• Nenhum resultado encontrado

4.3.1 – Conteúdo geral dos compromissos de ajustamento de conduta celebrados com as siderúrgicas de Sete Lagoas e seu cumprimento

INDÚSTRIA SIDERÚRGICA VIANA LTDA – INS

Data da celebração do compromisso de ajustamento de conduta: 06 de julho de 2006

Risco Ambiental Cláusula prevista no ajustamento de conduta Prazo para cumprimento Vistorias realizadas em outubro e setembro/2006;

janeiro, março, junho, agosto e dezembro/2007 e fevereiro, junho, junho e novembro/2008

Cumprimento da obrigação Galpão de

descarga semi- enclausurado

Enclausurar totalmente o galpão de descarga de carvão vegetal do alto forno III, com fechamento frontal, como dos shuts não utilizados.

60 dias A empresa enclausurou o galpão de descarga de carvão vegetal do alto Forno III, bem como realizou o fechamento frontal dos silos não utilizados, que eventualmente poderiam ser utilizados para descarga de carvão. Concluído Material inadequado na composição das peneiras vibratórias

Substituir as portas de inspeção das peneiras vibratórias de carvão vegetal (mantas de borracha) por painéis de chapas metálicas.

60 dias Houve substituição das portas de inspeção das peneiras vibratórias de carvão vegetal, fabricadas anteriormente por mantas de borracha, por portas metálicas.

Concluído

Deficiência do sistema de drenagem pluvial

Construir canaletas e caixas de sedimentação para captação das águas pluviais e de irrigação do pátio, nas vias de rolamento da usina, bem como efetuar a interligação destas com a bacia central de sedimentação das águas pluviais.

60 dias A empresa não só construiu as canaletas e caixas de decantação das águas pluviais nas principais vias de rolamento interna do empreendimento como efetuou a interligação das mesmas com a bacia central de sedimentação.

Concluído

Emissão de poluentes atmosféricos

Enclausurar a retirada dos finos de minério do alto forno IV, com eliminação da retirada por pá carregadeira, substituindo por caçamba enclausurada, evitando a emanação de particulados. Em substituição ao cumprimento da obrigação anterior, a empresa poderá instalar laça telescópica para evitar a emanação de particulados.

90 dias A empresa optou pelo enclausuramento total de todas as peneiras vibratórias da preparação de cargas dos fornos, mediante o confinamento da área onde estão instaladas as peneiras, com melhor performance do sistema de despoeiramento devido ao aumento significativo da pressão negativa interna da párea confinada.

Concluído

Emissão de poluentes atmosféricos

Enclausurar as caçambas de brooks que retiram o pó de balão dos altos fornos.

90 dias A compromissária não só enclausurou as caçambas de brooks, como também promoveu o enclausuramento das descargas dos balões.

Concluído

Retirada de finos de minério e pó de balão sem enclausuramento

Efetuar a urbanização e florestamento da área utilizada como depósito de pó de balão, de acordo com projeto técnico elaborado por profissional habilitado, o qual deverá ser executado após a aprovação pelo órgão ambiental competente.

60 dias

O projeto havia sido apresentado ao IEF e as plantas ornamentais foram plantadas em todo o perímetro da área de depósito de pó de balão.

Falta de baia de concreto para armazenar a grafite

Construir baia de concreto para armazenar a grafite. 30 dias Houve a construção das baias. Concluído Falta de

enclausuramento nos silos de moinha de carvão vegetal

Enclausurar as partes inferiores do silo metálico, estoque de moinha, para evitar a emanação de particulados para a atmosfera no momento da descarga da moinha.

90 dias A INSIVI enclausurou as partes inferiores do silo metálico, depósito de moinha, evitando assim a emanação de particulados, para a atmosfera no momento da descarga. Concluído Falta de enclausuramento nas peneiras vibratórias

Substituir as mantas de borracha das peneiras vibratórias da preparação de carga do alto forno II por

enclausuramento com chapas metálicas.

120 dias. A compromissária efetuou a substituição das portas de inspeção das peneiras vibratórias de carvão vegetal de mantas de borracha, por portas metálicas.

Concluído

Emissão de poluentes atmosféricos

Não funcionar o alto forno I sem que haja o enclausuramento com chapa metálica das peneiras vibratórias da preparação de carga.

Emissão de poluentes atmosféricos

Apresentar projeto à FEAM para substituir o sistema atual de limpeza dos gases dos altos-fornos (via seca) por via úmida, com espessador, prensa hidráulica ou filtro prensa. O projeto deve ser subscrito por profissional habilitado, devendo ser executado depois de sua aprovação pelo órgão ambiental.

Em 12/09/2006, a empresa protocolou junto a FEAM, sob o número F069085/2006, o projeto de

implantação do filtro prensa e aguardava o pronunciamento do órgão para iniciar as obras de implantação.

Em andamento

Dano em área de preservação permanente

Apresentar ao IEF projeto de recuperação das áreas de preservação permanente situadas no interior da empresa, bem como aquelas situadas às margens desta no Córrego do Macuco. Em cumprimento, a empresa deverá apresentar documentos e projetos eventualmente requisitados pelo órgão ambiental e executa-lo depois de sua aprovação pelo órgão ambiental.

60 dias O projeto foi protocolado no IEF sob o nº. 02040000581/06, em 25/08/2006 e aguarda a aprovação pelo órgão para ser executado.

Em andamento

Apresentar à FEAM, IGAM e IEF projeto de descontaminação das águas do Córrego do Macuco e projeto de desassoreamento e recuperação de suas áreas de preservação permanente. Os projetos deverão contemplar, dentre outros objetivos, o plantio de mudas de espécie nativa, a afixação de placas de educação ambiental a cada 50 metros e atividades de educação ambiental envolvendo as escolas da rede pública municipal.

150 dias Não informado

Emissão de poluentes atmosféricos

Enclausurar o topo dos altos-fornos até 31 de dezembro de

2006. Viu-se que o alto forno VI que entraria em operação no mês seguinte, em substituição ao Alto Forno II, estava com o topo enclausurado. Quanto aos altos fornos I e II estavam paralisados e em reforma.

Em

cumprimento Art. 2°, alínea c da Apresentar à Câmara de Atividades Industriais – CID, do 90 dias A empresa apresentou à Feam, por meio do Sindifer,

Deliberação Normativa Copam n°. 49/2001

Copam, projeto de instalação e funcionamento de equipamentos automáticos de medição para verificação do padrão de qualidade do ar para partículas inaláveis, o qual deverá ser executado após aprovação pelo órgão ambiental, conforme cronograma aprovado.

proposta de implantação de rede de monitoramento da qualidade do ar em Sete Lagoas.

Cláusula padrão Cumprir todas as determinações contidas na Deliberação

Normativa COPAM 49, de 28 de setembro de 2001. Não mencionado Avaliação contínua Cláusula padrão Apresentar ao compromitente, a proposta de medida

compensatória em relação às atividades desenvolvidas pela empresa. 60 dias Aguarda avaliação da proposta pela CEAT/MPMG Emissão de poluentes atmosféricos

Instalar e fazer funcionar o equipamento conhecido como “horímetro”, para verificar o funcionamento ininterrupto dos filtros de manga existentes no empreendimento.

90 dias A empresa instalou os horímetros junto aos painéis de controle dos sistemas de despoeiramento, estando os mesmos em funcionamento no momento das vistorias.

Concluído

Documentos relacionados