• Nenhum resultado encontrado

8 META-AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA NO SENAC/BA

8.1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA NO SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma instituição sem fins lucrativos, criada e organizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), de acordo com o disposto no artigo 2, do Decreto-Lei n 8.621, de 10 de janeiro de 1946, para o fim de organizar e administrar, no território nacional, escolas de aprendizagem comercial. A partir de 1998, com a criação da Faculdade SENAC São Paulo, o Sistema SENAC passou a oferecer cursos de pós- graduação e, em 2008, conta com seis faculdades: SENAC Rio Grande do Sul, SENAC Santa Catarina, SENAC Rio de Janeiro, SENAC Minas Gerais, SENAC Goiás, SENAC Pernambuco e com o Centro Universitário SENAC São Paulo, com a oferta de diferentes cursos de especialização de educação profissional nas diversas áreas de comércio de bens e serviços.

Em 1947, o SENAC, em iniciativa conjunta com Serviço Social do Comércio (SESC) e com a colaboração de emissoras associadas, criou a Universidade do Ar, em São Paulo. O seu objetivo era oferecer não apenas aos comerciários paulistas, mas a toda comunidade interessada

cursos comerciais através do rádio. Os programas eram produzidos em São Paulo, gravados em discos de vinil e repassados às emissoras do interior, que programavam as emissões das aulas. Em 1950, chegou a atingir 318 localidades e a atender cerca de oitenta mil alunos. Além dos programas de rádio, a Universidade do Ar previa a utilização de apostilas e cadernos de exercícios. As provas eram elaboradas por técnicos do SENAC e aplicadas pelos profissionais locais.

Em 1976, foi criado o Sistema Nacional de Teleducação de modo a atender à crescente demanda por novas oportunidades de profissionalização. Nesse contexto, o Departamento Nacional criou, em 1995, um setor destinado exclusivamente à EAD – o Centro Nacional de Educação a Distância (CEAD). O CEAD do SENAC Nacional é responsável pela promoção, acompanhamento e avaliação do desenvolvimento das programações de EAD no Sistema SENAC, bem como pela produção dos materiais necessários ao pleno funcionamento dessa modalidade de educação, tais como: CD-livro eletrônico, DVDs, CD-áudio e CD-ROM.

Em março de 2005, a instituição SENAC, através do Departamento Regional (DR) da Bahia, sob a coordenação do Centro de Educação e Tecnologia (CEAD), foram oferecidas à comunidade baiana e adjacências as duas primeiras turmas de pós-graduação lato senso a distância21. Uma, referente ao Curso de Educação a Distância, e a segunda turma, ao Curso de Educação Ambiental. O SENAC foi credenciado ― através da Portaria nº 554, de 12 de março de 2004 (DOU nº 50 de 15/03/2004), nos termos do art. 6 da Resolução CNE/CES nº 1 de 2001 e tendo em vista o Parecer nº 0024 de 28/01/2004, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, – para a oferta de programas de pós-graduação lato sensu a distância. Nesse contexto, após o credenciamento do CEAD, em 2004, como instituição credenciada para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu a distância, foi criada a Rede EAD SENAC (SENAC. DN, 2008)

Os cursos de pós-graduação lato sensu da Rede SENAC são planejados pelo Departamento Nacional, através do Centro Nacional de Educação a Distância em parceria com os Departamentos Regionais, visando o pleno atendimento das finalidades da Instituição. Os cursos

21 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, através do Artigo 80, e o Decreto nº 5622/2005

regulamentaram a Educação a Distância em todos os níveis de ensino e de educação continuada, e a Resolução CNE/CES nº 1/2001 estabeleceu as normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. A Portaria 838, de 03 de abril de 2006, retifica o parágrafo 1º da Portaria 554, regulamentando o credenciamento da instituição pelo prazo de 5 (cinco) anos e renovação mediante processo de avaliação.

possuem 360 horas distribuídas em treze meses ― trezentas horas correspondem à carga de leitura (textos e vídeo) e à realização das atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE, e 60 horas correspondem à participação nos três momentos presenciais obrigatórios: aula inaugural; prova final e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC; e tempo de tutoria dedicado à orientação na elaboração do projeto final.

