• Nenhum resultado encontrado

4. Análise e Discussão dos Resultados

4.1 Plano Diretor de Barueri e Legislações relacionadas a sustentabilidade

“Se queres prever o futuro, estuda o passado.” Confúcio

O Plano Diretor Estratégico [PDE] de uma cidade segunda Noleto (2016) consiste em uma lei de caráter municipal, é responsável por identificar as necessidades prioritárias da população, desta forma o PDE deve ser específico e adaptado para cada município. Villaça (2004 p.238) traz como definição para o Plano Diretor como um:

“plano a partir de um diagnóstico científico da realidade física, social, econômica, política e administrativa da cidade...apresentando um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano”

Pode-se definir também o Plano Diretor como um instrumento básico da política de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do município conforme Constituição Federal de 1988, artigos 182 e 183 (Lei nº415, 2017).

Conforme estabelecido pela Lei Federal 10.257 em julho de 2001, no Estatuto da Cidade os Planos Diretores são obrigatórios para cidades que possuam mais de 20.000 habitantes, seja parte integrante de uma região metropolitana (Noleto, 2016).

A revisão do PDE da cidade de Barueri teve seu início com a instauração do grupo de trabalho para revisão do Plano Diretor, composto pelos secretários de planejamento e urbanismo, recursos naturais e meio ambiente, obras, desenvolvimento econômico e trabalho, finanças, transportes e mobilidade urbana, habitação, negócios jurídicos, através do Decreto n. 8.036 de 03 de Dezembro de 2014. Neste momento o grupo engajado na participação popular utilizou de uma pesquisa domiciliar com 22 questões, tendo por objetivo os alunos e familiares da rede de ensino municipal e os servidores municipais (Lei nº415, 2017). Conforme indicado no PDE, a cidade de Barueri é dividida em 10 setores nomeados de setores de A até J, Figura 21, e a partir desta setorização se subdivide as infraestruturas e planejamentos urbanos da cidade (Lei nº415, 2017). O foco do estudo desta dissertação, foi considerado os recortes dos setores C, H e I, indicado na área tracejada em vermelho na Figura 21.

Figura 21. Mapa de Setorização da Cidade de Barueri PDE Fonte: Lei nº415 (2017), tratamento da imagem pela autora

Ainda dentro dos mapas de resultados e análises apresentados na revisão do PDE quanto ao uso do solo, a maior concentração de uso não urbano está localizada nos bairros da Aldeia da Serra, Altos e parte do Califórnia, com uma maior concentração de áreas não construídas devido às grandes áreas verdes. No setor C, existe uma predominância de uso residencial na parte norte, na parte sul uma predominância de uso misto, comercial e serviços, e de acordo com registros do Sistema da Secretaria de Planejamento e Urbanismo em 2014, o setor C consta com 12% de irregularidades nas construções, onde consta o maior número de residenciais e condomínios fechados de alto padrão (Lei nº415, 2017). A forma de separação do uso e espaço do solo na cidade de Barueri segue a lei de zoneamento, da forma que a cidade é dividida em faixas para usos distintos e setorizados representado na Figura 22. Os recortes trabalhados têm como macrozonas as classificações do ZPEI-1, ZPEI-2, ZUQ-2 indicado na área tracejada em vermelho na Figura 22.

Área Estudo 2

Figura 22. Mapa de Zoneamento da cidade de Barueri Fonte: Lei nº415 (2017), tratamento da imagem pela autora

Dentro dessas macrozonas, existe uma divisão de zonas homogêneas quanto ao uso e ocupação do solo, a fim de permitir que cada macrozona tenha um uso mais diversificado, podendo receber o atendimento das infraestruturas básicas de forma distribuída ao longo das macrozonas. Dessas divisões em zonas homogêneas, o PDE apresenta dois mapas, Figura 23 com a ocupação até o ano de 2004 quanto a divisão de zoneamento e a Figura 24 com a ocupação do ano de 2014. Desta forma é possível visualizar a evolução na ocupação do solo do município, bem como auxiliar nas decisões quanto às adequações no uso e ocupação do solo.

