• Nenhum resultado encontrado

SEÇÃO 5. RESULTADOS DAS ANÁLISES REFERENTES ÀS CONCEPÇÕES

5.5 A avaliação no cotidiano da Educação Infantil

5.5.1 Percepções sobre o processo avaliativo no cotidiano

Com a finalidade de acompanharmos como se dão as práticas avaliativas na instituição, estabelecendo um contato pessoal e estreito com os sujeitos da pesquisa, realizamos uma observação estruturada. Os sujeitos foram quatro professoras do Maternal14 (crianças de 3 anos e meio). Duas professoras trabalham no período vespertino e duas no matutino, e cada turma possui 14 crianças.

A observação estruturada é um tipo de observação planejada, almejando atender critérios preestabelecidos. A observação utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade, é realizada em condições controladas para responder propósitos preestabelecidos. Dessa forma, “[...] o observador sabe o que procura e o que carece de importância em determinada situação, deve ser objetivo, reconhecer possíveis erros e eliminar sua influência sobre o que vê ou recolhe”. (MARCONI; LAKATOS, 1999, p. 90).

Para realizar a observação, elaboramos um roteiro com alguns aspectos importantes da rotina diária a serem considerados, como relação das professoras com as crianças; interação e afetividade das crianças com as professoras e com seus pares; acompanhamento das professoras nas atividades diárias; valorização do trabalho da criança; tomada de decisões das professoras; direito de se expressar das crianças (as crianças são ouvidas?) e contato das professoras com as famílias. Convém ressaltar que os aspectos elucidados foram observados dentro de todo contexto e não isoladamente.

14 A turma do maternal é formada por um grupo de crianças cuja faixa etária é de 3 anos e meio. Algumas crianças já fizeram 4 anos. No ano seguinte, as crianças irão para a pré-escola.

A observação aconteceu nos meses de outubro a dezembro. A frequência foi de 5 dias por semana, em período integral na primeira semana. Depois, fizemos a observação em dois dias da semana, em semanas alternadas. Já no último mês, a frequência ocorreu uma vez por semana, em períodos alternados.

A instituição possui uma rotina elaborada pela coordenadora para que haja um melhor aproveitamento dos espaços e um planejamento das atividades a serem elaboradas durante a semana. Ter uma rotina estabelecida auxilia o trabalho do professor e garante um atendimento de qualidade e tranquilidade para as crianças.

De acordo com Barbosa (2006), a rotina é compreendida como uma categoria pedagógica “[...] que opera como uma estrutura básica organizadora da vida cotidiana diária em certo tipo de espaço social, creches ou pré-escola. Devem fazer parte da rotina todas as atividades recorrentes [...] na vida cotidiana coletiva, mas nem por isso precisam ser repetitivas.” (BARBOSA, 2006, p. 201).

A rotina, na Educação Infantil, possui relevância por apresentar uma regularidade na organização do tempo tão necessária às diferentes idades. As atividades que se repetem regularmente passam a atuar como reguladores do tempo para as crianças, permitindo que elas se organizem no espaço e no tempo por meio de referências que se tornam estáveis. Ao criar algumas referências na instituição, a criança é capaz de antecipar atividades que ocorrerão, tendo a possibilidade de organizar seu tempo, sentindo-se mais confiante (BRASIL, 2013).

Explicitamos como ocorre a rotina, de forma geral, para depois elucidarmos alguns de seus aspectos significativos, atinentes ao objeto de estudo.

A chegada das crianças ocorre entre as 7 e 8 h da manhã. As crianças são recepcionadas pela coordenadora e por outra professora que está no pátio. As mães ou responsáveis entram com as crianças e conversam com a professora (da turma), quando têm algo específico para falar. Na sala está a professora da turma esperando por eles com pecinhas de encaixe. Na maioria dos dias observados, as crianças brincavam no tapete da sala de aula, todavia, em alguns dias, também brincavam nesse primeiro momento na mesa com outros tipos de peças.

O café da manhã15 é servido mais ou menos às 7h30, e a criança escolhe se irá tomá-lo ou se apenas acompanhará o grupo. Após o café, a outra turma do maternal

fica geralmente localizada em outro espaço próximo ao pátio. Após brincarem com as pecinhas, a professora inicia a roda de conversa.

Essa rotina se repete diariamente, e as crianças aparentemente já estão bem acostumadas. A professora da outra turma segue a mesma rotina: entrada/acolhimento e roda de conversa. Apesar de as duas professoras dividirem a sala, elas não estão juntas todos os dias na roda de conversa.

Na roda de conversa, a professora explica sobre as atividades que irão desenvolver, canta, conversa com as crianças e depois as leva para o banheiro, para higienização. Depois, as crianças retornam para a sala, onde fazem as atividades propostas pela professora. Geralmente, a professora propõe duas atividades previamente planejadas e, em seguida, as crianças vão para o almoço. O almoço é servido geralmente às 10h e 30min. Após a refeição, as crianças escovam os dentes e seguem para a sala de repouso16.

No repouso, as crianças dormem e acordam por volta das 13 h. Algumas crianças que ficam na instituição apenas no período matutino retornam para a casa, nesse momento. No período das 12 às 13h, as crianças ficam com duas professoras em cada turma, pois as professoras da tarde iniciam suas atividades ao meio dia. Enquanto as crianças dormem, as duas professoras da manhã preenchem a agenda diária de todas as crianças e passam o desenrolar do dia para as professoras da tarde.

Após despertar, as crianças vão para o café da tarde, que é servido no pátio, em torno da 13h30. Depois, retornam para a sala de aula ou para algum lugar específico previsto na rotina, a fim de executar suas atividades. Os espaços utilizados pelas professoras são: sala de aula, solário, pátio17, parque, tanque de areia e sala de televisão. Às 16 h, inicia-se a servir o jantar e, após esse horário, as crianças retornam para a sala de aula ou para o parque. Nesse momento, algumas crianças que usam transporte particular vão embora e também começam a chegar alguns responsáveis para buscá-las. Às 17h e 30 min, a maioria das crianças já foi embora.

De acordo com o PPP da instituição, a rotina é flexível, podendo haver modificação; todas as atividades da rotina diária são realizadas através dos eixos norteadores do RCNEI (1998): linguagem oral escrita, artes, natureza e sociedade, música, movimento e matemática.

16 A sala de repouso é a mesma sala na qual ocorrem as atividades diárias.

17 O pátio é bem amplo, de forma que as professoras utilizam esse espaço para a realização de diversas atividades, como faz de conta, atividades recreativas, motoras etc.

Consideramos imprescindível que haja essa flexibilidade. O fato de a rotina buscar regularidade no dia a dia com as crianças não implica uma organização rígida e inflexível do tempo e não significa que as atividades sejam feitas do mesmo modo, todos os dias. Por isso, é de suma importância o planejamento, demandando que o professor esteja atento à dinâmica do seu grupo de crianças e às suas características coletivas e individuais (BRASIL, 2013).