• Nenhum resultado encontrado

2.3 Critérios práticos de sustentabilidade nas CPS

2.3.3 A exigência de critérios sustentáveis em cada etapa do processo

2.3.3.3. Obrigações da Contratada

A sessão de “Obrigações da Contratada” compreende a previsão de todos os requisitos impostos ao fornecedor que vier a ser contratado, que deverão ser cumpridos durante a execução contratual, devendo estar disponibilizada, preliminarmente, no instrumento convocatório da licitação. O Decreto 5.450/2005, em seu atr. 9º, § 2°, elege o Termo de Referência como o documento que deve prever além dos critérios de aceitação do objeto, também os deveres e responsabilidades do licitante contratado, assim como do contratante, devendo essa previsão estar clara, concisa e objetiva118.

A exigência de clareza e precisão das condições para execução contratual já havia sido mencionada na Lei nº 8.666/1993, apresentada por intermédio de cláusulas que devem definir os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com o inciso VII do

117 TERRA, Luciana Maria Junqueira; CSIPAI, Luciana Pires; UCHIDA, Mara Tieko. Formas práticas de

implementação das licitações sustentáveis: três passos para a inserção de critérios socioambientais nas

contratações públicas. In: SANTOS, Murillo Giordan; BARKI, Teresa Villac Pinheiro (Coord.). Licitações e contratações públicas sustentáveis. Belo Horizonte: Fórum, 2011, p. 233-236.

118 BRASIL. Decreto 5.450, de 31 de maio de 2005. Regulamenta o pregão, na forma eletrônica, para

aquisição de bens e serviços comuns, e outras providências. Disponível em: http://www.comprasnet.gov.br/legislacao/decretos/de5450_2005.html. Acesso em: 27 maio 2019.

artigo 55 da referida lei, essas cláusulas são fundamentais em todo o contrato, ademais, deve haver também a previsão da obrigação de manutenção de todas as condições de habilitação exigidas no edital durante toda a execução contratual, sob pena de advir penalidades previamente estabelecidas119.

É nesse momento, em que grande parte das práticas sustentáveis, deve estar objetivamente definida e veiculada, essas previsões de sustentabilidade referem-se às condições em que será prestado o serviço, elas devem estar relacionadas ao objeto contratual e podem decorrer da inserção de normas socioambientais ou de outras obrigações estabelecidas de forma justificada pela Administração Pública para a execução do serviço. Essas obrigações acessórias as quais o fornecedor estará vinculado durante toda a vigência do contrato, em algumas situações, poderá expor certo nível de subjetividade quanto a sua aplicação e fiscalização, devido à natureza educativa de algumas exigências, conforme quadro exemplificativo abaixo:

Quadro 4 - Critérios de Sustentabilidade nas Obrigações da Contratada

OBJETO OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

Serviços de Limpeza e Conservação

Observar a não utilização de produtos que contenham substâncias agressivas à camada de ozônio na atmosfera, conforme Resolução CONAMA Nº 267 de 14 de setembro de 2000;

Usar produtos de limpeza e conservação de superfícies e objetos inanimados que obedeçam às classificações e especificações determinadas pela ANVISA;

Adotar medidas para evitar o desperdício de água tratada e para a preservação dos recursos hídricos, nos termos da Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997 e da legislação local, considerando a política socioambiental do órgão;

Realizar programa interno de treinamento de seus empregados visando à adoção de práticas para redução de consumo de energia elétrica, de consumo de água, redução de produção de resíduos sólidos e coleta seletiva, observadas as normas ambientais vigentes; Proceder ao recolhimento dos resíduos recicláveis descartados, de forma seletiva, bem como de pilhas, baterias, frascos de aerossóis e lâmpadas, de acordo com o programa de coleta seletiva do órgão em observância ao Decreto n° 5.940/2006;

Observar a destinação adequada aos resíduos gerados durante suas atividades, em consonância com o programa de coleta seletiva do órgão;

Evitar o desperdício de embalagens e a geração de resíduos sem reaproveitamento;

119 BRASIL. Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o Art. 37, inciso XXI, da Constituição

Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

Observar a Resolução CONAMA nº 20, de 7/12/94, e legislação correlata, quanto aos equipamentos de limpeza que gerem ruído no seu funcionamento.

Fonte: BRASIL, (2014, p.13).

Em Instrução Normativa mais recente, o MPOG mais uma vez enfatizou a importância da inserção de critérios e práticas sustentáveis nos procedimentos licitatórios, quando elevou àqueles ao mesmo nível de importância ao do planejamento da contratação, à seleção de fornecedor e à gestão do contrato. Nessa IN, de nº 05 de 23 de maio de 2017, onde dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública Federal, determinaram de forma inequívoca, que as contratações desse tipo de serviço devem observar os critérios e práticas de sustentabilidade, inclusive, no seu Anexo VI-B, que trata das recomendações para o Termo de Referência/Projeto Básico na contratação de Serviços de Limpeza e Conservação, enfatizou- se a importância da presença das exigências de sustentabilidade ambiental na execução do serviço.

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A pesquisa é um “procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos120”. Ela deve ser utilizada quando não há disponibilidade de informações suficientes para a resolução do problema, ou ainda quando há uma desorganização das informações, não sendo possível relacioná-las.

A pesquisa também pode ser definida como um “procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”, devendo haver um processo de investigação sistemático e controlado, que requer a preexistência de conhecimentos e de uma metodologia adequada121.

A metodologia tem como desígnio fornecer uma orientação geral que facilite o planejamento da pesquisa, favorecendo a formulação de hipóteses, coordenando as investigações, realizando experiências e auxiliando a interpretando de resultados122.

Os conceitos apresentados serviram de base para a definição dos procedimentos metodológicos necessários para viabilizar a pesquisa proposta, os quais serão apresentados a seguir.