Dentro da faixa de 10 anos desenhada entre um mapa e outro, pode-se observar um grande adensamento urbano, que se confirma se compararmos com o gráfico da Figura 16 onde o IDHM da cidade em uma faixa também de 10 anos, entre 2000 e 2010 tem um avanço de 0,10, elevando a posição da cidade em 47º colocada dentro do ranking nacional do IDHM. Outro dado que confirma esse crescimento populacional é o apresentado na Tabela 10, onde na mesma faixa entre os anos de 2000 e 2010 dos censos do IBGE, as áreas de recorte de estudo apresentaram um crescimento populacional de 42,40% no caso da área de estudo 1 e 42,93% na área de estudo 2, porcentagens muito similares entre ambos recortes, e representadas nas mudanças de zoneamento e índices de densidade e ocupação dos espaços das Figuras 23 e 24.

Área Estudo 2

Figura 23. Ocupação 2004 Zonas Homogêneas e Divisões quanto ao Uso e Ocupação do Solo (mapa 70 do PDE)

Fonte: Lei nº415 (2017), tratamento da imagem pela autora

Figura 24. Ocupação 2014 Zonas Homogêneas e Divisões quanto ao Uso e Ocupação do Solo (mapa 71 do PDE)

Fonte: Lei nº415 (2017), tratamento da imagem pela autora

Área Estudo 2

Área Estudo 1 Área Estudo 2

Dentro do estudo dos dois recortes da cidade de Barueri, foi estudado conforme informado no PDE representado na Figura 24, os zoneamentos ZH-R2 SER setor de uso estritamente residencial, ZH-E2 SUD setor de uso diversificado, ZH-E3 SUPI setor de uso predominantemente industrial, ZH-E1 SRCS setor de uso restritivo de comércio e serviço e ZH- R5 SPCR setor de uso predominantemente comercial e residencial no caso do Estudo 1, e ZH- R1 SRA setor de uso predominantemente residencial de alta densidade e ZH-R1 SCH setor de uso de conjunto habitacional para fim social, para o caso do Estudo 2, indicado na área tracejada em vermelho das figuras, posteriormente na Tabela 14 será apresentado as características construtivas de cada um destes setores, a fim de ser possível uma melhor análise morfológica dos espaços.

Dentro desses zoneamentos, segundo PDE existem áreas específicas relacionadas a habitação de interesse social, a fim de suprir a carência habitacional do município, conforme mapa da Figura 25, apresentam-se as áreas de interesse social relacionadas.

Figura 25. Ocupação 2014 de Áreas de interesse Social (mapa 85 do PDE) Fonte: Lei nº415 (2017), tratamento da imagem pela autora

E dentro do recorte do estudo 2 encontramos conforme Figura 26 alguns conjuntos habitacionais de interesse social, no setor H os conjuntos Vale dos Rios e o Verona, e a frente de acesso do Recanto Phrynea, e no setor I os conjuntos São Paulo, São Paulo I, Morada das Rosas e Jardim Paulista (Lei nº415, 2017).

Área Estudo 2

Figura 26. Mapa dos conjuntos habitacionais dos setores H e I (mapa 95 do PDE) Fonte: Lei nº415 (2017)

Os equipamentos urbanos são importantes dentro do planejamento, a fim de suprir as necessidades de lazer, saúde e educação do cidadão, devendo ser idealizado a atender a toda população de forma equilibrada. Barueri é conhecida por ter uma boa infraestrutura urbana, as escolas da região, um total de 140 escolas entre rede municipal e estadual, sendo que destas 25 maternais, 28 escolas municipais de educação infantil, 49 escolas municipais de educação fundamental, 7 escolas municipais de educação infantil e fundamental, 2 complexos escolares, 19 escolas estaduais, 9 escolas técnicas e 1 faculdade, representado na Figura 27; utiliza um cálculo de raio de 1,5km de distância máxima entre o aluno e a escola e caso o estudante não resida dentro dessa área de abrangência é disponibilizado um transporte gratuitamente. Ao total são 2 escolas dentro do setor C, 22 escolas no setor H e 22 escolas no setor I, áreas relacionadas ao estudo de caso, sendo que no quadrante de recorte é apresentado no mapa da Figura 27, dentro da área de recorte do setor H temos um maternal, duas escolas municipais de educação infantil, três escolas municipais de educação fundamental. Nas áreas próximas a linha de recorte nos setor C temos uma escola técnica municipal, no setor H uma escola municipal de educação fundamental e um maternal, e dentro do setor I um maternal e uma escola municipal de educação fundamental (Lei nº415, 2017).

