• Nenhum resultado encontrado

9.1 LEITURA SEMIÓTICA DO DESENHO ANIMADO

9.1.1 Mabel e Dipper contra o futuro

O episódio escolhido para análise é o de número 17 da segunda temporada, ou 37 se contarmos todos os episódios. Nesse, Dipper e Mabel já viveram diversas aventuras durante o verão e está perto de o verão acabar, os irmãos completarem 13 anos e voltarem para sua casa na Califórnia. Esse episódio antecede os quatro especiais, com uma hora de duração, que contam o final da série Gravity Falls.

Assim, a história gira em torno tanto do aniversário de 13 anos de Dipper e Mabel como da aventura de Dipper com seu tivô46 Stanford para colar a fissura do espaço-tempo. Há também outros temas envolvidos como o personagem Bill, o vilão do desenho, e também a relação entre os tivôs Stanley e Stanford, que são gêmeos assim como os personagens centrais do desenho.

O episódio começa com Mabel acordando seu irmão de um jeito engraçado, com olhos colados no queixo, dizendo que era o “Senhor Cabeça para Baixintom” (Figura 49).

Figura 47 – Mabel fazendo o “Senhor Cabeça para Baixintom”

Fonte: Quadros do episódio

A relação de amizade e companheirismo dos irmãos gêmeos pode ser vista durante todos os episódios da série, eles se desentendem, mas sempre costumam fazer as pazes até o final do

46 Tivô é como Mabel e Dipper chamam seus tios avôs Stanley (tivô Stan) e Stanford (tivô Ford). Essa significação

ocorre na tradução para o português, pois no original, em inglês, eles são chamados apenas de tio (uncle) e não tios avôs.

episódio. Essa maneira de representar os irmãos veio da relação do autor Alex Hirsch com sua irmã gêmea, Ariel Hirsch (Figura 50).

Figura 48 – O criador da série e sua irmã, Alex e Ariel

Fonte: BUZZFEED47

Após, Mabel inicia o planejamento do aniversário de 13 anos dos dois, mas os planos que ela havia feito começam a dar errado. Ela escolhe o ginásio da escola para a comemoração, já que seu tivô Stan não deixa que a festa seja realizada na cabana do mistério48. Assim, Soos49 leva Mabel até o ginásio, que está cheio de adolescentes fazendo a matrícula para o próximo ano letivo. Mabel, que estava toda animada com a chegada dos seus 13 anos e consequentemente a entrada na adolescência, fica muito desanimada ao ver todos os adolescentes que estão lá e o que fazem.

Figura 49 - Sequência das cenas comentadas

Fonte: Quadros do episódio

A amiga de Mabel, Wendy, fala o quão ruim é a adolescência e ela não se conforma. Para tentar amenizar essa situação, Soos leva Mabel para a casa de duas de suas amigas com o objetivo de convidar para a festa. Quando Mabel dá a notícia a suas amigas, elas dizem que não poderão ir, que terão que se despedir, pois o verão está acabando e ela terá que voltar para a

47 https://www.buzzfeed.com/mx/josehernandez/gravity-falls

48 A cabana do mistério é onde vive o tivô Stan. Ela também é uma loja em que Stan vende vários objetos

estranhos e onde Mabel e Dipper passam o verão, hospedados com o seu tivô.

Califórnia. Mabel fica muito triste e tenta falar com seu irmão Dipper, que embarcou em uma aventura para colar a fenda do espaço-tempo com o tivô Stanford. No entanto, ela não consegue falar com o irmão por meio dos rádios de comunicação (Figura 52).

Figura 50 - Sequência das cenas comentadas

Fonte: Quadros do episódio

Enquanto isso, Dipper aparece com Stanford na colina de Gravity Falls e lá seu tivô mostra que há uma nave alienígena escondida debaixo da colina (Figura 53). Com muitas novidades para ver na nave, além de procurar a cola para a fenda, os dois enfrentam um tipo de segurança da nave, que testa os batimentos cardíacos. Dipper não consegue se controlar e essa pequena nave segurança prende Stanford. Dipper consegue salvar seu tivô e é convidado por ele para ficar em Gravity Falls e o ajudar a resolver os mistérios que por ali existem. O contato entre os rádios de comunicação volta a funcionar, Mabel escuta toda a conversa e fica muito triste em saber que Dipper não quer voltar com ela para a Califórnia.

Figura 51 - Sequência das cenas comentadas

Fonte: Quadros do vídeo

Quando Dipper chega na cabana do mistério e vai falar com Mabel, ela diz que ouviu tudo e que está muito triste, pois achava que os dois seguiriam sempre juntos. Dipper tenta se explicar, mas Mabel pega a mochila e sai correndo. Dipper fica na cabana do mistério e vai

falar com Stanford. Stanford pede a Dipper a cola que eles acharam na nave antes de todos os acontecimentos. Quando ele procura em sua mochila, encontra apenas o convite de aniversário. Nesse momento ele percebe que Mabel pegou sua mochila por engano, na hora em que saiu correndo do quarto onde conversava com ele (Figura 54).

Figura 52 - Sequência das cenas comentadas

Fonte: Quadros do episódio

Enquanto isso, na floresta, Mabel está triste, sentada de cabeça baixa e dentro de seu suéter50 (Figura 55), quando surge o homem do tempo51. Ele pergunta qual o problema de Mabel. Ela responde que gostaria que o verão não acabasse, que as coisas ficassem assim ainda mais um pouco. O homem do tempo fala para ela que pode dar um jeito nisso se ela conseguir uma bugiganga do seu irmão, a fissura do espaço-tempo. Ela procura na mochila, retira alguns objetos, até que consegue achar e entrega para o homem. Ele prontamente atira no chão e pisa em cima com força, quebrando o objeto (Figura 55).

Figura 53 - Sequência das cenas comentadas

Fonte: Quadros do episódio

50 Mabel é conhecida pelos seus diferentes suéteres. Muito coloridos conferem personalidade a personagem e,

muitas vezes, de esconderijo para ela.

51 O homem do tempo é um personagem que já apareceu em outros episódios, ele tem um equipamento que o

Mabel se desespera quando vê o homem do tempo se transformar em Bill Cipher (o grande vilão de Gravity Falls). Ele faz Mabel adormecer. Uma fissura em forma de X aparece no céu, Stanford e Dipper saem da cabana do mistério e veem o que está acontecendo. Stanford diz que é tarde demais, é o fim do mundo. E eles veem Bill no céu (Figura 56).

Figura 54 - Sequência das cenas comentadas

Fonte: Quadros do episódio

Para que a nossa leitura seja enriquecida, apresentaremos alguns quadros do desenho que mostram símbolos e imagens os quais remetem a outras ideias. Dessa forma, traremos essas imagens agrupadas conforme o significado que conferimos a elas.