• Nenhum resultado encontrado

4.3.1 – Conteúdo geral dos compromissos de ajustamento de conduta celebrados com as siderúrgicas de Sete Lagoas e seu cumprimento

SIDERPA – SIDERÚRGICA PAULINO LTDA

Data da celebração do compromisso de ajustamento de conduta: 27 de julho de 2006

Risco ambiental Cláusula prevista no ajustamento de conduta Prazo para cumprimento Vistorias realizadas em outubro/2006, março e

julho/2007, e abril, julho /2008

Cumprimento da obrigação Falta de

enclausuramento no galpão de

Enclausurar totalmente o galpão de descarga do carvão vegetal.

30 dias Foi constatado que o galpão de descarga de carvão vegetal foi totalmente enclausurado. Não foi possível verificar a eficiência quanto à retenção dos

Em andamento (30/10/2006)

recebimento do carvão

particulados gerados na descarga devido o alto forno III estar paralisado para reforma geral.

Vagonetas metro do carvão vegetal semi-

enclausuradas

Substituir as vagonetas por correias transportadoras enclausuradas e na junção das correias (do silo alvenaria/correia da peneira vibratória) instalar coifa e interligá-las ao sistema de despoeiramento.

30 dias Foi confirmado que todas as vagonetas que transportavam o carvão vegetal dos silos depósitos para a peneira vibratória foram substituídas por correias transportadoras. Foram instaladas também coifas de captação de particulados nas junções das bocas dos silos com a correia transportadora, e tais coifas foram interligadas ao sistema de

despoeiramento que contempla tal área. Na visita de outubro/06 não foi possível verificar a sua eficiência, devido à paralisação do alto forno III.

Concluído

Falta de sistema de despoeiramento na retirada do carvão dos silos

Adaptar coifas de captação de particulados nas junções das bocas com a correia transportadora, interligando-a ao sistema de despoeiramento.

30 dias AF II: não foi possível verificar a sua eficiência devido o mesmo estar paralisado. AF III: com o forno em operação foi comprovada a eficiência do sistema implantado. Concluído Emissão de particulados no momento da descarga da correia para a peneira

Evitar o vazamento de gases para a atmosfera no sistema

de tubulação e limpeza de gases do alto forno. 30 dias A empresa já substituiu os sistemas de limpezas dos gases dos altos fornos, por sistema de lavagem dos gases, equipados com espessador e filtro prensa, e não havia nenhuma emissão de gases para a atmosfera no forno em operação. No caso do forno paralisado, somente após o seu religamento é que poderá efetuar uma análise minuciosa.

Concluído

Metalurgia de panela sem sistema de despoeiramento

Instalar sistema de despoeiramento na panela utilizada para homogeneização. Onde for realizada metalurgia de panela, a compromissária obriga-se a fazer funcionar sistema de despoeiramento.

210 dias Foi constatado que o sistema de despoeiramento, filtro de mangas a jato pulsante foi instalado para o setor de metalurgia de panela. Este sistema de despoeiramento deverá contemplar também a corrida de escória. Na análise da tubulação do sistema, verificou-se que a mesma está contemplada com sistema de defagulhador na linha, para evitar a queima das mangas do sistema. Na visita de abril/08 foi constatado que a empresa instalou um sistema de despoeiramento, para atender a metalurgia de panela, mas não foi possível verificar a eficiência do sistema instalado, devido o forno continuar paralisado. Durante a visita, verificou-se o tratamento do ferro gusa, metalurgia de panela, do alto forno II, e constatou-sei que não havia fuga de particulados para a atmosfera.

Concluído

Piso inadequado na área de

Construir piso em concreto com canaletas, interligando-as à caixa separadora de água e óleo, defronte à bomba de

60 dias Na visita de março/07 foi constatado que a cláusula foi perfeitamente cumprida, pois, o concreto foi

abastecimento de óleo diesel

abastecimento de óleo diesel. lançado na frente da bomba de abastecimento de óleo diesel e as canaletas instaladas em seu perímetro estavam interligadas à caixa separadora de óleo/água. Falta de

manutenção no balão e ciclone do sistema de limpeza dos gases do AF

Implantar semi-enclausuramento do topo dos altos fornos. Obriga-se ainda a efetuar a manutenção permanente dos selos das válvulas de topo, garantindo a estanqueidade.

Até 30 de dezembro de 2006 Nas visitas de abril e julho de 2008, foi constatado que a empresa implantou o semi-enclausuramento dos topos dos dois fornos da empresa.

Concluído

Dano em área de preservação permanente

Apresentar o projeto de recuperação das áreas de preservação permanente situadas no interior da empresa bem como aquelas situadas às margens desta, no Córrego do Mucuco. A compromissária obriga-se a apresentar todos os documentos que o órgão estadual vier a exigir, sendo o projeto elaborado por profissional habilitado, com anotação de responsabilidade técnica – ART, e executá-lo, conforme cronograma, após a aprovação. O projeto contemplará a limpeza da área, plantio de mudas de espécies nativas, até que atinjam porte adequado.

60 dias O projeto em questão foi protocolado junto ao IEF em

31/08/2006, sob o número 02040000601/06. Concluído

Emissão de particulados atmosféricos

Apresentar projeto à FEAM para substituir o sistema atual de limpeza dos gases dos altos fornos (via seca) por sistema via úmida, com espessador, prensa hidráulica ou filtro prensa. A compromissária obriga-se a apresentar todos os documentos que o órgão estadual vier a exigir. A compromissária obriga-se a executar o projeto, após sua aprovação, conforme cronograma.

30 dias Segundo informações dos representantes da empresa, quando da assinatura do TAC, o projeto de lavagem dos gases do Alto Forno II, já estava pronto e em funcionamento. O sistema de lavagem deste Alto Forno funciona dentro das exigências ambientais em vigor. A empresa substituiu os sistemas de limpeza dos gases dos Altos Fornos, por sistema de lavagem dos gases, contemplados com espessador e filtro prensa. O sistema de lavagem dos gases do Alto Forno I, já está em funcionamento, e seu desempenho é excelente. Como mencionado na cláusula sétima, a empresa substituiu os sistemas de limpeza dos gases dos Altos Fornos, por sistema de lavagem dos gases, contemplados com espessador e filtro prensa. Não havia vazamento de efluente líquido nos sistemas de lavagem dos gases dos fornos, bem como no espessador e filtro prensa.

Concluído

Apresentar ao compromitente, a proposta de medida compensatória em relação às atividades desenvolvidas pela empresa.

60 dias Aguarda

avaliação da proposta pela CEAT/MPMG Cumprir todas as determinações contidas na Deliberação

Normativa COPAM 49, de 28 de setembro de 2001.

Não mencionado Avaliação

Documentos relacionados