• Nenhum resultado encontrado

Níveis de Execução dos Objectivos Estratégicos

No documento O impacte do programa polis (páginas 66-69)

Capítulo 4|Instrumentos de Planeamento Concelho de Sintra

1. Tipos de Planos

1.2. Planos de Âmbito Municipal

1.2.1. PDM Sintra

1.2.1.3. Níveis de Execução dos Objectivos Estratégicos

Neste sub capítulo serão referidas as actuações estratégicas que incidem nos vários sectores de ordenamento do território, explicando as carências do concelho de Sintra. Embora sejam apenas mencionadas as estratégias que se relacionem com o caso de estudo, o Cacém.

A actuação estratégica 2 vai ao encontro da mobilidade e acessibilidade, no qual remete para a elaboração de projectos que ajudem a consolidar o sistema viário municipal e a sua articulação com Área Metropolitana com o objectivo de expandir e beneficiar as condições de deslocação. Recomenda-se um novo quadro de mobilidade e acessibilidade que promova a execução do traçado proposto no PDM, o IC 16 com o intuito de promover a execução da via de cintura da AML - promover a execução circular nascente a Algueirão-Mem Martins, promover a execução circular nascente e poente a Agualva-Cacém, promover a execução dos troços entre o nó do estádio nacional da A5 e o nó de Belas e promover a execução da circular industrial de Pêro-Pinheiro (Relatório Fundamentado de Avaliação da Execução do PDM de Sintra, 2011).

Para a execução destes programas é proposto a execução de cartas de actuação do sistema viário municipal, os projectos de segurança e travessia de aglomerados e os projectos de enquadramento paisagístico das estradas e caminhos.

O grande impacte do alargamento do IC 19 resultou no aumento da capacidade de circulação automóvel, melhorando as deslocações entre Sintra e Lisboa. As circulares nascente e poente de Agualva-Cacém, cujo projecto se encontra na fase de avaliação de impacte ambiental permite facilitar o tráfego em torno dos núcleos urbanos do corredor urbano.

Outra das problemáticas do concelho de Sintra consiste na falta de estacionamento e na falta de articulação entre os transportes públicos. A mobilidade é um factor essencial de coesão, de integração social e também de promoção da competitividade das cidades e das áreas rurais.

A atuação estratégica 3 baseia-se na reestruturação e requalificação da rede ferroviária, ou seja, consiste na implementação de um sistema ferroviário que corresponda às exigências da mobilidade a nível da Área Metropolitana, assim é proposta a quadruplicação da vida entre Campolide e Agualva-Cacém, a duplicação e electrificação da linha oeste entre o Cacém e Pedra Furada, a renovação das estações e apeadeiros de Queluz, Tercena, Cacém, Rio de Mouro, Mercês, Portela de Sintra e Sintra, a nova estação terminal de Meleças entre outras (Relatório Fundamentado de Avaliação da Execução do PDM de Sintra, 2011).

A linha ferroviária acaba por ser um elemento essencial na estratégia de mobilidade. Esta surge do duvidoso crescimento populacional daí serem nomeadas algumas medidas anteriormente referidas. A quadruplicação da linha ferroviária Campolide-Cacém encontra-se em fase de

execução. Embora a estação ferroviária Agualva-Cacém, neste momento passe pela sua reestruturação e renovação sendo a responsabilidade do projecto o PolisCacém. Contudo ainda está por executar a duplicação e electrificação da linha oeste, Cacém - Pedra Furada.

A actuação estratégica 4 consiste na elaboração de planos gerais de circulação e gestão da via pública urbano - industrial e de planos gerais de melhoramento, de circulação e gestão de via pública em áreas industriais. Os planos gerais de circulação e gestão de via pública situam-se em Queluz - Massamá, Agualva-Cacém, Rio de Mouro Mercês, Algueirão Mem Martins, Abrunheira- Albarraque, Pêro Pinheiro - Montelavar, Sintra - S. Pedro - Estefânia, Mucifal - Banzão - Praia das Maçãs. Os planos gerais de melhoramento, de circulação e gestão de via pública das áreas industriais encontram-se em Montelavar, Pêro Pinheiro - Armês, Terrugem - Cartadeira - Vila Verde, Mercador - Mucifal, Algueirão Mem-Martins, Abrunheira - Albarraque, Alto de Colaride, Alto da Bela Vista - Cacém e Linhó - S. Pedro (Relatório Fundamentado de Avaliação da Execução do PDM de Sintra, 2011).