Figura 27. Mapa da rede municipal de educação (mapa 97 do PDB) Fonte: Lei nº415 (2017), tratamento da imagem pela autora

Dentro da área do recorte 1 pode-se observar uma “carência” no atendimento público educacional, isso se dá devido às características do zoneamento mais empresarial e comercial da região, com uma grande proporção da área destinada a essas construções, a parcela restante ocupada por loteamentos residenciais de alto padrão com baixa densidade demográfica.

Com relação a segurança, a guarda civil municipal atua em conjunto com a polícia civil e militar, patrulhando 24 horas a cidade, possui videomonitoramento e pontos estratégicos de segurança. Dentro do setor C apresenta um posto da polícia militar e uma base do pelotão da força tática da polícia militar, dentro do setor H um posto da polícia militar (Lei nº415, 2017). Durante a observação participante, foi levantado um número maior de unidades de policiamento e vigilância sob manutenção e administração de uma Associação, que será mais bem detalhada no Capítulo 4.4.

A saúde municipal de Barueri conta com 31 unidades entre clínicas de especialidades, hospital municipal, farmácia municipal, unidade básica de saúde e pronto socorro, conforme Figura 28 (Lei nº415, 2017). Dentro do recorte de estudo no setor H, está a unidade básica de saúde Dr. Adauto Ribeiro, com um atendimento de 9,87% da população municipal. E da mesma forma que na área educacional, o setor C não apresenta dentro do PDE nenhuma unidade de saúde devido suas características de zoneamento.

Área Estudo 2

Figura 28. Mapa da área de abrangência de atendimento das unidades básicas de saúde municipais (junção dos mapas 123 e 124 do PDE)

Fonte: Lei nº415 (2017), tratamento da imagem pela autora

Relacionado às áreas de esportes, lazer e cultura da cidade de Barueri, sua infraestrutura municipal conta com 76 equipamentos de esporte e lazer, apresentados na Figura 29, como 32 quadras, 14 ginásios de esportes e 4 centros esportivos com aulas de diversas modalidades, 1 estádio, 3 academias e 9 praças de esportes ao ar livre, 8 pistas de skates, 4 conchas de bocha. O estádio Arena Barueri conta com um centro de treinamento de atletas com estrutura completa para o desenvolvimento de atletas (Lei nº415, 2017). Dentro da área a ser estudada, encontramos no setor H um ginásio de esportes e uma quadra esportiva. A cultura da cidade é beneficiada com o acesso às mais diversas formas de entretenimento, com a promoção de eventos teatrais, musicais, dança, artes plásticas, o município ainda dispõe de oficinas e escolas culturais de dança, artes plásticas, música e teatro para a população. A estrutura conta com um teatro, onze bibliotecas, um centro de evento, um museu da bíblia, um centro cultural, dois postos de informação ao turista, um museu municipal, conforme Figura 30 (Lei nº415, 2017). O setor H dispõe de uma biblioteca.

Área Estudo 1

Área Estudo 2

Figura 29. Mapa dos equipamentos esportivos e de lazer (mapa 141 do PDE) Fonte: Lei nº415 (2017), tratamento da imagem pela autora

Figura 30. Mapa dos equipamentos de cultura (mapa 142 do PDE) Fonte: Lei nº415 (2017), tratamento da imagem pela autora

Para o desenvolvimento da revisão do Plano Diretor, a cidade de Barueri utilizou de pesquisa entre os munícipes no ano de 2015, a fim de entender melhor a população atendida em cada setor, bem como a estrutura das residências e opiniões relacionadas aos serviços municipais prestados em sua região. Dentro da esfera de perguntas, trabalhamos com o foco nos setores envolvidos na área de recorte de estudo, que são os setores C, H e I, recortes esses baseados no ranking de IDHM apresentado pelo Atlas Brasil (2019), e baseado no Censo 2010 do IBGE. O mapeamento realizado pela prefeitura dentro dos três setores está representado na Tabela 13.

