• Nenhum resultado encontrado

2 TI – Tecnologia da informação

2 METODOLOGIA DA PESQUISA

2.2 PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DO MODELO

introduzidas no modelo a partir de novas rodadas de pesquisa sistemática. Nesta linha, o modelo foi construído desde o início de forma iterativa com a colaboração de empresas do setor que o modelo procura atender. O planejamento da pesquisa foi guiado para a descoberta, análise e composição dos artefatos conceituais necessários tendo em vista o seu objetivo, que foi o da concepção (e posterior avaliação) do modelo de inovação colaborativa.

Importante ainda ressaltar que em relação a abordagem do problema, uma pesquisa pode ser enquadrada como qualitativa ou quantitativa (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007). Este trabalho de tese enquadra-se como sendo qualitativo, através de um modelo constituído por artefatos conceituais, não baseado em modelos matemáticos, embora indicadores quantitativos possam ser aplicados na aferição das consequências da aplicação do modelo de inovação colaborativa proposto.

2.2 PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DO MODELO

Dado o enquadramento metodológico da pesquisa, uma variação de procedimentos de pesquisa foi aplicada, combinando, em diferentes etapas do projeto, a pesquisa bibliográfica, a experimentação do modelo com base em alguns casos, e participante quando do envolvimento de empresas-usuárias em algumas das etapas da pesquisa.

Seguindo o ciclo de Pesquisa-ação, foram planejadas revisões sistemáticas de literatura visando atender ao problema de pesquisa e o cenário em que o modelo deveria atuar. Após compilado os resultados das revisões, se efetuava mudanças e adequações ao modelo proposto. Cenários hipotéticos de funcionamento do modelo foram montados para fins de verificação. O resultado era apresentado ao grupo de empresas (com especialistas na área e usuários finais do modelo) que avaliavam o modelo. Com base na resposta do grupo, novos ciclos de melhoria eram planejados.

O trabalho foi apoiado fundamentalmente por uma revisão sistemática da literatura (SLR) (KITCHENHAM et al., 2009) em repositórios reconhecidos de artigos científicos. A procura de artigos focou nos temas de software, SOA, inovação, Redes Colaborativas de Organizações e MPMEs. Complementarmente, alguns artigos recomendados por especialistas e via pesquisas mais focadas ad-hoc (em sites como Google Scholar, por exemplo) foram utilizados. Considerando-se que há muitos projetos de pesquisa que têm pesquisado

o tema geral de inovação, uma pesquisa na base de dados CORDIS de projetos de pesquisas europeus foi também realizada.

Além da participação de empresas ao longo do desenvolvimento do modelo, este foi exposto à comunidade científica internacional, na forma de artigos para conferências na área, visando tanto identificar problemas como reforçar decisões de projeto tomadas. O modelo foi evoluindo iterativamente com base nos retornos colhidos dos pareceres de avaliação de artigos nas conferências e nas apresentações feitas às empresas até considerá-lo finalizado para fins de tese. Ao final, o modelo foi apresentado à especialistas da indústria de software para fins de avaliação.

Em uma primeira etapa do projeto foram efetuadas quatro pesquisas bibliográficas. Primeiramente, foram feitas revisões bibliográficas de diversos conceitos relacionados com o tema de inovação, como por exemplo: definições, tipologias, conceito de inovação aberta/fechada. Na sequência, outra revisão bibliográfica foi efetuada com foco nos modelos de inovação, sendo pesquisados as características gerais de cada modelo, o seu foco, as etapas e/ou processos, e a evolução dos modelos de inovação ao longo do tempo. Em terceiro lugar, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica sobre a arquitetura SOA e serviços de software, as tecnologias utilizadas, os princípios de orientação a serviços, e metodologias de desenvolvimento. Finalmente, foi pesquisado o constructo de Redes Colaborativas de Organizações como forma de apoiar o desenvolvimento colaborativo. A estratégia geral do projeto de pesquisa foi a de aproveitar os aspectos fundamentais de outros modelos de inovação, adaptando e estendendo, adicionando novos constructos e novos elementos de suporte, a fim de refinar o modelo para que ele atuar no cenário proposto nesta tese.

Em uma segunda etapa da pesquisa, foi conduzida uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de se identificar o estado da arte em modelos de inovação para serviços de software SOA e temas correlatos. Esta pesquisa foi conduzida em repositórios de artigos e na base de dados de projetos do CORDIS3. Além disso, se constatou a

necessidade de determinar constructos/elementos que apoiassem os processos que compõe o modelo e assim serem utilizados para melhor desempenhar as tarefas necessárias em cada processo/fase do modelo. Em suma, visou-se determinar quais elementos deveriam estar presentes em

3 CORDIS - Community Research and Development Information Service, Comissão europeia que divulga informações e resultados de projetos financiados pela União europeia - http://cordis.europa.eu/

uma iniciativa de inovação para apoiar os processos em um ambiente de MPMEs autônomas em rede.

Após a consolidação dos conceitos, da realização da revisão bibliográfica e o levantamento do estado da arte, foi feito um levantamento de requisitos necessários ao modelo proposto de maneira a atender ao cenário vislumbrado no problema de pesquisa. Uma proposta inicial de um modelo foi concebida e foi apresentada a um grupo de empresas provedoras de serviços de software que fizeram uma avaliação preliminar do modelo. Além disto, o modelo foi também avaliado por alguns especialistas que colaboram com o grupo de pesquisa GSIGMA da UFSC.

Ao longo das pesquisas verificou-se que alguns elementos necessários de serem suportados pelo modelo a ser proposto já eram cobertos por outros modelos de inovação, que por sua vez se baseavam em outros modelos considerados “clássicos” na literatura. Portanto, como estratégia geral da pesquisa, optou-se por se aproveitar o máximo possível de artefatos já existentes e adaptá-los e estendê-los à medida das necessidades identificadas em termos de requisitos levantados. Finalmente, diante de várias lacunas observadas nesses artefatos frente ao cenário desejado, novos artefatos tiveram que ser desenvolvidos nesta tese e adicionados coerentemente ao modelo proposto.

Os próximos capítulos detalham esses procedimentos e descrevem os resultados das várias ações mencionadas.