• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE DAS CATEGORIAS TEMPO, ASPECTO E MODALIDADE NOS

5.2 O tratamento dado à categoria Aspecto

5.2.2 O tratamento dado à categoria Aspecto em Português LE

A análise aqui empreendida diz respeito ao Livro de Português Língua Estrangeira: Bem-Vindo, grupos 1, 2, 3, 4 e 5 e dois cadernos de exercícios, um para estudantes de origem latina e, o outro, para estudantes de origem anglo-saxônica. Os resultados são apresentados em duas subseções, conforme parâmetros de análise (traços aspectuais) e mecanismos de marcação aspectual (aspecto inerente x composicional).

5.2.2.1 Traços Aspectuais

Ao analisarmos o vol. 1 Bem-Vindo, listamos as atividades 1 e 9 para o traço

aspectual duratividade. Na 1ª atividade, extraída parcialmente da ficha analítica 29,

verificamos haver destaque para as formas verbais de presente, talvez por se tratar do início da unidade no LD, tendo em vista o exercício recorrer ao preenchimento de espaços com os verbos auxiliares TER, SER e ESTAR, os quais podem indicar Aspecto. Entretanto, não foi desenvolvido o estudo, mas poderia tê-lo sido baseado na diferença do uso para as formas ser e estar, para que os alunos percebam as noções de permanência e transitoriedade, ou, como menciona Costa (2002, pág. 53) estado permanente x estado transitório.

67

(158)

Na 2ª atividade (exercício 9), também extraída da ficha analítica 29 do apêndice, dois personagens, Paula e Jorge, estão fora do país participando de uma importante conferência. Eles telefonam para Bernardo, seu colega de trabalho, a fim de saber do cotidiano da empresa na ausência deles. Vemos um diálogo com perífrases aspectuais, cuja morfologia (verbo auxiliar conjugado + forma nominal de gerúndio) contribui para análise de Aspecto, já que denotam duração do processo em curso.

(159)

Ainda sob o traço aspectual da duratividade (habitualidade), identificamos dois exercícios no vol. 1 Bem-Vindo (12 e 15), dos quais destacamos, para ser comentado, o exercício 12 extraído da ficha analítica 29, apêndice 29 com frases que remetem a um contexto de hábitos: sempre leem, jantam assistindo..., mas não se observa, por exemplo, tratamento às noções semânticas de aspecto. O fato é que há grande possibilidade de desenvolver noções semânticas aspectuais em sala de aula, faltando, ainda, exercícios incentivadores para análise crítico-reflexiva da categoria aspecto.

(160)

Quanto ao vol. 2 Bem-Vindo, listamos para Duratividade, o exercício 9 acompanhado de um quadro que dá sequência à atividade. Este foi extraído da ficha analítica 32 e selecionado para ser comentado, pois abrange perífrase verbal formada pelo verbo conjugado

estar acoplado à forma nominal de gerúndio, o que propicia ao aluno a análise de duração em ações desenvolvidas ao mesmo tempo, conforme segue:

(161)

No vol. 3 Bem-Vindo, para o traço aspectual duratividade, listamos a questão 10 acoplada a um quadro inserido da mesma Unidade. Para comentar, destacamos o quadro que segue, extraído da ficha analítica 35, do apêndice 35, por considerar que o uso dos tempos compostos nos exemplos poderia servir, por exemplo, para análise aspectual das noções semânticas de habitualidade com o uso do pretérito perfeito composto (Ultimamente tenho acordado) e menos duratividade (pontualidade) com o uso do pretérito mais-que-perfeito composto.

(162)

Quanto ao vol 4 Bem-Vindo, ainda para o traço aspectual Duratividade, listamos 2 exercícios (3 e 7), mas comentaremos o primeiro por vislumbrarmos o trabalho com a categoria aspecto por meio do uso do pretérito perfeito para indicar duratividade.

(163)

No vol. 5 Bem-Vindo, a noção de duratividade é identificada no texto O moleque e a bola, pois verificamos, na narrativa, uma sucessão de ações que indicam duração, a exemplo

de “... Acordo, almoço vendo a resenha da copa...”; “... De fato controlam, protegem, escondem, carregam a bola...”. Embora o traço aspectual elencado não seja trabalhado na

unidade com base no texto abaixo, extraído parcialmente da ficha analítica 41, as formas verbais poderiam ser analisadas via categoria Aspecto, pois esta trata do fato como passível de conter frações de tempo que decorrem dentro dos seus limites, diferentemente da categoria Tempo, a qual trata o fato enquanto ponto distribuído na linha do tempo.

No que concerne tanto ao caderno de exercício para estudantes de origem latina quanto para os de origem anglo-saxônica, não houve identificação de possíveis exercícios a serem desenvolvidos para o parâmetro - traços aspectuais (duratividade e telicidade), conforme fichas analíticas 44 e 47, constantes no apêndice. A seguir, apresentamos o quadro 7, com o quantitativo de exercícios por material, excetuando os exercícios em áudio, e também um gráfico concernente à quantidade total de exercícios em detrimento dos que envolvem traços aspectuais.

