• Nenhum resultado encontrado

e de proeminência que Ele merece.

No documento O Temor Do Senhor - John Bevere (páginas 149-156)

De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto ê o dever de todo homem (Ec 12:13).

Temos discutido muito sobre o temor do Senhor. Porém, ja- mais poderíamos esgotar o assunto. O temor do Senhor é um assunto que não pode ser completamente desvendado, não importa quantos livros sejam escritos. É uma revelação contínua. O mesmo é verdade em relação ao amor de Deus. O Livro de Provérbios 23:17 diz: Antes, no temor do Senhor perseverarás (com paixão) todo dia. Toda paixão que tivermos, nunca será demais com o fogo desse amor (Parênteses acrescido pelo autor).

É impossível detalhar completamente o temor do Senhor em termos finitos, assim também é difícil defini-lo. Ele abrange um amplo espectro, como a força do amor de Deus. A definição que ofereço será parcial e meramente um começo, pois é impossível descreverem palavras a transformação interior do coração. Nós vamos crescer no conhecimento revelado de Deus por toda a eternidade. Proporcionalmente, a revelação do amor de Deus e o nosso santo temor para com Ele se expandirão.

O temor do homem se opõe ao temor de Deus. O temor do homem arma ciladas (Pv 29:25).

Nós temos discutido esse "temor profano" na medida em que ela se relaciona à compreensão do temor de Deus. Muitas vezes, nós entendemos o que algo significa aprendendo primeiro o que ele não significa. Partindo desta visão, vou definir o temor do homem.

Temer o homem é estar em estado de alarme, ansiedade, es- panto, pavor, desconfiança ou se encolher diante de homens mortais. Aqueles que são apanhados por esse tipo de temor, viverão correndo e se esconderão do mal ou da reprovação, constantemente evitando a rejeição e o confronto. Eles ficam tão ocupados defendendo a si mesmos, que logo se tornam ineficazes no seu serviço a Deus. Amedrontados com o que homem pode fazer, negam a Deus o que Ele merece.

O temor do Senhor inclui, mas não se limita, ao respeito e à reverência a Deus, porque a Palavra nos diz para tremer da sua presença. O santo temor dá a Deus o lugar de glória, honra, reverência, ações de graça, louvor e de proeminência que Ele merece. (Observe que é o que Ele merece, não o que nós achamos que Ele merece).

Deus mantém esta posição proeminente nos nossos corações e nas nossas vidas quando consideramos os seus desejos acima

dos nossos próprios desejos, odiando o que Ele odeia e amando o que ama, tremendo na sua presença e diante da sua Palavra.

Leia isto e medite: você servirá a quem você teme. Se você teme a Deus, você o servirá. Se você teme ao homem, você servirá ao homem. Você tem de escolher.

Agora você pode entender porque Salomão, depois de uma vida inteira de sucesso e também de sofrimento, podia dizer:

De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem (Ec 12:13).

Salomão buscou a sabedoria durante a sua vida inteira. Ele a obteve, e ela o conduziu a um grande sucesso. Porém, passou por um período de tormento e aflição nos anos posteriores. O temor de Deus no seu coração havia acabado. Ele já não obedecia aos mandamentos de Deus. Salomão se casou com mulheres estrangeiras e serviu aos seus deuses.

No fim da sua vida, ele olhou para trás, e depois de muita meditação, escreveu o Livro de Eclesiastes. Nesse livro, Salomão examina a vida apartada do temor de Deus. Sua resposta à cada pergunta examinada era: "Vaidade!"

Bem no final do livro, conclui que tudo o que importa na vida resume-se em temer a Deus e guardar os seus mandamentos!

AS BÊNÇÃOS DO TEMOR DE DEUS...

Eu o encorajo a ler sua Bíblia, e com o uso de uma concordância, localizar cada texto bíblico que se relaciona ao temor de Deus. Registre-os para uma referência futura. Em minha pesquisa, eu compilei mais de cinquenta páginas datilografadas. Encontrei algumas promessas bem definidas para aqueles que temem ao Senhor. Permita-me compartilhar apenas algumas delas.

O TEMOR DE DEUS...

♦ Coloca nosso coração na posição de receber respostas: Ele, Jesus, nos dias de sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa de sua piedade (Hb5:7).

♦ Assegura a plenitude da grande bondade de Deus: Como é grande a tua bondade, que reservaste aos que te temem, da qual usas, perante os filhos dos homens (SI 31:19).

♦ Promete a proteção dos anjos:

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra (Sl 34:7).

♦ Assegura a atenção contínua de Deus:

Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia (Salmos 33:18).

♦ Proporciona a provisão de Deus:

Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem (SI 34:9).

