• Nenhum resultado encontrado

Terceira Semana de 30 abril a 3 de maio de 2012 a) Tema integrador: A Família a mãe

Capítulo II Desenvolvimento da Prática Supervisionada

2. As Semanas de Trabalho Individual em PSEPE

2.3. Terceira Semana de 30 abril a 3 de maio de 2012 a) Tema integrador: A Família a mãe

b) Seleção do conteúdo programático (anexo E);

c) Elemento integrador, vocabulário e materiais/recursos (tabela 13);

Tabela 13 - Organização do elemento integrador, vocabulário e materiais/recursos da semana 3;

E.I. Vocabulário Materiais/Recursos Dia 30 Corações de mãe (estendal) Amizade; Amor; Carinho.

- Cartões de coração com a História “CoraçãodeMãe”;18 Folhas de acetato com desenho imprimido; Folhas de papel de seda de diversas cores; Folhas de cartolina A4 de diversas cores;18 Tesouras; Imagens animais da Primavera; Cartaz da Primavera; Coração grande de cartolina;

Dia 2 - Cartaz com letra da canção Dia da Mãe; Cd com música Dia da Mãe; 18 Tesouras; Moldura e pedaços de papel de seda; Postal elaborado no dia anterior; Tinta acrílica de diversas cores; Batata com relevo de coração; Massa espiral de diversas cores. Dia 3 - Cartaz com letra da canção Dia da Mãe; Cd com música Dia da

Mãe; Texto da dramatização; Objetos que caracterizam cada personagem; Molas de madeira; Pedaço de papel de impressão; Tinta acrílica de diversas cores.

Fonte: Martins, I. (2008). Coração de Mãe. Planeta Tangerina. Lisboa.

d) Atividades e procedimentos de execução/ estratégias de atuação;

30 de abril de 2012

Tabela 14 - Organização das atividades e respetivos procedimentos de execução, relativos ao dia 30 de abril;

Atividades e Procedimentos de execução - 30 de abril de 2012

- Rotina pessoal (higiene, reforço matinal e almoço); Tabela de presença. Capela (Bom dia a Jesus). - Leitura da história: “Coração: de: Mãe”: de Isabel Minhós Martins. Antes da leitura: Ativação do conhecimento prévio através da questão: Como será o coração da mãe? Durante a leitura: Exploração dos diversos corações colocados no estendal.

Depois da leitura: confronto das hipóteses levantadas com o texto lido. Atividades em grupos: Grupo1:Pintura:e:grafismo:“O:meu:coração:e:da:minha:mãe:têm”:Grupo:2:Recorte:de:folhas:de: papel de seda; Grupo 3: Elaboração do postal para a mãe; Grupo 4: Acabar o placar da Primavera;

 Na sala de atividades estão pendurados vários tipos de corações (segundo a história Coração

de Mãe) e as cadeiras da sala estão dispostas de maneira a formar um coração. Motivarei, assim, as

crianças para a leitura da história. Irei questionar o porque desta disposição da sala, qual será a mensagem dos diversos corações, etc. As respostas serão escritas numa folha em forma de coração. Leitura da história através dos corações (cada coração tem no seu verso uma imagem e o texto da história). Retirar os cartões, um a um, à medida que vou lendo e dramatizando o conto. Depois da leitura, confronto as crianças com as hipóteses anteriormente formuladas e irei formar algumas perguntas sobre a história.

 Dividir o grupo em 4 sbugrupos (grupo 1 com 5 elementos vai continuar o grafismo apresentado na folha de acetato. Perguntarei a cada criança o que tem o seu coração e o da sua mãe para completar a frase; grupo 2 com 4 elementos vai recortar as folhas de papel de seda (previamente traçadas para cortarem pelas linhas); grupo 3 com 4 elementos vai elaborar o postal, com o auxílio do meu par pedagógico e da educadora cooperante (consultar anexo III); o grupo 4 com 5 elementos vai colar o animal que escolheu, na semana anterior, no cartaz da Primavera).

 Perto das 11h15 as crianças poderão brincar ao ar livre e por volta das 11h45 efetuarão as rotinas de higiene para de seguida almoçarem.

2 de maio de 2012

Tabela 15 - Organização das atividades e respetivos procedimentos de execução, relativos ao dia 2 de maio;

Atividades e Procedimentos de execução - 2 de maio de 2012

- Rotina pessoal (higiene, reforço matinal e almoço); Tabela de presença. Capela (Bom dia a Jesus). - Música: Dia da Mãe – audição e aprendizagem da letra, estrofe a estrofe.

