• Nenhum resultado encontrado

Monumentos Arqueológicos e Pré Históricos

PARTE 1. CARACTERIZAÇÃO GERAL DO POLO SERIDÓ SERIDÓ

3.1. Caracterização Urbana do Polo Seridó

3.1.5. Patrimônio Histórico e Cultural

3.1.5.1. Monumentos Arqueológicos e Pré Históricos

A presença do homem no Rio Grande do Norte é relativamente recente, por volta de 9.500 anos. As ocupações mais antigas são aquelas da região do Seridó. O sítio Mirador, em Parelhas, apresenta uma datação de 9.410 anos e na Pedra do Alexandre, também conhecida como Pedra do Chapéu, em Carnaúba dos Dantas, as datações mais antigas chegam há 9.400 anos. São várias as hipóteses para a chegada destes primeiros habitantes à região. Calcula-se que estes teriam vindo do Piauí, por causa da semelhança técnica e temática entre as pinturas rupestres de ambas as regiões (MACEDO & GARCIA, 2008, p. 04).

Assim, é atestada no Estado a presença de grupos de caçadores/pescadores que se deslocavam ao longo dos rios. Estes grupos possuíam uma indústria lítica (confecção de ferramentas de pedra) simples, pois as pedras quase não apresentam retoques. Por outro lado, na Região do Seridó, são encontradas pontas de projétil bifaciais de lança ou flechas finalmente retocadas talhadas em sílex, calcedônia, cristal de rocha, quartzo hiliano ou arenito silicificado. Tudo indica que eram instrumentos pertencentes a grupos de caçadores altamente especializados (MACEDO & GARCIA, 2008, p. 04). Portanto, há várias localidades no Seridó com registros de exemplares de armas, instrumentos domésticos, pinturas que representam figuras rupestres de 12 mil anos e fósseis de animais pré-históricos.

Assim, pode-se perceber que dentre os 17 municípios inseridos no Polo Seridó, 14 (83%) apresentam sítios catalogados pelo IPHAN e pelo Roteiro Seridó/ SEBRAE. Nota-se também dos 65 sítios arqueológicos, predominam 24 em Carnaúba dos Dantas. Do total dos 38 catalogados pelo IPHAN, 95% estão relacionados com a arte rupestre que, são em geral, pinturas rupestres e gravuras itaquatiaras situadas em formações rochosas.

QUADRO 07. Polo Seridó: Sítios Arqueológicos por Municípios

Municípios Sítio Arqueológico Tipo Propriedade

da Terra

Caverna Caridade -

-Furna da Onça -

-Grossos -

-Malhada Vermelha -

-Poço do Arthur I** -

-Acari

Poço do Arthur II** -

-Carrapateira* Arte rupestre Privada

Curumins* Arte rupestre Privada

Caicó

Serra da Cruz* Arte rupestre Privada

Abrigo de Morcego* Arte rupestre Privada

Cachoeira das Canoas I* Arte rupestre Privada

Cânion dos Fundões -

-Casa Santa*/** Oficina lítica e arte

rupestre Privada

Furna do Alexandre -

-Furna do Mateus* Arte rupestre Privada

Furna do Pau D'Arco* Arte rupestre Privada

Furna do Umbuzeiro* Arte rupestre Privada

Furna dos Caboclos* Arte rupestre Privada

Lajedo -

-Pedra da Unha* Arte rupestre Privada

Pedra do Alexandre* Cemitério Privada

Pedra do Reino* Arte rupestre - pintura Privada Sítio Arqueológico Xiquexique 1** Arte rupestre - pintura Privada Sítio Arqueológico Xiquexique 3*/** Arte rupestre - pintura Privada Sítio Arqueológico Xiquexique 6*/** Arte rupestre - pintura Privada Sítio Mão Redonda* Arte rupestre - pintura Privada Sítio Marimbondo 2* Arte rupestre - pintura Privada Talhado da Onça* Arte rupestre - pintura Privada

Talhado do Gavião** -

-Talhado do Menalcas* Arte rupestre - pintura Privada Talhado do Urubu* Arte rupestre - pintura Privada Talhado dos Cabeços* Arte rupestre - pintura Privada Carnaúba dos

