• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 – A NÁLISE B IBLIOMÉTRICA

3.2 Análise de citação/co citação

3.2.3 Notas finais e lacunas da literatura

Após o levantamento bibliográfico e efetuada a análise bibliométrica constata-se, como aliás foi referido anteriormente, que o tema do IP/GS é, de facto, recente enquanto objeto de estudo para os investigadores. Vários fatores, entre os quais se pode mencionar a globalização dos mercados e consequente aumento de concorrência como dos mais óbvios e incontornáveis, contribuíram de forma significativa para um acréscimo de interesse sobre o tema das compras fora do mercado doméstico, em anos mais recentes (como se pode comprovar através do gráfico da figura 3.3). Outra constatação evidente é a predominância de literatura sobre o sector industrial, sendo que o sector dos serviços não assume muita expressão dentro da área de estudo em causa.

A análise de clusters efetuada e a dificuldade sentida em identificar claramente áreas de investigação distintas em cada um dos clusters, poderá resultar do facto dos estudos sobre o IP/GS não terem ainda dimensão numérica suficiente para que essa distinção possa ser feita de forma clara, o que corrobora o que foi afirmado por Aykol et al, (2013). Os clusters C1 e C2 destacam-se claramente neste estudo bibliométrico, sendo fortemente representativos da investigação feita no domínio da procura/compras globais.

Concluída a análise dos clusters, obtidos através do estudo de co-citação, é possível então responder de forma concreta às duas questões colocadas no início deste capítulo e que constituíam o objetivo fundamental desta análise bibliométrica. Assim, e complementando com o

60

apurado na revisão de literatura, as questões propostas e respetivas respostas são apresentadas a seguir.

1. Quais as principais linhas de investigação seguidas até ao momento no que diz respeito ao IP/GS, de uma forma geral?

Passando em revista a análise de clusters, a revisão de literatura e tendo presente o foco desta investigação, o que se pode concluir, em termos genéricos, é que as linhas de investigação encontradas a partir da análise bibliométrica são mais diversificadas do que as encontradas na revisão de literatura. Particularmente as áreas de investigação “consequências/benefícios do IP/GS” e “processo e etapas de desenvolvimento do international purchasing/global sourcing” praticamente não têm expressão na análise bibliométrica. Sobre o segundo tópico agora mencionado foi dada maior importância na década de 90 (ver tabela 2.3, pág. 30), talvez para se compreender o processo evolutivo das empresas ao nível da sua internacionalização a montante, numa altura em que este fenómeno começava a ter relevância. Atualmente não têm surgido estudos nesta área, até porque o modelo evolutivo desenvolvido por Monczka e Trent (2002) parece ter acolhido a aceitação dos investigadores até aos dias de hoje (Hultman e Hertz, 2011). Em relação às “consequências/benefícios do IP/GS”, no estudo bibliométrico verificou-se que este é também um tópico sem expressão no espectro da literatura analisada. Efetivamente constata-se que, dos artigos analisados, a grande maioria dos autores não questiona as mais-valias que podem advir do IP/GS. Já na revisão de literatura se tinha verificado que aquele era o tópico com menor nível de desenvolvimento.

Para mais facilmente visualizar e comparar os temas de estudo identificados com a revisão de literatura e o estudo bibliométrico, foi construída uma tabela, onde constam os vários temas encontrados (ver tabela 3.3). Nesta tabela, os diversos tópicos de estudo foram agrupados tendo em conta os temas explorados na revisão de literatura e aqueles que foram identificados em cada um dos clusters da análise bibliométrica. Desta forma, é possível ter uma visão geral das temáticas de investigação no contexto do IP/GS.

O que sobressai de imediato da análise da tabela é que existe uma maior incidência de estudos sobre as questões estratégicas e organizacionais associadas ao IP/GS, nos mais variados aspetos, como já foi explicitado atrás.

61

Tabela 3.3 – Temas encontrados na revisão de literatura e análise bibliométrica

Área temática Revisão de Literatura

Análise Bibliométrica C1 C2 C3 C4

Processo de desenvolvimento e Etapas do IP/GS

Consequências/benefícios do IP/GS

Motivações, facilitadores e obstáculos/barreiras do IP/GS

IP/GS em países low-cost ou com economias emergentes (e custos associados)

Planeamento, configuração e gestão estratégica no contexto do IP/GS

Configuração/Design Organizacional do IP/GS

Gestão do IP/GS (e riscos associados)

IP/GS no contexto dos serviços

Relações cliente-fornecedor no contexto do IP/GS – desenvolvimento e gestão

Logística associada ao IP/GS

Investigação Operacional aplicada ao IP/GS Fatores condicionantes da decisão de localização de fornecedores e processos de seleção

Gestão dos recursos humanos/equipas no contexto do IP/GS.

