• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III Relato da investigação-ação: experiências de ensino-

3. Descrição do plano de ação em português e em latim e análise dos resultados

3.2. Experiências de ensino-aprendizagem, na turma do 11.º F

3.2.2. Realização de uma ficha de trabalho final

A resolução de uma ficha de trabalho final realizou-se no âmbito da regência IV de português, que decorreu numa aula de noventa minutos do dia 23 de maio de 2017. Nesta aula, procurámos dar seguimento à aula anterior, na qual se deu início ao estudo da “Unidade 6: Cesário Verde”, começando com uma breve contextualização histórico- literária e transitando, depois, para a leitura e análise da parte I do poema “O Sentimento dum Ocidental”. Assim sendo, demos continuidade ao estudo do poema, procedendo à

96

leitura e análise da parte II (“Noite-Fechada”), e preenchemos a última parte da aula com a revisão das orações subordinadas substantivas e as orações subordinadas adjetivas.

A revisão destes conteúdos decorreu a partir da resolução de um exercício de gramática da página 326 do manual73, que solicitava a classificação de uma oração

subordinada substantiva completiva e de uma oração subordinada adjetiva relativa restritiva. Durante a resolução de tal exercício no quadro, procurámos, em jeito de diálogo com a turma, relembrar os principais aspetos descritivos e morfossintáticos dos dois grupos a que estas orações pertencem (o das substantivas e o das adjetivas), articulando o nosso discurso de modo a ir ao encontro dos erros mais cometidos na ficha de trabalho anterior. Para nos auxiliar nesta tarefa e por forma a tornar mais completa a retoma dos dois grupos oracionais, acrescentámos, ao exercício, mais duas frases complexas – estas eram compostas, respetivamente, por uma oração subordinada substantiva relativa e uma oração subordinada adjetiva relativa explicativa.

De modo a finalizar o estudo desta matéria e numa tentativa de perceber se existiu alguma evolução da turma, solicitámos, como atividade para trabalho de casa, a realização de uma ficha de trabalho final74. Atendendo à insegurança demonstrada por vários alunos,

na regência anterior, em entregar a resolução da ficha de trabalho, conversámos brevemente com os mesmos e sugerimos à turma que, desta vez, entregassem o trabalho de casa sob anonimato. Com isto, pretendíamos evitar a possibilidade de os discentes não realizarem o trabalho, por não se sentirem confortáveis em demonstrar as suas dificuldades a este nível.

Esta ficha continha apenas um exercício, que apresentava quatro frases complexas, que elaborámos a partir do texto analisado na aula. Cada uma dessas frases era constituída por uma oração subordinante e uma oração subordinada correspondente a um dos quatro subtipos de orações estudados. O exercício proposto reunia um conjunto de questões que, mais uma vez, incidiam sobre os principais aspetos gramaticais que caracterizam estas orações. O nosso objetivo era verificar se os discentes seriam capazes de identificar e distinguir as diferentes orações subordinadas, numa situação em que as quatro se colocam em contraste, reconhecendo e mencionando, por meio das suas respostas, os vários elementos morfossintáticos que as caracterizam.

De seguida, daremos a conhecer o desempenho da turma neste questionário final sobre as orações subordinadas substantivas e as orações subordinadas adjetivas.

73 Ver Anexo XVIII.

97

3.2.2.1. Resultados da ficha de trabalho final

A análise de resultados realizada neste momento será crucial, para percebermos se existiu, ou não, alguma evolução por parte da turma.

Começamos por afirmar que, em catorze alunos, dez deles entregaram a resolução da ficha (70% da turma). Por considerarmos um aspeto relevante, acrescentamos que, mesmo depois de lhes ter sido sugerido que entregassem a resolução da ficha sob anonimato, todos os discentes a identificaram com o respetivo nome e número de aluno. A nosso ver, este facto demonstra que a professora acabou por conseguir transmitir-lhes a segurança suficiente para entregarem o trabalho, sem receio de julgamentos. Possivelmente, isto deveu-se não só à forma como a docente lidou com os alunos no momento da entrega da primeira ficha corrigida, mas também a uma breve conversa que teve com os alunos antes da marcação do segundo trabalho de casa.

