• Nenhum resultado encontrado

DA LEGISLAÇÃO E DAS DISPOSIÇÕES INTERNAS

REGULAMENTO DA DISCIPLINA “ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM BIOLOGIA” E DO “TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO”

DA LEGISLAÇÃO E DAS DISPOSIÇÕES INTERNAS

Artigo 4º - Conforme o currículo vigente do Curso de Graduação em Ciências

Biológicas da Faculdade de Ciências e Letras, da UNESP, Câmpus de Assis, o aluno deverá cumprir um total de 24 (vinte e quatro) créditos na disciplina de Estágio Profissionalizante em Biologia, sendo cada crédito correspondente a 15 (quinze) horas de atividades.

Artigo 5º - No 4o (quarto) ano do Curso referenciado na seriação ideal, o aluno deverá

cumprir os 24 (vinte e quatro) créditos no 1o semestre, conforme previsto no

currículo.

Artigo 6º - A supervisão no cumprimento dos 24 (vinte e quatro) créditos da disciplina

de Estágio Profissionalizante em Biologia é da responsabilidade do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Câmpus de Assis, através de seu corpo docente e docentes associados.

Artigo 7º - A disciplina de Estágio Profissionalizante em Biologia poderá ser

desenvolvida na própria instituição que mantém o Curso, ou em outros locais e instituições, através de convênios, de acordo com plano de estágio específico apresentado pelo aluno e orientador.

§ 1º - Caberá ao Departamento de Ciências Biológicas divulgar anualmente a relação

de vagas disponíveis para a disciplina de Estágio Profissionalizante em Biologia, bem como o modo de acesso e a forma de seleção, quando for o caso.

§ 2º - O plano referente à disciplina de Estágio Profissionalizante em Biologia deverá ser

apreciado pelo Conselho de Curso de Graduação em Ciências Biológicas, após ter sido aprovado pela Comissão de Estágios.

Artigo 8º - Caberá ao docente orientador ou supervisor local a verificação da frequência e das atividades desenvolvidas pelo aluno, bem como emitir a avaliação final do aluno na disciplina de Estágio Profissionalizante em Biologia, seguindo o estabelecido no plano semestral, devidamente aprovado pelo Conselho de Curso de Graduação em Ciências Biológicas.

Parágrafo único - Os critérios de controle das faltas, bem como os parâmetros para a aprovação do aluno deverão constar no plano semestral apresentado à Comissão de Estágios e aprovados pelo Conselho de Curso de Graduação em Ciências Biológicas.

CAPÍTULO IV DO PROCEDIMENTO

Artigo 9º - O Estágio Profissionalizante em Biologia deverá ser orientado por

profissional capacitado, possuindo experiência na Área/Linha de Pesquisa do trabalho a ser desenvolvido, com titulação mínima de mestre, a ser escolhido pelo aluno.

- Quando o estágio ocorrer fora do Departamento de Ciências Biológicas da FCLA, o Orientador pertencerá à instituição que recebe o estagiário. Neste caso, a Comissão de Estágios indicará um Supervisor relacionado à área do estágio ou de áreas correlatas, ouvidos os interessados;

- O Supervisor poderá participar da elaboração de projeto de estágio e deverá acompanhar o desenvolvimento das atividades programadas, através de contatos periódicos com o orientador e com o estagiário;

- A orientação poderá ser feita por mais de uma pessoa, desde que o

desenvolvimento do trabalho assim exija. A existência de mais de um orientador deve estar expressa no projeto de estágio que será submetido pelo estagiário à Comissão de Estágios. Neste caso, haverá um orientador e um co- orientador, de comum acordo com o estagiário;

- Em caso de mudança de orientador, durante a vigência do Estágio, o aluno deverá

encaminhar à Comissão de Estágios a justificativa da mudança e a indicação com o respectivo aceite do novo orientador. Mudanças no projeto e plano de atividades poderão ocorrer desde que não tenha ultrapassado 1/6 do tempo total estabelecido para o estágio. A efetivação de qualquer mudança só ocorrerá mediante parecer favorável da Comissão de Estágios.

Artigo 10º - A opção pelo desenvolvimento de projetos locais ou em outras Instituições

de Ensino Superior deverá ser feita junto à Secretaria do Departamento de Ciências Biológicas e encaminhada à Comissão de Estágios, em prazo fixado pela mesma e divulgado no calendário escolar.

