• Nenhum resultado encontrado

Instrumentação das Variáveis

No documento O Programa de E-Mentoring do Ponto Cidadão (páginas 52-54)

A presente pesquisa estudou em profundidade as singularidades do e-mentoring do Ponto Cidadão dentro de seu contexto, utilizou um instrumento de entrevista semiestruturada. Para a coleta de dados nos levantamentos, o pesquisador utilizou como técnica de interrogação, a entrevista.

No conteúdo das perguntas, o pesquisador pretendeu dispor todas as variáveis identificadas nas questões norteadoras. O intuito foi o de obter as respostas correspondentes para cada objetivo específico, e dessa forma, cumprir o objetivo geral e responder à pergunta de pesquisa da dissertação. Para cada tipicidade da população amostral, que represente os stakeholders participantes e/ou que participaram do e-mentoring, foi elaborado um rol de questões, por objetivo específico, como ferramenta para a investigação e a instrumentação das variáveis pré-definida pelo pesquisador para a realização da presente pesquisa.

Para o primeiro objetivo específico – Identificar na perspectiva de diversos atores do Ponto Cidadão (mentores, mentorados e administradores), qual o conhecimento que eles têm sobre o construto mentoria, a questão norteadora foi: Qual a percepção que os entrevistados, participantes do Programa e-mentoring do Ponto Cidadão, têm sobre o tema mentoria? As informações pertinentes foram obtidas com as seguintes perguntas do roteiro de entrevistas que constituíram a instrumentação dessa variável: (1). “Qual o seu conhecimento sobre o tema mentoria?”. (2). “Antes de sua participação no Programa e-mentoring do Ponto Cidadão, você já conhecia algo sobre mentoria? Caso SIM, explique”.

Para o segundo objetivo específico – Identificar na perspectiva de diversos atores do Ponto Cidadão, qual o conhecimento que eles têm sobre a importância da mentoria para jovens, enquanto ferramenta utilizada para o desenvolvimento de pessoas, a questão norteadora foi: Qual a percepção que os entrevistados, participantes do Programa e-mentoring do Ponto Cidadão, têm sobre o uso e os efeitos da mentoria aplicada para jovens enquanto ferramenta para o desenvolvimento de pessoas? As informações pertinentes foram obtidas com a seguinte pergunta do roteiro de entrevistas que constituiu a instrumentação dessa variável: “Em sua opinião, qual a importância da mentoria enquanto ferramenta de desenvolvimento de pessoas, aplicada para jovens em situação de riscos?”.

Para o terceiro objetivo específico – Identificar na perspectiva de diversos atores, qual a origem e a motivação para a criação do Programa de e-mentoring do Ponto Cidadão, a questão norteadora foi: Na percepção dos respondentes, qual o motivo que deu origem ao Programa e-mentoring do Ponto Cidadão? As informações pertinentes foram obtidas com a seguinte pergunta do roteiro de entrevistas que constituiu a instrumentação dessa variável: “Em sua opinião, qual foi o motivo para a origem do Programa e-mentoring do Ponto Cidadão?”.

Para o quarto objetivo específico – Determinar até que ponto as características do mentor e do mentorado podem ser consideradas coerentes com o proposto pelo Modelo de Mentoria de Baugh e Fagenson-Eland, a partir das opiniões de diversos atores do Ponto Cidadão, as questões norteadoras foram duas, uma foi: Na percepção dos respondentes quais são as características de um mentor, participante do programa e-mentoring do Ponto Cidadão? As informações pertinentes foram obtidas com as seguintes perguntas do roteiro de entrevistas que constituíram a instrumentação dessa variável: (1). “Para você quais as características pessoais necessárias para que uma pessoa seja um mentor?”. (2). “Em sua opinião, quais as habilidades pessoais e relacionadas ao trabalho que um mentor precisa possuir?”. E a outra questão norteadora foi: Na percepção dos respondentes quais são as características de um mentorado, participante do programa e-mentoring do Ponto Cidadão? As informações pertinentes foram obtidas com as seguintes perguntas do roteiro de entrevistas que constituíram a instrumentação dessa variável: (1). “Para você quais são as características pessoais que um jovem do Ponto Cidadão precisa possuir para ser um mentorado?”. (2). “Em sua opinião, quais as habilidades necessárias que um mentorado precisa possuir?”.

Para o quinto objetivo específico – Identificar as funções da mentoria oferecidas pelo Programa de e-mentoring, na percepção dos diversos atores do Ponto Cidadão, tomando como lente de análise o modelo internacionalmente proposto por Kram, a questão norteadora foi: Identificar, na percepção dos entrevistados, quais as funções da mentoria sob a ótica do Modelo de Kram, são oferecidas no processo de mentoria formal do programa e-mentoring do Ponto Cidadão? As informações pertinentes foram obtidas com a seguinte pergunta do roteiro de entrevistas que constituiu a instrumentação dessa variável: “Identifique, através dos cartões-fichário, algumas funções identificadas como sendo oferecidas pela mentoria. Avalie cada uma destas funções, identificando e destacando as que ocorreram com mais intensidade na relação de mentoria que você vivenciou?”.

Para o sexto objetivo específico – Determinar até que ponto os resultados para o mentorado e para o mentor do Programa de e-mentoring do Ponto Cidadão podem ser considerados um Programa de Mentoria Formal, à luz do Modelo de Mentoria de Baugh e Fagenson-Eland, a partir das opiniões de diversos atores do Ponto Cidadão, as questões norteadoras foram duas, uma foi: Na percepção dos respondentes, quais os resultados para o mentorado participante do programa e-mentoring do Ponto Cidadão? As informações pertinentes foram obtidas com a seguinte pergunta do roteiro de entrevistas que constituiu a instrumentação dessa variável: “Quais foram os resultados (positivos e negativos) percebidos por você, que contribuíram para o desenvolvimento do mentorado, por ter participado do Programa e-mentoring do Ponto Cidadão, a curto e em longo prazo?”. E a outra questão norteadora foi: Na percepção dos respondentes, quais os resultados para o mentor participante do programa e-mentoring do Ponto Cidadão? As informações pertinentes foram obtidas com a seguinte pergunta do roteiro de entrevistas que constituiu a instrumentação dessa variável: “Quais foram os resultados (positivos e negativos) percebidos por você, que contribuíram para o desenvolvimento do mentor, por ter participado do Programa e-mentoring do Ponto Cidadão, a curto e em longo prazo?”.

Esta seção tratou sobre a instrumentação das variáveis. Na seção seguinte será apresenta a coleta de dados, os instrumentos e o processo desse estudo.

3.5. Coleta de Dados

No documento O Programa de E-Mentoring do Ponto Cidadão (páginas 52-54)