• Nenhum resultado encontrado

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.2 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

A coleta de dados representa, de acordo com Fontelles et al. (2009), “a fase na qual o pesquisador vai a campo para implementar todas as ações previstas no projeto inicial”. Portanto, esta fase descreve o momento de coleta do material para análise, de acordo com os objetivos de seu estudo e os instrumentos técnicos utilizados para tal. (FONTELLES ET AL., 2009).

Neste estudo foi aplicado o método de estudo de caso, sendo, de acordo com Ventura (2007), uma forma de “adquirir conhecimento do fenômeno estudado a partir da exploração intensa de um único caso”.

Assim, os procedimentos técnicos adotados para a coleta de dados, de acordo com os objetivos específicos deste trabalho e o método de estudo de caso (VENTURA, 2007), estão listados no Quadro 3.

Quadro 3 - Procedimentos Técnicos

Objetivo Procedimento Etapa

a)

Identificar boas práticas quanto às estruturas de gestão de projetos no Guia PMBOK® e em literatura complementar

Pesquisa bibliográfica Revisão de Literatura

b) Revisar a estrutura de gestão de projetos existente na empresa estudada

Análise documental, Observação direta, Entrevistas em profundidade Coleta de Dados c)

Levantar necessidades da gestão de projetos na empresa estudada e traduzir

em requisitos à estrutura Entrevistas em profundidade, Análise qualitativa Coleta e Análise dos Dados

d) Confrontar os requisitos identificados com a literatura revisada

Elaboração de requisitos, Cotejamento entre teoria e

prática

Elaboração de Resultados Fonte: Elaborado pela autora.

Inicialmente, para fundamentar os resultados do estudo de caso, foram, como pode ser consultado na Seção 2 deste trabalho, identificadas boas práticas quanto às estruturas de gestão de projetos por meio de uma revisão bibliográfica usando como base principal as dez áreas de conhecimento do Guia PMBOK® (PMI, 2004). Formando hoje o principal pré-requisito para uma pesquisa científica, a pesquisa bibliográfica ou revisão de literatura pode ser aplicada independente do objeto de estudo e da área de conhecimento, e consiste em “um conjunto ordenado de procedimentos de busca por soluções” relacionadas ao problema de pesquisa (LIMA; MIOTO, 2007).

No contexto do estudo de caso, aplicado no setor de projetos em uma agência digital, será, na Seção 4, por meio de uma análise documental, observação direta e de entrevistas em

profundidade revisada e analisada a estrutura de gestão de projetos existente na empresa em questão.

A análise documental “busca identificar informações factuais” em documentos os quais ainda não receberam tratamento analítico de nenhum autor e se orienta “a partir de questões e hipóteses de interesse” (CAULLEY apud LÜDKE e ANDRE, 1986). Desta forma, a pesquisa documental é considerada adequada para análises em estudos de casos, como na presente pesquisa. Conforme demonstra o Quadro 4, para este estudo foram analisados quatro tipos de planilha, três tipos de emails, quatro documentos eletrônicos textuais e o conteúdo de duas ferramentas.

O instrumento da observação direta é caracterizado pelo objetivo de “captar a realidade que se pretende analisar” (BAPTISTA; CUNHA, 2007) diretamente no contexto e nas condições originais. A observação pode ocorrer de maneira espontânea e não estruturada, participante não sistemática ou sistemática, onde precede uma etapa de planejamento com a definição dos objetivos e aspectos a serem analisados (BAPTISTA; CUNHA, 2007). A observação do setor e das práticas de gestão de projetos no estudo de caso do presente trabalho se deu por meio da participação não sistemática durante seis meses e em contato diário pela autora do trabalho.

Quadro 4 - Documentos revisados para o levantamento de dados Tipo Documento Planilha Cronograma Painel de Projetos Clientes x Produção Planilha Homologação Projeto

Ferramenta Jobber

Pauta da equipe de Projetos na ferramenta Jobber Relatório Horas na ferramenta Jobber

Email

Email Desenvolvedor para GP solicitando atenção dos Designers

Email Dúvidas Cliente Feedback Projeto Cliente

Documento Texto Online

Escopo Padrão Anotações kickoff Contrato de Projeto

Anotações Reunião de Repasse de Ajustes para Designer

Arquivos de Imagem da Ferramenta Invision

Layout primeira versão Layout aprovado Fonte: Elaborado pela autora.

A entrevista representa uma das técnicas mais utilizadas na pesquisa científica e mercadológica e atende aos requisitos da abordagem qualitativa com objetivo exploratório, uma vez que é possível, por meio dela, obter informações detalhadas a respeito das questões de pesquisa e compreender em profundidade determinadas situações (BAPTISTA; CUNHA, 2007). É por este motivo que a entrevista em profundidade foi escolhida como instrumento principal para a coleta

de dados neste estudo onde se procura entender mais a fundo as estruturas existentes e as exigências e necessidades para tal estrutura no setor de projetos de uma agência digital. Dentre os três tipos de entrevista; não-estruturada, semi-estruturada e estruturada, apresentados por Cunha (1982 apud BAPTISTA; CUNHA, 2007), optou-se pelo uso da entrevista semi-estruturada para, ao mesmo tempo, cobrir todas as áreas de conhecimento em gestão de projetos do PMBOK®, e garantir flexibilidade para a contribuição espontânea dos respondentes.

Foram realizadas quatro entrevistas com as principais partes interessadas nos projetos: o gestor de projetos, um(a) designer, um(a) desenvolvedor(a) front-end e o gestor comercial e sócio da agência. Não foi autorizado pela empresa estudada a entrevista de clientes. Aqui, é importante lembrar que no tratamento qualitativo “não é, como no quantitativo, indispensável o uso de “população” e “amostra”, podendo-se usar a nomenclatura “grupos de sujeitos” para definir aqueles que constituem os informantes da pesquisa” (RANGEL et al., 2018).

Objetivo destes dados coletados é, conforme o objetivo específico c), levantar necessidades da gestão de projetos na empresa estudada e traduzir em requisitos à estrutura, para posteriormente, fora do escopo deste estudo, poder escolher um conjunto de técnicas e ferramentas adequados para a gestão dos projetos futuros.

Visando uma posterior comparação da teoria e prática, serão, ao longo da análise dos dados levantados no estudo de caso, formulados requisitos a respeito das necessidades de estruturas em gestão de projetos encontradas na empresa estudada.

Para então, na Seção 5 da pesquisa aqui documentada, realizar o cotejamento entre a teoria e a prática, serão, conforme o objetivo d), comparados os requisitos de gestão de projetos, encontrados na coleta de dados em estudo de caso, com aquelas boas práticas levantadas pelo estudo do Guia PMBOK® (PMI, 2004) e outros autores relevantes.