-Atividades em grupos: Grupo1: Recorte e colagem papéis na moldura; Grupo 2: Carimbagem no saco e desenho no postal; Grupo 3: Carimbagem das mãos no placar do coração de mãe; Grupo 4: Construção de sequências com massas;

 A manhã inicia-se com o cumprimento das rotinas habituais (9h- reforço matinal; 9h15- marcação de presenças; 9h30 – ida à capela).

 Na sala de atividades estará a música do Dia da Mãe a tocar. Encontrar-se-á no chão, junto à janela um envelope grande (anexo I). Motivação: o que terá o envelope? Quem deixou? Será que é para nós? (o envelope conterá na frente escrito o remetente e o destinatário, dentro estará a letra da canção do Dia da Mãe). Ler a letra da canção e colocar a música, novamente, a tocar. Explorar a letra com as crianças (primeiro linha a linha e versos) e o ritmo. Colar o cartaz num local visível e cantar a canção várias vezes ao longo da manhã.

 Dividir o grupo em 4 subgrupos (grupo1 com 5 elementos vai recortar e colar os papéis na moldura; grupo 2 com 5 elementos vai carimbar o saco para a mãe – com a batata previamente recortada com a forma de coração, as crianças vão pintar o coração com a cor que escolherem e de seguida carimbar o saco. Posteriormente desenharão livremente no postal ; grupo 3 com 4 elementos vai carimbar a mão no placar referente ao Dia da Mãe – cada criança ficará com uma mão com tinta e de seguida coloca-a por cima do placar para deixar a sua marca; grupo 4 com 4 elementos vai dar continuidade à sequência que desenharei em cada folha. Esta sequência é feita de acordo com a cor das massas. Será colada na folha e depois de seca recortada e servirá de limite do placar do Dia da Mãe).

 Perto das 11h15 as crianças poderão brincar ao ar livre e por volta das 11h45 efetuarão as rotinas de higiene para de seguida almoçarem.

3 de maio de 2012

Tabela 16 - Organização das atividades e respetivos procedimentos de execução, relativos ao dia 3 de maio;

Atividades e Procedimentos de execução - 3 de maio de 2012

- Rotina pessoal (higiene, reforço matinal e almoço); Tabela de presença. Capela (Bom dia a Jesus). - Canção: Dia da mãe – audição e apropriação da letra;

Dramatização: Mãe, querida mãe! Como é a tua? Jogo motor: Onde está a minha mãe? E o meu filhote?

Atividades em grupos: Grupo1: Conclusão da prenda para a mãe; Grupo2: Construção de uma borboleta para a prenda da mãe; Grupo 3: Exploração livre dos diferentes cantinhos.

 A manhã inicia-se com o cumprimento das rotinas habituais (9h- reforço matinal; 9h15- marcação de presenças; 9h30 – ida à capela);

 Colocar a música do Dia da Mãe e, juntamente com a minha colega e a educadora, relembrar a letra e o ritmo às crianças. Seguidamente cantarão as crianças.

 Irei proporcionar às crianças uma pequena dramatização, segundo uma adaptação do livro “Mãe, querida Mãe! Como é a tu?”, de Luísa Ducla Soares. Esta dramatização será feita com um pequeno pano de tecido que me ajudará a mudar os acessórios consoante as falas. No fim, questionarei as crianças sobre o que viram.

 Explicarei todas os filhos têm mães e uma mulher para ser mãe também tem que ter um filho. Assim, as crianças irão formar grupos de 2 elementos e cada uma delas será a mãe e o filho. Terão uma característica semelhante (p.ex- a mãe e o filho elefante têm uma tromba como acessório). Distribuirei os:acessórios:por:cada:par:De:seguida:cada:par:têm:que:imitar:e:dramatizar:“a:mãe”:que:lhe:coube

 Os grupos irão dispersar pelo espaço de jogo e ao meu sinal terão que se encontrar um ao outro. O jogo será repetido mais que uma vez, se houver tempo. O objetivo do jogo é encontrar o seu par no mínimo tempo possível.

 De regresso à sala de atividades (ou se o tempo o permitir, à zona de lazer), o grupo dividir-se- á em 3 subgrupos (grupo1- formado por 4 elementos irá concluir a prenda para a mãe; o grupo 2 com 5 elementos vai colorir a mola de madeira e uma das partes do molde da borboleta. Com a técnica da simetria formará uma borboleta e deixaremos secar para depois colar à mola e ao saco que levará a prenda; o grupo 3 explorará os cantinhos).

 Perto das 11h15 as crianças poderão brincar ao ar livre e por volta das 11h45 efetuarão as rotinas de higiene para de seguida almoçarem.

e) Reflexão Semanal;

“A: nossa: obrigação: com: as: crianças: é: dar: um: raio: de: luz e: seguirem: o: seu: caminho”: (Maria Montessori). A minha semana de trabalho baseou-se nesta afirmação de Maria Montessori. Através do tema:da:semana:(A:Mãe):tentei:indicar:o:“caminho”:correto:às:crianças:para:elaborarem:a:prenda:para: a mãe e apropriarem-se do principal objetivo semanal: perceber a importância que o papel da mãe tem na família e no desenvolvimento harmonioso das crianças. Penso que consegui atingir este objetivo pois, as crianças ao longo da semana foram dizendo frases importantes, como por exemplo:“A:minha: mãe: tem: o: meu: amor”: “A: minha: mãe: é: fofinha”: “A: minha: mãe: ajuda-me a vestir, a tomar banho, a comer”:Nestas:afirmações:notamos:o:carinho:que:as:crianças:têm:pela:mãe:e:a:importância:que:lhes: atribuem no seio familiar. Por outro lado, tenho que referir que as crianças, apesar de terem 4 anos, são:bastantes:reflexivas:Afirmam:que:“as:mães:se:zangam:quando:os:filhos:fazem:asneiras:que:ficam: de:castigo:e:que:às:vezes:as:mães:até:choram:quando:nos:portamos:mal” Para obter tais resultados, comecei por abordar a história do Coração de Mãe, de Isabel Minhós Martins. Explorei a história através de corações de cartolina de diferentes tamanhos. Penso que esta exploração correu bem,

si e de seguida ligar cada página aos diferentes tipos de corações. Assim as crianças perderam-se um pouco e demoraram a entender o que se pretendia. Explorei a história através da linguagem oral e não através da linguagem escrita ou mais concretamente do suporte de escrita. Outro aspeto que deveria ter tido em atenção era colocar as crianças sentadas em semicírculo e sentar-me junto delas. Ao fazer o momento da leitura notei que as crianças perderam um pouco por eu estar sempre em pé.

Contudo, as crianças participaram ativamente e estavam motivadas. Deste momento retirámos frases interessantes, como: “O:coração:está:a:sorrir:porque:está:a:olhar:para:nós”:“O:coração:está:com: trovoada porque quando fazemos asneiras as mães ficam:com:trovoada:dentro:delas”:“Isso:não:é:um: vulcão:é:um:triângulo!”:“O:sol:está:no:coração:da:mãe:porque:ela:não:gosta:de:chuva”: Observou-se que as crianças estavam dentro do tema e perceberam a mensagem da história. Tal facto esteve presente, também, quando desenharam nos corações de folha de acetato. Aqui houve uma outra falha da minha parte. Provoquei alguma confusão nas crianças porque não lhes expliquei corretamente o que tinham que fazer e deveria ter-me dedicado mais a esta tarefa já que a partir delas as crianças exploraram um dos recursos à escrita (o desenho) e expressaram os seus sentimentos. É de referir que o produto final foi muito bom- em todos os corações vemos amor e alegria quando se fala das mães e isso é o fundamental para um bom desenvolvimento deste grupo. No geral, penso que foi uma manhã de trabalho que correu bem, onde foram atingidos os objetivos traçados para o dia. Claro que há falhas que quero aperfeiçoar mas penso que com o tempo vou apropriando-me mais facilmente dos meus erros e tentando corrigi-los. Penso ser importante referir que tentei dar resposta a todas as crianças, isto é, o facto de estar perante um tema que engloba o contexto familiar de cada criança faz com que tenha que ter conhecimento sobre o mesmo e que me seja exigido uma adequação do tema a todos os tipos de famílias e mães. Com isto quero dizer que ao planear senti necessidade de acautelar e abordar o:tema:de:uma:forma:ténue:para:que:nenhuma:criança:se:sinta:“ofendida”:com:as:minhas:palavras:ou: que vá gerar confusão:“nas:suas:cabeças”:acerca:da:mãe:Planear:passa:por:isto:mesmo:tal:como:indica: as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2009,p.19): “Este: plano: é: adaptado: e: diferenciado de acordo com as características individuais, de modo a oferecer a cada criança condições estimulantes para o seu desenvolvimento e aprendizagem”

Ainda na segunda-feira quis concluir com as crianças uma atividade que ficou pendente da minha 2ª semana de prática profissional – o cartaz da Primavera. As crianças colaram as flores na árvore e colocaram os diferentes tipos de revestimento nos animais do Monte Selvagem que tinham escolhido. Contudo, o fator tempo não me permitiu concluir, mais uma vez, esta tarefa. Vendo a situação por outro prisma, eu poderia ter concluído o cartaz – ter recortado os animais, ter acabado de colorir ou revestir os restantes mas preferi deixar por concluir a atividade e serem as crianças a explorar do que ser eu e não ver cumprindo o objetivo que se pretendia.

Como terça-feira, dia 1 de Maio foi feriado não planifiquei para este dia e, portanto, a minha semana de estágio passou a ter 3 dias. Contudo, fomos informadas pela educadora que na quarta-feira ia ser realizada uma atividade de toda a instituição, ligada ao tema do Projeto Educativo em vigor. Eu e

Tu, Somos Nós é o tema das instituições e, portanto, não faria sentido deixar passar a partilha, não só

dentro do infantário como fora, e juntamo-nos a outras instituições com os mesmos objetivos delineados. Assim, neste dia, as crianças de 4, 5 e 6 anos deslocaram-se à nossa instituição e foram recebidas como se estivessem a visitar uma casa de família. As crianças partilharam a rotina do bom dia, a sala de atividades, os brinquedos de cada cantinho e o espaço do refeitório. Foi uma alegria para aquelas crianças mostrarem os espaços que ocupam diariamente e partilharem o que têm. Ajudavam- se: mutuamente: e: conviveram: umas: com: as: outras: “: (): a: criança: tem: que: se: desenvolver: num: processo de interação social. Desempenha um papel ativo na sua interação com o meio que, por seu turno: lhe: deverá: fornecer: condições: favoráveis: para: que: se: desenvolva: e: aprenda”: (OCEPE, 2009, p.21). No 3º dia desta semana senti as crianças bastante motivadas. Aprenderam facilmente a canção do Dia da Mãe, apropriaram-se sem dificuldade do ritmo e da melodia da música o que me deixou

este sucesso no domínio da Educação e Expressão Musical. Nesta manhã consegui remar contra o tempo e, julgo que sem motivos de stresse, concluir na grande maioria os presentes para as mães. Claro que para tal se cumprir foi indispensável a ajuda do par pedagógico e da educadora cooperante. Enquanto umas crianças coloriam o diploma, outras ocupavam-se de colar os papéis de seda nas cuvetes e outras carimbavam com a batata os sacos de papel. O grupo estava alegre e contente nesta manhã. Diziam que gostavam muito do que estavam a fazer para as mães e que tinham a certeza que elas iam gostar. Voltaram a dizer que as mães têm muito amor e carinho e que não as querem ver tristes por isso iam trabalhar com muita atenção para a prenda ficar bonita. A dedicação que estas crianças: de: 4: anos: colocaram: nestas: prendas: foi: “deliciosa”: se: me: é: permitido: caracterizar: desta: forma. Todo o primor, o rigor, o cuidado e o entusiasmo foram contagiosos e fizeram, de facto, sentir- me realizada nesta manhã.

Tive o cuidado de deixar as crianças brincarem nos cantinhos quando concluíam os trabalhos e também reservei meia hora antes da hora da rotina da higiene para as crianças correrem livremente e relaxarem antes da hora da refeição. É de salientar, a importância destes momentos. É aqui, em contacto umas com as outras, que as crianças socializam e promovem as brincadeiras entre si, resolvem os conflitos que vão surgindo, aprendem a lidar com as regras de cada cantinho e com as diferentes opiniões dos colegas – “A:educação pré-escolar é um contexto de socialização em que muitas aprendizagens decorrem de vivências relacionadas com o alargamento do meio familiar da criança, de experiências relacionais e de ocasiões de aprendizagem que implicam recursos humanos e materiais diversos. Este processo educativo desenvolve-se em tempos que lhes são destinados e, em geral, em espaços próprios (OCEPE, 2009, p.31)”

Desta semana julgo ser importante destacar as aprendizagens conseguidas no âmbito da Formação Pessoal e Social e do Conhecimento do Mundo, destacando o Meio Social. Girando o tema em torno destas áreas, tentei fazer com que se estendesse para as restantes. Notei o grupo motivado ao longo destes dias, participativo e, o que mais me faz sentir contente que adquiriram competências acerca do tema. Sinto necessidade de progredir para um nível de criatividade mais elevado para que o grupo da Sala:das:Abelhinhas:comece:a:estar:perante:um:“mundo:imaginário”:que:os:remeta:diariamente:para: os temas e desenvolvam trabalhos mais lúdicos e ao mesmo tempo com brincadeira à mistura.

Em nota final da semana, pretendo destacar a escolha das prendas para as mães. A educadora sugeriu aquele tipo de molduras e, com o nosso acordo, providenciou as cuvetes de esferovites necessárias para todas as crianças. Deixou-nos completamente libertas para escolher o postal, a decoração e modelo do saco assim como os papéis para as molduras. Pude colocar as flores confecionadas através de cápsulas de café e escolher qual a quadra e a frase para a moldura e para o postal, respetivamente. É muito importante para nós este depósito de confiança.

2.4.Quarta Semana - de 14 a 17 de maio de 2012