• Nenhum resultado encontrado

5 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

5.1 Plano de Desenvolvimento

A escola pesquisada está inteiramente comprometida na melhoria contínua dos serviços oferecidos.

O foco do desenvolvimento é sempre a melhoria na qualidade do programa educacional. Todos os planos de desenvolvimento são guiados pela ‘Missão, Filosofia, Propósitos e Objetivos’ da Escola, pelo Regulamento Interno da escola e pelo Estatuto da Associação, mantenedora da Escola. O processo de 10 anos de credenciamento do CIS (Conselho das Escolas Internacionais) fornece um monitoramento externo e um sistema de orientação para auxiliar todo desenvolvimento e o plano estratégico da escola.

O plano de desenvolvimento cobre todas as áreas da escola e uma variação de escala de tempo. É um processo dinâmico, pelo qual planos a curto prazo apóiam e informam os planos de médio e longo prazo, e vice-versa. Os documentos do planejamento incluem:

Curto-Prazo: planos de desenvolvimento e de ação que são

estabelecidos para a entrega do programa educacional. Os Planos a curto prazo consistem em um processo contínuo e incluem o Programa de Estudo para semana e os planos de aula/unidade.

Médio-Prazo: planos de desenvolvimento e estratégicos (de 3 a 5 anos)

que cobrem todos os aspectos do desenvolvimento da escola e o desenvolvimento profissional do seu quadro de funcionários. Todos os níveis gerenciais estão envolvidos num plano a médio-prazo. Os planos

variam de um assunto mais específico e planos departamentais a um plano para toda Escola e dos planos de desenvolvimento de gerência educacional.

Planos a médio prazo, quando apropriados, são divididos nas áreas determinadas pelo processo de credenciamento do CIS. Todos os planos cobrem as áreas dos funcionários, recursos e facilidades com o objetivo de informar o processo orçamentário.

Os níveis gerenciais envolvidos num planejamento a médio prazo são:

1. Coordenadores de Matérias e de Departamentos, Coordenador de Orientação Vocacional e o Departamento Administrativo.

2. Coordenadores das unidades, Coordenadores das seções, todas as áreas da Escola (Biblioteca, Tecnologia de Informação, Desenvolvimento do Quadro de Funcionários, Desenvolvimento das Instalações e Comunidade, Saúde & Segurança, Proteção e Financeiro).

3. Conselho Gerencial Educacional e Conselho Administrativo Escolar.

Longo-prazo: planos (10 anos) que delineiam a direção estratégica total

ou “visão” da escola e incluem o Plano de Estratégia de Dez Anos e um apoio ao Plano Financeiro de 10 anos. Os planos de longo prazo são revisados e pré-aprovados pelo Comitê de Desenvolvimento do Conselho que o apresenta para aprovação final pelo Conselho de Diretores da Associação.

O Plano Estratégico de Dez Anos esboça as principais características do crescimento futuro da escola e o desenvolvimento das instalações e construções da escola.

Um amplo Plano Financeiro de Dez Anos fornece uma visão a longo prazo dos aspectos financeiros da escola, incluindo o Fundo Geral e o Fundo de Desenvolvimento.

Um grupo de seis Principais Objetivos Anuais é derivado do Plano de Dez Anos e reflete as principais áreas de desenvolvimento para o ano seguinte. Recomendações para os Objetivos Anuais são feitas no final de novembro, quando é revisado o Plano de Dez Anos e revistos os objetivos do ano atual. As pessoas/grupos responsáveis são:

1. Foco da Escola: Conselho Gerencial Educacional, Conselho Administrativo Escolar, aprovado pelo Conselho de Diretores da Associação.

2. Objetivo do Conselho – Conselho de Diretores da Associação. 3. Objetivo Gerencial – Conselho Gerencial Educacional, Conselho

Administrativo Escolar.

