• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE DAS CATEGORIAS TEMPO, ASPECTO E MODALIDADE NOS

5.3 O tratamento dado à categoria Modalidade

5.3.2 O tratamento dado à categoria Modalidade em Português LE

A análise empreendida diz respeito ao Livro de Português Língua Estrangeira: Bem- Vindo, grupos 1, 2, 3, 4 e 5 e dois cadernos de exercícios, um para estudantes de origem latina e, o outro, para estudantes de origem anglo-saxônica. Os resultados são apresentados em duas subseções Mecanismos de marcação da Modalidade, por meio do Verbo, Advérbio e

Adjetivo em posição predicativa e Correlação dos usos modais à fonte e ao alvo, isto é,

quem diz e para quem diz.

5.3.2.1 Mecanismos de Marcação da Modalidade

Nos vol. 1 e 4 do Livro Bem-Vindo, não há exercícios que indiquem possibilidade de trabalho com a Modalidade por meio do Verbo. Já no vol. 2 do Livro Bem-Vindo, listamos os exercícios 6, 7, 8 e 9, além de um quadro, dos quais destacamos o exercício abaixo para comentar, reproduzido da ficha analítica 33, apêndice 33, cuja atividade relaciona-se aos itens que possuem tempos verbais conjugados no futuro do pretérito, expressando polidez face aos pedidos apresentados. A noção permeia pedido polido à ordem.

70

(211)

U7, pág. 66

No que tange ao vol. 3 Bem-Vindo, listamos os exercícios 12 e 13, dos quais destacamos um deles para comentar, reproduzido da ficha analítica 36, no qual se apresenta frases com indicação modal de possibilidade associada ao uso da partícula se.

(212)

U10, pág. 97

Quanto ao vol. 5 do Livro Bem-Vindo, listamos os exercícios 7 e 11, dos quais destacamos o exercício abaixo, reproduzido da ficha analítica 42, apêndice 42, em que a questão remete à reflexão sobre o uso Imperativo. Neste caso, seria a noção de ordem?

U18, pág. 176

No que tange ao caderno de exercícios para estudantes de origem latina, do Bem-

Vindo, listamos os exercícios 1, 3, 7, 8 (3x), 9 (3x) e 10, dos quais destacamos para comentar

o exercício 7, abaixo reproduzido da ficha analítica 45, apêndice 45, em que, por meio do uso do presente do indicativo, tem-se um fato real ao contrário do presente do subjuntivo que pode denotar noções de incerteza, suposição e probabilidade.

(214)

U5, pág. 29

7. Complete os períodos, convertendo os verbos no PRESENTE DO INDICATIVO para o PRESENTE DO SUBJUNTIVO.

Exemplo: Ninguém acredita em mim. → Presente indicativo – fato real.

1. Ana sempre traz sua agenda. Acredito que Ana .... (...)

5. Paulo está em casa. Creio que ...

No que diz respeito ao caderno de exercícios para estudantes de origem anglo-

saxônica, do Bem-Vindo, listamos os exercícios 1 (2x), 3 (3x), 4, 5 (2x), 6, 9 (2x) e 10, dos

quais destacamos para comentar o exercício 5, abaixo reproduzido da ficha analítica 48, em que se observa o uso da expressão tomara que e verbos conjugados – espero e desejo, expressando noções volitivas.

(215)

U5, pág. 29

5. Hermes está prestes a mudar de emprego. Complete as frases com os verbos no PRESENTE DO SUBJUNTIVO.

1. Tomara que meu salário ... 2. Espero que meu chefe ... (...)

4. Desejo que meu novo horário de trabalho ...

Em relação à classe do Advérbio, no vol. 1 Bem-Vindo, há apenas um exercício, destacado abaixo da ficha analítica 30, com indício de desenvolver a atividade com advérbio modal (provavelmente), associado à noção de tempo futuro (vai fazer).

(216)

U4, pág. 36

Nos volumes 2, 3, 4 e 5 do livro Bem-Vindo, não há nenhum destaque de marcação da Modalidade por meio da classe do Advérbio. Em contrapartida, no caderno de exercícios

para estudantes de origem latina, do Bem-Vindo, listamos os exercícios 7, 8 (2x) e 9 (2x),

dos quais destacamos o exercício abaixo para comentar, reproduzido da ficha analítica 45, em que se tem um advérbio expressando noção de incerteza para a informação seguinte.

