• Nenhum resultado encontrado

Objetivo Específico 2

No documento O Programa de E-Mentoring do Ponto Cidadão (páginas 64-68)

4.2.1. Apresentação e Análise dos Dados

Para a análise das respostas pertinentes ao objetivo específico 2: Identificar na perspectiva de diversos atores do Ponto Cidadão, qual o conhecimento que eles têm sobre a importância da mentoria para jovens, enquanto ferramenta utilizada para o desenvolvimento de pessoas, a unidade de análise escolhida foi o tema mentoria para jovens enquanto ferramenta utilizada para o desenvolvimento de pessoas.

Na percepção dos entrevistados, o e-mentoring do Ponto Cidadão tem relevante importância e vem correspondendo ao seu papel de ferramenta para o desenvolvimento de pessoas.

A percepção da administradora e do coordenador traz uma visão que leva a inferir que a mentoria é uma ferramenta que atua na definição da identidade profissional, reconhecem a ferramenta enquanto desenvolvedora desses jovens, proporcionando-lhes otimismo, melhoras de rendimento e aumento da responsabilidade:

“aqui no Ponto Cidadão é fundamental! A gente até lamenta porque não consegue para todos, se bem que nem todos também querem, mas a maioria dos jovens deseja e não conseguimos mentores. Só quem vive aqui para perceber como eles ficam eufóricos, como gostam de serem notados, de serem orientados. Dá um norte. Já presenciei vários casos dos jovens mudarem totalmente seus pensamentos, dos mentores conseguirem encaminhá-los para o mercado de trabalho” (Administradora).

“... é uma chance ímpar para o aluno adquirir experiência teórica e prática com o mentor em relação ao que ele está estudando... a chance do mentorado expor suas ideias e se encontrar enquanto profissional” (Coordenador).

O grupo dos mentores também enfatizou a importância da mentoria na formação e desenvolvimento dos jovens mentorados, principalmente para oportunizar uma nova perspectiva que os tirem das situações de riscos sociais. Permite inferir que a mentoria exerce influência positiva e que pode operar mudanças significativas na vida dos jovens mentorados:

“esses jovens se não tivessem essa oportunidade poderiam, de certa forma, estar sendo recrutados por outros atores que existem às margens de nossa sociedade. Se nós pudéssemos replicar esse modelo ao Brasil afora... estar transferindo essas informações para aquele jovem que é carente... que no seu âmbito familiar ele é muitas vezes induzido a buscar outas alternativas de sobrevivência, seja através das drogas, do álcool... então a importância da mentoria na transformação das vidas dessas pessoas tem uma função muito grande” (Mentor 1).

“é um instrumento muito valioso que pode, de fato, mudar o curso da vida, mostrar possibilidades e abrir caminhos” (Mentora 2). “garantia da cidadania e oportunidade de mudança de futuro” (Mentora 3).

Outros mentores deram foco no apoio que a relação de mentoria proporciona para a construção das vocações profissionais dos jovens, estimulando suas carreiras e novas perspectivas para seu desenvolvimento pessoal. O e-mentoring do Ponto Cidadão tem

objetivos focados num forte comprometimento com o crescimento individual e valorização do desenvolvimento profissional dos jovens:

“é uma possibilidade de apoiar os jovens no desenvolvimento profissional (que é o foco do Ponto Cidadão), além disso, na formação enquanto pessoas. É um suporte para que tirem dúvidas, recebam orientações e sugestões que podem influenciar nas suas vidas (profissional e pessoal). Uma formação orientada” (Mentor 4).

“acredito que possibilita o acesso a informações que dificilmente esses jovens teriam. É um processo rico de aprendizagem para o mentor e para o mentorado” (Mentora 5).

“a mentoria ajuda muito eles porque nós já temos alguma experiência profissional, já vivenciamos esse mundo profissional e eles ainda vão entrar e não conhecem esse mundo... principalmente por se tratar de pessoas que não tiveram muito acesso a uma boa educação” (Mentora 9).

Os achados com o grupo formado pelos Mentorados revelam a percepção dos jovens, com ênfase na importância da relação de mentoria para o apoio no desenvolvimento de suas carreiras. Essa percepção dos jovens mentorados, focada no seu desenvolvimento de carreira, possibilita inferir que o e-mentoring do Ponto Cidadão foi sistematicamente desenvolvido estabelecendo critérios bem definidos: a preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Ressaltam que o uso da mentoria enquanto ferramenta para o desenvolvimento dos jovens mentorados está obtendo êxito na avaliação do seu público alvo. Tais depoimentos explanam que o e-mentoring tem grande potencial para contribuir na construção de carreiras, produzindo benefícios:

“o fato de poder conhecer uma pessoa que já está dentro do mercado de trabalho e que serviria como inspiração para nós” (Mentorado 1). “a importância de ter contatos com os profissionais da área que o aluno sonha em atuar” (Mentorada 2).

“porque ajudará o jovem a formar a sua personalidade profissional, dando boas orientações, até que o mesmo consiga caminhar só” (Mentorada 4).

