• Nenhum resultado encontrado

OS ALUNOS E SEUS ENTENDIMENTOS SOBRE AS AULAS DE ARTES E AS TIC

PROFESSORES X ALUNOS : DOIS OLHARES , UMA MESMA QUESTÃO

OS ALUNOS E SEUS ENTENDIMENTOS SOBRE AS AULAS DE ARTES E AS TIC

Os questionários respondidos pelos alunos também são imprescindí- veis para a compreensão da conjuntura educacional envolvendo esta temá- tica. Quando questionados sobre como têm sido as aulas de Artes na escola, os alunos apontaram quais suas impressões sobre essas aulas. A Tabela 2 apresenta o número dos alunos que gostam, dos que não gostam ou dos que gostam em parte de como as aulas de Artes acontecem na escola.

Tabela 2 - A recepção dos alunos para o ensino de Artes

Recepção sexto ano/mat. sétimo ano/mat. sexto ano/vesp. sétimo ano/vesp. Total Gostam 33 10 61 11 115 Não gostam 08 12 01 02 23 Gostam em parte 03 01 06 02 12 TOTAL 44 23 68 15 150

Fonte: Elaborado pelo autor (2015).

O que fi cou claro nas informações apresentadas pelos alunos é que, o que mais conta neste caso é se os alunos gostam ou não do professor, e não nas aulas em si. Os que apresentaram seu descontentamento esclareceram que não gostavam das aulas porque escreve-se o tempo todo, sem muitas atividades práticas. É importante ressaltar que os alunos do sétimo ano, em especial os do turno matutino, foram os que mais se sentem descontentes com a forma como as aulas têm sido conduzidas.

Ao serem questionados se eles consideram importante a utilização das TIC como ferramenta pedagógica, se obtiveram os seguintes dados:

Tabela 3 - O entendimento dos alunos quanto ao uso das TIC como ferramenta pedagógica Consideração dos alunos sexto ano/mat. sétimo ano/mat. sexto ano/vesp. sétimo ano/vesp. Total Consideram importantes 47 23 60 15 145 Não consideram importantes 1 0 2 0 3

Depende das TIC 1 1 0 0 2

TOTAL 49 24 62 15 150

Fonte: Elaboração da autora (2015).

Figura 1 - A aceitação dos alunos pelas TIC

Fonte: Elaboração da autora (2015).

A partir dos dados da Tabela 3 e da Figura 1, fi cou evidenciado que praticamente 100% dos alunos consideram importante que, nas aulas de Artes, sejam utilizados os recursos tecnológicos como suporte educacio- nal. Com exceção de cinco alunos, dos quais pode-se perceber que um deles não entendeu a questão e respondeu que preferia que os trabalhos em Artes fossem desenvolvidos manualmente, os outros dois alunos afi rmaram que dependia das tecnologias, se fosse o celular eles não achavam bom; os dois

Considera importante Não considera importante Depende da TIC

restantes simplesmente negaram a sua importância educacional. As res- postas destes alunos vão de encontro com a vontade da maioria esmagadora dos discentes, que reconhecem a importância da presença das TIC nas salas de aulas como recursos didáticos. Foi importante observar a defesa de um dos alunos do sétimo ano, do turno vespertino, que justifi cou a sua escolha ao escrever que: “A ciência tecnológica avança no mundo. Dentro da escola, ou

melhor das salas deve-se trabalhar.” (C. S. R., 2015)

Ao serem perguntados sobre quais são os recursos tecnológicos mais utilizados pelos professores durante as aulas, foram apresentados os se- guintes números:

Tabela 4 - Recursos tecnológicos utilizados pelos professores

Ordem Recurso tecnológico Quantidade

1º Computador/notebook 64 2º Nenhum 61 3º Projetor 45 4º Celular 32 5º TV 16 6º DVD player 5 7º Aparelho de som 8

Fonte: Elaboração da autora (2015)

É importante verifi car que os alunos citaram que estes recursos são utilizados esporadicamente, e com a função apenas de apresentação dos conteúdos ou exibição de vídeos, nos casos dos computadores e projeto- res, bem como meio de realizar pesquisas com o celular. Grande parte dos educandos também destacou que não era utilizado nenhum recurso tec- nológico nas aulas, sendo que muitos dos que apresentaram esta informa- ção pertenciam àmesma classe dos que citaram algum tipo de TIC. Desta forma, verifi ca-se que são tão poucas as vezes que estes recursos têm sido levados para a sala de aula, que estes até desconsideram que tenham sidos utilizados.

Quando perguntado sobre quais as preferências tecnológicas dos alu- nos para serem introduzidas nas aulas, o levantamento dos dados chegouà seguinte conclusão:

Tabela 5 - Preferências tecnológicas dos alunos

Ordem Recurso tecnológico Quantidade

1º Computador/notebook 70 2º Nenhum 61 3º TV 47 4º Celular 31 5º DVD player 27 6º Tablet 11 7º Projetor 9 8º Aparelho de som 8 9º Ipad 1

Fonte: Elaboração da autora (2015)

Nota-se com isso que os três campeões na preferência dos alunos são os que eles mais estão familiarizados e que fazem parte do seu dia a dia, dentre os quais se destaca em primeiríssimo lugar o computador, seguido da TV e do celular. Assim, é evidente o fascínio que as tecnologias compu- tacionais causam na mente dos jovens. Por isso, é interessante que os pro- fessores façam uso destes recursos para atrair a atenção dos alunos, pois, trazendo para a sala de aula as tecnologias do contexto dos estudantes, fi ca mais fácil a compreensão destes em determinados assuntos que, de outra forma, se tornaria monótono e sem qualquer sentido. Assim sendo, os alu- nos terão a oportunidade de ter um desenvolvimento educacional mais sa- tisfatório. Entretanto, este fato esbarra na falta de preparo dos professores e na ausência de parte destes equipamentos na escola.

Também foi questionado como os alunos consideram que seja uma boa aula. Em todas as turmas, os alunos que responderam as questões mani- festaram que nela deveria estar presente algum tipo de recurso tecnológico

dos citados anteriormente. Essa noção de que as TIC podem fazer a diferen- ça nas aulas é justifi cada ao observar que na pesquisa os alunos manifesta- ram que as aulas em que os professores utilizaram alguns destes recursos eram vistas pelos mesmos como uma boa aula.

Além disso, eles acrescentaram também que, para que uma aula fosse considerada boa por eles, era necessário que houvesse professores simpáti- cos, criativos; que as aulas fossem divertidas e diversifi cadas; que houvesse respeito com os professores e colegas; que fossem aulas sem bagunça e que a família atuasse junto aos professores no papel de educar. Estes alunos que responderam à questão manifestaram certa maturidade ao perceber que a educação é feita de um conjunto de indivíduos que juntos buscam um alvo comum, que é a educação.

APROXIMAÇÕESEDISTANCIAMENTOSNASRESPOSTASENTREPROFESSORES