• Nenhum resultado encontrado

Fabrício Soveral 1

2. Questões metodológicas

Na pesquisa que apresentamos, adotamos como unidade de análise a

“postagem” (ou post, numa linguagem usual da internet). Realizamos qua-tro tipos de análises em um corpus de 100 postagens de comentários e/ou reações relativas à publicação “Vacina de Oxford é segura e gerou resposta imune contra covid-19”, da revista Exame, no Facebook: análise do tipo da postagem; análise do conteúdo da postagem; análise do tom da postagem;

e análise do número de one-timers (participantes com apenas uma posta-gem) nas discussões.

A categorização foi realizada levando em conta princípios apontados por Bardin (1977) que sugerem o isolamento dos elementos para a reali-zação da classificação dos dados, permitindo assim uma melhor análise.

No processo de classificação das unidades de análise, aplicamos a exclusão mútua – cada elemento de uma categoria não pode existir em mais de uma delas – e a homogeneidade – um só princípio de classificação para todas as unidades de uma categoria.

142

Vol ta r a o S úm ár io

Para a análise de conteúdo selecionamos a rede social Facebook. A es-colha de uma rede social é justificada pelo fato delas possuírem um grande número de usuários e disporem de espaço para discussões que até o início dos anos 2000 eram mais comuns em sites que ofereciam fóruns de dis-cussão. O Facebook é o líder global absoluto com 2,7 bilhões de usuários.2 Além disso, permite que uma postagem tenha até 63.206 caracteres,3 o que permite o desenvolvimento de uma argumentação - caso o usuário queira fazê-la - em apenas uma postagem.

A definição da publicação para a análise das postagens baseou-se na utilização do aplicativo Buzzsumo, na versão gratuita (app.buzzsumo.com), que é uma ferramenta de monitoramento digital para aferição de conteúdos mais compartilhados nas redes Facebook, Twitter, Pinterest e Reddit. No dia 1º de dezembro de 2020, no menu “Content”, selecionamos a caixa “Web Content” e digitamos a palavra “vacina”. Antes de clicar no botão “Search”, ainda selecionamos o filtro para mostrar apenas os resultados dos últimos seis meses. A pesquisa apontou, entre 102.963 resultados, a publicação da revista Exame, no Facebook, “Vacina de Oxford é segura e gerou resposta imune contra covid-19”, do dia 20 de julho de 2020, como a que gerou mais engajamento no período contendo a palavra “vacina”. Entre curtidas, com-partilhamentos e comentários a publicação atingiu 1,9 milhão de ações de engajamento no Facebook.

A escolha pelo vocábulo “vacina” foi motivada pelo fato de que, no pe-ríodo de execução desta pesquisa, o desenvolvimento de vacinas de preven-ção à Covid-19 ser um tema global. Então, ao definir “vacina” imagináva-mos que os resultados seriam correspondentes a esse assunto que envolve diversas áreas como a política, a saúde e a economia, mas com filtragem para mostrar os resultados relativos ao Brasil.

Para a realização da pesquisa, criamos uma nova conta no Facebook sem a inclusão de “amigo” (termo usado por esta rede social para alguém que vê as suas publicações no feed de notícias e vice-versa). A explicação para esse

2 “As 10 maiores redes sociais em 2020”. Disponível em: https://www.oficinadanet.com.br/post/

16064-quais-sao-as-dez-maiores-redes-sociais

3 “Conheça seus limites: o comprimento ideal de cada post em redes sociais”. Disponível em: https://

sproutsocial.com/insights/contador-de-caracteres-nas-redes-sociais/

143

Vol ta r a o S úm ár io

procedimento é que as publicações do Facebook utilizam três formas para apresentar os comentários. O primeiro deles, que já vem selecionado pela ferramenta após o acesso, é o “Mais Relevantes”. Nesta forma, conforme é descrito logo abaixo da seleção, em primeiro lugar são mostrados os comen-tários de amigos e os comencomen-tários mais envolventes. Então, com a inexistên-cia de amigos na conta usada para a realização da pesquisa, escolhemos essa opção para analisar as postagens que ocasionaram mais engajamento. As outras duas formas que o Facebook mostra os comentários são: “Mais recen-tes” (mostra todos os comentários, com os mais recentes primeiro) e “Todos os comentários” (mostra todos os comentários, incluindo possíveis spams, mas os comentários mais relevantes aparecem primeiro).

A categoria “Tipo da postagem’’ foi baseada no trabalho de Graham e Witschge (2003, p. 181). São três classificações: Inicial, Resposta e Irrele-vante. A “Inicial” é aquela postagem que dá início a uma discussão sobre o assunto abordado. A “Resposta” é uma sequência da discussão que tanto pode ocorrer como resposta a uma postagem inicial, como resposta a outra resposta (independente da ordem em que esteja na discussão). E por fim, a categoria “Irrelevante” refere-se a uma postagem que não faça referência ao assunto em questão.

A categoria “Conteúdo da postagem’’ é apenas inspirada no modelo de Graham e Witschge (2003, p. 181) porque possui significativas adapta-ções que foram pensadas após uma pré-análise com um número menor de postagens. Para esta codificação fizemos quatro classificações: Informação/

afirmação, Contra-argumento, Ironia/ofensa e Outros. A “Informação/afir-mação” é aquela postagem que possui algum conteúdo informativo e/ou uma afirmação a respeito do tema, mesmo que ela não esteja fundamenta-da. O “Contra-argumento” é o que mais se aproxima de um debate racional--crítico, pois é aquele em que o autor do comentário rebate uma postagem inicial ou uma resposta buscando fundamentar o ponto de vista. A “Ironia/

ofensa” é o tipo de mensagem que demonstra o interesse em rebater um comentário focando na desqualificação do autor ou da opinião dele, seja por meio de uma figura de linguagem - usualmente a ironia - ou por uma ofensa direta. A quarta classificação “Outros” contempla as postagens que não se enquadram em nenhuma das codificações anteriores.

144

Vol ta r a o S úm ár io

A categoria “Tom da postagem’’ é uma contribuição do trabalho de Mio-la (2009, p. 14) que julgamos ser interessante para explorar nesta pesquisa.

São duas classificações: agressivo e respeitoso. Uma postagem é classificada com tom “agressivo” quando viola normas de boa convivência on-line com ofensas, insultos, provocações e/ou ironias para rebater o conteúdo postado por outros participantes da discussão. O tom “respeitoso” é quando o teor do conteúdo postado é cordial, mesmo que seja um argumento contrário a uma mensagem anterior.

Ainda incluímos a categoria Número de one-timers nas discussões por-que acreditamos por-que é um ponto importante a ser explorado, afinal esta-mos falando sobre a participação das pessoas em temas que fazem parte da sociedade em que vivem. Para Graham e Witschge (2003, p. 185), os posts únicos promovem debates esporádicos, diminuindo o nível de continuida-de e causando restrições continuida-de tempo. A classificação resume-se a “Sim” ou

“Não”. Se em uma discussão um participante fez uma única postagem, clas-sificamos como “Sim”, é um one-timer. Caso o participante tenha feito mais de uma postagem é classificado como “Não”, não trata-se de um one-timer.