por uma agenda elaborada de comum acordo entre as partes, que permitiu o contato direto com os respondentes, em encontros com a duração média de cada uma de 25 minutos com os gestores, 18 a 20 minutos com os intermédios e cerca de 15 minutos

A Aprendizagem Organizacional nos Serviços Públicos de Saúde e Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros-MG, Brasil Capítulo IV

com os técnicos operacionais.

Os inquéritos foram aplicados nos meses de janeiro a meados de março do ano de 2010, iniciando-se pelo gestor das organizações, mediante prévio agendamento, formalização do aceite, apresentação dos objetivos do estudo e roteiro a ser aplicado.

O roteiro dos inquéritos encontra-se estruturado em três blocos, a saber: a) caracterização das organizações, abrangência, tempo de funcionamento, número de empregados; b) planeamento para conhecer quais os níveis hierárquicos participam da elaboração dos planos e metas, com qual periodicidade, a participação desses níveis em reuniões e como é feita a transmissão de conhecimento e decisões referentes às ações de trabalho, plano, estratégias e demais discussões pertinentes ao serviço. No terceiro bloco, item c) do roteiro, constam questões sobre a gestão – execução das tarefas, participação, compartilhamento de informações, outras atividades além das atividades formais da função, capacitação e opinião sobre a comunicação organizacional (Anexos I, II e III).

Estes roteiros estão denominados de banco de dados/BD como BD1, BD2 e BD3, cujos respondentes são os gestores, os intermédios e o pessoal técnico operacional, respectivamente.

As questões referentes ao planeamento e a gestão de saúde estão inseridas com o propósito de conhecer as ferramentas gerenciais utilizadas nas unidades e na administração central do serviço. A existência ou não de recursos de suporte digital, manual contendo rotinas, ou mesmo práticas sobre o registro das ações, acompanhamento e resultados alcançados, possibilita discutir a potencialidade dessas realizações como referência para situações seguintes e futuras destes serviços.

É analisada a interação entre gestores e pessoal intermédio sobre a organização e decisões estratégicas. Os dados buscam compreender como os inqueridos percebem a realidade do ambiente que os cerca, assim como a base técnica operacional percebe a organização em seu construto.

A Aprendizagem Organizacional nos Serviços Públicos de Saúde e Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros-MG, Brasil Capítulo IV

Buscam ainda os roteiros, dados para fomentar a análise sobre o conhecimento da equipa referente à existência de parceria das organizações com outros serviços, a troca de experiência e seu respectivo registro. Estes dados sustentam no diagnóstico, as práticas favoráveis ao aprendizado organizacional, participação das pessoas no funcionamento dos serviços, rotinas e registros de protocolos gerenciais. Daí a inserção de questões sobre esse compartilhamento e como as organizações tratam esse desafio, para utilizar esse bem intangível na prestação dos serviços propostos (Senge, 1999, pp. 261-294).

Os setores identificados pela investigadora são entendidos como profícuos para a compreensão referente à aprendizagem organizacional, frente aos desafios do serviço e o cumprimento de metas e alcance de resultados pelas similaridades apresentadas e ao mesmo tempo pela divergência quanto à própria natureza de seus serviços prestados.

A saúde e o transporte coletivo urbano apresentam em sua consecução, indicadores de qualidade de vida, são serviços regulados pelo Estado, observados os critérios de acreditação e pactuados com os órgãos competentes (IBGE, 2004, 2006, 2009).

O objeto de estudo foca o serviço público de ambos os setores, cujas práticas de gestão devem ser desempenhadas à luz das competências e atribuições previstas em leis, decretos, normas e regulamentos dos órgãos correspondentes, para o atendimento das demandas e atenção requeridas pelo setor, através de seus usuários, stakeholders, pagadores, beneficiários ou participantes, a sociedade em geral e ainda, pelos aparelhos do próprio Estado, de natureza reguladora, orçamentária e controle.

O quantitativo de inquéritos previstos e realizados nas instituições participantes consta do Anexo IV deste estudo, na forma de consolidado, assim como o registro dos dados dos respondentes no SPSS, referente aos três níveis participantes nos Anexos V, VI e VII.

A Aprendizagem Organizacional nos Serviços Públicos de Saúde e Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros-MG, Brasil