Área Estudo 1

Tabela 13. Recorte resumo dos resultados apontados do questionário realizado na revisão do Plano Diretor da cidade de Barueri em 2015.

PLANO DIRETOR BARUERI PESQUISA 2015

Características dos Questionados Setor Total

Setores Perguntas relacionadas ao deslocamento da população Setor Setores Total

C H I C H I

Quantitativo Local onde o responsável da família trabalha (%):

Nº de questionários entregues 5.327 16.771 14.497 98.861 Cidade de Barueri perto de casa 23,77 15,84 17,10 21,43

Nº de retornos de questionários 1.370 7.707 6.148 41.053 Cidade de Barueri em outro bairro 29,40 30,37 30,10 28,27

% de retorno dos questionários 25,72 45,95 42,41 41,53 Em outra cidade 37,93 35,80 35,95 33,02

Há quanto tempo sua família reside na cidade de Barueri (%): Em casa 2,54 5,28 4,31 4,79

< 2 anos 4,24 2,85 5,60 5,83 Não trabalha 1,63 7,95 9,15 7,43

2 a 5 anos 10,33 11,38 11,26 11,36 Não respondeu 4,72 4,76 3,39 5,05

6 a 10 anos 11,81 14,07 14,20 12,90 Transporte utilizado pelo responsável da família para ir ao trabalho (%):

11 a 20 anos 17,34 23,44 22,70 19,83 Bicicleta 1,27 3,05 0,80 1,95

> 20 anos 42,23 39,24 40,24 43,29 Ônibus 22,24 45,23 47,64 41,68

Não respondeu 14,02 6,06 6,00 6,79 Perua/van 2,89 2,23 2,43 2,44

Qual o ramo de atividade o(a) responsável pela renda familiar trabalha (%): Veículo próprio 61,66 25,94 28,84 30,71

Autônomo 19,00 17,30 18,02 17,87 Não utiliza transporte 6,33 11,84 11,68 12,76

Comércio 17,56 19,66 13,70 13,33 Outro 3,25 5,28 4,38 4,60

Indústria 14,87 18,48 15,71 18,67 Não respondeu 2,35 6,43 4,22 5,86

Profissional registrado 4,30 2,38 2,44 2,61 Transporte utilizado pelo estudante da família para ir à escola (%):

Servidor público 21,33 10,86 11,45 11,50 Bicicleta 2,00 2,12 0,46 1,27

Serviços 9,14 9,84 11,69 10,63 Ônibus 3,45 12,06 9,91 12,63

Desempregado 1,79 7,70 9,74 7,54 Perua/van 81,82 29,54 30,51 35,41

Outro 9,86 14,75 14,40 13,27 Veículo próprio 9,82 8,69 10,03 10,11

Não respondeu 2,15 5,03 2,86 4,58 Moto 0,55 0,24 0,46 0,51

Perguntas relacionadas ao deslocamento da população A pé 0,73 43,53 46,88 36,20

As compras rotineiras são feitas principalmente (%): Não respondeu 1,64 3,82 1,77 3,87

Perto de casa 52,58 68,38 55,99 53,86 Número de veículos da família (%):

Em outro bairro 20,25 9,33 19,25 18,33 1 49,91 42,87 46,72 45,12

Em outra cidade 12,26 9,12 13,69 11,24 2 30,24 9,28 8,42 10,89

No centro de Barueri 11,90 9,12 9,75 12,81 3 ou mais 6,31 2,72 2,39 2,81

Não respondeu 3,02 4,06 1,32 3,76 Não tem 11,32 37,67 37,76 34,22

Não respondeu 2,23 7,45 4,71 6,96

PLANO DIRETOR BARUERI PESQUISA 2015 Perguntas relacionadas a Infraestrutura

do imóvel C Setor H I Setores Total Perguntas relacionadas aos serviços públicos C Setor H I Setores Total

O imóvel onde reside é (%): O atendimento médico mais utilizado pela família é (%):

