• Nenhum resultado encontrado

TRABALHO DOCENTE COMO FOCO DE INVESTIGAÇÃO

7 • Trabalho docente:

2.2.1. Projetos de pesquisa desenvolvidos no país, nas últimas três décadas

Nesta parte do texto, apresentamos um levantamento analítico realizado nos textos sobre os projetos de pesquisa elaborados e desenvolvidos por pesquisadores brasileiros a partir da década de 1980 e que estão disponibilizados nos Currículos Lattes destes mesmos pesquisadores.

Nossa intenção foi a de organizar um conjunto de informações que nos permitisse compreender a evolução da pesquisa nacional sobre trabalho docente.

Tendo em vista que, majoritariamente, a pesquisa científica vem sendo realizada nos bancos acadêmicos, vinculada aos Programas de Pós-Graduação, entendemos que uma fonte rica de informações sobre esta área são os Currículos Lattes de pesquisadores que atuam na Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior.

Consideramos estas fontes confiáveis, na medida em que todos os Programas são submetidos a avaliações periódicas e um dos elementos analisados são os currículos lattes de seus pesquisadores que precisam manter suas bases de dados atualizadas. No entanto, também sabemos das limitações que estas fontes impõem às análises. Então, utilizamos as informações contidas nos currículos para compreendermos onde estão localizadas as pesquisas sobre trabalho docente no país, quais pesquisadores estão construindo esta parte da pesquisa acadêmica, como podemos compreender as expectativas e intenções das pesquisas sobre trabalho docente nas últimas décadas.

A análise dos textos explicativos sobre os projetos de pesquisa, além de nos informar a origem e os caminhos percorridos pelas pesquisas, também permite apontar o potencial para a continuidade da produção sobre diferentes aspectos do contexto educacional.

Procedimentos utilizados para a busca dos Currículos

Ressaltamos que, ao iniciarmos este levantamento, já tínhamos boas referências de autores brasileiros que vêm se debruçando sobre este tema em suas pesquisas. Este fato ajudou a refinarmos os critérios adotados para identificarmos os currículos e compormos uma amostra representativa para a análise.

Sabemos, contudo, que todo critério de busca não é infalível neste tipo de pesquisa em que o universo de coleta se apresenta grandioso e a busca se dá por critérios que nem sempre o pesquisador detém o controle. Nesse caso, corre-se o risco de ficarem de fora fontes importantes.

Assim, desde já, anunciamos que não temos a pretensão de considerarmos esta pesquisa como um trabalho que esgota a investigação, mas um trabalho que pode servir de referência e de fomento à pesquisas mais amplas, que possam se servir de outras fontes de informações.

1) Primeiro, definimos como descritores as palavras-chaves – Trabalho Docente, Trabalho de (ou do) Professor e Atividade Docente - que serviriam para a busca na Plataforma Lattes no site do CNPq.

2) Em seguida, acessamos o link Currículo Lattes, no ícone “buscar”, que abre a caixa exemplificada na figura abaixo.

Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar Acesso em: 04 out 2010 3) Realizamos a busca por “Assunto” utilizando as palavras-chaves, entre

aspas, indicadas no item 1.

4) Delimitamos a busca aos doutores, “Bolsistas Produtividade do CNPq”, independente do tipo de bolsa. Localizamos 158 currículos, dos quais selecionamos 69.

5) Após uma leitura geral dos currículos, percebemos que alguns pesquisadores, com os quais temos interagido por meio de suas produções, não estavam na listagem dos currículos coletados. Então, realizamos novamente a busca incluindo todos os doutores, sem aplicarmos o filtro “Bolsista CNPq”, como indicado no quadro acima. Este passo permitiu localizar um total de 1937 currículos encontrados com o descritor '"trabalho docente"; 19 currículos encontrados com o descritor '"trabalho de professor", 504 currículos encontrados com o descritor "trabalho do professor"'; 447 currículos encontrados com o descritor “atividade docente” (cf. caixa da Plataforma Lattes acima).

6) Realizamos uma comparação entre os nomes que havíamos coletados na primeira busca e reafirmamos que todos os currículos identificados, nesta

etapa, estavam contemplados; isso nos deu segurança com relação aos critérios adotados. Sabíamos, porém, que ainda faltavam currículos. Para fecharmos a busca, repassamos todas as páginas, coletando os currículos cujo pesquisador indicou ser “orientador de doutorado” ou “orientador de mestrado”, conforme a figura a seguir, Disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do> Acesso em: 04 out 2011.

