• Nenhum resultado encontrado

3.1 Espécies de lesão ao meio ambiente

3.1.2 Impacto Ambiental

Impacto Ambiental, assim como degradação da qualidade ambiental e poluição, também guarda definição normativa, prevista no art. 1º da Resolução n. 001/8680, do CONAMA, in verbis:

Art. 1º Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população; II - as atividades sociais e econômicas;

III - a biota;

IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; V - a qualidade dos recursos ambientais.

Assim, podemos afirmar que Impacto Ambiental é qualquer alteração das

propriedades do meio ambiente, resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais. O meio para causar o impacto seria qualquer forma de matéria ou energia, lançadas pelo homem.

Observa-se da acepção normativa de Impacto Ambiental que esta guarda semelhança com o conceito de Poluição. A distinção entre ambas é tênue, residindo apenas nas expressões “qualquer alteração”, para a configuração do Impacto Ambiental, e “alteração adversa”, para a configuração da Poluição.

Portanto, evidente está que a Poluição decorre sempre de uma alteração negativa, gerando uma lesão ao ambiente, enquanto que o Impacto tanto pode ser positivo como negativo.

3.1.2.1 Distinção entre Impacto Ambiental Positivo e Impacto Ambiental Negativo

Caso o impacto ambiental implique em uma alteração prejudicial aos fatores elencados no citado rol do art. 1º da Res. 001/86 (ressalte-se que o mesmo é meramente exemplificativo), este deverá ser denominado Impacto Ambiental Negativo, confundindo-se com Poluição, posto que a alteração, neste caso, é adversa, e não mais qualquer alteração.

Do contrário, caso o impacto em tais fatores, elencados pela norma, seja favorável, este deverá ser denominado Impacto Ambiental Positivo, não havendo que falar-se, neste caso, em lesão ao meio ambiente. Ao revés, os Impactos Positivos demonstram a possibilidade de efeitos benéficos (ganhos) no meio ambiente advindos da atividade humana, como a melhoria da qualidade das condições sanitárias, econômicas, ambientais e de saúde da comunidade afetada (positivamente).

Antunes81 salienta que usualmente Impacto Ambiental é visto somente de forma

negativa, quando, na realidade, os efeitos dos impactos de uma certa atividade tanto podem ser negativos, como positivos, de acordo com o caso em concreto, e explica:

A positividade ou negatividade de um empreendimento é um juízo que só pode ser realizado com a ponderação de todas as repercussões ocasionadas pela implementação de um projeto.

[...] A intervenção humana no meio ambiente pode ser positiva ou negativa. O homem pode interagir com o meio ambiente visando adequá-lo e se adaptar às suas necessidades, sem que o meio ambiente e a natureza venham a ser

prejudicados e, em muitos casos, pode haver uma melhoria das condições do próprio meio ambiente.

[...] Impacto ambiental, portanto, é um abalo, uma impressão muito forte, causada por motivos diversos sobre o ambiente, isto é, sobre aquilo que cerca ou envolve os seres vivos. Se forem positivos, devem ser estimulados, se forem negativos, devem ser evitados.

O Impacto Ambiental Positivo pode ser exemplificado nas ações como o reflorestamento, limpeza de cursos d’água antes poluídos, a intervenção através de manejo mais adequado de um ambiente, na criação de um espaço a ser especialmente protegido, etc.

Bechara 82 alerta para a importância da distinção entre o impacto com efeitos

prejudiciais e o impacto com efeitos benéficos, salientando existir correntes doutrinárias diversas acerca da individualização do impacto ambiental frente à sua carga de negatividade ou positividade, eis que alguns autores apenas vislumbram o impacto sob a ótica adversa, enquanto que outros observam existir as duas vertentes apontadas.

Importante salientar que não apenas a doutrina diferencia a interferência humana através de impactos positivos ou negativos sobre o meio ambiente, mas também a própria Res. CONAMA n. 001/86, ao estabelecer que os técnicos elaboradores do Estudo Prévio de Impacto ao Meio Ambiente (EPIA) deverão discriminar os impactos positivos e negativos (benéficos e adversos) e elaborar um programa de acompanhamento e monitoramento dos mesmos, indicando os fatores e parâmetros a serem considerados. 83

Destarte, não cabe dúvidas da necessidade desta distinção, eis que em cada caso em concreto deverão ser observadas as consequências negativas e positivas que um empreendimento ou atividade pode causar na qualidade ambiental, sendo certo que a lesão somente ocorrerá em caso de Impacto Ambiental Negativo, devendo este ser afastado, sob pena de responsabilidade pelo dano ambiental, enquanto que o Impacto Ambiental Positivo deve ser estimulado ou premiado (como através de incentivos fiscais).

82 BECHARA, 2009, p. 50/51.

83 Resolução do CONAMA nº 001, de 23 de janeiro de 1986, art. 6º, II, in litteris:

“Artigo 6º - O estudo de impacto ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas: [...] II - Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, através de identificação, previsão da

magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes, discriminando: os impactos

positivos e negativos (benéficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos,

temporários e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinérgicas; a

distribuição dos ônus e benefícios sociais.

III - Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas.

IV - Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento (os impactos positivos e negativos), indicando os fatores e parâmetros a serem considerados.” (CONAMA, 1986. Grifo nosso).

3.1.2.2 Impacto Ambiental Negativo

Conforme explicitado no tópico precedente, o Impacto Ambiental Negativo ocorrerá mediante uma alteração prejudicial (= adversa) das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.

Assim, o Impacto Ambiental Negativo pode decorrer de um empreendimento ou atividade que cause alterações desfavoráveis:

1) à saúde da coletividade ou da comunidade diretamente atingida pelo impacto, como consequência, por exemplo, de lançamento de energia ou matéria em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos;

2) à segurança da população, como risco de desabamentos, enchentes, contaminações decorrentes de materiais tóxicos;

3) ao bem-estar do grupo social atingido direta ou indiretamente pelo empreendimento, prejudicando a sadia qualidade de vida e o piso vital mínimo do mesmo, ou seja, interferindo negativamente, no lazer, na educação, na moradia e, inclusive, na saúde e segurança de tais pessoas;

4) às atividades sociais e econômicas, interferindo negativamente nas possibilidades de emprego, no modo de produção de riqueza e dos bens, no preço dos insumos essenciais, na dinâmica econômica do local atingido pelo impacto;

5) à biota, ou seja, à flora e à fauna que compõe o(s) ecossistema(s) abalado; 6) às condições estéticas e sanitárias, implicando em depreciação da beleza do local, assim como em prejuízos ao saneamento básico e às condições de higiene e higidez da região impactada

7) à qualidade dos recursos ambientais, causando “enfraquecimento genético de espécies, diminuição de concentração de determinados elementos, etc.” 84

Portanto, observa-se que o Impacto com feições negativas confunde-se com Poluição, pois igualmente advêm de uma atividade humana (pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado) que lesa, direta ou indiretamente, os elementos que compõem a

qualidade ambiental.

Na ocorrência de um Impacto Ambiental Negativo, assim como em caso de Poluição, haverá a incidência de um dano ambiental, sujeitando o degradador às responsabilidades cabíveis, consoantes veremos a seguir.