• Nenhum resultado encontrado

4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS

4.4 CARTAS DOS ESTUDANTES

4.4.3 Momentos marcantes nas aulas

Dentre os importantes conteúdos evidenciados por meio das cartas dos estudantes, está uma relação de fatos que marcaram a trajetória escolar e que, de certa forma, levaram-nos a escolher determinado professor como o mais marcante em sua vida. Algumas dessas lembranças são engraçadas, outras emocionantes, outras são relatos inusitados sobre a impressão que os estudantes tiveram da professora, à primeira vista, tal como a estudante E19 confessa referindo-se à professora:

Confesso que não gostava de você. Lembro das suas aulas, que eu considerava chatas. Foi difícil, confesso. Porém, um dia não pude mais esperar, tinha uma dúvida e tinha que falar com você!!! Então veio a coragem e lá fui eu. Pensei que você iria brigar comigo pelo simples fato de não saber algo simples. Porém, ocorreu o contrário, tive

a melhor explicação que jamais tive. Aprendi nesse dia a olhar você com outros olhos, outra mente e posso fazer agora uma analogia, que com certeza você irá

Pela posição hierárquica de superioridade que marca a relação entre o professor e o estudante, historicamente, os estudantes acabam se sentindo intimidados em fazer certas perguntas para eles. Essa situação, comentada pela estudante E19, fica bem evidente. Contudo, nesse caso, ela foi surpreendida por uma reação contrária ao que imaginaria, levando-a a repensar os seus conceitos sobre a professora.

Sendo a sala de aula e a escola células da sociedade, as situações vividas em seu interior não são muito diferentes do que acontece fora dela. Diante disso, a forma como reagimos e como aprendemos a reagir a partir da relação com os colegas e professores são experiências de vida significativas, pois também dão base para o estabelecimento de padrões de relacionamentos que levaremos pela vida afora.

A relação entre o professor e o estudante são vivências marcantes e podem contribuir para a formação de atitudes dos estudantes como pessoa humana. A estudante E26 descreve um exemplo disso, confirmando essa ideia ao relembrar para sua professora escolhida como foram marcantes os momentos alegres e tristes que passaram juntas, que muitas risadas rolaram, lágrimas escorreram e que isso ajudou a formar a pessoa que ela é.

Situações que ocorrem fora dos muros da escola também foram mencionadas como marcantes para os estudantes. Uma delas declarou à professora que jamais esquecerá o dia em que a professora deu carona até a sua casa e outra vez que foi à sua festa de aniversário. (E20) Além disso, mencionaram empréstimos de livros: “Você sempre dizia que cuidava dos livros

como se fossem filhos. Ter dado esse voto de confiança para mim foi muito gratificante”. (E23)

Outra estudante não esqueceu algo que teve que perdoar a professora: “Passou um texto tão

grande que fiquei com um calo no meu dedo do meio. Mas eu te perdoo por isso”. (E2) Elogios

que receberam também marcaram: "Não posso privilegiar ninguém, mas é claro que todo

mundo tem o seu favorito". (E27) Essa frase foi dirigida pela professora à mãe da estudante por

ocasião da entrega do boletim e a estudante nunca mais esqueceu.

Em relação ao fato de os professores terem seus estudantes favoritos, isso pode ser inevitável, embora eles precisem estar atentos aos modos de manifestação desse sentimento de forma a não provocar rancores entre os estudantes. Maturana (1998) esclarece essa questão ao afirmar que os professores precisam procurar amar todos os seus estudantes e ter sensibilidade para tratá-los de acordo com as necessidades de cada um, ou seja, de modo diferente. Alguns estudantes precisam de mais elogios do que outros, de estímulos diferentes, de atenção diferente. Para isso, o professor precisa ter muita sensibilidade, bom senso, amor e conhecer cada um dos seus estudantes.

4.4.4 Reconhecimento e declarações

A partir da realização desta pesquisa, foi possível oportunizar aos estudantes um tempo e um espaço para que pudessem agradecer e declarar aos seus professores seus sentimentos e impressões, o que é salutar tanto para quem declara quanto para quem recebe as declarações, fortalecendo os vínculos e motivando ambos para a relação humana e pedagógica.

Palmer (2012, p. 37) descreve que o poder dos professores está na capacidade de despertar verdades que podem ser lembradas anos mais tarde em seus estudantes, podendo influenciar na pessoa que eles serão. Dessa forma, enfatiza a importância dessas memórias e da gratidão que se deve ter pelos professores:

Os bons professores deixam uma marca que permanece por muito tempo depois que os fatos aconteceram, e é importante agradecer nossos mentores, mesmo que tarde – em parte, porque lhes devemos gratidão e, em parte porque seria um contraponto cósmico à aparente ingratidão dos nossos alunos.

À medida que o professor é reconhecido pelos seus estudantes como alguém que marcou sua vida, justificam-se todos os seus esforços para desenvolver um bom trabalho. Os professores podem ser importantes fontes de inspiração e os responsáveis por significativas mudanças na vida dos seus estudantes. Pelo que a estudante E6 manifesta para a sua professora escolhida por meio da carta, isso fica evidente: “Além de mim, você deve ter inspirado outras pessoas. De uma coisa você

pode ter certeza: o pouco que fez pode ter mudado a vida de vários alunos para uma vida muito melhor!” Nesse mesmo sentido, E11 declara: “Quando chegar o dia em que devo fazer meu caminho quero sempre usar o que aprendi nas suas aulas.”

As palavras do estudante E16, um menino de doze anos, emocionam pela sua capacidade de reconhecer e expressar seu amor e sua gratidão pela professora:

Você marcou positivamente a minha trajetória de estudos.[...]Sempre que leio algo, penso

em você, e nas várias vezes que me mandou ler, ou me indicou uma leitura boa. Gosto muito mesmo de trocar ideias e opiniões sobre livros, filmes, séries e qualquer outra coisa com você. [...]Várias vezes, foi você que abriu a minha cabeça para novos

conhecimentos, por isso, agradeço de todo o meu coração por você exigir o máximo de

mim, por dar aulas tão maravilhosas, e por ser essa pessoa tão incrível, querida e tão presente na minha vida. [...] Você sempre vai ser a "bruxa" que eu amo.

Dentre os diferentes aspectos que os estudantes valorizam e são gratos, estão as explicações, a confiança, o carinho, os livros emprestados (E19); o esforço como professora, o amor dado a todos os estudantes (E20); por ser uma pessoa maravilhosa e uma professora exemplar, por sempre ajudar os estudantes e se dedicar ao máximo, por tudo que fez por ela e finaliza dizendo: Eu te amo!! (E27). No entanto, nem todos os estudantes pensam e sentem da