• Nenhum resultado encontrado

Para fomentar o desenvolvimento do Ensino Médio, existem seis iniciativas interessantes a serem consideradas no Estado de São Paulo.

Uma delas foi o “Programa Ensino Médio em Rede”, voltado para a rede pública, que ocorreu de 2004 a 2007, totalmente a distância, em ambiente virtual de aprendizagem.

Programa de formação continuada e de formação de formadores, desenvolvido pela SEE-SP, destinado aos assistentes técnico-pedagógicos, supervisores de ensino, professores coordenadores e professores de Educação Básica Nível II que atuam no Ensino Médio. [Contou] com o financiamento do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (PROMED), por meio do convênio firmado entre a SEE-SP, o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Apoiado na tecnologia de formação de educadores, desenvolvida pela Rede

149

do Saber e sob a gestão da Fundação Vanzolini15, o Programa Ensino Médio em Rede promove uma formação em cadeia que atinge em torno de 60 mil agentes educacionais (SÃO PAULO, 2012b, sem paginação).

Outra iniciativa foi o Parecer do Conselho Estadual da Educação de São Paulo, referente aos 20% de educação a distância para esse nível de ensino. Desde 2008, com a Deliberação CEE nº 77/08, do Conselho Estadual de Educação, as escolas de Ensino Médio podem trabalhar de maneira semipresencial, com até 20% do total de horas destinadas ao curso e referente a qualquer componente curricular (SÃO PAULO, 2008).

Como modalidade semipresencial, estabelece, no § 1º do artigo 4º, “quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino centrados na autoaprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de informação e comunicação remota” (SÃO PAULO, 2008).

Em 2009, foi criada, pelo Decreto nº 5.4297, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP) do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”, com a finalidade de desenvolvimento e formação do professor e do servidor de ensino da Secretaria Estadual da Educação. Ela faz uso das tecnologias como instrumento de orientação e busca por conhecimentos para a prática pedagógica em sala de aula.

Os cursos da EFAP combinam o ensino à distância, por meio do sistema de videoconferências da Rede do Saber e ambientes virtuais de aprendizagem, com atividades presenciais e em serviço para as 91 Diretorias de Ensino; 5.300 escolas e 220 mil professores e gestores (SÃO PAULO, 2012d, sem paginação).

Recentemente, outras iniciativas vêm fomentando o desenvolvimento do Ensino Médio em São Paulo e corroboram as diretrizes nacionais do PNE 2011-2010.

Em 2011, foi lançado o “Programa Rede Ensino Médio Técnico”, que

[...] integra a Rede Estadual ao Ensino Técnico e, para isso, conta com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e do Centro Paula Souza. Com a iniciativa, a educação técnica profissional passa a ser oferecida de duas formas. Na modalidade concomitante, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à

15 “A Fundação Vanzolini é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem como objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos inerentes à Engenharia de Produção, à Administração Industrial, à Gestão de Operações e às demais atividades correlatas que realiza, com total caráter inovador. Também prioriza seus projetos e atividades de Educação Continuada por relevância econômica e social e, por esse motivo, pauta sua atuação por critérios de excelência acadêmicos, profissionais e éticos. A Fundação Vanzolini é ainda um centro de referência internacional em temas de destaque para as empresas privadas e para os órgãos e entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho” (FUNDAÇÃO VANZOLINI, 2012).

150

parte. Na modalidade integrada, a formação básica e o ensino técnico são oferecidos em um único curso (SÃO PAULO, 2012f, sem paginação). Ainda em 2011, também voltada para a formação dos profissionais da educação foi criada pelo Decreto nº 57.011, a Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP), com o objetivo de “oferecer programas educacionais regulares, especiais e de capacitação em situações que requeiram atendimentos a necessidades de grupos específicos da população” (SÃO PAULO, 2011a, art. 2º). Nesses programas, são veiculadas aulas pela plataforma dedicada à EVESP e, inicialmente, visava-se, também, ao uso da televisão interativa. Atualmente, existe um canal dedicado a esses programas.

Outra iniciativa, do ano de 2012, é o Ensino Integral, inicialmente implantado em 16 escolas estaduais de Ensino Médio, que, atualmente, atendem cerca de 5 mil alunos em todo o Estado de São Paulo.