Próprio quitado 52,21 31,01 30,08 33,85 Hospital público 26,18 36,14 33,26 32,33

Próprio financiado 14,02 8,03 13,30 8,86 Posto de saúde 25,00 49,38 46,24 44,35

Alugado 17,53 33,94 32,58 30,18 Convênio médico 44,09 14,13 18,42 18,90

Cedido 10,89 17,20 15,74 17,53 Particular 2,70 0,90 0,99 1,31

Invadido 0,74 1,24 0,72 0,90 Outro 0,68 0,44 0,39 0,44

Outro 2,58 4,17 5,26 4,32 Não respondeu 1,35 3,01 0,61 2,67

Não respondeu 2,03 4,42 2,32 4,34 Quais os melhores serviços públicos em seu bairro (aponte 3 alternativas) (%):

O abastecimento de água da sua residência é feito através (%): Abastecimento de água 11,67 10,59 12,04 12,14

Rede pública de distribuição de água 0 91,35 90,96 90,96 Arborização e paisagismo 4,27 2,03 2,81 2,58

Cisterna 0 0,93 1,01 1,01 Área de lazer 6,33 5,18 5,06 5,06

Poço 0 0,74 1,24 1,24 Coleta de lixo 16,87 17,84 17,47 17,41

Outro 0 2,14 2,21 2,21 Comunicações 1,49 1,52 1,39 1,46

Não respondeu 0 4,84 4,59 4,59 Educação 8,90 15,29 14,14 14,11

O lançamento de esgoto de sua residência é feito (%): Esgoto coletado 4,41 4,04 4,14 3,88

Rede coletora pública de esgoto 81,65 84,23 81,94 81,94 Esporte e lazer 4,13 5,43 4,50 4,54

Rede coletora particular de esgoto 5,32 3,72 4,03 4,03 Trânsito 2,14 1,80 1,90 1,85

Fossa séptica 6,06 3,19 4,57 4,57 Iluminação 5,48 5,50 5,76 5,60

Lançamento a céu aberto 73,00 1,18 1,53 1,53 Limpeza das ruas e praças 4,91 4,62 6,04 5,40

Não respondeu 6,24 7,68 7,93 7,93 Parques e jardins 3,13 2,90 2,98 3,35

A destinação do lixo domiciliar é feita (%): Pavimentação 3,56 2,88 2,86 2,88

Caminhão de lixo 95,00 94,42 97,96 94,88 Regularização de lotes 1,21 0,93 0,77 0,83

Depositado em terreno baldio 0,93 0,40 0,38 0,55 Saúde 3,70 6,61 5,89 5,29

Depositado na estrada 1,67 0,37 0,13 0,42 Segurança 3,91 3,74 4,22 3,59

Enterrado 0,19 0,28 0,35 0,37 Transporte coletivo 6,48 5,32 5,49 5,47

Queimado 0,19 0,56 0,28 0,42 Não respondeu 7,40 3,69 2,53 3,54

Não respondeu 2,04 3,97 0,91 3,35

Perguntas relacionadas ao serviço público C H I Total Set. Perguntas relacionadas ao serviço público C H I Tot. Set. O que você gostaria que melhorasse em nossa cidade (aponte 3 alternativas) (%): O que você gostaria que melhorasse no seu bairro (%):

Abastecimen to de água 1,89 4,46 3,01 3,27 Abastecimento de água 2,72 3,07 4,50 3,28

Arborização e paisagismo 3,00 1,90 2,00 2,07 Agência de correio 3,69 4,59 3,25 4,09

Área de lazer 5,13 6,33 6,15 6,80 Arborização e paisagismo 3,82 1,76 2,18 2,12

Atendimento nos postos de saúde 11,25 14,77 13,78 13,12 Áreas de lazer 8,04 7,15 7,83 7,82

Comércio 3,42 1,75 3,23 2,62 Caixa eletrônico e casa lotérica 4,99 8,07 2,52 7,95

Educação 8,88 6,51 7,20 7,03 Coleta de lixo 1,04 1,09 1,25 1,17

Emprego 5,50 10,19 10,66 10,22 Comércio 2,66 3,24 1,50 2,62

Hospital 12,10 13,51 13,73 13,41 Diminuição da violência 8,10 9,52 11,42 9,41

Iluminação 3,48 3,49 3,77 3,59 Emprego 3,95 8,15 8,54 7,84

Limpeza 4,83 4,69 3,69 4,11 Ensino médio 3,18 2,48 2,54 2,92

Ofertas de atividades culturais 4,16 3,07 3,78 3,68 Escola técnica 4,85 6,92 7,45 6,91