(217)

U5, pág. 29

7. Complete os períodos, convertendo os verbos no PRESENTE DO INDICATIVO para o PRESENTE DO SUBJUNTIVO.

Talvez ninguém acredite em mim.→ Presente do subjuntivo – incerteza, suposição,

probabilidade. (...)

6. Os preços se mantém estáveis. Talvez ...

Quanto ao caderno de exercícios para estudantes de origem anglo-saxônica, do

Bem-Vindo, listamos os exercícios 3, 5 e 10, dos quais destacamos a atividade 3 para

comentar, abaixo reproduzida da ficha analítica 48, tendo em vista a questão solicitar a transformação do presente do indicativo, expressando um fato real, em presente do subjuntivo, associado ao uso do talvez, para expressar noção de dúvida, probabilidade.

(218)

3. As frases abaixo estão no PRESENTE DO INDICATIVO, pois estão expressando um fato real. Transforme-as no PRESENTE DO SUBJUNTIVO para que possam expressar uma probabilidade, dúvida ou suposição.

(...)

2. Silvana nem sempre está de bom humor. Talvez ...

Em relação à classe do Adjetivo em posição predicativa, nos volumes 1, 2, 3, 4 e 5 do

Livro Bem-Vindo, não há nenhum exercício registrado que diga respeito aos mecanismos de

marcação da Modalidade.

Já nos cadernos de exercícios para os estudantes de origem latina Bem-Vindo, localizamos atividades com o adjetivo em posição predicativa, por isso, listamos os exercícios 7 e 10, dos quais destacamos a atividade abaixo para comentar, reproduzida da ficha analítica 45, pois, a exemplo da questão que envolve o advérbio, esta envolve os modos indicativo e subjuntivo, mas, desta feita, com os adjetivos em posição predicativa que expressam a noção de im (probabilidade), conforme segue:

(219)

U5, pág. 29

7. Complete os períodos, convertendo os verbos no PRESENTE DO INDICATIVO para o PRESENTE DO SUBJUNTIVO.

(...)

2. Não achamos as chaves do carro. É improvável que ... (...)

4. Viajamos na próxima semana. É provável que ...

A mesma configuração de exercício se apresenta no caderno de exercícios para

estudantes de origem anglo-saxônica do Bem-Vindo, em que há apenas o exercício abaixo,

reproduzido da ficha analítica 48, expressando noção de dúvida, suposição e/ou de im (probabilidade) com o uso do subjuntivo associado ao adjetivo em posição predicativa, conforme destaque:

(220)

U6, pág. 33

3. As frases abaixo estão no PRESENTE DO INDICATIVO, pois estão expressando um fato real. Transforme-as no PRESENTE DO SUBJUNTIVO para que possam expressar uma probabilidade, dúvida ou suposição.

(...)

3. Sandro esquece de apagar a luz antes de dormir. É provável que ... (...)

8. Silmara não quer se aposentar. É improvável que ...

Abaixo, no quadro 11, apresentamos o quantitativo geral de exercícios no conjunto dos materiais PLE, destes o quantitativo para o 1º parâmetro: Mecanismos de Marcação da Modalidade por meio do Verbo, Advérbio e Adjetivo (em posição predicativa).

Quadro 9 – Quantidade de exercícios para Mecanismos de Marcação da Modalidade em PLE Materiais didáticos Qte de exercícios

Verbo Advérbio Adjetivo em posição predicativa Total Livro Bem-Vindo 1 56 00 01 00 01 Livro Bem-Vindo 2 49 05 00 00 05 Livro Bem-Vindo 3 51 02 00 00 02 Livro Bem-Vindo 4 60 00 00 00 00 Livro Bem-Vindo 5 61 02 00 00 02 Caderno de exercío p/estudantes de origem latina

237 10 05 02 17

Caderno de exercío p/estudantes de origem anglo- saxônica

254 12 03 01 16

Total 768 31 09 03 43

Dos 768 exercícios no conjunto de materiais didáticos, 43 destinam-se aos mecanismos de marcação da Modalidade por meio das classes gramaticais Verbo, Advérbio e Adjetivo (em posição predicativa). Este quantitativo corresponde ao percentual total de 5,59%. Em relação aos 31 exercícios vinculados à classe do verbo como mecanismo de marcação da modalidade, o percentual foi de 4,03%. No que diz respeito ao quantitativo de exercícios sobre marcação da Modalidade por meio do Advérbio, 9 atividades corresponderam a 1,17%, Quanto aos mecanismos de marcação da modalidade por meio do adjetivo em posição predicativa, o número de exercícios foi de apenas 3, o que corresponde ao percentual de 0,39%, conforme indicado no gráfico:

Gráfico 16 – Percentual de exercícios nos materiais didáticos x Mecanismos de marcação da Modalidade PLE

94,41%

4,03% 1,17% 0,39%

Quantidade de exercícios x Mecanismos

de Marcação da Modalidade em PLE

Total de exercícios nos materiais

Verbo Advérbio

Adjetivo (em posição predicativa)

5.3.2.2 Correlação dos usos modais à fonte e ao alvo

Os volumes 1, 4 e 5 do Bem-Vindo, além do caderno de exercícios para estudantes

de origem anglo-saxônica, não apresentaram correlação dos usos modais em relação à fonte.

