• Nenhum resultado encontrado

4.3.1 – Conteúdo geral dos compromissos de ajustamento de conduta celebrados com as siderúrgicas de Sete Lagoas e seu cumprimento

MGS – MINAS GERAIS SIDERÚRGICA LTDA.

Data da celebração do compromisso de ajustamento de conduta: 10 de maio de 2007

Risco Ambiental Cláusula prevista no ajustamento de conduta Prazo para

cumprimento

Vistorias realizadas em outubro/2007 e abril, junho e outubro/2008 Cumprimento da obrigação Falta de enclausuramento na parte superior do silo metálico de depósito de finos de minérios

Enclausurar totalmente a parte superior do silo metálico de finos de minérios.

60 dias Foi verificado que a empresa enclausurou a parte superior do silo metálico de finos de minérios. Além de enclausurar o topo do silo, a empresa modificou também a válvula de descarga dos finos do silo. Foi constatado que a empresa enclausurou a parte superior do silo metálico de finos de minérios e o mesmo estava em funcionamento sem emitir particulados para a atmosfera.

Concluído

Falta de porta metálica no galpão do silo metálico de depósito de

Instalar uma porta metálica no galpão do silo metálico de moinha.

60 dias Foi comprovado que a empresa instalou as portas metálicas no galpão do silo metálico de moinha, bem como melhorou

moinha de carvão

Cláusula padrão Cumprir todas as determinações contidas na Deliberação

Normativa COPAM 49, de 28 de setembro de 2001. Avaliação contínua Emissão de

poluentes atmosféricos

Implantar semi-enclausuramento do topo do Alto Forno. Obriga-se ainda a efetuar a manutenção permanente dos selos das válvulas de topo, garantindo a estanqueidade.

120 dias Cumprimento verificado Concluído Art. 2°, alínea c da

Deliberação Normativa Copam n°. 49/2001

Apresentar à FEAM, a proposta de monitoramento trimestral da qualidade do ar. O projeto deverá ser executado depois de aprovado pela FEAM, na forma e segundo o cronograma nele inseridos.

90 dias A empresa apresentou à Feam, por meio do Sindifer, proposta de implantação de rede de monitoramento da qualidade do ar em Sete Lagoas.

Concluído

Emissão de poluentes atmosféricos

Instalar e fazer funcionar, equipamento conhecido como horímetro, para verificar o funcionamento ininterrupto dos filtros de mangas existentes no empreendimento.

90 dias Foram instalados horímetros nos quaro sistemas de despoeiramento instalados na unidade fabril. Na visita de agosto/07, o perito constatou que todos os horímetros instalados estavam em funcionamento, e que as planilhas estão sendo executadas.

Concluído

Emissão de poluentes atmosféricos

Apresentar ao compromitente, os resultados do

monitoramento aferido pelo horímetro, a contar do início das medições.

Trimestralmente

durante 1 ano Na visita realizada ao empreendimento, o perito solicitou da empresa as planilhas referentes ao trimestre passado (agosto, setembro e outubro), bem como o protocolo das horas trabalhadas pelos mesmos, à Curadoria do Meio Ambiente de Sete Lagoas. A empresa apresentou o protocolo realizado junto à Curadoria do Meio Ambiente de Sete Lagoas, datado de 04/12/2007. Foram solicitadas dos representantes da empresa as planilhas dos horímetros instalados, as quais o perito analisou e certificou que as mesmas foram protocolizadas na Curadoria do Meio Ambiente da Comarca de Sete Lagoas em 04/12/2007 e 04/04/2008.

Concluído

Gerenciamento inadequado de resíduos sólidos

Implantar o sistema de coleta seletiva de lixo, na área industrial, bem como nas áreas das manutenções mecânica, elétrica e hidráulica.

90 dias Foi constatado que a empresa instalou o sistema de coleta seletiva de lixo, nas diversas áreas da empresa.

Concluído Cláusula padrão Apresentar ao compromitente, a proposta de medida

compensatória em relação aos danos ambientais pretéritos. 60 dias Segundo os representantes da empresa, a mesma protocolizou junto à Curadoria do Meio Ambiente de Sete Lagoas, a sua proposta de medida compensatória em relação aos danos pretéritos em 06/07/2007.

Aguarda avaliação da proposta pela CEAT/MPMG Reserva legal Enviar, a esta Promotoria de Justiça, cópia do contrato de

promessa de compra e venda do imóvel rural em que está situado o empreendimento.

30 dias Os representantes da empresa apresentaram ao perito, o contrato de promessa de compra e venda do imóvel rural em que está situada a usina siderúrgica. Este contrato de compra e vendas foi protocolizado junto à Curadoria do Meio Ambiente da comarca de Sete Lagoas em 23/05/2007.

Protocolizar no Instituto Estadual de Florestas – IEF requerimento de definição de área de reserva legal da propriedade rural onde está situada, de no mínimo 20% (vinte por cento) da propriedade rural, bem como a, independente de notificação, atender eventuais exigências do IEF no prazo por ele fixado.

90 dias

Após definição pelo IEF da área, independentemente de notificação, obriga-se a compromissária a requerer a averbação da reserva legal junto ao Cartório de Registro de Imóveis, em prazo não superior a 12 meses.

30 dias

Comprovar a averbação, mediante apresentação de certidão expedida pelo cartório de registro de imóveis, junto a esta Promotoria de justiça.

30 dias Os representantes da empresa entregaram ao perito, cópia da averbação da reserva legal feita junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

Concluído Apresentar projeto de integral reflorestamento da área de

reserva legal do imóvel, com anotação de responsabilidade técnica.

90 dias Foi entregue a cópia da situação fundiária, onde está localizada a área de reserva legal, bem como, o laudo do IEF, dispensando a área de qualquer projeto técnico de reflorestamento.

Concluído

Modificar o projeto, conforme for determinada alteração pelo órgão ambiental estadual, independentemente de notificação pelo compromitente.

Não mencionado Constar do projeto de reflorestamento da reserva legal o

plantio de essências regionais, preferencialmente mudas oriundas de matrizes locais.

Não mencionado Adotar as providências adequadas ao crescimento e

sobrevivência das espécies plantadas, tais como repor mudas que morrerem, bem como aquelas que apresentarem pouco desenvolvimento vegetativo, substituindo-as.

Não mencionado Até o fechamento arbóreo da reserva legal, a isolar a área e

aplicar tratos culturais porventura sugeridos pelo IEF.

Não mencionado Fica facultado à compromissária comprovar mediante

laudo do IEF, no prazo para apresentação do projeto de integral reflorestamento, que a área averbada se encontra com cobertura arbórea suficiente, não necessitando de reflorestamento. Parágrafo único: A Compromissária obriga-se a atender todas as orientações e notificações do IEF no curso da aprovação do projeto, independentemente de notificação pelo compromitente.

Não mencionado

Documentos relacionados