Nos estudos de circulação foram elaborados estudos estratégicos de circulação da Vila de Sintra. Estes mesmos estudos de circulação e estacionamento foram elaborados para Agualva, Algueirão - Mercês, Mem Martins e Queluz e os planos de ordenamento da circulação e estacionamento de Massamá, Montelavar e Pêro Pinheiro.

A actuação estratégica 5 pretende reequilibrar e proteger os recursos naturais e também estabilizar a estrutura verde do concelho de Sintra. Propõe a opção de medidas de intervenção com o intuito de valorizar e preservar o ambiente, como: o processo de florestação contínua de articulação entre o maciço da Serra de Sintra e a Serra da Carregueira, os projectos dos parques urbanos Queluz, Agualva-Cacém, Rio de Mouro e Algueirão norte, o projecto de recuperação e reconversão paisagística nas áreas agredidas pelas explorações de recursos minerais não metálicos, o processo de defesa global do maciço da Serra de Sintra e da Carregueira, a delimitação e ampliação de pequenas massas florestais e a defesa dos parques arqueológicos (Relatório Fundamentado de Avaliação da Execução do PDM de Sintra, 2011).

Encontram-se finalizados os parques urbanos de Queluz, Agualva-Cacém, Massamá norte, Rio de Mouro e Algueirão norte.

O concelho de Sintra carece de espaços verdes urbanos qualificados, a manutenção de sistemas naturais e suporte ao sistema hídrico problemas que podem ser minimizados através de planos e estudos municipais e com a execução dos projectos/planos que concretizem a estrutura verde principal e secundária, no seguimento da rede ecológica metropolitana consagrada no plano nacional da política de ordenamento do território.

A atuação estratégica 6 pretende a qualificação do planeamento urbanístico recomendando a elaboração de plano de urbanização de vinte e seis unidades operativas de planeamento e gestão apoiadas por medidas directoras. Considerando algumas zonas como: o projecto de Pobral - Alvarinhos, Assafora, Odrinha-Cabrela, Montelavar-Maceira, Negrais, Almagem do bispo, Magoito-Ameiro, S. João das Lampas, Praia das Maçãs-Fontanelas, Terrugem-Vila Verde, Lamieras, Sabugo, Rio de Mouro, Agualva, entre outros (Relatório Fundamentado de Avaliação da Execução do PDM de Sintra, 2011).

Em elaboração estão 16 planos de pormenor, nomeadamente: o Plano de Pormenor da Praia Grande, o Plano de Pormenor da Praia das Maçãs, o Plano de Pormenor de Pedregal, o Plano de Pormenor da envolvente a sul à Quinta da Bela Vista, o Plano de Pormenor do núcleo de Agualva, entre outros. Porém o Plano de Pormenor da área central do Cacém foi executado tendo sido ratificado pela RCM n.º44\2003, de 26 de Março.

As estratégias 7 e 8 não se encontram mencionadas pelo motivo de não conter aspectos importantes sobre a freguesia de Agualva-Cacém.

A actuação estratégica 9 concentra-se na habitação e reabilitação incidindo num conjunto de acções referentes à produção de oferta de habitação, particularmente a produção do solo urbano, morfologias e tipologias que se adequem à população, a produção de habitação em regime de contrato-programa, a infra-estruturação e reurbanização das áreas de habitação informal, a instrução e direcção de programas de reabilitação urbana, renegociação de áreas afectadas para fins residenciais, com o propósito de garantir grandes áreas de solo urbanizável, o estabelecimento de contrato de urbanização com o sector privado e por fim o estudo sobre a organização, funcionamento e viabilidade económico-financeira da empresa pública de urbanização de Sintra (Relatório Fundamentado de Avaliação da Execução do PDM de Sintra, 2011).

As obras efectuadas segundo esta estratégia já estão concluídas, e incidiram nas freguesias de Casal de Cambra, Mira-Sintra, Rio de Mouro, Agualva, Belas, Cacém, S. Marcos, entre outras. Em relação aos estudos de organização, funcionamento e viabilidade económico-financeira da empresa pública de urbanização de Sintra, a SRU ainda não está constituída. No entanto está em elaboração o estudo prévio da fundamentação a ser elaborado pelo Parque Expo 98, S.A, a par da avaliação dos seus custos financeiros. Os planos direccionados para a reabilitação do património edificado, que se integram na vila de Sintra como o Programa Polis do Cacém e os observatórios do edificado e do espaços públicos encontram-se em fase de execução.


No documento O impacte do programa polis (páginas 66-69)