• Nenhum resultado encontrado

4.3.1 – Conteúdo geral dos compromissos de ajustamento de conduta celebrados com as siderúrgicas de Sete Lagoas e seu cumprimento

SICAFE PRODUTOS SIDERÚRGICOS LTDA.

Data da celebração do compromisso de ajustamento de conduta: 08 de março de 2007

Risco Ambiental Cláusula prevista no ajustamento de conduta Prazo para cumprimento Vistorias realizadas em julho e novembro/2007 e

abril/2008 Cumprimento da obrigação Gerenciamento inadequado de resíduos sólidos

Construir uma baia em concreto, para a decantação final da lama de lavagem dos gases.

60 dias A empresa construiu duas baias em concreto, para sedimentação da lama de lavagem dos gases do Alto Forno I, bem como o tanque de bombeamento do efluente líquido decantado das baias, para que o mesmo retorne ao circuito.

Concluído

Emissão de poluentes atmosféricos

Realizar melhorias no enclausuramento das “vagonetas metro”, principalmente nas portas de inspeção.

120 dias Comprovou-se o enclausuramento das “vagonetas metro” e melhorias no sistema de inspeção das mesmas mediante a instalação de portas metálicas de correr. Na visita de abril/08 o perito acompanhou algumas operações das vagonetas, e não ocorreu emissão de particulados para a atmosfera.

Concluído

Sistema de drenagem pluvial insuficiente

Executar projeto de drenagem pluvial na área do empreendimento, que deverá prever a implantação de canaletas e caixas de decantação nas vias de rolamento, interligando-as a uma bacia final de decantação.

180 dias Foi comprovado que a empresa instalou as canaletas e caixas de decantação nas vias de rolamento, bem como, nas áreas onde há um declive acentuado, mesmo dentro do cinturão verde.

Concluído

Emissão de poluentes atmosféricos

Instalar um sistema de despoeiramento do tipo filtro de mangas a jato pulsante, para os sistemas de preparação de cargas dos altos fornos.

210 dias A empresa instalou o sistema de despoeiramento - filtro de mangas a jato pulsante – para contemplar o sistema de preparação de cargas do Alto Forno I. Examinando o seu funcionamento, foi constatado que não havia emissão de particulados para a atmosfera. Nos AF II e III, o sistema de despoeiramento também foi instalado, mas não foi possível verificar sua eficiência devido à paralisação dos fornos. AF I: O sistema de

despoeiramento filtro de mangas para a preparação de

cargas está em fase final de montagem, mas, as tubulações que irão interligar as peneiras vibratórias de minérios ainda não foram lançadas.

AF II: totalmente desativado e sem condições de entrar em operação. AF III: este forno já operava com as peneiras vibratórias enclausuradas e com o sistema de despoeiramento - tipo jato pulsante - ligado, mas no dia da visita estava paralisado. Na visita de abril/08 no Alto Forno I as peneiras vibratórias de minérios operavam enclausuradas, mas sem as coifas de captação de particulados. O perito recomendou aos representantes da empresa que não funcionem o sistema de aquecimento de minérios enquanto o despoeiramento não estiver absolutamente pronto e testado.

Gerenciamento inadequado de resíduos sólidos

Construir depósito para o xisto betuminoso, bem como a planejar uma logística de transporte deste insumo.

60 dias Foi constatado que a empresa construiu uma baia em alvenaria, com piso concretado e coberta.

Concluído Emissão de

poluentes atmosféricos

Para minimizar o lançamento de particulados na atmosfera, a compromissária obriga-se a enclausurar o depósito de finos de minérios, mediante o fechamento de duas laterais com chapas metálicas. A compromissária deverá, no mesmo prazo, adaptar mangas de poliéster ou de borracha na boca das válvulas de descarga do silo de minério.

60 dias A empresa enclausurou a descarga do depósito dos finos de minérios. Este enclausuramento foi realizado com o fechamento das laterais com chapas metálicas, e a instalação de mantas de borracha na saída da boca das válvulas de descarga.

Concluído

Emissão de poluentes atmosféricos

Enclausurar o entamboramento de ferro gusa. 90 dias Foi constatado que a SICAFE, enclausurou o seu sistema de entamboramento de ferro gusa.

Em andamento (08/04/2008) Emissão de

poluentes atmosféricos

A compromissária obriga-se a enclausurar o topo do alto

forno I. 30 dias Na visita de abril/08 No dia da visita, não havia emissão de particulados para a atmosfera pelo topo do forno. Concluído Emissão de

poluentes atmosféricos

Enclausurar o topo do alto forno III. 180 dias Emissão de

poluentes atmosféricos

A compromissária obriga-se a não fazer funcionar a alto forno II enquanto seu topo não estiver enclausurado.

Não mencionado Art. 2°, alínea c da

Deliberação Normativa Copam n°. 49/2001

Apresentar à FEAM, a proposta de monitoramento trimestral da qualidade do ar. O projeto deverá ser executado depois de aprovado pela FEAM, na forma e segundo o cronograma nele inserido.

60 dias A empresa apresentou à Feam, por meio do Sindifer, proposta de implantação de rede de monitoramento da qualidade do ar em Sete Lagoas.

requerimento de definição de área de reserva legal da propriedade rural onde está situada, de no mínimo 20% da propriedade rural, bem como a, independente de

notificação, atender eventuais exigências do IEF no prazo por ele fixado.

Após definição pelo IEF da área de reserva legal, independentemente de notificação, obriga-se a compromissária a apresentar ao Cartório de Registro de Imóveis para averbação, a área de reserva legal, emprazo não superior a 12 meses.

60 dias Não informado

Comprovar a averbação, mediante apresentação de certidão expedida pelo cartório de registro de imóveis, junto a esta Promotoria de Justiça.

30 dias após a inscrição Não informado Apresentar o projeto de integral reflorestamento da área de

reserva legal do imóvel, com anotação de responsabilidade técnica, obrigando-se ainda a compromissária a modificar o projeto, conforme for determinada alteração pelo órgão ambiental estadual.

90 dias Não informado

Constar do projeto de reflorestamento da reserva legal o plantio de essências nativas regionais, preferencialmente mudas oriundas de matrizes locais.

Não mencionado Não informado

Adotar as providências adequadas ao crescimento e sobrevivência das espécies plantadas, tais como repor as mudas que morrerem, bem como aquelas que apresentarem pouco desenvolvimento vegetativo, substituindo-as.

Não mencionado Não informado

A compromissária obriga-se, até o fechamento arbóreo da reserva legal, a isolar a área e aplicar tratos culturais porventura sugeridos pelo IEF.

- Não informado

Fica facultado à compromissária comprovar mediante laudo do IEF, no prazo para apresentação do projeto integral de reflorestamento, que a área averbada se encontra com cobertura arbórea suficiente, não necessitando de reflorestamento.

- Não informado

Apresentar ao compromitente, a proposta de medida compensatória em relação aos danos ambientais pretéritos.

30 dias Aguarda

avaliação da proposta pela CEAT/MPMG Cumprir todas as determinações contidas na Deliberação

Documentos relacionados