Quadro 5 – Quantidade de exercícios por material em PLE para os traços aspectuais

Material Bem-Vindo Português Língua Estrangeira

Quantidade de exercícios

Quantidade de exercícios voltados para

os traços aspectuais Quantidade de exercícios não voltados para os traços aspectuais Livro 1 56 4 (duratividade) 52 Livro 2 49 1 (duratividade) 48 Livro 3 51 2 (duratividade) 49 Livro 4 60 2 (duratividade) 58 Livro 5 61 1 (duratividade) 60

Caderno de Exercícios (estudantes origem latina)

237 0 237

Caderno de Exercícios (estudantes origem anglo-saxônica)

254 0 254

Total 768 10 758

Gráfico 12 – 1º Parâmetro: Quantidade de exercícios x Traços Aspectuais em PLE

98,70% 1,30%

Quantidade de exercícios x traço

aspectual de duratividade em PLE

Total de exercícios nos livros

Exercícios com traço aspectual

5.2.2.2 Mecanismos de marcação aspectual

No vol. 1 Bem-Vindo, destacamos o Aspecto inerente nas frases a seguir, extraídas do quadro abaixo, constante da ficha analítica 29, em virtude de estas estruturas serem, apenas, listadas, com o intuito de treino oral pelo aluno, no entanto poderiam, também, servir de análise linguística quanto às possibilidades semântico-discursivas, por nós indicadas nos parênteses.

(165) Está no Brasil a trabalho/a serviço/a estudo/a passeio. (noção aspectual de estado transitório)

(165a) Começa a estudar/a trabalhar/a escrever/a ler. (perífrase verbal com noção de progressão)

(166)

O aspecto inerente não foi identificado nem no vol. 3 Bem-Vindo, nem no vol. 5, no entanto, no vol. 2, apresentamos um único exemplo extraído da ficha analítica 32, constante do apêndice 32. Neste, a forma nominal de gerúndio é destacada em cor diferente da forma verbal de pretérito perfeito simples e marca noção de continuidade em um tempo de passado: imperfeito.

Quanto ao vol. 4 Bem-Vindo, o aspecto inerente é contemplado em 2 exercícios vinculados, dos quais destacamos o uso que se deve fazer da lista disposta abaixo, com advérbios e locuções adverbiais a serem inseridos nas frases, mas não de forma mecânica, sem reflexão, mas baseada nas noções semânticas aspectuais.

(168)

Para o caderno de exercício para estudantes de origem latina, não houve identificação de exemplos quanto ao aspecto inerente, os quais pudessem servir de comentário. Quanto ao caderno de exercício para estudantes de origem anglo-saxônica, verificamos exercícios que focalizam o aspecto inerente (3, 4, 8 e 13), dos quais destacamos o de nº 4, extraído parcialmente da ficha analítica 47, constante do apêndice 47, porque faz uso dos advérbios com noção de frequência, sendo o exercício, também contabilizado como composicional, pois se tem o verbo IR, o que é aspecto inerente x SEMPRE IR, aspecto composicional por constar ADV + V, conforme se observa a seguir:

(169)

U4, pág. 23 – Questão 4: Faça frases usando os ADVÉRBIOS DE FREQUÊNCIA que estão no quadro. A frase seguinte deve sempre começar com MAS, como no exemplo.

sempre – geralmente – normalmente – às vezes – de vez em quando – poucas vezes – raramente – dificilmente – nunca - jamais

Exemplo: (ir) táxi para o escritório.

Eu dificilmente vou de táxi para o escritório, mas meu marido sempre vai.

1. (almoçar) em casa ______________________________________________ 2. (ter) reuniões após o expediente ___________________________________

Quanto ao Aspecto composicional, no vol. 1 Bem-Vindo, o exercício 13 nos serve para comentário, reproduzido da ficha analítica 29, constante do apêndice 29, solicita que o aluno diga um verbo no infinitivo e crie quantas informações forem necessárias para ampliar os seus pontos para uma nota final. A partir delas, poderiam ser trabalhadas noções aspectuais de duratividade (situações mais x menos durativas), dinamicidade (situações mais x menos dinâmicas), o que configuraria, de certa forma, exercício criativo.

(170)

U1, pág. 8 / Q. 13 – O aluno A diz um verbo no infinitivo e o aluno B forma frases com o verbo. Quanto mais informações tiver a frase, mais pontos ele ganhará. Vence quem fizer mais pontos. O professor indicará o tempo, que não deverá ser muito longo.

Exemplo: A – Trabalhar!

B – Eu trabalho todos os dias no escritório da empresa em São Paulo das 8h às 17h. (7 informações = 7 pontos).

