• Nenhum resultado encontrado

Universidade Aberta de Portugal

No documento Gamificação no ensino superior online (páginas 140-144)

PARTE I. ENQUADRAMENTO TEÓRICO

CAPÍTULO 4. ENSINO ONLINE E GAMIFICAÇÃO

4.3 Universidade Aberta de Portugal

A Universidade Aberta de Portugal, como foi referido no ponto anterior, é a universidade portuguesa pública de ensino a distância. Foi a instituição de ensino onde os desenhos foram aplicados e, consequentemente, desenvolvidos para a realidade que a instituição comporta.

Como já vimos, a internet permite novas abordagens de comunicação e interação. Apoiando-nos no Teorema da Equivalência já igualmente referido, as interações estudante-estudante, estudante-professor e estudante-conteúdo, são uma realidade.

A UAb destaca-se das restantes instituições de ensino superior não só pela totalidade dos cursos serem online, como pelas estratégias apresentadas para o público-alvo que mais se destaca e mais procura tem, indivíduos profissionalmente ativos e com família a cargo que, não tendo tido oportunidade de realizar formação de nível superior e/ou que pretendam efetuar reconversão profissional de formação avançada, a nível universitário, o possam fazer (Pereira et al., 2012), sem a obrigatoriedade de horários e deslocações a um espaço físico.

A UAb procura, assim, não só contribuir para o aumento das qualificações académicas, profissionais e culturais da população (Pereira et al., 2012), como alcançar um público-alvo que, sem a opção de realizar um curso online, não teria oportunidade de voltar a estudar, ou prosseguir os seus estudos. A inclusão digital

também se encontra enquadrada nesta instituição de ensino, devido ao seu ensino ser ministrado totalmente online (Goulão et al., 2015).

O ensino a distância, através das diversas ferramentas tecnológicas, é uma abordagem possível à aquisição ou aumento de competências, de qualificações académicas e de literacia tecnológica (Goulão et al., 2015).

Com características de ensino e público-alvo tão específicas, surge o modelo de ensino de aprendizagem desenvolvido por docentes e investigadores da UAb. O Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta foi implementado em 2007 e centra-se no desenvolvimento de competências dos estudantes com recurso integral aos novos instrumentos tecnológicos de formação e comunicação (Pereira, Quintas-Mendes, Morgado, Amante, & Bidarra, 2007).

Este modelo é baseado em 4 eixos (Pereira et al., 2007, pp. 10): 1) aprendizagem centrada no estudante; 2) o primado da flexibilidade; 3) o primado da interação; 4) princípio da inclusão digital. Neste sentido, o estudante é o centro de todo o processo de aprendizagem, devendo ser um elemento ativo neste mesmo processo. Apesar da aprendizagem ser independente, há igualmente a interação entre pares de forma cooperativa e colaborativa. Este modelo assenta ainda numa comunicação assíncrona, o que permite ao estudante uma maior liberdade de horários de estudo e de trabalho.

O estudante dispõe de materiais de aprendizagem, podendo fazer parte do seu percurso de aprendizagem através dos mesmos. Estes materiais são construídos de forma a conterem ou a simularem as funções de um professor – guiar, motivar, intrigar, dar feedback, explicar, provocar, relembrar, pôr questões, discutir respostas alternativas, elogiar os progressos dos alunos, entre outras (Pereira et al., 2012).

A UAb apresenta oferta formativa para os três ciclos de estudos superiores de obtenção de grau académico e o Modelo Pedagógico apresenta as suas próprias especificidades para cada um dos ciclos de estudos. Aqui, iremos apenas abordar o 1.º Ciclo de estudos superiores, devido às amostras de ambas as intervenções com quem se trabalhou e desenvolveu desenhos diferenciadores terem sido realizadas com estudantes deste nível de ensino.

