• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II – A LEITURA: DUAS CONCEPÇÕES

2.3 Alfabetização e leitura: a gênese do Programa Ler e Escrever

2.3.3 Suportes do Programa: formação, acompanhamento e materiais

2.3.3.3 Materiais

De acordo com a concepção do Programa, os materiais se constituem em um de seus suportes mais importantes. O desenvolvimento de todas as ações, sejam elas docentes ou de formação continuada, pressupõe a utilização desses materiais, que são produzidos para subsidiar o desenvolvimento do Programa em cada ano escolar, destinados ao uso de alunos (Caderno de Atividades) e de professores (Guia de Planejamento e Orientação Curricular) e, em alguns casos, até mesmo aos uso dos pais de alunos. Esses materiais institucionais são complementados por um acervo literário do qual parte se destina à utilização conjunta dos alunos e seus pais, razão pela qual são enviados aos seus lares.

Por meios desses materiais, são sugeridas sequências didáticas, atividades e projetos didáticos, todos organizados com progressão de dificuldades e encadeados entre si, para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ficando a critério professor, apoiado pelo PC, priorizar os conteúdos e exercícios disponíveis, de acordo com as necessidades e características de sua turma.

Assim, segundo a diretriz da SEESP, cabe aos gestores assegurar que professores e alunos tenham em mãos todos os materiais distribuídos e os utilizem efetiva e adequadamente. Nessa direção, também age o Professor Coordenador, visto que tem a incumbência de, no cotidiano escolar, orientar os professores no uso desses materiais, a fim de que a prática pedagógica de sala de aula preserve os pressupostos do Programa, especialmente os de alfabetização e leitura.

As escolas recebem material específico do Programa Ler e Escrever todo início de ano, composto pelos títulos apresentados no quadro que segue:

Quadro 3 – Material distribuído pelo Programa Ler e Escrever

MATERIAL DESTINATÁRIOS QUANTIDADE E CONTEÚDOS E OBJETIVOS

Guia de planejamento e orientações didáticas do professor alfabetizador 1ª série – volume 1

Um para cada professor regente de 1ª série, um

para o professor-

coordenador e um para o diretor

Contempla orientações gerais sobre a primeira série ano, abordando as características das crianças desta faixa etária, a organização da rotina, o modelo de ensino e a concepção de aprendizagem.

Na segunda parte encontra-se o quadro com tudo que se espera que as crianças aprendam ao longo do ano. A terceira parte traz os projetos e atividades que concretizam as expectativas de aprendizagem em situações didáticas. Caderno de planejamento e avaliação do professor alfabetizador 1ª série

Uma para cada professor regente de 1ª série

É um caderno de registro e planejamento semanal, também contêm espaços para registros dos professores.

Livro de textos

do aluno Para todos os alunos de 1ª série, um para cada professor regente de 1ª

série, um para o

professor-coordenador e um para o diretor

É constituído por textos variados (canções, adivinhas, poemas, parlendas, histórias e receitas). É um material complementar que pode ser usado livremente pelo aluno, mas também pelo professor em sala de aula.

Coletânea de

atividades Para todos os alunos de 1ª série, um para cada professor regente de 1ª

série, um para o

professor-coordenador e um para o diretor

São atividades exclusivamente voltadas para a análise e reflexão sobre o sistema de escrita e não seguem uma ordem ou hierarquia prévia, por isso contém páginas destacáveis. Deverão ser utilizadas conforme o planejamento do professor.

Conversa com

os pais Para todos os alunos de 1ª série, um para cada professor regente de 1ª

série, um para o

professor-coordenador e um para o diretor

Traz dicas e sugestões de como os pais podem contribuir para a aprendizagem das crianças fora da escola no que diz respeito à leitura e à escrita.

Guia de planejamento e orientações didáticas 2ª série – volume I

Um para cada professor regente de 2ª série, um

para o professor-

coordenador e um para o diretor

Contempla orientações gerais sobre a segunda série, abordando as características das crianças desta faixa etária, o modelo de ensino e a concepção de aprendizagem.

Na segunda parte encontra-se o quadro com tudo que se espera que as crianças aprendam ao longo do ano. A terceira parte traz os projetos e atividades que concretizam as expectativas de aprendizagem em situações didáticas

...continuação

MATERIAL DESTINATÁRIOS QUANTIDADE E CONTEÚDOS E OBJETIVOS

Guia de planejamento e orientações didáticas 3ª série – volume I

Um para cada professor regente de 3ª série, um

para o professor-

coordenador e um para o diretor.

Contempla orientações gerais sobre a terceira série, abordando as características das crianças desta faixa etária, o modelo de ensino e a concepção de aprendizagem.

Material do professor – PIC 3ª série volume I

Um para o professor regente de PIC, um para o Professor Coordenador e um para o diretor

Enfatiza as competências de leitura e escrita. Há propostas que visam ampliar os conhecimentos sobre a língua e abordar conhecimentos de ciências naturais e sociais. Contempla atividades e orientações didáticas. Guia de Planejamento e Orientações Didáticas 4ª série

Um para cada professor regente, um para o professor-coordenador e um para o diretor

Contempla orientações gerais sobre a quarta série, abordando as características das crianças desta faixa etária, o modelo de ensino e a concepção de aprendizagem. Material do Professor PIC 4ª série – volume I Um para o professor regente, um para o professor-coordenador e um para o diretor

Enfatiza as competências de leitura e escrita. Há propostas que visam ampliar os conhecimentos sobre a língua e abordar conhecimentos de ciências naturais e sociais. Contempla atividades e orientações didáticas

Fonte: www.lereescrever.fde.org.br

A quantidade de material enviada é calculada com base nos dados referentes ao número de escolas e de alunos de cada série, obtidos pelo Centro de Informações Educacionais (CIE)12.

12 Órgão da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

– SEE, instituído por meio do Decreto nº.7510/76, responsável pelo planejamento, coleta, processamento e divulgação de dados educacionais da Educação Básica das escolas públicas e particulares paulistas.