• Nenhum resultado encontrado

V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO “CANÇÃO” E INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO MEIO DIDÁTICO

Matheus José Sanches Ariza (PIBID/UENP-CCP); Renan William Silva de Deus (PIBID/UENP-CCP); Neri de Souza Santana (Supervisora/UENP-CCP)

Célia Regina Capellini Petreche (Orientadora/UENP-CCP),

Universidade Estadual do Norte do Paraná/Centro de Letras, Comunicação e Artes

Línguas Estrangeiras Modernas. Subprojeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Palavras-chave: PIBID, Língua inglesa, Sequência didática.

Introdução

Esta apresentação tem como intenção demonstrar o trabalho realizadono subprojeto, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), de língua inglesa, ocorrido no curso de Letras Português/Inglês. O projeto fornece aos alunos de graduação a oportunidade de exercerem o papel de docentes em salas de aula de escolas públicas da cidade de Cornélio Procópio. Além dos alunos, os professores, supervisores do projeto, já inseridos na rede pública de ensino, podem aprofundar seus conhecimentos didáticos ao entrarem em contato com as teorias estudadas para a elaboração de material para intervenção didático-pedagógica, o que também representa formação continuada a esses professores.

(2)

A sequência didática baseada nas perspectivas do Interacionismo Sócio-discursivo (BRONCKART, 2003) tem como objetivo ativar o conhecimento prévio dos alunos e adicionar ainda mais à subjetividade deles induzindo-os à criticidade e participação social, sendo a escolha de trabalho com gêneros textuais justamente pelo fato de estarem presentes em praticamente todas as esferas culturais e sociais da humanidade – o gênero canção é um excelente exemplo de gênero textual ligado ao contexto do público-alvo da SD. Assim, posteriormente à elaboração da referida sequência didática, os professores do projeto irão avaliar tais sequências e adaptá-las conforme análise realizada após a aplicação dos módulos.

Materiais e métodos

A sequência didática foielaborada a partir do gênero textual “canção”, sendo dividida em três módulos, contendo duas aulas cada módulo, os quais exploram as capacidades de linguagem dos alunos a fim de avaliá-los em termos de conhecimentos contextuais, de organização discursiva e acerca de aspectos linguísticos/gramaticais, promovendo seu desenvolvimento e a aprendizagem de inglês de forma significativa.

As atividades elaboradas buscam explorar questões referentes à importância da música para os discentes e para a sociedade, focando questões

que envolvem o tema “consumo”. A canção escolhida, após análise do perfil e

das necessidades identificadas em sala de aula, foi Stressed Out, da banda Twenty-OnePilots. Esta canção constituiu o eixo norteador da sequência didática. Ainda, outro gênero oral selecionado, foi, o “seminário”, a partir do qual foram propostas as produções inicial e final da sequência. Nesta atividade, os alunos receberam um texto em inglês sobre a evolução do consumo de música na sociedade e, adicionando conhecimentos subjetivos, apresentaram à turma, dando início às discussões que perpassarão todo o processo de intervenção didática. Ao término da SD, ocorrerá a apresentação da versão final do seminário, com o mesmo tema da primeira versão, porém de forma mais elaborada, objetivando avaliar o desenvolvimento das capacidades de linguagem exploradas nos discentes.

Além do consumo da música, o videoclipe – texto não verbal – foi trabalhado para complementar as mensagens temáticas e de enredo presentes

na cançãoselecionada. O consumo da evolução de videoclipes também foi

(3)

Atividades lúdicas e/ou competitivas também foram realizadas com a letra da canção para proporcionar maior envolvimento dos alunos. Para tanto, recursos tecnológicos, como o uso de plataformas de ensino online, foram utilizados a fim de levar os discentes para uma realidade mais contemporânea de ensino, fugindo das aulas tradicionais. Desse modo, plataformas online como o Google Classroom e aplicativos para smartphones como o Duolinguo e Lingueeforam propostos para realização de atividades.

Conseguinte, ao longo da intervenção didática, a estrutura do gênero, a letra e a gramática contextualizada serão estudadas nos módulos seguintes – frisando o fato de que a língua inglesa está presente do início ao fim da sequência didática, assim como as capacidades de linguagem que aparecem de maneira imbricada dentro de tais módulos.