4. Objetivo de Botafogo – Coordenador das Seções/ Conselho Gerencial de Botafogo.

5. Objetivo da Urca – Coordenador das Seções / Conselho Gerencial de Botafogo.

6. Objetivo da Barra – Coordenador das Seções / Conselho Gerencial da Barra.

Seguindo as discussões do Conselho, as contribuições e aprovações no final de junho, os Principais Objetivos são publicados no jornal da

escola. O diretor do país de origem da Escola reporta ao Conselho da Diretoria da Associação e à Reunião Geral Anual da Associação, em abril, que inclui uma retrospectiva da extensão que a Escola alcançou seus objetivos. O relatório é também publicado no jornal da Escola e na página da Escola na internet, normalmente em maio.

O orçamento anual é confeccionado, aprovado e monitorado de perto pelo Conselho de Diretores da Associação, através do Comitê Financeiro. Um relatório anual é apresentado e aprovado pela Associação.

As premissas do orçamento são baseadas nos planos. O orçamento é, inicialmente, estabelecido pelo Conselho Administrativo Escolar e revisado e desenvolvido pelo Comitê Financeiro. O Tesoureiro do Conselho da Associação apresenta o orçamento anual e as taxas associadas para revisão e aprovação, em outubro, pelo conselho. O Comitê Financeiro monitora o orçamento com reuniões mensais nas quais tanto o orçamento quanto as previsões são revisadas.

O ciclo de planejamento é estruturado com o objetivo de alimentar com informações o orçamento anual e o plano financeiro de longo prazo com entrada de dados de todos os níveis gerenciais. O planejamento é iniciado com uma revisão do Plano Estratégico de Dez Anos e das realizações alcançadas no atual ano, em novembro. A revisão do plano a médio prazo ocorre durante os meses de abril e maio, em todos os níveis simultaneamente. O retorno de informações entre os vários níveis gerenciais durante o processo assegura que as áreas de desenvolvimento mais importantes sejam compartilhadas.

As principais fases do ciclo de planejamento são:

1. Fevereiro/Março: Objetivos estabelecidos pela Revisão do Plano Estratégico de Dez Anos (desde o último Novembro).

2. Abril: Aprovação do Plano Estratégico de Dez Anos pela Associação. O Diretor reporta ao Conselho de Diretores da Associação.

3. Abril/Maio: Planejamento para o ano seguinte, envolvendo todos os níveis gerenciais trabalhando dentro dos Objetivos.

Planos de Seções:

• Coor denador es

• Coor denador es de Mat ér i a/ Depar t ament o

• Todos os Depar t ament os da Escol a

• Car r ei r a e Or i ent ação

• Depar t ament os Admi ni st r at i vos Educaci onai s: - Currículo (incluindo todas as áreas da escola) - Avaliação

- Aconselhamento e Cuidado Pastoral - Vida e Serviços Estudantis

- Recursos - Instalações

- Quadro de Funcionários

- Desenvolvimento do Quadro de Funcionários - Pais/Comunicações

• Pl anos das Ár eas de t oda Escol a: - Biblioteca

- Tecnologia de Informação (ICT)

- Desenvolvimento do Quadro de Funcionários,

Desenvolvimento e Comunidade

- Saúde, Proteção, Segurança e Financeiro

• Pl ano de Desenvol vi ment o do Consel ho Admi ni st r at i vo Escol a (SMT)

• Pl ano de Desenvol vi ment o do Consel ho da Associ ação

4. Maio/Junho: Aprovação da Diretoria dos Objetivos Principais para o ano seguinte. Todas as propostas de orçamento são apresentadas ao Gerente Administrativo e Financeiro.

5. Agosto/Setembro: Apresentação do orçamento preliminar ao Conselho da Associação.

6. Outubro: Aprovação do orçamento pelo Conselho da Associação. 7. Novembro: Conselho da Associação e os principais executivos da

Escola revisam o Plano e os Objetivos de Dez anos para o próximo ano.

O Planejamento Anual está diretamente relacionado ao Orçamento, como se destaca abaixo:

Fevereiro: Custos atuais disponíveis para todos os controladores do orçamento.

Abril/Maio: Planejamento financeiro para o próximo ano.

Junho: Todas as informações do orçamento para Administração. Julho: Elaboração do primeiro orçamento.

Desenvolvimento

Estratégico

De Ação

Avaliação