• Nenhum resultado encontrado

políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros Para maiores

STANDARDS E CERTIFICAÇÕES

4) Águas Residuais e Resíduos Sólidos: as águas residuais e os resíduos sólidos resultantes do

3.4 OS DISCURSOS E AS PRÁTICAS DOS FABRICANTES DE PRODUTOS DE TIC

3.4.1.1 Novos produtos: ecodesign na Lenovo

Segundo Laville (2009), a vanguarda da RSE reside na proposta de desenvolvimento de novos produtos e serviços sustentáveis em um futuro próximo. Mas também devem incluir reflexões que direcionem para mudanças no estilo de consumo, uma vez que o desenvolvimento

sustentável não está apenas focado na redução drástica da produção ou consumo, mas, principalmente, na melhoria de processos de produção e consumo. Nesse contexto, alguns paradigmas que podem contribuir como o ecodesign e a desmaterialização, este último representando o extremo da lógica de transformação do produto para o serviço. Enquanto o ecodesign teria por objetivo melhorar a produtividade material e a redução a níveis baixíssimos de elementos tóxicos que causam danos ambientais (HAWKEN; LOVINS; LOVINS, 1999).

Parte do curso atual das operações ou processos de ecodesign que estão sendo desenvolvidos na Lenovo foram apresentadas no artigo técnico “Environmentally Conscious Product Design” de Shigaki (2012) com detalhamentos técnicos que estão contidos também em seus relatórios anuais de sustentabilidade. O design de produtos sustentáveis ou ecológicos são projetados pela equipe ThinkPad Green da Lenovo. Para atingir os objetivos, os produtos são desenvolvidos com o propósito de reduzir o consumo de energia; reduzir e até eliminar substâncias que representam perigo às pessoas e o meio ambiente, sempre tendo em conta a sustentabilidade; uso da inovação e melhorias contínuas. Por exemplo, o halogêneo que é um retardador de chamas que se queimado em condições impróprias de processamento e tratamento de resíduos libera gases venenosos. A Lenovo é uma das várias empresas associadas ao International Electronics Manufacturing Initiative47 (iNEMI) que apoiam as definição em relação a redução e eliminação do halogênio de produtos eletrônicos.

Com a redução do consumo de energia dos produtos finais, a empresa afirma que contribui para minimizar os problemas relacionados à emissão de GEE. É a partir de standards como a certificação Energy Star da EPA nos EUA; e no atendimento de exigências regulatórias da Diretiva da UE (2009/125/CE); Japão Energy Saving Law ("Lei sobre o Uso Racional de Energia"); que a Lenovo legitima suas ações em relação a este aspecto ambiental.

47 Iniciativa Internacional de fabricação de produtos eletrônicos (iNEMI) é uma

entidade sem fins lucrativos, altamente eficiente em pesquisa e desenvolvimento (R&D) que reúne cerca de 100 fabricantes de eletrônicos, fornecedores, associações, órgãos governamentais e universidades. Tem como missão prever e acelerar as melhorias na indústria de fabricação de produtos eletrônicos para um futuro sustentável. Disponíveis em: <http:// www.inemi.org/about-us>. Acesso em: 30 abr. 2013.

Figura 15: Certificações voluntárias Lenovo ThinkPad.

Fonte – Shigaki (2012, p. 3)

E para assegurar que os produtos TrinkPad atendam a todos os requisitos de não utilização de materiais perigosos, a Lenovo adota os critérios regulatórios do EPEAT e RoHS, além de certificações de outros programas voluntários como da UL Environment48 e Nordic

Swan49 (ver Figura 15). Nos projetos dos produtos sustentáveis ThinkPad50, a Lenovo diz levar em conta a escolha de materiais com

48 UL é uma empresa científica global independente de com mais de um século

de experiência em soluções inovadoras em segurança, energia elétrica para novos avanços na sustentabilidade, energia renovável e nanotecnologia. Informações disponíveis em: <http://www.ul.com/global/eng/pages/ aboutul/>. Acesso em: 30 abr. 2013.

49 Nordic Swan é o selo de sustentabilidade oficial para os países nórdicos é um

sistema de licença voluntária em que o requerente se compromete a seguir certos critérios delineados pelo Selo Ecológico Nórdico. Informações disponíveis em: < http://www.svanen.se/en/Nordic-Ecolabel/>. Acesso em: 30 abr. 2013.

50 O termo ThinkPad relacionado a nova linha de produtos da Lenovo tem

familiaridade com o conceito de think tank que faz referência a uma instituição dedicada a produzir e difundir conhecimentos e estratégias sobre assuntos vitais – sejam eles políticos, econômicos ou científicos. Assuntos sobre os quais, nas suas instâncias habituais de elaboração (estados, associações de classe, empresas ou universidades), os cidadãos não encontram facilmente insumos para pensar a realidade de forma inovadora.

objetivos de reciclagem; fundamentalmente os modelos ThinkPad são produzidos para tornar o processo de reciclagem mais fácil devido a seu processo de padronização dos materiais utilizados, que inclui a unificação de cores e a utilização de plástico codificado para reciclagem – todos componentes plásticos com peso superior a 25g.

Desde o ano de 2009 o plástico reciclado pós-consumo (PCC) é utilizado na linha dos produtos ThinkPad, incluindo o retorno desse material da cadeia de distribuição Lenovo e, para não haver interferência no processo de reciclagem, o material recebe tratamentos especiais de revestimento de superfície que evita a aderência de materiais estranhos. As melhorias nos projetos dos produtos incluem ainda a redução de parafusos, assim como sua padronização para reduzir o tempo de desmontagem e separação de peças de máquinas no processo de reciclagem. Além disso, as peças utilizadas podem ser substituídas com maior facilidade permitindo uma vida mais longa do produto e, assim, contribuindo para conservação ambiental em termos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

As certificações a partir de standards públicos e privados são os instrumentos que a Lenovo utiliza para apresentar parte do seu portfólio de produtos como computadores “verdes”. A nosso ver a Lenovo estaria assim aproximando suas estratégias de RSE à abordagem de “sustentabilidade 2.0” defendida por Laville (2009). Isso significaria que a empresa não só assume compromissos em relação a seus processos e sistemas internos, mas estaria indo além tornando seus produtos ecologicamente corretos ou sustentáveis. O Quadro 17 é ilustrativo do compromisso da empresa com programas voluntários que certificam a responsabilidade socioambiental no desenvolvimento de novos produtos, a linha de produtos ThinkPad é apresentada como exemplo.