“para que os alunos tenham contato com profissionais que estejam atuando na área que eles futuramente irão atuar” (Mentorada 5).

Para alguns mentorados, numa proporção menor, houve uma percepção da importância da relação de mentoria enquanto ferramenta para o desenvolvimento de pessoas, além do aspecto, tão somente, da formação profissional:

“... transformadora, passar a ter o acompanhamento de alguém que tem experiência, que está disposta a estimular você para o até então desconhecido, e, o melhor de tudo, colocando-se à disposição. É extraordinário” (Mentorada 7).

“é fundamental para que os jovens tenham uma melhor direção quanto a carreira que irão seguir, pois as vezes muitos alunos estão indecisos quanto à profissão... além de ser um incentivo, porque em muitos casos os jovens não tem o apoio necessário da família” (Mentorada 8). Os testemunhos destes jovens mentorados tem significância por permitir depreender que o e-mentoring do Ponto Cidadão, apesar de proporcionar pouco contato pessoal, exclusivamente mediada por computador, com a troca de e-mails, proporciona uma relação benéfica, proporcionando aprendizagem, aconselhamento e estímulos.

4.2.2. Discussão dos Achados

No referencial utilizado pelo pesquisador, alguns autores corroboram o que foi respondido pelos administradores, por alguns mentores e pelos mentorados nos aspectos mais amplos da relação de mentoria. Os jovens com alto suporte social são mais otimistas quanto ao futuro uma vez que mentores os auxiliam em relação às suas perspectivas (HARRIS et al, 2002; KASHANI et al, 1989, apud MARQUES 2006). Indivíduos com alto suporte social, além de mais atrativos e mais hábeis socialmente, são mais otimistas quanto aos eventos da vida do que os que manifestam ter baixo suporte social (SARASON et al, 1985, apud MARQUES, 2006). O sucesso dos jovens que superaram momentos de adversidades inclui, frequentemente, a presença de pelo menos um mentor que lhe proveu tal suporte (RHODES et al, 2002). O fato de o mentor ser um modelo de sucesso estimula a melhora da auto percepção, bem como as atitudes e comportamentos dos jovens mentorados (WALKER; FREEMAN, 1996). Outro benefício para o mentorado diz respeito à definição da identidade profissional e senso de competência (KRAM; ISABELLA, 1985). Constam no referencial estudos que dão suporte ao sugerir que, em ambientes de risco, jovens que dispõem de suporte através de relacionamentos com adultos podem diminuir os efeitos negativos das adversidades sobre seu desenvolvimento (RHODES et al, 1994). Também houve convergência quando evidenciado que os programas que possuem foco na juventude de risco proporcionam:

benefícios para os jovens participantes; no desenvolvimento na área emocional; oportunidades de promoção e comprometimento com a carreira (KRAM, 1985). Bem como, em um programa de mentoria, o mentorado tem apoio para o desenvolvimento de sua aprendizagem, capacitação e socialização (LANKAU e SCANDURA, 2007). Na entrevista com a administradora, quando ela cita sobre a euforia que domina os jovens, de encontrarem um norte com a mentoria, coaduna com os estudos que evidenciaram que programas de mentoria voltados para jovens em situações de riscos proporcionam benefícios aos participantes, tais como: desenvolvimento na área emocional, comportamental, educacional e, em alguns casos, o desenvolvimento profissional dos mentorados (DUBOIS et al, 2002).

Os jovens mentorados em suas percepções, também mantiveram coerência com o que foi evidenciado na literatura estudada nessa dissertação. Por exemplo: de acordo com Allen e Eby (2007), ao descreverem que o mentorado é orientado para adquirir o domínio das competências progressivamente mais complexas e tarefas em que o mentor já está proficiente. Como notadamente nos achados o que mais ficou evidenciado foi a percepção da ferramenta mentoria aplicada no desenvolvimento da carreira dos jovens, para alguns temas constantes do referencial não houve eco. Por exemplo, nenhuma evidência para os aspectos da construção dos ambientes sociais e o desenvolvimento dos autoconceitos dos jovens mentorados, incluindo a conscientização dos seus egos atuais e de adultos potenciais. Como tratado em Darling (2005). Também o tema abordado por Steinberg (2001) sobre os papeis sociais adotados pelos jovens e as relações que eles assumem com seus pares. Nenhum achado sobre os estudos de relacionamento de mentoria dos jovens contrapondo as questões emocionais das relações com os pais, colegas ou membros da família (DARLING, HAMILTON & SHAVER, 2003) ou sobre a compreensão do ajuste entre mentoria e as necessidades dos jovens nas relevantes mudanças de relacionamentos com seus pais, com seus pares, entrada no mercado de trabalho e a evolução escolar (HOLMBECK, 1996).

4.3. Objetivo Específico 3 – Conhecimento sobre a origem e a motivação do

No documento O Programa de E-Mentoring do Ponto Cidadão (páginas 64-68)