♦ Contém grande misericórdia:

Pois quanto o céu se alteia da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem (SI 103:11).

♦ Provê a certeza de ai i mento:

Dá sustento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança (SI 111:5).

♦ Promete proteção:

Confiam no Senhor os que temem o Senhor: ele é o seu amparo c o seu escudo (SI 115:11).

♦ Satisfaz nossos desejos e nos livra do mal:

Ele acode a vontade dos que o temem; atende-lhes o clamor e os salva (SI 145:19).

♦ Provê sabedoria, entendimento e administração do tempo: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conheci mento do Santo é prudência. Porque por mim se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão

(Pv 9:10-11).

♦ É nossa confiança e proteção em face da morte:

No temor do Senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços de morte (Pv 14:26, 27).

♦ Provê a paz da mente:

Melhor é um pouco, havendo o temor do Senhor, do que grande tesouro onde há inquietação (Pv 15:16).

♦ Resulta em completa satisfação:

O temor do Senhor conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará (Pv 19:23).

♦ Conduz às riquezas, honra e vida:

O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida (Pv 22:4).

♦ Mantém-nos no caminho:

Farei com eles aliança eterna, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim (Jr 32:40).

♦ Produz a segurança da família:

E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família (Ex 1:21).

♦ Provê clareza e direção:

deve escolher (SI 25:12).

♦ Resulta em contentamento com o trabalho e em vidas ple nas e compensadoras:

Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor! (Sl 128:1- 4)

♦ Produz liderança bem sucedida: Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta, e chefes de dez (Êx 18:21).

Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Aquele que domina com justiça sobre os homens, que domina no temor de Deus (2 Sm 23:3).

Estas são apenas algumas das promessas de Deus para aqueles que o temem. Há muitas outras. Eu o encorajo a procurar essas promessas em seu tempo de leitura e estudo da Palavra de Deus.

EPÍLOGO

O temor de Deus deveria arder vivamente nos nossos corações, não importa há quanto tempo somos salvos. De fato, é o elemento chave para receber a salvação. Paulo proclama:... Vós outros os que temeis a Deus, a nós nos foi enviada a palavra desta salvação (At 13:26).

Sem o santo temor, nós não vamos reconhecer nossa necessidade de salvação.

Não importa em que situação você esteja espiritualmente, eu o encorajo a orar comigo. Se você ainda não se submeteu ao senhorio de Jesus, agora é o momento de entregar sua vida para Ele. Você ouviu a Palavra, e a fé brotou em seu coração. Se o Espírito Santo trouxe convicção profunda, e você está pronto para abandonar o mundo e o pecado e se entregar completamente a Jesus, agora é o momento. É tempo de tomar a decisão de submeter a sua vida completamente ao senhorio de Jesus. É tempo para confirmar isto através da oração.

Pai Celestial, em nome de Jesus, eu me humilho e me coloco diante de ti para buscar a tua misericórdia e a tua graça. Eu ouvi a tua Palavra e desejo amar, temer e saber que tu agora ardes em meu coração. Eu peço perdão pela vida irreverente que tenho vivido antes de vir a ti. Eu me arrependo de todo desrespeito e hipocrisia que tenho tolerado em minha vida.

Eu o invoco, Jesus, como meu Salvador e Senhor. Tu és o meu mestre. Eu entrego minha vida a ti, completamente. Encha- me com o teu amor e santo temor. Eu desejo te conhecer intimamente, em uma dimensão mais profunda do que todos ou tudo o mais que eu conheço. Eu reconheço a minha necessidade e dependência do teu Espírito Santo e peço que tu me enchas agora. Senhor, tua Palavra promete que quando eu me volto para Ti com todo o meu coração, o Espírito Santo revela tua verdadeira imagem e caráter para mim, e eu serei transformado de glória e glória. Como Moisés, eu peço para ver a tua face. No teu esconderijo, eu serei transformado.

Senhor Jesus, eu te agradeço pela misericórdia e graça abundantes que tu tens estendido a mim. Por tudo que tu já tens feito e por tudo que tu estás para fazer, eu te dou glória, honra e louvor, agora e para todo o sempre. Amém.

Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém (Jd 24-25).

CONTRACAPA

"Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos

que o temem. " Sl 34:9 Esta é a mensagem que você tem em

suas mãos hoje - O Temor do Senhor. Nestas páginas nós

vamos procurar, com ajuda do Espírito Santo, não somente o

significado do Temor do Senhor, mas o que é caminhar nos

tesouros de Sua verdade. Nós vamos aprender sobre o

julgamento que recai sobre nós quando há a falta do santo

temor,

como

também

sobre

os

benefícios

gloriosos

encontrados no temor de Deus.

No documento O Temor Do Senhor - John Bevere (páginas 149-156)