• Nenhum resultado encontrado

U MA O FERTA I RREVERENTE

No documento O Temor Do Senhor - John Bevere (páginas 60-70)

Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque escrito está: sede santos, porque eu sou santo (IPe 1:15,16).

O tempo havia passado desde o dia de Pentecostes. A Igreja havia provado os benefícios da presença de Deus e do seu poder. Multidões eram salvas, outros eram curados e libertos. Ninguém passava necessidade, pois todos compartilhavam o que tinham. Aqueles que tinham posses as vendiam e traziam a renda perante os apóstolos, para distribuírem aos que estivessem passando necessidades (At 4:34, 35).

A OFERTA DE UM ESTRANGEIRO

José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos (At 4:36, 37).

Chipre era uma ilha abundantemente abençoada pelos recursos naturais, famosa por suas flores e frutas. O vinho e o óleo eram produzidos em abundância. Havia uma reserva de pedras preciosas variadas, mas sua principal fonte de riqueza eram as minas e florestas. Havia muita prata, cobre e minas de ferro. Esse era um país transbordante de riqueza natural. Se alguém possuísse terra em Chipre, provavelmente essa pessoa era rica.

Imagine este quadro: um levita rico chamado Barnabé, de outro país, traz a quantia total que havia recebido pela venda da sua terra, que provavelmente era uma soma muito alta, e a coloca à disposição dos apóstolos. Agora, leia cuidadosamente o próximo versículo:

Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade (At 5:1).

Bíblia, nenhum pensamento novo é introduzido com a palavra entretanto. Lembre-se, os tradutores foram as pessoas que separaram cada livro da Bíblia por capítulo e versículo. Originalmente, o Livro de Atos era apenas uma longa carta escrita por um médico chamado Lucas.

Pelo emprego da palavra entretanto é óbvio que o que havia acabado de acontecer no quarto capítulo de Atos está ligado ao relato de Ananias e Safira no quinto capítulo. De fato, serei ousado o bastante para dizer que nós não podemos entender completamente o que está para acontecer sem levar em conta o que aconteceu anteriormente. Isso explica a razão para a palavra entretanto no início da frase.

Vamos refletir sobre isto. Um recém-chegado, que é muito rico, junta-se à igreja e traz uma oferta muito grande de um pedaço de terra que vendeu. A oferta desse homem leva Ananias e Safira a reagirem, vendendo algo que possuíam. Examine os próximos versículos cuidadosamente:

Mas, de acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, porque encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus (At 5:2-4).

Até esse ponto, Ananias e sua esposa provavelmente tinham a reputação na igreja de serem os maiores doadores. É provável que recebessem muita atenção das pessoas pela sua generosidade. Observando a reação deles, estou certo de que desfrutaram muito dessa posição de respeito e do reconhecimento que recebiam pelo seu ministério de dar,

Agora haviam sido superados. A atenção havia voltado para aquele novo homem, o levita de Chipre. Todos estavam exaltando as virtudes daquele homem generoso. As pessoas comentavam entre si sobre como sua grande doação ajudaria muitos que passavam por necessidades. Era a conversa que se ouvia na igreja. O foco de atenção fora desviado de Ananias e Safira, criando um vazio com o qual não conseguiam lidar.

Eles reagiram imediatamente, vendendo um lote de terra. O terreno deles também era valioso e receberam uma grande soma de dinheiro. Provavelmente era a possessão mais importante que tinham. Juntos, devem ter concluído: "É muito dinheiro para desfazer. Nós não podemos dar tudo. Mas nós queremos que pareça que estamos dando tudo. Então, vamos dar apenas uma

parte dele e dizer que é tudo que recebemos",

Eles concordaram em reter uma parte do lucro para si mesmos, mas ainda queriam que aparentasse que tinham dado a quantia inteira. O pecado deles foi o engano. Não estava errado reter uma parte do lucro da venda. O dinheiro era deles para fazer o que desejassem. Mas estava errado dizer que tinham dado tudo que receberam, quando, de fato, isso era uma mentira. Eles queriam mais os louvores do homem do que a verdade e a integridade. A reputação era importante para eles. Eles provavelmente se confortaram, dizendo: "Que dano isto poderia causar? Nós estamos dando e satisfazendo as necessidades dos menos afortunados. Isto é tudo que podemos dar".