Esses cursos são construídos de forma modular e, na maioria dos casos, cada módulo é desenvolvido e ministrado por um tutor diferente. Cada tutor atende até 40 alunos, e essa comunicação ocorre, preferencialmente, por internet, fax ou telefone. A metodologia utilizada baseia-se na construção de uma proposta pedagógica, que privilegia a combinação de procedimentos didáticos próprios da educação a distância, tais como utilização de vários meios (CD-livro eletrônico, DVD, CD-áudio e CD-ROM) e o AVA. Os recursos didáticos são elaborados e produzidos pelo CEAD, do Departamento Nacional, em parceria com as coordenações dos cursos de pós-graduação dos Departamentos Regionais.

Em relação à infra-estrutura, cada unidade da Rede EAD SENAC de pós-graduação possui uma sala de multimeios, com TV, aparelho de DVD, computadores com acesso à internet, impressora, além de uma biblioteca e acesso ao acervo completo do Sistema SENAC na internet, através da Base Mercúrio22, que é a integração consolidada de todas as bibliotecas do Sistema, onde poderão ser encontrados outros títulos complementares e periódicos. É disponibilizado um serviço 0800 para suporte tecnológico.

O SENAC/Ba, no primeiro semestre de 2008, período da coleta de dados da presente investigação, estava oferecendo cinco cursos de pós-graduação lato sensu a distância, totalizando onze turmas, dentre essas quatro já concluídas e cinco turmas em andamento. Os cursos são:

Curso de especialização em Educação a Distância (360 h) – quarta turma em andamento (início em abril de 2008) - tem por objetivo capacitar profissionais para planejar, executar e avaliar projetos em Educação a Distância. Para tal, pretende-se que os cursistas se tornem qualificados para trabalhar com essa modalidade de ensino, desenvolvendo e colocando em prática propostas pedagógicas, e que utilizem de forma adequada as metodologias, os recursos tecnológicos, materiais e humanos disponíveis. O curso está organizado em cinco módulos: Educação e Educação a Distância; Tutoria on-line; Gestão em EAD; Planejamento e Produção de

cursos a distância; e Metodologia e Projetos e Metodologia da Pesquisa, além da Orientação do TCC.

Curso de especialização em Educação Ambiental (360 h) - terceira turma em andamento (início em abril de 2008) - o público-alvo é formado por diferentes profissionais que estejam envolvidos no desenvolvimento e/ou na coordenação de projetos na área ambiental e também aqueles que buscam dominar os conteúdos e as metodologias específicas de Educação Ambiental. Como objetivo geral, o curso visa capacitar o aluno para a construção do conhecimento no âmbito da educação ambiental a partir dos conteúdos relativos à temática ambiental contemporânea, dentro de uma abordagem crítica dos temas, teorias e metodologias. O curso está organizado em quatro módulos: Sociedade, Natureza e Desenvolvimento; Princípios de Ecologia e Conservação da Natureza; Meio Ambiente e Cidadania; e Educar para a Sustentabilidade; além da Orientação do TCC.

Curso de especialização em Gestão Educacional (360 h) - segunda turma em andamento (fase final do curso - apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso). O curso é direcionado aos gestores de organizações privadas de ensino básico, superior e profissionalizante, seus diretores e coordenadores, e demais interessados em desenvolver competências adequadas para enfrentar situações de competitividade crescente nesse mercado. O programa de Gestão Educacional cria condições para elaboração e desenvolvimento de estratégias de gerenciamento de processos e pessoas, propiciando o alcance dos objetivos sociais e econômicos dessas organizações. O curso está organizado em quatro módulos: Gestão Estratégica; Marketing Educacional; Gestão de Pessoas nas Organizações Educacionais e Financeira nas Organizações Educacionais; além da Orientação do TCC.