Dantas

Talhado dos Pirogas* Arte rupestre - pintura Privada

Cacimba das Suspeitas -

-Cidade de Pedras -

-Gameleira -

-Serra da Rajada -

-Serra Verde** -

-Sítio Arisco dos Mota -

-Sítio Barra Azul -

-Sítio Porto D'Água -

-Cerro Corá

Sítio Varzinho -

-Cont. QUADRO 07. Polo Seridó: Sítios Arqueológicos por Municípios

Municípios Sítio Arqueológico Tipo Propriedade

da Terra

Equador Pedra do Letreiro* Arte rupestre - gravura Privada

Cajueiro* Arte rupestre - pintura Pública Florânia

Capim Açu* Arte rupestre - pintura Privada Jardim do

Seridó Sítio Tanques -

-Jucurutu Acauã* Arte rupestre - gravura Privada

Lagoa Nova - -

-Ouro Branco - -

-Sítio Mirador*/** Arte rupestre - pintura/

Cemitério Privada

Pedra do Chinelo* Arte rupestre - pintura Privada Pedra do Vem Vem* Arte rupestre - pintura Privada Parelhas

Toca do Olho D'Água das Gatas* Arte rupestre - pintura Privada Santana do

Seridó - -

-Gruta do Letreiro* Arte rupestre - pintura Privada Pedra Lavrada* Arte rupestre - pintura Privada São João do

Sabugi

Vaca Brava* Arte rupestre - gravura Privada Abernal A* Arte rupestre - gravura Privada Abernal B* Arte rupestre - gravura Privada Cachoeiras* Arte rupestre - gravura Privada Serra Negra do

Norte

Juá* Arte rupestre - gravura Privada

Tenente

Laurentino Cruz - -

-Caibeiras I -

-Timbaúba dos

Batistas Caibeiras II -

-* Fonte IPHAN; -*-* Sítios Arqueológicos inseridos no atual roteiro turístico.

Fonte: IPHAN (Sistema de Gerenciamento de Patrimônio Arqueológico, 2009) e Roteiro Seridó (2009).

Do número total de sítios, apenas 10 estão inseridos no roteiro turístico formatado pela SETUR, em parceria como SEBRAE por ocasião da elaboração do documento Roteiros do Seridó.

Atualmente, alguns dos sítios arqueológicos já recebem visitas guiadas por condutores locais, mas de forma bastante esporádica. Também não existe infraestrutura para proteção dos sítios arqueológicos e para a visitação turística (passarelas, cordoalhas, placas informativas, acessos etc.).

O conjunto formado por esses sítios arqueológicos apresenta grande interesse para o turismo, uma vez, sendo elementos singulares, não são encontrados em abundância em todo o mundo, nem podem ser mais reproduzidos. É fundamental, portanto, que estes elementos do patrimônio histórico potiguar sejam preservados e conservados, sendo imprescindível a edicação de leis locais, além da elaboração de estudos e planos que definam as diretrizes para o aproveitamento turístico desses recursos, tanto no que concerne à sua gestão como à criação de infraestrutura para visitação. Ver no Anexo II e III algumas figuras representativas do patrimônio histórico cultural do Seridó

FIGURA 31. Área Arqueológica de Currais Novos: Apertados (à esquerda) e escrituras rupestres na Pedra Rasgada, Tororó (à direita)

Fonte: http://chaopotiguar.blogspot.com/2008/10/currais-novos.html.

Entretanto, para potencializar o turismo na área, o IPHAN vem desenvolvendo um projeto de socialização de sítios arqueológicos do Seridó, que terá como ponto de partida a construção de passarelas e propostas de educação patrimonial na região de Carnaúba dos Dantas (Sítios Xiquexique e Sítio Casa Santa) e Parelhas (Sítio Mirador).

É importante ressaltar que os sítios arqueológicos encontram-se, em sua maioria, localizados em áreas particulares, em áreas afastadas dos centros urbanos, cuja segurança não é feita diretamente pelo proprietário, ocorrendo até casos de pixações e depredações das pinturas pela comunidade.

Assim, objetivando preservar não só os sítios arqueológicos, como todo o ambiente natural no seu entorno é fundamental a realização de estudos para transformação dessas áreas em unidades de conservação. Nesse sentido, vale ressaltar que, como atrativos turísticos, devem se escolher a tipologia que permita a utilização limitada desses recursos e, ainda, traga benefícios para o proprietário das terras, uma vez que, em sendo unidade de conservação, não poderá aproveitá-la do modo que bem entender.