Se você deseja o louvor do homem, vai temer o homem. Se teme o homem vai servi-lo, porque você serve a quem você teme. Eles temeram mais o homem do que a Deus. Isso os levou a racionalizar suas ações e a se colocarem na presença de Deus sem o santo temor. Se tivessem temor de Deus, nunca teriam mentido na presença dele.

Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram (At 5:5,6).

Esse homem trouxe uma oferta para os necessitados e foi ferido com a morte! O julgamento imediato ocorreu. Um grande temor sobreveio sobre aqueles que testemunharam ou ouviram falar sobre o ocorrido. Continue lendo:

Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias não sabendo o que ocorrera. Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou- lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto. Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão. No mesmo instante caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os jovens, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido. E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos (At 5:7-11).

É bem possível que Ananias e sua esposa tenham sido alguns dos primeiros a receber a salvação pela graça. Eles podem ter sido os maiores doadores na igreja. Eles podem ter sacrificado sua posição social e segurança financeira para servir a Deus. Mas os sacrifícios são inúteis quando não são acompanhados por corações que amam e temem a Deus.

Observe o último versículo do texto acima: E sobreveio gran- de temor a toda a igreja. Lembre-se da advertência de Deus a Arão

quando seus dois filhos morreram na presença de Deus por apresentarem suas ofertas irreverentes.

Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo (Lv 10:3).

Ao longo dos séculos, Deus não havia mudado. Sua Palavra e nível de santidade não variaram. Sua Palavra não havia falhado desde que fora enviada, uns dois mil anos antes. Deus era, é, e sempre será o grande Rei e deve ser reverenciado como tal. Nós não podemos tratar com leviandade o que Ele chama de santo.

A Bíblia não diz que um grande temor veio sobre a cidade, mas diz que um grande temor sobreveio sobre a igreja. A igreja estava desfrutando da presença do Senhor e de todas as suas bênçãos. Quando as pessoas ficaram cheias do Espírito Santo, elas agiram como homens embriagados. Eu estou certo de que alguns riram de alegria, e o mais maravilhoso de tudo isso foi quando todos eles falaram em línguas. Por que outro motivo eles foram confundidos com pessoas embriagadas às nove horas da manhã? (At 2:15)

Talvez, com o passar do tempo, as pessoas tenham ficado muito familiarizadas com a presença de Deus. Ele se tornou comum para algumas delas. Talvez se lembrassem de como Jesus havia sido acessível e decidiram que o relacionamento delas com o Espírito Santo poderia se tornar semelhante. Embora Jesus seja o Filho de Deus e a imagem exata do Deus que se fez carne, nós não podemos esquecer que Ele veio como Filho do homem e mediador, porque o homem não podia se aproximar da santidade de Deus.

Embora Eles sejam um, há um diferença entre Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Até mesmo Jesus disse que os homens podiam falar contra Ele e seriam perdoados, mas não lhes seria perdoado se falassem contra o Espírito Santo. Jesus estava lhes fazendo saber, de antemão, que uma santa ordem divina estava para ser restaurada. Antes da vinda do Filho, as pessoas sentiam medo ou terror de Deus sem temê-lo. Agora o homem havia sido restaurado por Deus, e a ordem divina havia sido restabelecida.

