• Nenhum resultado encontrado

Inclusão dos indicadores educacionais do INEP 2015 (modelo estendido)

Apêndice 3 – Extensão do modelo atualizado, com a inclusão de indicadores

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

5.5 Atualização dos modelos elaborados durante o mestrado

5.5.2 Inclusão dos indicadores educacionais do INEP 2015 (modelo estendido)

Uma vez atualizado o modelo estatístico com os dados do IDEB e os microdados do SAEB 2015, procedemos ao ajuste do modelo estendido, incluindo os indicadores educacionais do INEP, para verificarmos qual a contribuição relativa dessas variáveis nos resultados do IDEB. Uma vez que a técnica utilizada para esta análise será, ainda, a regressão linear múltipla, procederemos às verificações dos pressupostos requeridos para a aplicação desta técnica. Os detalhes técnicos sobre o ajuste do modelo se encontram no Apêndice 3.

A inclusão desses indicadores no modelo foi realizada segundo a parametrização descrita a seguir:

Indicador de Complexidade da gestão (ICG)

Foi mantida a configuração original da variável, que se apresenta nos 6 níveis já descritos. Entretanto, vale destacar que, para as Séries Finais, os níveis 1 e 2 não possuem dados, uma vez que necessariamente o grau de complexidade de gestão dessas escolas é, no mínimo, nível 3.

Indicador de Adequação da Formação Docente (AFD)

Conforme nossa análise preliminar, o IDEB tende a ser mais elevado em escolas que possuem maior concentração de docentes com formação na mesma disciplina que lecionam, seja como licenciatura, seja como bacharelado com complementação pedagógica. Isso significa que os níveis 1 (docentes com formação superior de licenciatura na mesma disciplina que lecionam, ou bacharelado na mesma disciplina com curso de complementação pedagógica concluído). Durante o ajuste do modelo, detectou-se que o nível 3 (docentes com licenciatura em área diferente daquela que leciona, ou com bacharelado nas disciplinas da base curricular comum e complementação pedagógica concluída em área diferente daquela que leciona) também impacta positivamente no IDEB. Portanto, a variável considerada no modelo foi a proporção de professores nas categorias 1 e 3 em cada escola. Ou seja, isso implica em uma associação positiva entre o IDEB e a proporção de professores que possuam licenciatura ou, alternativamente, bacharelado com complementação pedagógica (mesmo que em área diferente daquela em que leciona).

Indicador de Regularidade Docente (IRD)

Foi utilizado o índice conforme elaborado pelo INEP, sem nenhum tratamento adicional.

Indicador de Esforço Docente (IED)

Com base na análise da variação do IDEB segundo os níveis do IED, foram construídas as seguintes variáveis, que correspondem às situações que potencialmente maximizam esse resultado:

o IED para Séries Iniciais – Proporção de professores nos níveis 1 (docentes que atendem até 25 alunos em apenas um turno, escola e etapa) e 2 (docentes que atendem mais de 25 a 150 alunos em apenas um turno, escola e etapa)

o IED para Séries Finais – Proporção de professores nos níveis 3 (docentes que atendem mais de 25 e 300 alunos e trabalham em até dois turnos, em apenas uma escola e etapa), 4 (docentes que atendem entre 50 e 400 alunos e trabalham em dois turnos, em até duas escolas e duas etapas) e 5 (docentes que atendem mais de 300 alunos, trabalham nos três turnos, em duas ou três escolas e em duas ou três etapas).

Quantidade média de Horas-Aula Diárias (HAD)

Foi utilizado o índice conforme elaborado pelo INEP, sem nenhum tratamento adicional.

Número médio de Alunos por Turma (ATU)

Foi utilizado o índice conforme elaborado pelo INEP, sem nenhum tratamento adicional.

As tabelas 19 e 20 apresentam a hierarquia de importância dos atributos com a inclusão dos indicadores educacionais do INEP referentes ao ano 2015, para as Séries Iniciais e Finais. Estão listadas apenas as variáveis que apresentam impacto significativo no IDEB.

Tabela 19 - Hierarquia de fatores segundo a parcela da soma de quadrados do total de variáveis explicativas do modelo estendido (Séries Iniciais)

Dimensões de Análise Importância relativa Variáveis Importância relativa Localização, dependência administrativa e nível socio- econômico 85,7% UF 59,0% Nível socioeconômico 26,3% Localização 0,1% Dependência administrativa 0,3% (continua)

Tabela 19 - Hierarquia de fatores segundo a parcela da soma de quadrados do total de variáveis explicativas do modelo estendido (Séries Iniciais)(continuação)

Dimensões de Análise Importância relativa Variáveis Importância relativa Indicadores Educacionais 9,0%

Indicador de Complexidade da gestão (ICG) 3,8% Indicador de Adequação da Formação Docente (AFD) 2,7% Indicador de Regularidade Docente (IRD) 1,9% Indicador de Esforço Docente (IED) 0,6%

Gestão Democrática: Formação, experiência, e atuação do diretor 2,7%

Há quantos anos você é diretor(a) desta escola? 1,1% Nos últimos dois anos, você organizou alguma atividade de

formação continuada (atualização, treinamento, capacitação etc.) nesta escola?