Artigo 11º - As inscrições para os estágios que forem oferecidos no âmbito do

Departamento de Ciências Biológicas da FCLA serão efetivadas, protocolando- se:

 Requerimento próprio dirigido ao Conselho do Curso de Ciências Biológicas da FCLA, especificando a área de conhecimento, local onde será realizado e o aceite do orientador e co-orientador, quando necessário;

 Apresentação do Plano de Atividades, em formulário próprio a ser elaborado pela Comissão de Estágios.

Artigo 12º- As inscrições para os estágios que forem oferecidos em outras instituições

serão efetivadas, protocolando-se:

 Requerimento próprio dirigido ao Conselho do Curso de Ciências Biológicas da FCLA, especificando a área de conhecimento, local onde será realizado e o aceite do orientador e co-orientador, quando necessário;

 Apresentação do Plano de Atividades, em formulário próprio a ser elaborado pela Comissão de Estágios.

 Outros documentos ou exigências especificamente indicadas no documento de formalização do termo de convênio.

Artigo 13º - A seleção do estagiário será de responsabilidade do orientador, utilizando-

se de critérios estabelecidos pelo Departamento ou pela Instituição que receberá o estagiário.

Artigo 14º - Cada aluno optante deverá ter um supervisor local, a critério e conforme a

disponibilidade do Departamento de Ciências Biológicas, sendo esta uma condição obrigatória para a realização da disciplina de Estágio Profissionalizante em Biologia.

§ 1º – A quantidade de alunos sob orientação de cada docente será determinada pela

Comissão de Estágios, ouvidos os interessados. Em caso de haver mais optantes do que o número de vagas sugeridas por docente, será permitido ao aluno excedente inscrever-se na disciplina, desde que haja manifestação por escrito do docente em questão, submetida à aprovação prévia do Conselho de Curso de Graduação em Ciências Biológicas.

§ 2º - Ao docente-orientador será computado um máximo de 08 horas-aulas mensais,

correspondentes a 2 (dois) créditos no semestre, por alunos regularmente matriculado na disciplina de Estágio Profissionalizante em Biologia. Não será computada carga horária ao docente que atue apenas como supervisor local. § 3º - A relação nominal de orientadores, supervisores locais e supervisionados deverá

ser encaminhada à Seção de Graduação para a matrícula pelo Conselho de Curso de Graduação em Ciências Biológicas, de acordo com o prazo estabelecido pela Comissão de Estágios.

§ 4º - As atividades a serem cumpridas na disciplina de Estágio Profissionalizante em

Biologia serão estabelecidas no Plano de Atividades apresentado pelo aluno e orientador / supervisor local, e deverão ser apreciadas pela Comissão de Estágios.

§ 5º - As atividades a serem cumpridas pelo aluno na disciplina de Estágio

Profissionalizante em Biologia deverão ser compatíveis com o seu horário escolar e com o horário da instituição onde ocorrer o estágio.

Artigo 15º - A transferência de projeto dentro da disciplina de Estágio Profissionalizante

em Biologia para um outro projeto poderá ser autorizada pela Comissão de Estágios, mediante solicitação, na qual conste: a) projeto ou Plano de Atividades a ser cancelado; b) projeto para o qual o aluno pretende se transferir e c) justificativa da transferência, obedecendo o calendário de matrícula.

§ 1º - A transferência mencionada no caput do artigo ficará condicionada à autorização

dos respectivos orientadores / supervisores locais, bem como da Comissão de Estágios.

§ 2º - A Comissão de Estágios deverá comunicar à Seção de Graduação as

transferências de projeto da disciplina de que trata o caput deste artigo para fins de alteração na matrícula do aluno.

Artigo 16º - O plano do estágio a ser desenvolvido pelo aluno deverá prever a seguinte

proporção na distribuição de horas/atividade para o aluno: 1/6 para a supervisão pelo docente responsável (no máximo) e 5/6 para as atividades práticas de estágio.

Parágrafo único - O plano mencionado no caput deste artigo deverá ser encaminhado

pelo docente orientador / supervisor local à Comissão de Estágios, de acordo com o calendário da disciplina de Estágio Profissionalizante em Biologia.

CAPÍTULO V