A igreja desperta para a santidade de Deus quando Ananias e Safira caem mortos aos pés de Pedro. "Talvez nós devêssemos repensar algumas coisas", alguns podem ter ponderado. Outros podem ter pensado: "Facilmente poderia ter sido eu". Outros tiveram seu conceito sobre Deus sacudido! "Acho que não o conheço tão bem quanto pensava. Eu não achava que Ele traria um julgamento tão rápido e tão severo." Mas todos exclamaram maravilhados e assombrados: "Ele é Santo e conhecedor de todas

as coisas!" Um grande temor sobreveio a toda a igreja quando examinaram seus corações, pasmados por esse Deus de temor e maravilha. Tão amoroso, e, contudo, tão santo. Ninguém permaneceu impassível diante desse evento surpreendente.

PORTAI-VOS COM TEMOR DE DEUS

Pedro, que caminhou com Jesus e testemunhou esse julgamento, mais tarde foi inspirado a escrever esta repreensão sincera:

Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos, em todo vosso proce- dimento, porque escrito está: Sede santos porque eu sou santo. Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação (1 Pe 1:15-17).

Observe que ele não diz: "portai-vos com amor". Sim, nós devemos andar em amor, pois sem ele nós não temos nada! Apartados do seu amor, nós não podemos nem mesmo conhecer o coração do Pai. Anteriormente, nessa mesma epístola, Pedro faz um comentário sobre o nosso amor pelo Senhor, que queima em nossos corações: a quem, não havendo visto, amais (IPe 1:8). Fomos chamados para ter um relacionamento pessoal de amor com nosso Pai, mas Pedro acrescenta, logo em seguida, o equilíbrio do temor de Deus. Nosso amor a Deus é limitado por uma falta do santo temor. Nossos corações devem ter a luz e o calor de ambas as chamas.

Você pode se perguntar como este amor poderia ser limitado. Você só pode amar alguém apenas na medida em que o conhece. Se sua imagem de Deus é abaixo do que Ele é, então você tem apenas um conhecimento superficial daquele que você ama. O verdadeiro amor é fundado na verdade de quem Deus realmente é. Você acha que Ele revela seu coração àqueles que o consideram levianamente? Você acha? De fato, Deus escolheu se ocultar (Is 45:15). O salmista se refere ao lugar em que Ele se esconde como esconderijo (Sl 91:1).

É aqui, em secreto, que nós descobrimos sua santidade e sua grandeza. Mas somente aqueles que o temem encontrarão esse refúgio secreto, porque as Escrituras nos dizem:

A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança (Sl 25:14).

Paulo, que não caminhou com Jesus na Terra, mas o conheceu na estrada para Damasco, fortaleceu esta exortação adicionando a palavra "tremor". Ele diz aos crentes: Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor (Fp 2:12). De fato, esta frase é usada três vezes no Novo Testamento para descrever o relacionamento correto entre um crente e Cristo.

Paulo veio a conhecer Jesus por meio da revelação do Espí- rito. Essa é a mesma maneira pela qual nós devemos conhecê-lo. E, se, antes conhecemos a Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.(2Co 5:16) Se nós buscamos ter acesso ao conhecimento de Deus e caminhamos com Ele como nós cami- nhamos com os homens naturais e corruptíveis, consequentemente, não daremos o devido valor à sua presença, como alguns fizeram na Igreja Primitiva.

Eu estou certo de que Ananias e Safira faziam parte daqueles que estavam admirados e empolgados na igreja primitiva de Atos. Todos tinham ficado pasmos diante dos abundantes sinais e maravilhas. Até mesmo os sinais e as maravilhas se tornaram comuns quando houve falta do temor de Deus nos seus corações. O temor de Deus teria impedido a tolice daquele casal infeliz (Sl 34:11-13). O temor teria revelado a santidade de Deus.