Curso de especialização em Artes Visuais: cultura e criação (360 h) - primeira turma em andamento (início em maio de 2008) - curso voltado para profissionais que atuam no amplo campo da visualidade e que necessitem avançar em sua atividade profissional. Sua proposta é instigar a imaginação formal desses profissionais, através da observação, da pesquisa, da experimentação e da análise de obras visuais modernas e contemporâneas, reunindo artes visuais, arquitetura, cinema, fotografia, design, moda e figurino. O curso estimula a reflexão permanente do profissional sobre sua própria produção ao expandir sua cultura visual e artística, demonstrando a interação existente entre procedimentos técnicos e processos artísticos diversos.

O curso está organizado em três módulos: Artes visuais: um campo em expansão; Linguagens visuais: especificidades e inter-relações; Pesquisa e produção.

Curso de especialização Gestão da Segurança de Alimentos (360h) - primeira turma em andamento (início em maio de 2008) - tem por objetivo capacitar profissionais para superação de carências existentes na garantia da qualidade e segurança dos alimentos, ampliando a visão do mercado como um todo. Pretende-se que os cursistas se tornem qualificados para trabalhar com sistemas de gestão e controle de perigos nos alimentos, minimizando ou eliminando os agentes responsáveis pela deterioração ou transmissão de doenças nas cadeias de produção, armazenamento e processamento de alimentos. O curso está organizado em cinco módulos: Alimentos e qualidade; Processamento e agentes de contaminação de alimentos; Sistemas de gestão da Segurança de alimentos; Legislação, sociedade e mercado; além da Orientação do TCC.

Com base na experiência do SENAC, é importante refletirmos sobre dois aspectos:

Primeiro, a experiência do SENAC em cursos de pós-graduação na modalidade presencial não garante, por si só, sucesso nos cursos a distância, contudo a experiência em educação superior presencial pode ser um fator de grande relevância, pois a equipe de educadores, independentemente dos meios de comunicação e seus processos de gestão, levam consigo a concepção de educação e a compreensão sobre os processos de ensino, aprendizagem e, sobretudo, o modelo de avaliação da aprendizagem. Entretanto, a docência on-line requer algumas competências e habilidades que são peculiares e necessárias à gestão da avaliação a distância, por exemplo, definição de critérios de acompanhamento e avaliação dos participante nos fóruns, no chat, no wiki; elaboração e pactuação de indicadores de auto-avaliação na educação a distância; utilização de múltiplas possibilidades de atividades avaliativas oferecidas pelos ambientes virtuais de aprendizagem adota pela instituição e o feedback processual, individual e coletivo, no AVA.

Segundo aspecto, o SENAC possui 61 anos de experiência com cursos na modalidade a distância, com ênfase na educação profissional, mas esse fator não implica necessariamente que se obtenha sucesso nos cursos de pós-graduação lato sensu a distância, pois o objetivo maior do curso de pós-graduação lato sensu é a produção e socialização de novos conhecimento em uma determinada área de conhecimento, e essa dimensão extrapola a prática profissional. E no que se refere especialmente à avaliação da aprendizagem, a certificação passa por alguns procedimentos

obrigatórios regulamentados por leis educacionais que a diferencia da educação profissional, dentre eles, a construção do TCC e posterior apresentação para uma banca examinadora.

É importante reconhecer que um dos avanços significativos do SENAC, ao longo de sua história, é a produção de materiais de apoio aos cursos a distância, tais como: CD-livro eletrônico, DVDs, CD-áudio e CD-ROM. A Rede EAD SENAC conta com: Centro de Produção de Material Impresso (CPMI), Centro de Produção de Rádio e Televisão (CPRTV) e Setor de Desenvolvimento de Sistemas (SDS), além da infra-estrutura (salas, biblioteca, laboratórios, auditório, tecnologias para videoconferência etc.) nas suas unidades. Contudo, esse aspecto é tão necessário quanto a formação e experiência da equipe de gestores e “tutores” na elaboração de políticas e práticas de avaliação da aprendizagem na educação on-line, em cursos de pós- graduação lato sensu.