• Nenhum resultado encontrado

4.3.1 – Conteúdo geral dos compromissos de ajustamento de conduta celebrados com as siderúrgicas de Sete Lagoas e seu cumprimento

USINA SIDERÚRGICA SETE LAGOAS S/A USISETE

Data da celebração do compromisso de ajustamento de conduta: 27 de julho de 2006

Risco Ambiental Cláusula prevista no ajustamento de conduta Prazo para cumprimento Vistoria realizada em outubro/2006 Cumprimento

da obrigação Cinturão verde

insuficiente

Apresentar projeto de recuperação e reflorestamento, objetivando o aumento do cinturão verde do

empreendimento do talude situado na lateral esquerda do empreendimento. Em cumprimento, a empresa deverá apresentar os documentos que o órgão ambiental porventura exigir, contemplando o plantio de mudas nativas e medidas para que estas atinjam crescimento satisfatório.

120 dias O Projeto Técnico de Reconstituição da Flora – PTRF que a USISETE apresentou ao IEF contemplava a recuperação das áreas situadas às margens do Córrego do Macuco. A empresa já iniciou o plantio das espécies (margem do Córrego do Macuco) conforme determinou o órgão competente.

concluído

Enclausuramento insuficiente nas vagonetas de metro

Enclausurar as vagonetas-metro, mediante a substituição das tiras de borracha por chapas metálicas, exceto na parte frontal, evitando a emissão de particulados para a atmosfera.

As laterais do shut metálico, onde há o carregamento e a medição do carvão vegetal, na vagoneta metro, foram substituídas por chapas metálicas, e a parte frontal está enclausurada com mantas de borracha.

Concluído

Peneiras vibratórias semi- enclausuradas

Enclausurar as peneiras vibratórias da preparação de carga, mediante a substituição de tiras de borracha por chapas metálicas, exceto no local destinado à manutenção e na saída para a correia, evitando a emissão de particulados

120 dias Constatou-se melhorias no local, não sendo observada a emissão de particulados. Não foi possível verificar a eficiência da melhoria quanto ao alto forno I, pois este não estava em operação. Quanto ao alto forno II, constatou-se eficiência do sistema novo.

para a atmosfera. Ausência de canaleta de caixas de decantação em algumas vias de rolamento

Construir canaletas e caixas de decantação para captação de águas pluviais no talude situado na lateral esquerda do empreendimento.

120 dias A USISETE construiu um muro de arrimo em concreto, com canaletas e caixa de decantação para condução das águas pluviais. Concluído Falta de enclausuramento na correia transportadora do carvão até a peneira

Semi-enclausurar a correia transportadora que conduz o carvão vegetal das peneiras vibratórias até o shut que alimenta o skip com chapas metálicas, minimizando a emissão de particulados para a atmosfera.

120 dias Atestou o cumprimento da obrigação quanto ao alto

forno II. Observou-se que havia reforma no alto forno I. Concluído

Depósito inadequado de resíduos sólidos

Retirar o entulho, bem como os inseríveis, como resto de materiais de limpeza dos fornos, lingoteiras e areia, existentes no talude situado na lateral esquerda do empreendimento, na divisa com a empresa Siderbrás, conferindo-lhe a destinação adequada.

120 dias Na visita foi constatado que o material de resto de reforma de forno, areia, argila, que estavam depositados na parte de frente ao Alto Forno II, (talude de divisa com a SIDERBRÀS) foram retirados, e a área está sendo mantida limpa. Verificou-se que a área passou por uma reestruturação geral, inclusive com o plantio de árvores, espécies ornamentais e nativas.

Concluído

Emissão de poluentes atmosféricos

Não bascular pó de balão fora das baias. Instalar aspersores de água para minimizar a emissão de particulados para a atmosfera no momento do embarque do pó de balão.

120 dias Verificado o cumprimento da obrigação, o perito sugeriu ao representante da empresa que instalasse um sistema de irrigação no entorno de cada baia depósito de pó de balão, de maneira a evitar a emanação de particulados para a atmosfera no momento da sua descarga. Constatou-se que a empresa instalou um canhão d’água para irrigação do pó balão

Concluído

Emissão de poluentes atmosféricos

Depositar os finos de minério em um único local, obrigando-se a minimizar a emissão de particulados para a atmosfera, mediante controle e umidificação.

120 dias No caso do alto forno I, os finos de minérios são retirados por caminhões brooks, e depositados na área reservada para tal. No caso do alto forno II, os finos de minério são transportados por correia e a empresa instalou aspersores na correia, para evitar a emissão do particulado para a atmosfera. Foi sugerida a construção de uma baia em concreto para armazenar todo o fino de minério, e que substituísse o sistema de aspersão d’água da correia por um duto metálico que conduziria os finos até a baia.

Concluído

Cinturão verde insatisfatório

Apresentar projeto de recuperação e reflorestamento , objetivando o aumento do cinturão verde do

empreendimento, do talude situado na lateral esquerda do empreendimento. Em cumprimento, a empresa deverá

O projeto de recuperação foi apresentado ao IEF 24/11/2006, que recebeu o protocolo de número 02040000790/06. Em 15/12/2006, o projeto foi aprovado e a empresa iniciou o plantio das árvores

apresentar os documentos que o órgão ambiental porventura exigir, contemplando o plantio de mudas nativas e medidas para que estas atinjam crescimento satisfatório.

conforme recomendação do órgão ambiental.

A compromissária obriga-se a apresentar ao

compromitente, a proposta de medida compensatória em relação às atividades desenvolvidas pela empresa.

60 dias Apresentou em 25/09/2006 a sua proposta de medida compensatória. Aguarda avaliação da proposta pela CEAT/MPMG Emissão de poluentes atmosféricos

A compromissária obriga-se a instalar e fazer funcionar o equipamento conhecido como “horímetro”, para verificar o funcionamento ininterrupto dos filtros de manga existentes no empreendimento.

Constatado cumprimento Concluído

Gerenciamento inadequado de resíduos sólidos

Conferir destinação adequada aos resíduos sólidos depositados no empreendimento, mediante a implantação de coleta seletiva, com pontos de coleta identificando materiais plásticos, metálicos e outros.

120 dias Constatado cumprimento concluído

Apresentar plano contendo levantamento de aspectos e impactos ambientais, com previsão de medidas mitigadoras e corretivas.

120 dias A empresa apresentou estudo chamado “Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais” que considerou o período de novembro/2006 a outubro/2007.

Concluído Emissão de

poluentes atmosféricos

Apresentar projeto à FEAM para substituir o sistema de limpeza de gases dos altos fornos (via seca) por sistema via úmida, com prensa hidráulica ou filtro prensa, bem como a semi-enclausurar o topo dos autos fornos. Em

cumprimento, a empresa deverá apresentar os documentos que o órgão ambiental porventura exigir, contemplando o plantio de mudas nativas e medidas para que estas atinjam crescimento satisfatório.

120 dias

Cláusula padrão A compromissária obriga-se a cumprir todas as determinações contidas na Deliberação Normativa COPAM 49, de 28 de setembro de 2001.

Avaliação contínua

Documentos relacionados