Devemos nos lembrar destes dois atributos imutáveis:

Deus é amor e Deus é um fogo consumidor (1 Jo 4:8 e Hb 12:29). Paulo se refere ao fogo experimentado pelos crentes quando estiverem diante de um Deus santo no trono do julgamento. Lá, nós daremos conta das nossas obras feitas no corpo de Cristo, boas ou más (2Co 5:10). Paulo adverte então: Conhecendo o temor do Senhor, persuadimos aos homens ... (2Co 5:11)

Por causa do amor de Deus, podemos ter confiança quando nos aproximamos dele. A Bíblia acrescenta que devemos servi-lo e nos aproximarmos dele de maneira aceitável. Como? Com reverência e piedoso temor (Hb 12:28).

Aqueles que nasceram de novo conhecem a Deus como Aba Pai, mas isso não nega a posição dele como Juiz de toda a carne (Gl 4:6-7 e Hb 12:23). Deus deixa isto claro: O Senhor julgará o seu povo (Hb 10:30).

Vamos considerar um rei terreno que tem filhos e filhas. No palácio, ele é o marido e o papai. Mas na sala do trono, é o rei e deve ser reverenciado como tal, até mesmo pela sua esposa e seus filhos. Sim, há aquelas vezes em que eu sinto a chamada do Pai para que eu entre na sua câmara particular, de braços estendidos, me convidando: "Venha, pule em meu colo, vamos ficar abraçados e conversar". Eu adoro esses momentos. Eles são tão especiais! Mas há vezes, quando estou orando ou estou participando de um

culto, em que eu temo e tremo na sua santa presença.

Houve um desses cultos, em agosto de 1995, no final de uma semana de reuniões em Kuala Lumpur, Malásia. O clima estava muito adverso, e aquele dia eu sentia que finalmente nós tínhamos experimentado um avanço. A presença do Senhor encheu o lugar, e várias pessoas riram quando sua alegria fluiu. Isso continuou por dez a quinze minutos, e depois houve uma pausa seguida por outra onda da presença de Deus. Mais pessoas foram tocadas. Novamente, houve uma calmaria, e então outra onda da presença de Deus inundada de alegria se espalhou pelo santuário, até que quase todos foram renovados e começaram a rir. Então houve ainda outro intervalo.

Foi quando ouvi o Senhor dizer: "Eu virei numa última onda, mas será diferente das outras". Eu me mantive em silêncio e esperei. Dentro de minutos, uma manifestação muito diferente da presença de Deus se espalhou pela igreja. Eu estava impressionado e um pouco assustado; contudo, fui levado por ela. O clima se tornou carregado. As mesmas pessoas que estiveram rindo há poucos momentos antes, começaram a lamentar, chorar e clamar. Alguns gritavam estridentemente como se estivessem no fogo. Entretanto, esses não eram gritos de tormento causados por ação demoníaca.

Enquanto caminhava pela plataforma, este pensamento passou por minha mente: "John, não faça nenhum movimento errado nem diga uma palavra errada. Se você o fizer, será um homem morto". Eu não estou certo do que teria acontecido, mas este pensamento transmite a intensidade do que senti. Eu sabia que a irreverência não poderia existir diante daquela presença assombrosa. Testemunhei duas reações diferentes naquele dia - ou as pessoas ficavam com medo e se afastavam da presença de Deus, ou sentiam temor de Deus e se aproximavam da sua tremenda presença. Aquela, definitivamente, não era uma das vezes em que Deus estava sussurrando: "Venha, pule no meu colo!"

Nós saímos da reunião envoltos em temor. Muitos se sentiam completamente transformados pela tremenda presença de Deus. Um homem que foi poderosamente tocado pela presença de Deus, depois me disse: "Eu me sinto tão limpo por dentro!" Eu concordei, porque eu também me sentia purificado. Mais tarde eu encontrei este versículo: O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre (Sl 19:9).

O TEMOR DO SENHOR PERMANECE

O temor do Senhor permanece para sempre! Se Lúcifer tives- se possuído temor, ele nunca teria caído do céu como um

relâmpago (Is 14:12-15 e Lc 10:18). Lúcifer era o querubim ungido do santo monte de Deus e andava na presença do Senhor (Ez 28:14-17). Contudo, Lúcifer foi o primeiro a demonstrar a falta de temor a Deus.