Resultados e Discussão

A SD criada fora aplicada no Colégio Estadual“Monteiro Lobato”, localizado na cidade de Cornélio Procópio, com as turmas 3º ano A e 3º ano B, do Ensino Médio, como dito anteriormente.Logo no início da aplicação foi possível verificar a participação e o interesse dos alunos na realização das atividades propostas pelos acadêmicos do subprojeto PIBID, especialmente dada a utilização de diversas ferramentas didáticas em sala de aula.As discussões sobre contextualização do gênero, bem como temática e exploração da subjetividade dos alunosforam bem direcionadas, utilizando sempre a língua inglesa como mediadora, sendo que o nível elevadode proficiência dos alunos e dos pibidianos de cada turma tornou possível essa realização.

Tratando-se do nível linguístico, este é mais elevado na turma B, porém, em uma averiguação da aplicação do primeiro módulo, a participação em discussões tem sido mais correspondida pelos alunos da turma A, que demonstram querer compartilhar mais de suas histórias e experiências durante as atividades, assim como as atividades dinâmicas. Entretanto, atividades estruturais e o incremento de plataformas tecnológicas fora mais bem aceita pelos alunos da turma B.

É importante então ressaltar que, por mais que a faixa etária seja a mesma e a realidade escolar também, a aplicação da mesma sequência possui aceitações diferentes apesar de conter o mesmo foco, tornando-se assim um interessante objeto de estudo para os alunos do subprojeto que analisarão tal sequência didática.

Conclusões

(4)

proporcionou bons resultados com determinada turma e o que acarretou dificuldades em outra, haja vista a necessidade de adaptar a proposta ao contexto da turma. O processo de amadurecimento de uma sequência didática depende dessa análise crítica que o próprio professor deve realizar, a fim de aperfeiçoar e compartilhar tais avanços.

Além do amadurecimento do produto didático, há também o nosso amadurecimento profissional como professores em formação inicial, ou seja, do dos pibidianos, que buscam no subprojeto, justamente, a oportunidade de ter maior contato com a realidade de sala de aula e a compreensão aprofundada do trabalho do professor de língua inglesa. Ainda, ao elaborar atividades e aplicá-las, entramos em contato com a língua ensinada e adquirimos conhecimento a respeito das dificuldades encontradas no ensino de uma língua estrangeira, principalmente no contexto do ensino público. Portanto, o PIBID mostra-se fundamental para os cursos de graduação em licenciatura e traz avanços significativos à docência.

Agradecimentos

Referente a todas as questões supracitadas, é de suma importância expressar nossa gratidão pela oportunidade que é oferecida aos alunos de graduação de licenciatura, no caso desse trabalho, agradecimentos específicos dos alunos e supervisores do subprojeto PIBID à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que torna possível o desenvolvimento dessesubprojeto, o qual, consequentemente, forma profissionais ainda mais preparados e interessados no futuro da educação de nosso país.

Referências

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. 1. reimpressão. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003b.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado das Letras, 2004. p. 81-91.

LENHARO, Isadora Rayane. Participação social por meio da música e da aprendizagem de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. Londrina. 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

STUTZ, Lídia. Sequências Didáticas: semelhanças e especificidades no

(5)

Referências

Documentos relacionados

Os serviços de extensão bibliotecária são entendidos como todas as atividades e serviços desenvolvidos pela biblioteca, e oferecidos à população, fora do seu

A maioria dos eventos que trata do assunto e os inúmeros textos que se publicam a respeito, surpreendentemente, não avaliam, de forma adequada, o papel do vapor d’água no processo

Considerando essas aulas práticas e das gestões, os participantes da pesquisa (P1 e P2) responderam ao seguinte questionário: 1) Descreva sua experiência de

Deste modo, objetivamos com o trabalho, articular o conhecimento dos estudantes acerca de gênero e sexualidade coma diversidade de gênero e as diversas formas vivenciar a

Durantes as intervenções, foram debatidos: a origem do Universo pelo Big Bang, a formação da Terra, o surgimento de vida, a evolução das espécies; o gênero humano,

Após delimitado os temas no início do semestre de 2017, durante as semanas subsequentes, houve o preparo das atividades, com confecção dos planos de aula, seleção de material e

Destaca-se ainda que o trabalho PIBID /Filosofia tem ações voltadas para o estimulo ao senso crítico dos alunos, contribuindo assim para a formação do futuro

A partir deste contexto teórico, buscou-se compreender como se dava junto aos alunos esta percepção acerca da região e, estes apontaram respostas como: “Norte, sul,