Pavimentação 2,26 1,12 0,99 1,18 Estacionamento 2,98 2,16 2,56 2,39

Preservação ambiental 2,51 2,26 2,10 2,24 Frequência do transporte coletivo 4,60 3,46 3,10 3,28

Regularização de lotes 1,77 1,68 2,11 1,99 Iluminação 4,47 3,85 3,47 3,57

Segurança 9,72 10,60 9,90 10,32 Limpeza e varrição das ruas e praças 3,89 3,50 4,05 3,54

Trânsito e estacionamento público 8,07 4,33 4,79 5,08 Pavimentação 3,18 0,93 1,16 1,19

Transporte coletivo 4,46 4,60 4,91 4,42 Posto de saúde 7,26 9,06 9,92 8,31

Transporte urbano 1,65 1,87 2,16 1,94 Pré-escola e creche 2,92 3,61 4,11 3,58

Não respondeu 5,93 2,88 2,05 2,91 Regularização dos lotes 1,43 1,68 1,54 1,64

Quais os principais problemas ambientais em nossa cidade (aponte 2 altern) (%): Segurança 8,88 8,91 8,70 8,14

Coleta seletiva 7,24 8,94 7,38 7,51 Telefone público 0,97 1,74 1,64 1,45

Desmatamento 6,55 4,26 5,03 5,17 Trânsito 5,51 3,25 3,51 3,68

Erosão 0,61 0,99 1,12 1,03 Não respondeu 6,87 2,40 3,25 3,37

Esgoto 7,39 7,35 7,95 7,44 Qual a principal característica da cidade de Barueri que queremos (%):

Água 3,89 5,64 4,91 4,88 Cidade do entretenimento e lazer 7,79 14,87 12,70 13,55

Áreas verdes 7,09 6,34 5,68 6,37 Cidade do turismo e negócios 3,46 4,96 5,55 4,99

Consciência ambiental 8,92 8,26 9,93 8,95 Cidade centro cultural 2,60 2,67 2,96 3,06

Lixo nas ruas 11,74 17,67 15,76 15,28 Cidade modelo em educação 58,48 52,71 54,09 53,07

Poluição dos rios e lagos 16,84 12,60 14,55 14,19 Cidade centro comercial 2,60 3,67 4,01 3,82

Poluição do ar 10,67 11,50 10,32 12,03 Cidade prestadora de serviços 4,84 10,46 11,11 10,23

Saneamento 2,74 3,09 3,24 2,83 Cidade inteligente e sustentável 0 0 0 0

Resíduos sólidos 3,66 2,37 2,71 2,50 Cidade tecnopolo 0 0 0 0

Outros e não respondeu 12,65 11,60 11,41 11,90 Cidade industrial 0 0 0 0

Não respondeu 20,24 10,67 9,59 11,29

(continuação Tabela 13.)

A pesquisa domiciliar foi desenvolvida pela secretaria de planejamento e urbanismo com o objetivo de conhecer as características e a dinâmica da cidade com o levantamento da realidade econômica, habitacional e social, e levantar as necessidades e reivindicações dos munícipes para auxiliar na elaboração do plano de ação e busca de melhorias. Barueri não é uma unidade territorial homogênea e sim um resultado da soma de frações com diferentes demandas e realidades e justamente por isso que o município foi divido em dez setores dentro do plano diretor (Lei nº415, 2017).