Questões éticas associadas ao IP/GS

A gestão do IP/GS é também um tema de estudo muito popular entre os investigadores, atualmente muito associado aos riscos inerentes. Ainda acerca das questões estratégicas, pode dizer-se que este tem sido um tema preferencial dos investigadores em anos mais recentes, indiciando que, em termos cronológicos, os estudos sobre as compras globais evoluiu desde a década de 80/90, em que se privilegiavam os estudos sobre “Motivações, obstáculos/barreiras e requisitos ao international purchasing/global sourcing”, até à atualidade, em que se tem notado um maior enfoque de estudos sobre questões estratégicas e de gestão do IP/GS. Em face da atual competição que a generalidade das empresas enfrenta, saber atuar nos mercados internacionais e nomeadamente saber implementar e gerir de forma eficaz uma estratégia de compras a nível global pode, de facto, revelar-se uma prioridade. Nesse sentido, a investigação académica dentro deste contexto tem refletido essa eventual preocupação das empresas.

62

Um tema de estudo que se tem revelado pertinente e alvo da atenção recente dos investigadores é a questão das relações cliente – fornecedor, a forma como elas devem ser geridas e a sua importância no âmbito do IP/GS. Por fim, a seleção dos melhores fornecedores, a sua localização e particularmente a opção de expandir o IP/GS a países low cost ou com economias emergentes, são também temas de estudo muito atuais (que surgem com maior incidência em anos mais recentes) e que se destacam na literatura.

Os restantes temas que estão representados na tabela aparecem esporadicamente na literatura, não tendo, efetivamente, grande representatividade neste contexto de estudo. De entre estes últimos, é de realçar o tema “Logística associada ao IP/GS”, porque, não sendo preferencial, é certamente um tópico de estudo a ter em conta no contexto do IP/GS, dada a sua influência na eficácia da operacionalização e no sucesso das relações internacionais entre empresas. De facto, a adequabilidade, bem como a disponibilidade dos meios logísticos que as empresas têm ao dispor são condições imprescindíveis para a concretização eficaz das relações comerciais a uma escala global.

Um outro tema que parece ausente da literatura existente é o tipo de bens (mercadorias, matérias-primas, componentes, serviços…) que as empresas procuram fora do mercado doméstico e de que forma as características desses bens influenciam as decisões, a configuração da estratégia ou a gestão das empresas ao nível do IP/GS. Este é um tópico que, embora esteja implícito em alguns estudos, nomeadamente quando de fala em IP/GS em países low cost, raramente é tratado como assunto principal de investigação.

2. Existem linhas de investigação especificamente acerca do international purchasing em PME, e qual a sua dimensão no contexto global da literatura?

Em relação às PME, o que se conclui a partir desta análise bibliométrica é que estudos neste contexto praticamente não têm expressão. A esmagadora maioria dos estudos são feitos no contexto das empresas de grande dimensão e/ou multinacionais. Neste caso, esta conclusão confirma aquilo que já tinha sido verificado na revisão de literatura no contexto das PME. A este respeito, os clusters C2 e C3 são aqueles onde estão representados estudos que tratam a internacionalização das PME ao nível das compras, mas numa dimensão desprezável.

Em suma, pode afirmar-se que o IP/GS, talvez por se associar mais facilmente a empresas de maior dimensão, é um tema de investigação sem expressão relevante ao nível das PME.

63

3.3 Resumo do capítulo

Neste capítulo procedeu-se a uma análise bibliométrica no âmbito das compras internacionais. Dada a diversidade da terminologia utilizada neste contexto de investigação, a pesquisa para encontrar o conjunto de artigos que serviram de referência ao estudo bibliométrico foi efetuada com base em palavras-chave. Assim, e com o intuito de tornar a pesquisa o mais abrangente possível, os termos utilizados foram: international purchasing, international sourcing, global purchasing e global sourcing. A partir desta pesquisa, foi levado a cabo todo o processo inerente a um estudo bibliométrico e que deu origem à identificação de quatro clusters, cada um deles representando um conjunto de artigos, agrupado por áreas temáticas de investigação mais específicas.

Da análise de cada um dos clusters resultou a identificação dos temas estudados no contexto do IP/GS. Foi ainda efetuada uma análise comparativa entre os temas encontrados na revisão de literatura e no estudo bibliométrico. Por fim, foi feita uma análise global acerca da incidência dos tópicos de investigação no contexto do IP/GS e simultaneamente, foram identificadas as fragilidades mais evidentes da literatura naquele mesmo contexto.

64

PROBLEMA E QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO