• Nenhum resultado encontrado

Recurso Adesivo

No documento Apostila RECURSOS (páginas 65-67)

7.3 RECURSOS EM ESPÉCIE

7.3.8 Recurso Adesivo

7.3.8.1 Introdução

A palavra adesivo dá ideia de algo pegajoso. No entanto, a expressão recurso adesivo refere-se a um recurso que irá aderir a outro interposto pela parte contrária.

O recurso adesivo não era previsto no CPC de 1939. Passou a ser adotado no CPC de 1973 (art. 500).

Havia dúvida sobre seu cabimento no processo do trabalho, pois a CLT não trata do tema. Inicialmente, a orientação do TST era por seu não cabimento, por ser incompatível com o processo do Trabalho (En. 175 do TST). Mais tarde o entendimento jurisprudencial passou a ser outro: "O recurso

adesivo é compatível com o processo do trabalho, onde cabe, no prazo de 8 dias, no recurso ordinário, na revista, nos embargos para o Pleno e no agravo de petição" (En. 196 do TST).

Posteriormente, o TST editou o Enunciado 283, com a seguinte redação:

O recurso adesivo é compatível com o processo do trabalho, onde cabe, no prazo de oito dias, nas hipóteses de interposição de recurso ordinário, de agravo de petição, de revista e de embargos, sendo desnecessário que a matéria nele veiculada esteja relacionada com a do recurso interposto pela parte contrária.

66

7.3.8.2 Pressupostos de admissibilidade

Dois são os requisitos para a admissibilidade do recurso adesivo: a) sucumbência recíproca;

b) a parte deveria ter condições de recorrer autonomamente.

Para a admissibilidade do recurso adesivo é preciso que haja a existência de recurso principal, para poder a ele aderir. Não conhecido o recurso principal, ou havendo desistência deste, haverá a caducidade do recurso adesivo.

Exige-se, também, que autor e réu tenham ficado vencidos em razão da sentença, o que leva a existência da sucumbência, ainda que parcial.

7.3.8.3 Cabimento

É cabível o recurso adesivo para o recurso ordinário, de revista, embargos e no agravo de petição. Não caberá recurso adesivo do chamado "recurso de ofício", melhor dizendo, da remessa de ofício, quando é vencida a Fazenda Pública, por exemplo (Decreto-lei nº 779/69), pois nesse caso não há recurso do juiz, não havendo ao que o adesivo aderir.

O recurso adesivo não será interposto em relação ao agravo de instrumento, pois a parte que poderia a ele aderir não tem interesse nesse recurso, justamente porque foi denegado seguimento ao recurso do agravante. Será possível, entretanto, a interposição de recurso adesivo ao recurso extraordinário.

Para a interposição do recurso adesivo é necessária sucumbência. Declara o art. 500 do CPC que, se vencidos autor e réu, ao recurso interposto por qualquer deles poderá aderir a outra parte. Assim, só podem interpor recurso adesivo o autor e o réu. Não poderão utilizá-lo o terceiro interessado e o Ministério Público do Trabalho, salvo quando este for parte na causa. Como fiscal da lei, o Ministério Público não poderá recorrer adesivamente.

Se o pedido da parte for julgado procedente, não haverá razões para utilização do recurso adesivo.

Num caso em que a empresa tivesse arguido prescrição e o juiz a tivesse rejeitado, o ideal seria apresentar recurso ordinário da referida decisão, pois houve sucumbência, pelo fato de que não foi acolhida a prescrição. O outro remédio seria a parte se socorrer do recurso adesivo, em que se renovaria a arguição de prescrição, pois nas contrarrazões isso não poderia ser feito, porque estas nada devolvem ao tribunal, apenas indicam razões para manutenção da sentença a quo.

Se a parte ingressou com recurso e este foi considerado intempestivo, não poderá apresentar recurso adesivo ao apelo da ex adversa, em função da preclusão e de que a parte não pode se utilizar simultaneamente de mais de um recurso ao mesmo tempo para atacar a mesma decisão, além do que houve trânsito em julgado.

Caso o recurso já tenha sido validamente apresentado, não é possível a apresentação do recurso adesivo, por ser impossível a utilização de mais de um recurso ao mesmo tempo.

7.3.8.4 Procedimento

O recurso adesivo será interposto no prazo de oito dias, que é o prazo para todos os recursos no processo do trabalho (art. 6º da Lei nº 5.584/70). Não se aplica ao processo do trabalho a regra do inciso I do art. 500 do CPC, quando determina que o prazo de recurso adesivo seria de 15 dias. Para a Fazenda Pública o prazo será em dobro (16 dias).

67 Deve o recurso adesivo ser interposto perante a autoridade competente para admitir o recurso principal, no prazo de que a parte dispõe para apresentar contrarrazões (art. 500, I, do CPC), que é de oito dias. Assim, a parte irá apresentar as contrarrazões e, em outra peça, o recurso adesivo.

Se o recurso ordinário da parte é intempestivo, não deve ser conhecido o recurso adesivo por ela apresentado, pois pretende-se substituir o recurso ordinário intempestivo pelo adesivo.

O recurso adesivo não precisará abranger a totalidade do conteúdo que pode ser objeto de impugnação na decisão, mas apenas parte da decisão. É desnecessário que a matéria veiculada no adesivo seja a mesma do recurso principal, podendo ser diferente.

A parte que interpôs o recurso adesivo poderá desistir do apelo, independentemente da anuência do recorrido ou dos litisconsortes (art. 501 do CPC).

No recurso adesivo, não se dispensam o pagamento de custas e a realização do depósito. O depósito será feito na forma como for previsto para o recurso no qual se aderiu.

Denegado seguimento ao recurso adesivo, caberá a interposição de agravo de instrumento, visando destrancar o apelo anterior.

7.3.8.5 Processamento

A parte, ao ser intimada do recurso da parte contrária, poderá a ele aderir, em caso de também ter havido sucumbência do interessado. Apresentado o recurso adesivo, abre-se prazo de oito dias para contra-arrazoá-lo.

No tribunal, primeiramente vai ser verificada a possibilidade do conhecimento do recurso principal. Se este não for conhecido, o adesivo também não o será. Conhecido o recurso principal, ingressa- se no mérito deste. Depois, passa-se ao conhecimento do adesivo e do exame do mérito deste.

Não será conhecido o recurso adesivo se houver desistência do recurso principal ou se for ele declarado inadmissível ou deserto. Por exemplo, se não for conhecido o recurso principal por estar fora do prazo, não será conhecido também o recurso adesivo.

No documento Apostila RECURSOS (páginas 65-67)