• Nenhum resultado encontrado

Assim como qualquer outro método, as pesquisas qualitativas apresentam algumas limitações que devem ser levadas em consideração (CRESWELL, 2003):

Referencial teórico. O estudo apresentado está limitado pela seleção de autores e ideias

levantadas no referencial teórico do mesmo. Esse referencial, embora abrangente, não esgota a área de pesquisa trabalhada, limitando assim o escopo dos resultados obtidos.

Seleção dos entrevistados. As diferenças naturais que ocorrem dentro das empresas

podem servir para introduzir algum tipo de viés no processo de seleção dos entrevistados.

Entrevistas. A qualidade dos resultados está relacionada com a qualidade das

entrevistas, que pode ser impactada por viéses. A ocorrência de desconforto por parte do entrevistador ou do entrevistado pode levar a limitações na articulação de ideias; o

entrevistador pode influenciar, consciente ou inconscientemente, o entrevistado, distorcendo suas respostas; ou o entrevistado pode falar o que acha que o entrevistador quer ouvir, e não expressar suas opiniões reais.

Fontes secundárias. Pode ocorrer uma restrição por parte dos funcionários em fornecer

informações para a pesquisa. Da mesma forma, os dados fornecidos podem estar desatualizados, incorretos ou parciais. Dados públicos, por outro lado, podem apresentar o viés de quem os publicou (um jornalista, por exemplo).

Análise dos dados. Conforme mencionado, os resultados da pesquisa qualitativa estão

sujeitos a vieses de interpretação do pesquisador. Sendo fundamentalmente interpretativa, está sujeita a elementos intangíveis de análise que podem prejudicar os resultados.

Por fim, vale lembrar que os resultados apresentados nesse documento não são generalizáveis, aplicando-se somente ao escopo delimitado por esta dissertação.

CAPÍTULO 4

4. EMPRESAS ABORDADAS

Complementando as informações dispostas na tabela 4, disponível na seção 3.2.3. Seleção dos Participantes do capítulo III. Metodologia, esse capítulo se propõe a explicar um pouco mais sobre as empresas participantes da pesquisa apresentada através dessa dissertação. Para cada uma das organizações foi apresentado um breve resumo sobre seus principais mercados de atuação, produtos, clientes, concorrentes, entre outros dados relevantes. Como mencionado anteriormente, as empresas selecionadas para esse estudo operam na indústria brasileira de tecnologia, comercializando software, tanto padronizado quanto personalizado; muitas delas comercializam também serviços de apoio e/ou consultoria com base no software oferecido.

4.1.EMPRESA A

Criada em 2008, a Empresa A surgiu para formalizar os inúmeros trabalhos que os seus sócios vinham realizando através de vários projetos e parcerias individuais. Tendo como principal objetivo o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a área de meteorologia, provendo informações para a tomada de decisão a partir dos seus inúmeros softwares, a Empresa A, desde a sua criação, mostrou-se estrategicamente orientada para o mercado global.

Por oferecer soluções personalizadas, adaptáveis de acordo com as necessidades dos clientes, os fundadores da empresa não tiveram grandes empecilhos ao levar suas soluções para Angola e Nigéria, seus primeiros destinos internacionais. Hoje, a empresa comercializa suas soluções também para diversos países europeus, tais como a França e a Noruega, focando sempre nos segmentos de energia, petróleo e gás.Por fim, os principais competidores da Empresa A são os diversos grandes centros de pesquisa meteorológicos espalhados pelo mundo.

4.2.EMPRESA B

A Empresa B nasceu em 2008 com o objetivo de suprir o mercado offshore com serviços de alto nível na aquisição, processamento e análise de dados meteorológico- oceanográficos, incluindo levantamentos batimétricos. Dentre os muitos serviços que oferece ao mercado estão incluídos softwares para a construção de banco de dados e gerenciamento dessas informações, que, apesar de padronizados, podem ter cada mínimo detalhe adaptado de acordo com as necessidades dos clientes.

A empresa possui um alcance de mercado singular, atendendo a grandes clientes como Petrobrás, Devon Energy e AMBIPETRO. Dado o seu foco em um nicho específico de mercado, a empresa, desde a sua fundação, buscou tanto a expansão doméstica quanto a internacional. Assim, poucos anos após o seu estabelecimento, a Empresa B deu início as suas atividades internacionais, culminando em um contrato de parceria com uma empresa norte- americana para a exportação e importação de soluções. Hoje a empresa já busca novos mercados fora do eixo Brasil-EUA, estando em negociações com países europeuscomo Portugal e França.

4.3.EMPRESA C

Orientada estrategicamente para o mercado global desde a sua criação, a Empresa C nasceu em 2010 objetivando a comercialização de softwares para a gestão empresarial tanto para empresas atuantes no mercado doméstico quanto para as atuantes no mercado internacional. Dado seus objetivos estratégicos, tanto em termos de produtos quanto de mercados, seus principais concorrentes são grandes nomes internacionais da indústria de ERP (Enterprise Resource Planning), como a SAP, Oracle e TOTUS.

Em 2011, um ano após o seu nascimento, a Empresa C abriu uma representação em Houston, nos EUA, para o desenvolvimento de projetos junto a Petrobrás América, uma

grande parceira da organização. Atualmente, a empresa concentra seus esforços em sua expansão no território americano, buscando a adequação dos seus processos às exigências daquele mercado para, então, conquistar outros clientes internacionais.

4.4.EMPRESA D

A Empresa D é focada no desenvolvimento de tecnologias e softwares para o gerenciamento de pessoas, processos e informações em tempo real. Seu principal objetivo é oferecer ao mercado corporativo soluções completas de TI com a melhor relação custo/benefício do mercado. Suas ofertas incluem uma completa plataforma tecnológica, diferentes aplicativos empresariais e serviços profissionais de consultoria, para organizações de todos os portes e segmentos. A empresa oferece soluções não-personalizadas aos seus clientes, porém, coloca à disposição um grande portfólio de produtos cobrindo todas as necessidades gerenciais de uma empresa.

Dado o seu direcionamento estratégico tanto para o mercado doméstico quanto para o mercado internacional, a Empresa Dcompete com grandes playerstambém de atuação global, como TOTUS e Microsoft. Após o recebimento das patentes referentes às tecnologias comercializadas – elemento impeditivo ao início da atuação em mercados internacionais – a empresa D iniciou seus esforços internacionais, mirando no mercado norte-americano. Apesar de, até o momento da realização da pesquisa, a empresa não ter iniciado a prestação de serviços fora do território doméstico, ela já tem diversas propostas comerciais em avaliação por potenciais clientes e já possui diversas linhas de financiamento e investimento em negociação.