Acesso em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar (04 de outubro de 2010) 7) Com o procedimento indicado no item anterior, localizamos mais seis

currículos perfazendo um total 75. Os critérios utilizados para a definição da amostra têm como pressuposto inicial que pesquisadores que possuem bolsa CNPq e aqueles que orientam em Programas de Pós-Graduação em Educação, necessariamente, participam e/ou coordenam Grupos de Pesquisa, nos quais desenvolvem projetos de pesquisas no campo educacional.

8) Durante a primeira etapa da análise de informações, já nos textos dos resumos dos currículos, identificamos outros dois pesquisadores indicados como coordenadores de projetos. Neste caso, fizemos a busca dos currículos pelos nomes, os quais foram incorporados nas fontes de informações. Com este último passo, fechamos um total de 77 currículos coletados e analisados.

A seguir apresentamos um gráfico representativo da distribuição dos projetos de pesquisa nos anos 2000.

Gráfico 1 – Número de Projetos de Pesquisa iniciados nos anos 2000 0 2 4 6 8 10 12 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

Observando o gráfico acima, percebe-se claramente que entre os anos de 2005 a 2008 houve um equilíbrio no interesse por pesquisas sobre trabalho docente, com um aumento considerável no ano de 2009.

Já, o decréscimo no número de projetos nos anos de 2010 e 2011 pode ser decorrente de que boa parte dos grupos de pesquisa ainda estarem com seus projetos em andamento. Acreditamos que, estamos vivenciando um movimento cíclico e, tão logo os projetos sejam concluídos, ocorrerá um novo crescimento na elaboração e desenvolvimento de pesquisas desta natureza.

Caracterizamos os projetos segundo alguns aspectos, com o intuito de identificarmos demandas para o avanço das pesquisas sobre esta temática.

Com relação aos níveis de ensino privilegiados para a investigação sobre o trabalho docente, a Educação Básica desponta como segmento que tem despertado o maior interesse dos pesquisadores. Foram trinta e nove incidências neste segmento distribuídos nas seguintes etapas de escolaridade:

• Trinta e três deles focaram o trabalho docente no Ensino Fundamental. Entretanto, encontramos poucas informações sobre as etapas de ensino – Séries Iniciais e/ou Séries Finais – nas quais tenham sido analisadas as ações dos professores. Apenas um projeto identificou as séries iniciais e três projetos, as séries finais. Os demais trataram genericamente do trabalho dos professores no Ensino Fundamental.

Também constatamos que quinze projetos buscam compreender o Trabalho Docente no Ensino Superior, cujos enfoques de pesquisa abarcam: a complexidade e intensificação do trabalho do professor universitário; representações sobre o trabalho docente, as políticas educacionais e a regulação do trabalho do professor universitário; o trabalho docente como processo de construção de conhecimento e competências profissionais; e o trabalho do professor pesquisador e formador. Com relação ao trabalho dos professores no Ensino Superior fica a demanda de estudos sobre as atividades de trabalho dos professores a partir de situações reais de trabalho.

Vinte projetos discutem o trabalho docente de maneira geral, sem focar, necessariamente, em um nível de ensino. Neste último caso, conseguimos identificar temáticas como: as produções científicas sobre trabalho docente em diferentes âmbitos, procurando regularidades sobre a metodologia, aportes teóricos e conceituações sobre o trabalho dos professores; sindicalismo dos professores; a regulação do trabalho docente nas políticas educacionais; a saúde do professor e, a história da profissão docente. Estes projetos não apresentaram como foco a prática pedagógica dos professores, tratam de questões abrangentes que abarcam diferentes dimensões educacionais maiores.

A distribuição dos projetos por nível de ensino pode ser observada no gráfico a seguir:

Com os principais eixos aglutinadores de estudos sobre trabalho docente no país, conseguimos compor um quadro demonstrativo das categorias que originam estes eixos, bem como do avanço das pesquisas nas últimas três décadas.

Quadro 2 – Organização das categorias de análise utilizadas na produção acadêmico-científica ao longo dos anos e suas variações de interesse.

Eixos aglutinadores Início dos Projetos (nº projetos no ano) Total de Proj.

Variações de interesse dentro de cada eixo aglutinador 1. Políticas educativas e trabalho docente (1) 1995 (1) 1999 (1) 2001 (1) 2002 (2) 2003 (1) 2004 (2) 2005 (1) 2006 (4) 2007 (1) 2008 (2) 2009 (1) 2010 19

• Mudanças e impactos na organização e realização do TD decorrentes das políticas publicas e das reformas educacionais no que diz respeito às práticas e condições de trabalho

• Novas ordenações do TD a partir das políticas públicas

• Reformas na formação do professor e a precarização do TD

• Intensificação do trabalho docente

2. Saberes e