Já no vol. 2, o único exercício 11 em destaque abaixo, reproduzido da ficha analítica 33, em que se observam frases com formas de imperativo, ditas pela mãe (fonte) em direção ao filho (alvo) para que ele cumpra as instruções. Se a fonte não fosse a mãe, mas uma amiga, por exemplo, não teríamos frases de prevenção, aconselhamento, mas de lembretes, sem muita preocupação.

(221)

U5, pág. 48

Em relação ao vol. 3 do Livro Bem-Vindo, o exercício 15, destacado abaixo, reproduzido da ficha analítica 36, solicita que o aluno relacione as frases com quem as diz (uma jovem, um chefe, um professor, uma mãe, uma funcionária) e elas estão no modo imperativo (sentem-se; diga; refaça; preste; desculpe; não apareça), cujas noções modais envolvem pedidos, conselho e ordem.

(222)

U10, pág. 98

Apenas um exercício ilustra a correlação dos usos modais à fonte no caderno de

exercícios para estudantes de origem latina, reproduzido parcialmente da ficha analítica 45

em que solicita do aluno a elaboração de frases de conselho para dar a uma funcionária que está para ser demitida.

(223)

U15, pág. 78

2. Analise as seguintes situações e verifique o que você faria, que conselhos daria, que providências tomaria, etc. em cada uma delas.

1. Numa empresa, uma funcionária antiga, muito boa gente, é superdedicada, muito esforçada, não rejeita trabalho. Mesmo assim, esta senhora corre o risco de ser demitida, pois ela não se atualizou com as novas tecnologias, não fala outros idiomas, não se veste adequadamente, enfim, a situação dela na empresa está indo de mal a pior. Um colega de trabalho não gostaria que ela perdesse o emprego. Que dicas ele poderia passar a ela?

No tocante aos usos modais em relação ao alvo, apenas o vol. 1 do Livro Bem-Vindo não apresentou exercícios.

No vol. 2 do Livro Bem-Vindo, listamos os exercícios 3, 4 e um quadro, dos quais destacamos o quadro para comentar, reproduzido da ficha analítica 33 em que se utilizaria formas polidas quando o alvo fosse alguém que deixasse uma criança na porta de sua casa; o (a) esposo (a) que esquecesse o aniversário; alguém que roubasse a roupa enquanto estivesse tomando banho e um irmão pedindo empréstimo financeiro para pagar dívida de jogo.

(224)

U6, pág. 54

Quanto ao vol. 3 do Livro Bem-Vindo, listamos os exercícios 11 e 16, dos quais destacamos para comentar o exercício abaixo, reproduzido da ficha analítica 36, cujo alvo é a avó, pois seu neto lhe deseja um bom divertimento ao utililizar expressões modais que envolvam desejos como na expressão Espero que.

(225)

U10, pág. 96

No que tange ao vol. 4 do Livro Bem-Vindo, listamos o exercício 14, além de dois quadros, dos quais destacamos para comentar o quadro abaixo, reproduzido da ficha analítica 39, no qual há frases para completar, ditas para um turista que chega a Fortaleza. O modo imperativo será utilizado, mas não com noção de ordem, e sim de conselho.

(226)

U13, pág.127

Em relação ao vol. 5 do Livro Bem-Vindo, destacamos para comentar o único exercício, abaixo reproduzido da ficha analítica 42, o qual trata de sugestões para convidar um colega a sair no fim de semana. A correlação do uso modal é verificada quando o alvo (colega) se utiliza de expressões como Parece uma ótima ideia!; Eu adoraria, aceitando o convite e Talvez numa próxima vez. Obrigado mesmo assim., recusando o convite.

(227)

No caderno de exercícios para estudantes de origem latina, apenas um exercício foi encontrado para demonstrar a correlação do uso modal ao alvo, tendo sido reproduzido parcialmente da ficha analítica 45, em que se deve dar sugestões, por meio do uso modal, às pessoas que se encontram em situações de ansiedade ou que sofrem com o prazo dos compromissos.

(228)

U15, pág. 81

11. Em sua edição de número 1644, de 4/4/01, a revista ISTOÉ trouxe um artigo com o título Alta Ansiedade, em que se afirma que “Certas situações fermentam a ansiedade,

prejudicando o desemprego”. Leia os subtítulos abaixo ...

a. dê uma sugestão a uma pessoa ansiosa que se encontra nestas situações, usando expressões do tipo: Eu acho que você deveria .../Você não acha que é melhor ...?/Não seria melhor ...?/Por que você não...?/Que tal se você ...?.

Um monstro chamado prazo

Ansiosos sofrem mais para cumprir prazos porque um dos efeitos da ansiedade é prejudicar a capacidade de se organizar para produzir.

No que diz respeito ao caderno de exercícios para estudantes de origem anglo-

saxônica, também, apenas um exercício ilustra a análise, tendo ele sido reproduzido

parcialmente da ficha analítica 48, com conselhos que devem ser dados a um amigo, em situações de trânsito, utilizando o modo imperativo, mais uma vez, não como ordem, mas como conselho, sugestão, relacionando o uso modal ao alvo.

(229)

U12, pág. 63

6. Escolha a alternativa e a forma correta do IMPERATIVO para completar as frases. Que conselho seria mais recomendável e/ou adequado para dar a um amigo nas seguintes situações no trânsito?

1. Numa via de trânsito rápido, um carro de repente fecha a passagem de seu amigo. Você diz a ele:

a. ( ) ... (dar) um sinal de luz, ou ... (tocar) a buzina pra deixar claro que o motorista do outro veículo cometeu um erro.

Apresentamos, no quadro 12, abaixo, o quantitativo geral de exercícios no conjunto dos materiais PLE, destes o quantitativo para o 2º parâmetro: Correlação dos Usos Modais à fonte e ao alvo.

Quadro 10 – Quantidade de exercícios para Correlação dos Usos Modais à fonte e ao alvo em PLE

Materiais didáticos

Qte de exercícios

Fonte Alvo Total

Livro Bem-Vindo 1 56 00 00 00

Livro Bem-Vindo 3 51 01 02 03

Livro Bem-Vindo 4 60 00 03 03

Livro Bem-Vindo 5 61 00 01 01

Caderno de exercío p/estudantes de origem latina

237 01 01 02

Caderno de exercío p/estudantes de origem anglo-saxônica

254 00 01 01

Total 768 03 11 14

Das 768 atividades nos materiais didáticos, 14 dizem respeito à correlação dos usos modais à fonte e ao alvo, correspondendo ao percentual de 1,82%. Em se tratando da correlação do uso modal à fonte, o número de exercícios foi de 3, cujo percentual foi de 0,39%. Para a correlação do uso modal ao alvo, o número de exercícios foi de 11, com percentual de 1,43%, conforme se apresenta no gráfico abaixo:

Gráfico 17 – Percentual de exercícios nos materiais didáticos x Correlação dos usos modais à fonte e ao alvo em PLE

Da análise dos mecanismos de marcação da modalidade, em Português Língua Estrangeira, destacamos:

- que, dos 768 exercícios analisados nos materiais didáticos, 43 dizem respeito ao 1º parâmetro: de mecanismos de marcação da modalidade, representando o índice de 5,59%; - que, destes 43 exercícios, 31 estão relacionados aos mecanismos de marcação da modalidade por meio do Verbo, o que indica percentual de 4,03%; 9 estão relacionados ao Advérbio, com percentual de 1,17% e 3 exercícios estão relacionados ao adjetivo em posição predicativa, o que corresponde ao percentual de 0,39%, portanto, o menor, dentre eles;

98,18%

0,39% 1,43%

Quantidade de exercícios nos materiais

PLE x Correlação dos usos modais à fonte

e ao alvo

Total de exercícios nos materiais

Exercícios - Fonte

- que, dos 768 exercícios, 14 referem-se ao 2º parâmetro: correlação dos usos modais à fonte e ao alvo, o que representa percentual de 1,82%;

- que, para a correlação dos usos modais à fonte, o quantitativo de exercícios foi de 3, cujo percentual foi de 0,39% e em relação ao alvo, foram 11 exercícios com índice de 1,43%. - que, o total de atividades foi igual (57) tanto para a categoria de Tempo, quanto de Modalidade, sendo o quantitativo menor para a categoria de Aspecto (29).