• Nenhum resultado encontrado

4.3.1 – Conteúdo geral dos compromissos de ajustamento de conduta celebrados com as siderúrgicas de Sete Lagoas e seu cumprimento

REDE GUSA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

Data da celebração do compromisso de ajustamento de conduta: 03 de julho de 2007

Risco Ambiental Cláusula prevista no ajustamento de conduta Prazo para

cumprimento Vistorias realizadas em dezembro/2007 e abril/2008 Cumprimento da obrigação

Falta de enclausuramento de galpão

Enclausurar totalmente o galpão de depósito de

recebimento de carvão vegetal. 180 dias Foi constatado que a empresa enclausurou totalmente o seu galpão de descarga de carvão vegetal, bem como enclausurou a parte superior da coifa de captação de particulados.

Concluído Enclausuramento deficitário da vagoneta metro da descarga direta de carvão

Enclausurar totalmente a vagoneta metro de carvão

vegetal. 180 dias A Rede Gusa enclausurou totalmente a vagoneta metro. Foi constatado que a Rede Gusa enclausurou totalmente a vagoneta metro, e, aumentou as dimensões da coifa de captação de particulados instalada sobre a vagoneta metro.

Concluído

Enclausuramento deficitário da descarga do silo de moinha de carvão

Enclausurar a descarga de moinha de carvão vegetal do silo metálico depósito ou instalar lança telescópica na boca de descarga do referido silo estoque.

60 dias Foi confirmado que o enclausuramento da descarga de moinha de carvão vegetal está dentro da legislação ambiental em vigor.

Concluído

Falta de enclausuramento no topo do Alto Forno

Enclausurar o topo do alto forno. 210 dias Foi confirmado que o topo do alto forno continua semi-

enclausurado e que a empresa executou uma série de modificações no sistema de despressurização do topo do mesmo. Na visita de abril/08 observou-se que não havia emissão de particulados pelo topo, no momento da passagem de cargas para seu interior.

Concluído

Cinturão verde insuficiente na divisa com a Coirba

Adensar o cinturão arbóreo na parte frontal direita e lateral do empreendimento, na divisa com a empresa COIRBA, com o plantio de árvores ornamentais e frutíferas.

180 dias Foi constatado que a empresa executou a adensamento arbóreo, bem como instalou as canaletas de captação de águas pluviais, na divisa com a empresa COIRBA.

Concluído

Cláusula padrão Cumprir todas as determinações contidas na Deliberação Normativa COPAM 49/2001.

Imediato Avaliação

contínua Cláusula padrão Apresentar cópia do certificado de outorga para o uso de

recurso hídrico do IGAM ao compromitente. 5 dias A empresa protocolizou junto ao IGAM, dentro do prazo exigido, a Renovação de Outorga de Direito de Uso de Águas, mas, até a presente data, ainda não havia recebido o novo certificado.

Em andamento Emissão de

poluentes atmosféricos

Enclausurar a passarela de acesso ao galpão estoque de carvão vegetal.

180 dias A Rede Gusa aproveitando o enclausuramento da vagoneta metro e efetuou também o enclausuramento desta passarela de acesso ao estoque de carvão vegetal.

Concluído Gerenciamento

inadequado de resíduos sólidos

Efetuar um planejamento adequado para as saídas dos insumos produzidos no empreendimento, de maneira a evitar a contaminação e a mistura dos mesmos.

150 dias Foi constatado que a empresa realizou uma reforma geral no seu pátio de depósito de insumos. Todo o insumo ali depositado está identificado por placas, enquanto aguarda o embarque. Todo este

pátio é circundado por canaletas e caixas de decantação. Art. 2°, alínea c da

Deliberação Normativa Copam n°. 49/2001

Apresentar à FEAM a proposta de monitoramento

trimestral da qualidade do ar. 30 dias A empresa apresentou à Feam, por meio do Sindifer, proposta de implantação de rede de monitoramento da qualidade do ar em Sete Lagoas.

Clausula padrão Apresentar ao compromitente a proposta de medida

compensatória em relação aos danos ambientais. 30 dias Aguarda avaliação da proposta pela CEAT/MPMG Instalar e fazer funcionar o equipamento conhecido como

horímetro, para verificar o funcionamento ininterrupto dos filtros de mangas existentes no empreendimento.

90 dias Foi constatado que a empresa instalou horímetro no único filtro de mangas existente no mesmo, instalado para contemplar o

recebimento e peneiramento do carvão vegetal. Concluído Apresentar ao compromitente, as planilhas de anotação

diária de cada horímetro instalado nos referidos filtros de mangas, a contar do início das medições.

Trimestralmente

durante 1 ano Não informado

Protocolizar no IEF requerimento de definição de área de reserva legal da propriedade rural onde está situada, de no mínimo 20% (vinte por cento) da propriedade rural, bem como a, independente de notificação, atender eventuais exigências do IEF no prazo por ele fixado.

90 dias Não informado

Enviar a esta Promotoria de Justiça cópia da certidão imobiliária atualizada de seu imóvel rural.

30 dias Não informado

Após definição do IEF da área de reserva legal, independentemente de notificação, obriga-se a

compromissária, a apresentar ao Cartório de Registro de Imóveis para averbação, a área de reserva legal, em prazo não superior a 12 meses.

30 dias Não informado

Comprovar a averbação, mediante apresentação expedida pelo cartório de registro de imóveis, junto a esta

Promotoria de Justiça.

30 dias Não informado

Apresentar, o projeto de integral reflorestamento da área de reserva legal do imóvel, com anotação de responsabilidade técnica, obrigando-se ainda a compromissária a modificar o projeto, conforme for determinada alteração pelo órgão ambiental estadual.

90 dias Não informado

Constar do projeto de reflorestamento de reserva legal o plantio de essências nativas regionais, preferencialmente mudas oriundas de matrizes locais.

- Não informado

Adotar as providências adequadas ao crescimento e sobrevivência das espécies plantadas, tais como repor as

mudas que morrerem, bem como aquelas que apresentarem pouco desenvolvimento vegetativo, substituindo-as. A compromissária obriga-se, até o fechamento arbóreo da reserva legal, a isolar a área e aplicar tratos culturais porventura sugeridos pelo IEF.

- Não informado

Fica facultado à compromissária comprovar mediante laudo do IEF, no prazo de apresentação do projeto integral de reflorestamento, que área averbada se encontra com cobertura arbórea suficiente, não necessitando de reflorestamento.

- Não informado

Documentos relacionados