Ouçam-me, povo de Deus: Vocês podem ter o santo óleo da unção sobre vocês, como Nadabe e Abiú tiveram. Podem operar si- nais e maravilhas, expulsar demônios e curar os doentes no seu poderoso nome, mas falta o temor do Senhor! Sem ele, seu fim não será diferente que o de Nadabe e Abiú ou de Ananias e Safira, pois é o temor do Senhor que os leva a permanecerem diante da presença dele para sempre!

Adão e Eva andavam na presença do Senhor. Amavam as bênçãos da bondade de Deus. Nunca tinham sido ofendidos por qualquer autoridade. Viviam num ambiente perfeito. Contudo, eles desobedeceram e caíram, sofrendo um grande julgamento. Eles nunca teriam caído se possuíssem o temor do Senhor.

O temor do Senhor dura para sempre! Se Ananias e Safira tivessem temido a Deus, não teriam se comportado tão tolamente, pois pelo temor do Senhor os homens evitam o mal (Pv 16:6).

Alguns podem questionar: "Meu amor por Deus não me guarda do pecado?" Sim, mas quanto amor você pode ter, se faltar o temor de Deus? Quando visitei Jim Bakker na prisão, ele compartilhou comigo como a pressão da prisão o levara a experimentar uma mudança completa de coração. Ele experimentou Jesus como Mestre, pela primeira vez. Compartilhou como havia perdido sua família, ministério, tudo o que possuía, e então encontrou Jesus.

Eu me lembro claramente das suas palavras: "John, esta prisão não é o julgamento de Deus sobre minha vida, mas, sua misericórdia. Acredito que se eu tivesse continuado no caminho em que estava, teria terminado no inferno!"

Jim Bakker compartilhou esta advertência para todos nós:' 'John, eu sempre amei Jesus; contudo, Ele não era o meu Senhor, e há milhões de americanos como eu!" Jim amava a imagem de Jesus outrora revelada a ele. O amor de Jim era imaturo, pois faltava o temor do Senhor. Hoje, Jim Bakker é um homem que teme a Deus. Quando eu lhe perguntei o que ele faria quando saísse da prisão, respondeu depressa: "Se eu voltar para o caminho em que estava, eu serei julgado!"

NINGUÉM OUSAVA JUNTAR-SE A ELES

O que aconteceu a Ananias e Safira fez a igreja tremer. Trouxe à superfície as motivações do coração para serem analisadas. Aqueles que se viram na mesma irreverência de Ananias e Safira, rasgaram seus corações em arrependimento.

Outros calcularam o custo mais seriamente antes de se unirem à assembléia de crentes, em Jerusalém. Alguns podem ter ido embora com medo do julgamento de Deus.

O temor veio sobre a igreja, mas também assombrou a todos que ouviram o que havia acontecido àquele casal. Estou certo de que aquele acontecimento foi notícia durante algum tempo na cidade. As pessoas perguntavam umas às outras: "Você ouviu falar sobre o que aconteceu àqueles seguidores de Jesus? Um casal trouxe uma oferta para os necessitados e ambos caíram mortos!" A Bíblia registra:

Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém, o povo lhes tributava grande admiração. E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres (At 5:13, 14).

Parecia ser uma contradição: ninguém ousava unir-se a eles, contudo, os versículos seguintes afirmam que o número de crentes estava aumentando a cada dia. Como o número de crentes pôde aumentar se ninguém ousava juntar-se a eles? O que está sendo dito aqui, de fato? Eu creio que ninguém ousou se unir a Jesus até que tivessem calculado o custo. Não havia mais "juntar-se à igreja" por motivos egoístas. Eles vinham ao Senhor por causa de quem Ele era, não por causa do que Ele poderia fazer.

No documento O Temor Do Senhor - John Bevere (páginas 60-70)