O fator de mais de 60% dos cidadãos afirmarem residir há mais de 10 anos no município, com uma porcentagem de mais de 30% com imóveis próprios quitados e 9% com imóveis próprios financiados solidifica o alto grau de envolvimento dos munícipes com a cidade, a consolidação das raízes e desta forma o interesse no desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida dentro da cidade. O fato de 90,96% dos entrevistados apontarem que possuem abastecimento de água, 81,94% possuem coleta de esgoto e 94,88% ter coleta de lixo através da rede pública aponta, segundo a avaliação do Lei nº415 (2017), que a administração pública municipal deve manter a qualidade e pontualidade desses serviços, planejando para o aumento populacional e por consequência, que a demanda não comprometa o atendimento dos mesmos. Situações a serem melhoradas na gestão pública tem como relação às atividades culturais e esportivas, não obstante a melhoria no atendimento médico, justamente por ter uma alta demanda em seu uso com 32,33% no hospital público e 44,34% nos postos de saúde. Outro fator relevante a ser observado, é que 53,86% das compras rotineiras das famílias são realizadas próximo às residências, o que apresenta uma redução no deslocamento dos munícipes e a característica de espaços multiusos, mesmo com o zoneamento distinto e demarcado do PDE, demonstrado um comércio ativo dentro do município, atendendo boa parte da demanda dos seus moradores, mas ainda permitindo uma grande expansão de evolução e portanto uma necessidade de incentivar o aumento das práticas comerciais próxima a população.

Se efetuarmos essa mesma análise de forma setorizada, a fim de comparar os dois recortes de estudos, podemos perceber algumas diferenças em relação às duas áreas, por meio que na área de estudo 1 apresenta-se 59,57% são moradores a mais de 11 anos no município, já na área de estudo 2 se buscarmos uma média entre os dois setores (H e I) obteremos 47,81% de residentes a mais de 11 anos na cidade, isso demonstra um crescimento muito mais recente do bairro da área de estudo 2, o que justifica-se com a implantação das unidades habitacionais de interesse social apresentadas na Figura 26. Os demais levantamos possuem muitas

similaridades com a média geral do município, com exceção no número e veículos da família, onde a área de estudo 1 apresenta uma média 20% superior à média municipal, e 22% superior em relação área de estudo 2, apresentando uma maior dependência da área 1 quanto o deslocamento através do automóvel, o que é reforçado na pergunta quanto ao uso do transporte pelo responsável da família, onde 61,66% dos moradores da área de estudo 1 utilizam de veículo próprio em se deslocamento, enquanto apenas 25,94% dos moradores da área de estudo 2 utilizam de veículo próprio e 30,71% da média municipal utilizam de seu veículo para o deslocamento ao trabalho.

Outro ponto de grande diferença entre as duas áreas é quanto ao uso da estrutura pública de saúde, a frequência de uso dos postos de saúde e hospital público na área de estudo 1 equivale à metade da porcentagem dos usuários deste mesmo serviço na área de estudo 2, os moradores da área 1 utilizam 30% mais o convênio médico e os atendimentos particulares em relação aos munícipes da área 2 de estudo.

Com relação às expectativas e desejos dos cidadãos em relação ao bairro e a cidade, observou-se na pesquisa novamente uma equiparidade nas porcentagens das respostas, com poucas diferenciações como por exemplo a educação e saúde, onde a área de estudo 2 apresenta uma porcentagem 6% superior positivamente na identificação da educação ser um serviço de qualidade e 3% superior positivamente na identificação de melhor qualidade na prestação de serviços de saúde. Em contraponto, ao serem perguntados o que gostariam que melhorasse dentro da cidade a área de estudo 1 busca mais a melhoria no trânsito com 4% a mais que a área 2 e educação com 2% a mais. Já os munícipes da área de estudo 2 almejam mais a melhoria no emprego com 5% superior à área de estudo 1.

O interessante deste levantamento participativo realizado pela prefeitura, foi que dentro das observações dos munícipes o maior problema ambiental apontado é com relação a poluição dos rios e lagos, no caso em questão o Rio Tietê que corta a cidade, e realmente dentro do trecho urbano está poluído, e na sequência os lixos depositados nas ruas. Ao serem perguntados sobre as principais características que os usuários visualizam na cidade de Barueri, diversas características foram apresentadas como opções, inclusive de ser uma “Cidade inteligente e sustentável”, onde em nenhuma das áreas de estudo foi apontada esta como uma característica da cidade, sendo que a característica mais pontuada pelos munícipes foi ser uma cidade modelo em educação.

Em relação às demais legislações aprovadas e em vigor na cidade de Barueri, dentro do