Antes do início das atividades letivas, os estudantes que ingressem pela primeira vez neste tipo de ensino têm à sua disposição, antes do início do ano letivo, e com uma duração aproximada de quinze dias, o Módulo de Ambientação Online. Este módulo totalmente online visa a ambientação dos estudantes aos dispositivos tecnológicos, ao modelo pedagógico e ao ambiente online onde irão decorrer as aulas virtuais, assim como abordar e treinar a comunicação e comportamento online esperado (Pereira et al., 2007). É uma fase de experimentação e descoberta, por parte do estudante, da plataforma, de formas de comunicação e comportamento online, sem a pressão de se encontrar em período letivo.

O 1.º ciclo de estudos, de acordo com o Modelo Pedagógico da UAb é um ciclo mais didático e dependente do docente, não se descartando, contudo, a posição ativa no seu percurso de aprendizagem por parte dos estudantes (Pereira et al., 2007). O desenho da unidade curricular fica a cargo do docente da unidade curricular, mas mediante o número de e-turmas que tenha a seu cargo, poderá ser auxiliado por e-tutores (Pereira et al., 2012).

Os estudantes devem participar nas atividades propostas de cada unidade curricular, em que cada docente previamente preparou, cumprindo-se o calendário de atividades do semestre. Este calendário permite ao estudante uma organização académica atempada e consciente. O 1.º ciclo é estruturado mediante o Plano da Unidade Curricular (PUC), o Plano de Aprendizagens Formativas e o Cartão de Estudante, que permite, por um lado, ao docente organizar o percurso de aprendizagem e, por outro, ao discente conhecer o que é esperado dele, o seu papel e responsabilidades nesse mesmo percurso (Pereira et al., 2007).

Estes três pilares de estruturação do 1.º ciclo, assim, têm um PUC, que consiste num documento com as diretrizes do processo de aprendizagem elaborado pelo docente da unidade curricular e disponibilizado aos estudantes no início da unidade curricular. Este documento contém as temáticas e objetivos da unidade curricular, assim como as competências que o estudante deverá desenvolver, os recursos de aprendizagem, calendário a ser cumprido, tipo de avaliação e respetivos critérios e ainda expectativas de participação por parte do

docente, mas também o que o estudante pode esperar deste (Pereira et al., 2007).

O segundo pilar do Modelo Pedagógico, no caso dos cursos de 1.º ciclo, são as atividades formativas que o docente da unidade curricular organiza e em momentos pré-determinados fornece aos estudantes. São, igualmente, fornecidas indicações de realização, de forma a que o estudante possa fazer a sua autoavaliação após a elaboração das mesmas. Os estudantes têm ainda, o terceiro pilar deste Modelo Pedagógico, o cartão de aprendizagem, um dispositivo eletrónico com os produtos elaborados pelo próprio, como os e-fólios (Pereira et al., 2007).

Em termos de avaliação, e porque as intervenções tiveram modalidades de avaliação diferentes, há possibilidade de opção entre avaliação contínua – pressupõe a elaboração de um ou dois e-fólios e p-fólio – ou avaliação final – avaliação realizada em momento único, o p-fólio.

Entende-se por e-fólio a realização de um documento ou trabalho por parte do estudante, seguindo as diretrizes de um enunciado providenciado pelo docente. O estudante realiza e disponibiliza esse documento virtualmente, de forma a que o docente tenha acesso ao mesmo. Posteriormente, o docente irá aferir a competência específica do estudante, mediante o desempenho prestado na ou nas questões que constituíam o e-fólio. Geralmente, as unidades curriculares apresentam mais do que um e-fólio, para um máximo de três e estão abertas apenas a estudantes que estejam inscritos em avaliação contínua. Os e-fólios poderão ainda ser completados com um p-fólio, sendo este a elaboração de um documento em forma presencial (Pereira et al., 2007).

Nas intervenções realizadas neste projeto, a unidade curricular de línguas é de avaliação contínua e a unidade curricular de Práticas de Estudo e de Aprendizagem tem a opção entre avaliação contínua e avaliação por exame. No nosso caso particular, na unidade curricular de PEA, os estudantes escolheram, na sua maioria, avaliação contínua. Houve, contudo, estudantes em avaliação por exame.

No documento Gamificação no ensino superior online (páginas 140-144)