Neste modelo há a integração das disciplinas do currículo e um novo regime de trabalho de seus professores, com dedicação exclusiva. Para isso, já foi aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo Governador lei que institui gratificação de 50% sobre o salário-base dos profissionais que atuam nessas escolas. Os alunos têm orientação de estudos e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro. Além das disciplinas obrigatórias, eles contam com disciplinas eletivas, de acordo com a área de interesse. O intuito é contribuir para que o aluno esteja apto tanto para a continuação dos estudos após o Ensino Médio, quanto para o mundo do trabalho (SÃO PAULO, 2012a, sem paginação).

Esses programas compõem o contexto e o campo de pesquisa da presente tese. Por isso a importância de conhecer as políticas públicas implementadas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

151

5 PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

Para melhor compreender os comportamentos e experiências humanas no âmbito das práticas pedagógicas, muito se questiona na área de educação, colocando-se em evidência os problemas do mundo à nossa volta. Busca-se entender como as pessoas envolvidas constroem significados e em que consistem esses significados, considerando, ainda, o contexto, datado social, cultural e historicamente, em que essas práticas acontecem.

No presente estudo, para investigar o objeto de pesquisa desta tese (o planejamento de aula e o uso de TIC) com o devido rigor científico, optou-se pela abordagem qualitativa, com estudo de caso, instrumentos de entrevista e documentos para a coleta de dados. Dessa forma, atende-se ao rigor acadêmico, colabora-se para a produção crítica de novos conhecimentos para avançar nos estudos sobre essa temática no Brasil e, então, procura-se transformar a educação.

A abordagem qualitativa, segundo Bogdan e Bliken (1994), possui cinco características:

 Apresenta como fonte direta de dados o ambiente natural, constituindo o investigador o instrumento principal, pelo fato de a sua compreensão e o seu entendimento dos materiais registrados serem os aspectos cruciais no desenvolvimento da pesquisa;

 É descritiva, de modo que os registros e os próprios dados coletados apresentam-se em forma de palavras ou imagens, e não em números. Muitas vezes, os relatórios de pesquisas apresentam citações baseadas nos dados coletados, para produzir consistência na pesquisa;

 Os investigadores interessam-se mais pelo processo do que simplesmente pelos resultados dos produtos. Porém, vale ressaltar que os resultados das pesquisas também são muito importantes, pois são eles que permitem avançar nos conhecimentos e nas teorias sobre o mundo à nossa volta;

 Os pesquisadores tendem a analisar os seus dados de forma indutiva. As abstrações são elaboradas a partir do agrupamento e da análise dos dados coletados;

152

 O significado é de importância vital. Os investigadores, dotados de uma opção teórica e suas experiências, procuram descrever de maneira rigorosa as percepções dos sujeitos de pesquisa.

Essa abordagem “exige que o mundo seja examinado com a idéia de que nada é trivial, que tudo tem potencial para constituir uma pista que nos permita estabelecer uma compreensão mais esclarecedora do nosso objeto de estudo” (BOGDAN; BLIKEN, 1994, p. 49).

Cumpre observar que a abordagem qualitativa, é complexa na área da educação, pela sua característica de considerar os objetos de pesquisa no contexto em que acontecem, pois a sociedade encontra-se em constante transformação e, juntamente com ela, as instituições escolares e suas atividades.

A escola é delimitada pela sua identidade sócio-político-cultural e faz parte dessa sociedade. Compreende-se essa relação entre escola e sociedade de forma dialética, ou seja, ao mesmo tempo em que uma sofre transformação da outra, também a provoca. Por exemplo, na questão do uso das tecnologias, pode vir a existir uma provocação da sociedade com suas variadas formas de emprego dessas tecnologias – enquanto cultura digital – para que a escola as utilize de maneira integrada nas diversas situações de aprendizagem.

Segundo Lüdke e André (1986, p. 5), “um dos desafios atualmente lançados à pesquisa educacional é exatamente o de tentar captar essa realidade dinâmica e complexa do seu objeto de estudo, em sua realização histórica”. Essa complexidade é consequência das inúmeras variáveis inextrincáveis que interagem e interferem nos contextos educacionais, e os pesquisadores têm pouco controle sobre os eventos educacionais (YIN, 2001).

E, ao se focar o estudo no planejamento de aula e na previsão de tecnologias aplicadas a situações de aprendizagens, não é diferente. Existem questões, por exemplo, de âmbito político, administrativo, didático, bem como de formação, pessoal, estrutural e curricular, que influenciam todas essas situações ao mesmo tempo e, de forma intrínseca, as práticas pedagógicas das escolas.

153