De seguida, daremos a conhecer o desempenho dos discentes em cada uma das questões que constituem o único exercício da ficha de trabalho, através dos gráficos nº 18 a 21.

Gráfico Nº 18 – Resultados quantitativos obtidos na questão 1.1.75

Gráfico Nº 19 – Resultados quantitativos obtidos na questão 1.2.

75Como certa, só consideramos a resposta que apresenta uma correta divisão e classificação de todas as

orações da frase. 6 4 8 10 8 1 0 2 0 10 20 a) Inclui uma substantiva completiva

b) Inclui uma adjetiva relativa restritiva

c) Inclui uma substantiva relativa

d) Inclui uma adjetiva relativa explicativa

Questão 1.1.: Divisão e classificação das orações presentes nas frases das alíneas a), b), c) e d).

98

Gráfico Nº 20 – Resultados quantitativos obtidos na questão 1.3.

Gráfico Nº 21 – Resultados quantitativos obtidos na questão 1.3.

Para uma análise qualitativa, pretendemos acrescentar alguns dados importantes. Em primeiro lugar, constatamos que os erros cometidos na questão 1.1. estão sobretudo relacionados com alguma dificuldade na delimitação das orações, tanto subordinantes como subordinadas, e não com os três tipos de dificuldades diagnosticadas no início do ano letivo e por nós abordadas no ponto 3.1.2., do capítulo II.

Em segundo lugar, queremos destacar aqui algo que já tinha acontecido na resolução da primeira ficha: três alunos que classificam, erradamente, a conjunção subordinativa “que” como pronome relativo acertaram a classificação da oração por ela introduzida. Para nós, isto significa que alguns alunos ainda têm uma certa dificuldade em relacionar diferentes conhecimentos acerca de um mesmo conteúdo.

9 10 10 0 1 0 0 0 0 10 20 a) - "que" (conjunção subordinativa)

c) - "Quem" d) - "que" (pronome relativo)

Questão 1.2.: Classificação morfológica dos vocábulos a negrito,

que introduzem as orações subordinadas presentes nas alíneas a), c) e d). Acertou Errou 9 10 10 1 0 0 0 0 20

Alínea a) Alínea c) Alínea d)

Questão 1.3.: Indicação da função sintática desempenhada pelas

expressões sublinhadas (orações subordinadas), nas frases das alíneas a), c) e d).

Acertou Errou

4 4

0 5

Questão 1.4.: Identificação do antecedente do pronome

relativo "que" na frase da alínea b).

99

Por último, outro dado interessante é o facto de termos confirmado que todos os alunos que erraram apresentaram como resposta o excerto “O sujeito poético”, sujeito da oração subordinante. A nosso ver isto está inteiramente relacionado com o facto de, neste caso, o vocábulo “que” não ocupar a função sintática de sujeito, mas sim de complemento direto – já que, nos exercícios, os alunos estão mais habituados a lidar com orações adjetivas relativas em que o antecedente é o sujeito da oração principal. Isto levou-nos a concluir que as diferentes funções sintáticas que o conector relativo pode ocupar na oração subordinada, associadas ao conceito de antecedente, são aspetos que mereciam ter sido trabalhados nesta turma.

Para finalizar, apesar de os resultados alcançados em 1.4. não terem sido tão favoráveis quanto nas questões anteriores, podemos afirmar que o desempenho dos alunos nesta ficha de trabalho final foi muito melhor do que o demonstrado na ficha de trabalho anterior. Assim sendo, acreditamos que estamos em condições de concluir que, na turma do 11.º F, se sentiu uma evolução significativa, relativamente aos conhecimentos sobre os dois grupos de orações estudados.

3.3. Experiência de ensino-aprendizagem, na turma do 11.º D