• Nenhum resultado encontrado

Instrumentos de coleta de dados

Segundo Long (2005, p. 31), diversos instrumentos poderão ser utilizados em uma análise de necessidades. Neste item, apresento os instrumentos desta pesquisa, justificando a escolha com base no referencial teórico adotado, bem como forneço a descrição dos instrumentos elaborados e aplicados neste trabalho.

3.5.1 Referencial Teórico

Em análise de necessidades, conforme afirmam Hutchinson e Waters (1987, p. 58), os instrumentos mais comuns utilizados para a coleta dos dados são os questionários e entrevistas. De acordo com Basturkmen (2011, p. 32), esses dois tipos de instrumentos permitem ao pesquisador explorar as opiniões dos participantes em relação às necessidades, dificuldades, bem como as habilidades e áreas relevantes. Dessa forma, optei por adotar o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados desta pesquisa.

O questionário foi escolhido como instrumento de coleta de dados para todos os participantes da pesquisa pela vantagem da economia de tempo (Basturkmen, 2011, p. 32) e por atingir o maior número de pessoas simultaneamente (LONG, 2005, p. 38).

74 A entrevista semiestruturada, por sua vez, por demandar maior esforço e tempo de aplicação (LONG, 2005; BASTURKMEN, 2011), foi escolhida como instrumento de coleta de dados para os bombeiros especialistas, além do já mencionado questionário QE (Apêndice A).

A seguir, passo à descrição de cada instrumento de coleta de dados, bem como dos procedimentos de coleta conduzidos nesta investigação.

3.5.2 Os Questionários

Foram elaborados e aplicados dois questionários de pesquisa. O questionário denominado QA (Questionário de Pesquisa – Aprendizes), que se encontra no Apêndice B, foi aplicado a todos os alunos participantes. Já o questionário denominado QE (Questionário de Pesquisa – Especialista), foi aplicado aos bombeiros especialistas e se encontra no Apêndice A desta dissertação.

O questionário para os alunos foi elaborado na etapa preliminar de pesquisa, sendo que um piloto foi aplicado a alunos da 2ª série do Curso de Formação de Bombeiros de Aeronáutica (CFS-SBO), conforme relatado anteriormente, no segundo semestre de 2013.

Por meio do questionário QA, pretendi levantar o perfil dos alunos, suas necessidades de aprendizagem, bem como o seu conhecimento prévio em língua inglesa e desejos em relação ao estudo do idioma. O aluno tinha a opção de se identificar ou não no questionário.

O outro questionário de pesquisa, denominado QE (Questionário de Pesquisa – Especialistas), foi aplicado aos dois bombeiros especialistas da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica, bem como aos 4 bombeiros especialistas do efetivo da Companhia Contraincêndio da Base Aérea de São Paulo. O questionário QE teve o intuito de levantar informações acerca do uso da língua inglesa no contexto profissional do bombeiro de aeronáutica.

Conforme relatado anteriormente, primeiramente, foram coletadas evidências de modo informal, por meio de observação de aulas, consulta a documentos escritos e contato com um bombeiro especialista na área, que forneceu informações importantes para o refinamento do instrumento. Esse contato com o especialista me permitiu reunir informações importantes que auxiliaram na elaboração das situações

75 de uso da língua inglesa na atividade do bombeiro de aeronáutica, bem como precisar quais dados seriam necessários para “completar” a lista de tarefas. As situações inicialmente levantadas e incluídas no questionário foram: recepção de visitantes estrangeiros, atendimento telefônico, contato rádio (frequência de emergência), negociação, apresentações, leitura de manuais, visitas técnicas no exterior, tradução de documentos, descrição de procedimentos, treinamentos e instruções e reuniões.

As perguntas do questionário QE consistiam em levantar dados relacionados ao perfil dos participantes, sua atuação como bombeiro de aeronáutica, seu conhecimento e nível de estudo em inglês, situações de uso da língua inglesa no cotidiano profissional, interlocutores, habilidades relevantes para o uso da língua inglesa, formas de contato com estrangeiros e habilidades que oferecem dificuldades na execução de tarefas como bombeiro de aeronáutica.

3.5.3 A Entrevista semiestruturada

Segundo Lakatos (2010b), a técnica mais comumente utilizada para obtenção de dados em pesquisa qualitativa é a entrevista. Por proporcionar interação entre pesquisador e entrevistado, ela permite “tratar de temas complexos, que dificilmente poderiam ser investigados adequadamente através de questionários, explorando-os em profundidade” (2010b, p. 278).

A fim de levantar mais detalhadamente as necessidades da situação-alvo, optei pela aplicação da entrevista semiestruturada, uma vez que esse tipo de entrevista dá liberdade ao pesquisador para desenvolver cada situação, permitindo explorar com maior amplitude uma determinada questão (LAKATOS, 2010b, p. 279). Além dessa vantagem, outra razão para aplicar a entrevista é que essa técnica também oferece a possibilidade de se obter dados mais precisos, já que permite a comprovação imediata das discordâncias (LAKATOS, 2010a, p. 181).

Por apresentar limitações tais como demanda maior de tempo maior para aplicação em relação ao questionário e também a retenção de informações ocasionada pela exposição do participante, optei por não empregá-la aos 46 alunos participantes, restringindo-me aos 6 bombeiros especialistas.

76 A elaboração do roteiro (Apêndice C) da entrevista foi realizada após a organização dos dados do questionário QE. Utilizei como auxílio ao roteiro da entrevista a lista de atividades descritas no Padrão de Desempenho de Especialidade e pedi que os bombeiros indicassem tarefas relacionadas àquelas atividades. O roteiro teve por objetivo coletar informações detalhadas acerca das tarefas realizadas na situação alvo, como por exemplo, a descrição das tarefas, o interlocutor, o meio de contato de cada uma, o contexto físico e humano em que são realizadas. Ademais, também objetivei levantar os tipos de textos em língua inglesa com os quais os bombeiros têm contato e qual a importância do inglês para a vida profissional como bombeiro de aeronáutica na visão de cada entrevistado.

Feita a descrição dos instrumentos de coleta, apresento, a seguir, os procedimentos de coleta de dados adotados nesta pesquisa.