No volume 2 do Bem-Vindo, não houve identificação para o aspecto composicional, mas para o vol. 3 do Bem-Vindo, listamos as questões 1 e 7, além de 2 quadros com exemplos. Destes, destacamos para comentar o quadro com os tempos compostos, o qual reproduzimos parcialmente da ficha analítica 35. É importante observar que, para cada forma verbal composta, é indicada uma ação com exemplos, fazendo com que o estrangeiro analise e compare o uso desta forma na frase. Para analisarmos o aspecto composicional, na 1ª forma verbal, devemos considerar o pretérito perfeito composto tenho trabalhado associado ao advérbio ultimamente cuja noção é habitual. Na 3ª forma verbal de futuro do presente composto terei terminado, o aspecto composicional torna-se possível com a associação à locução até as 4horas.

(171)

No que tange ao aspecto composicional para o vol. 4 Bem-Vindo, apenas uma única atividade, a de nº 5, foi identificada. Nesta atividade, extraída da ficha analítica 38, unidade

15, constante do apêndice 38, circunstanciadores temporais, perífrases verbais, formas nominais, bem como expressões verbais poderiam ter sido trabalhadas de forma a inserir o estudo da categoria Aspecto e suas noções semânticas, por exemplo, de duratividade (Estamos em Los Angeles há 3 dias); de estado transitório (...quem está aproveitando bastante...); de ação conclusa em tempos passados ( ...nunca tinha visto antes); e de continuidade (...vamos ficar mais 8 dias aqui...), conforme se verifica a seguir:

(172)

Do vol. 5 Bem-Vindo, a atividade a seguir de nº 1, da unidade 19, foi destacada do apêndice 41, ficha analítica 41, para ser comentada, uma vez que faz referência aos efeitos semânticos do uso dos advérbios sublinhados no texto, associados às formas verbais joga, devem estar, por isso, é aspecto composicional.

Evidenciamos, ainda, 2 textos, um da unidade 17 e outro da unidade 20. Destacamos o texto da última unidade, extraído da ficha analítica 41, do apêndice 41, pois poderia servir de análise aspectual, já que apresenta noções aspectuais de continuidade, a exemplo da forma verbal: continuaram; de telicidade: acabaram; de inceptividade: iniciou; e de progressividade: foi diminuindo etc.

(174)

No caderno de exercício para estudantes de origem latina não encontramos atividades que sinalizassem o aspecto composicional, porém, apenas um exercício foi identificado no caderno de exercício para estudantes de origem anglo-saxônica, cujo comentário foi exposto junto ao aspecto inerente por ser exemplo dos dois aspectos. Do que expusemos textualmente, apresentamos sistematizações no quadro e no gráfico a seguir:

Quadro 6 – Quantidade de exercícios por material em PLE para marcação aspectual

Material Bem-Vindo Português Língua Estrangeira

Quantidade de exercícios Quantidade de exercícios que tratam aspecto inerente Quantidade de exercícios que tratam aspecto composicional Quantidade de exercícios que não tratam da marcação aspectual Livro 1 56 02 01 53 Livro 2 49 01 00 48 Livro 3 51 00 04 47 Livro 4 60 02 01 57 Livro 5 61 00 03 58

Caderno de Exercícios (estudantes origem latina)

237 00 00 237

Caderno de Exercícios (estudantes origem anglo-saxônica)

254 04 01 249

Gráfico 13 – 2º Parâmetro: Marcação Aspectual em PLE

Da análise dos mecanismos de marcação do aspecto, no Português Língua Estrangeira, destacamos:

- Nos livros, há presença de atividades que poderiam ser utilizadas para o desenvolvimento da análise aspectual;

- Os exercícios focalizam muito mais a comunicação do que a análise de termos nocionais para a categoria Aspecto;

- Nos dois cadernos de exercícios, há vários textos que, ao invés de serem trabalhados no âmbito da interpretação textual, deveriam, também, ser aproveitados para questões concernentes ao estudo aspectual;

- Do total de exercícios nos livros, 768, o que representa 98,70%, apenas 10 exercícios, representando 1,30%, sinalizam para a análise do traço aspectual de duratividade;

- Para aspecto inerente, o percentual foi de 1,17% e, para o aspecto composicional, o percentual de 1,30%, contrapondo-se ao percentual total dos exercícios, 97,53%;

- Embora os livros sinalizassem para o desenvolvimento do traço aspectual duratividade, o mesmo não aconteceu nos dois cadernos de exercícios, um de origem latina e o outro, de origem anglo-saxônica, os quais englobam atividades integrantes de todas as unidades dos cinco livros.

97,53% 1,17% 1,30%

Quantidade de exercícios x marcação

aspectual em PLE

Quantidade de exercícios nos materiais Quantidade de exercícios aspecto inerente Quantidade de exercícios aspecto composicional