0,6% Indique o curso de pós-graduação de mais alta titulação que

você possui. 0,4% Você assumiu a direção desta escola por meio de: 0,4% Além da direção desta escola, você exerce outra atividade que contribui para sua renda pessoal? 0,2% Gestão Democrática: Projeto Pedagógico e Conselho Escolar 1,0%

Neste ano e nesta escola, como se deu a elaboração do

Projeto Pedagógico? 0,4% Participação do Conselho Escolar na definição e validação de

processos, e prestação de contas 0,4% Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho

de Classe? 0,2%

Itens de apoio ao ensino e aprendizagem

1,0%

Indique se nesta escola existem ou não os recursos apontados e quais são suas condições de uso. Acesso à internet para uso dos alunos.

0,6% Indique a existência e as condições de uso dos seguintes

espaços da escola: Laboratório de informática. 0,4% Indique se nesta escola existem ou não os recursos apontados e quais são suas condições de uso. Impressora. 0,1% Apoio

Financeiro 0,5%

Esta escola recebeu neste ano apoio financeiro do governo

estadual / municipal ? 0,5%

Fonte: Análise estatística efetuada pelo autor sobre dados do IDEB, PDDE e SAEB

Tabela 20 - Hierarquia de fatores segundo a parcela da soma de quadrados do total de variáveis explicativas do modelo estendido (Séries Finais)

Dimensões de Análise Importância relativa Variáveis Importância relativa Localização, dependência administrativa e nível socio- econômico 87,7% UF 64,3% Nível socioeconômico 22,6% Dependência administrativa 0,5% Localização 0,4% Indicadores Educacionais 5,8%

Indicador de Complexidade da gestão (ICG) 3,2% Quantidade média de Horas-Aula Diárias (HAD) 1,0% Indicador de Adequação da Formação Docente (AFD) 0,8% Indicador de Regularidade Docente (IRD) 0,6% Indicador de Esforço Docente (IED) 0,3%

Gestão Democrática: Formação, experiência, e atuação do diretor 3,4%

Há quantos anos você é diretor(a) desta escola? 1,4% Nos últimos dois anos, você organizou alguma atividade de

formação continuada (atualização, treinamento, capacitação etc.) nesta escola?

0,7% Você assumiu a direção desta escola por meio de: 0,6% Indique o curso de pós-graduação de mais alta titulação que

você possui. 0,3% Qual é a sua carga horária de trabalho semanal, como diretor,

nesta escola? 0,2% Além da direção desta escola, você exerce outra atividade que contribui para sua renda pessoal? 0,1%

Tabela 20 - Hierarquia de fatores segundo a parcela da soma de quadrados do total de variáveis explicativas do modelo estendido (Séries Finais)(continuação)

Dimensões de Análise Importância relativa Variáveis Importância relativa Itens de apoio ao ensino e aprendizagem 1,6%

Indique se nesta escola existem ou não os recursos apontados e quais são suas condições de uso. Acesso à internet para uso dos alunos.

1,5% Indique se nesta escola existem ou não os recursos apontados e quais são suas condições de uso. Impressora. 0,2% Gestão Democrática: Projeto Pedagógico e Conselho Escolar 1,2%

Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho

de Classe? 0,5%

Neste ano e nesta escola, como se deu a elaboração do

Projeto Pedagógico? 0,4% Participação do Conselho Escolar na definição e validação de

processos, e prestação de contas 0,2% Apoio

Financeiro 0,3%

Esta escola recebeu neste ano apoio financeiro do governo

estadual / municipal ? 0,3%

Fonte: Análise estatística efetuada pelo autor sobre dados do IDEB, PDDE e SAEB

A inclusão dos indicadores educacionais do INEP provocou alterações nos pesos da localização, dependência administrativa e nível socioeconômico. A importância relativa dos indicadores educacionais é maior nas Séries Iniciais que nas Séries Finais, sendo, em ambos os casos, a Complexidade da Gestão a variável mais importante dentro deste bloco. Não obstante, a importância relativa representada pela Adequação da Formação Docente, Regularidade Docente e Esforço Docente não deixam dúvida de que uma parcela altamente significativa dos resultados do IDEB (9% nas Séries Iniciais e 6% nas Séries Finais) está relacionada à formação dos professores e às condições em que atuam nas escolas, fatores que se somam àqueles já apontados por ocasião do mapeamento do impacto das práticas de gestão democrática com os dados de 2013 (e que se mantém com as informações referentes a 2015).