• Nenhum resultado encontrado

M ESTRADOI NTEGRADO EMM EDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "M ESTRADOI NTEGRADO EMM EDICINA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Relatório Final de Estágio

do 6º ano

M

ESTRADO

I

NTEGRADO EM

M

EDICINA

Maria Carolina Almiro e Castro de Carvalho

Aluna n.º 2009232

Ano lectivo 2014/2015

F

ACULDADE DE

C

IÊNCIAS

M

ÉDICAS

(2)

1

Índice

1.

I

NTRODUÇÃO

... 2

2.

A

CTIVIDADES DESENVOLVIDAS

... 3

2.1 Estágio de Cirurgia Geral ... 3

2.2 Estágio de Medicina Interna ... 3

2.3 Estágio de Ginecologia Obstetrícia... 4

2.4 Estágio de Saúde Mental ... 5

2.5 Estágio de Medicina Geral e Familiar ... 5

2.5 Estágio de Pediatria ... 6

2.6 Estágio Opcional – Estágio Clínico ... 6

2.7 Preparação para a Prática Clínica ... 6

2.8 Actividades extracurriculares ... 7

3.

R

EFLEXÃO

C

RÍTICA

... 7

4.

A

NEXOS

... 10

A. Certificado de participação como membro da iMed Crew, na “iMed Conference 6.0” ... 10

B. Certificado de presença no Simpósio “Pelvic Happiness for Pelvic Cancer Patients – Function Preservation by Treatment Precision” ... 11

(3)

1.

Introdução

O presente relatório visa descrever e analisar as diferentes actividades realizadas ao longo do estágio profissionalizante (EP) do sexto ano, o último ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, realizado no ano lectivo de 2014/2015.

O EP consiste num ano de prática clínica tutelada, composto por um conjunto de estágios parcelares, os quais permitem aplicar, integrar e consolidar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do curso, como forma de preparação para o desempenho da profissão médica.

Assim, como objetivos gerais para este ano, destaco o desenvolvimento de um correto raciocínio clínico, de uma adequada realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos e a possibilidade de ganhar maior autonomia e confiança, através da experiência prática. Destaco ainda, como objetivos igualmente importantes, o desenvolvimento de capacidades sociais e humanas, tais como o aperfeiçoamento da relação médico-doente e comunicação com a família e a capacidade de integração em equipa através do desenvolvimento de capacidades de comunicação com colegas, médicos e outros profissionais de saúde.

(4)

3

2.

Actividades desenvolvidas

2.1

Estágio de Cirurgia Geral

O estágio parcelar de Cirurgia Geral, sob regência do Professor Doutor Rui Maio, decorreu de 15 de Setembro 2014 a 7 de Novembro de 2014, no Hospital da Luz, sob tutoria do Dr. José Damião Ferreira. O estágio encontrava-se organizado em 6 semanas de Cirurgia Geral e 2 semanas numa especialidade opcional, que no meu caso foi Gastrenterologia.

Durante este estágio, no Bloco Operatório, pude assistir e, muitas vezes, participar como 1º e 2ª ajudante em cirurgias por laparotomia e por laparoscopia e tive a oportunidade de assistir a cirurgia robótica, nomeadamente cirurgia bariátrica. Na enfermaria, pude assistir ao seguimento dos doentes no pós-operatório. Assisti, ainda, a consultas externas, e neste âmbito, as patologias que mais observei foram: patologia hemorroidária, neoplasia colo-rectal, litíase vesicular e hérnias da parede abdominal.

Durante os quinze dias no serviço de Gastrenterologia, pude assistir à realização das várias técnicas diagnósticas e terapêuticas efetuadas por esta especialidade, familiarizando-me, por exemplo, com as indicações e contra-indicações de cada uma. Tive ainda a oportunidade de aprender a manusear o endoscópio tanto em endoscopias digestivas altas como em colonoscopias.

No final do estágio, participei no Mini-Congresso organizado no Hospital Beatriz Ângelo com

a apresentação de um caso clínico e breve revisão teórica sobre “Pneumatose Intestinal”.

2.2

Estágio de Medicina Interna

O estágio parcelar de Medicina Interna, sob regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, teve lugar no serviço de Medicina III do Hospital São Francisco Xavier, no período de 9 de Novembro de 2014 até 16 de Janeiro de 2015, sob tutoria da Dr.ª Filipa Marques.

(5)

O internamento engloba o Internamento de Medicina Interna Geral e a Unidade de Insuficiência Cardíaca (UIC), uma unidade dedicada a doentes com IC aguda ou crónica agudizada. Pude acompanhar o doente desde a sua entrada na enfermaria, evolução clínica (quer através do exame físico, quer através dos exames complementares a solicitar e prescrição da terapêutica) até à sua alta, tanto no Internamento geral como na UIC. Participei nas reuniões de serviço semanais, onde pude apresentar os doentes a meu cargo. Quando necessário também consultava colegas de outras especialidades. Neste contexto, elaborei notas de entrada, diários clínicos e notas de alta dos doentes da minha equipa e proporcionou-se também a ocasião de contactar com os familiares dos doentes, de modo a colher dados adicionais da anamnese, comunicar intercorrências do internamento, e por vezes ajustar as expectativas prognósticas. Ainda relativamente ao internamento, destaco os três motivos de internamento mais frequentes: IC Descompensada, Pneumonia Adquirida na Comunidade e Traqueobronquite Aguda.

Assisti ainda a consultas de Medicina Interna e de Doenças Auto-Imunes. Pude participar também no Hospital de Dia de Especialidades Médicas, local onde é feita a continuação do tratamento sob vigilância de médicos e enfermeiros, após alta do serviço de Medicina ou da Urgência Geral. Em relação ao Serviço de Urgências, estive, principalmente, no atendimento em balcão, realizando a recolha da anamnese e exame objectivo dirigidos, pedido de exames e instituição de terapêutica, sob supervisão da minha tutora.

Durante este estágio, assisti ainda às sessões clínicas e Journal Clubs do Serviço e

frequentei, de forma assídua, os seminários que se destinavam a todos os alunos da rotação de Medicina.

2.3

Estágio de Ginecologia Obstetrícia

(6)

5

actividades dos Serviços de Ginecologia e de Obstetrícia, durante duas semanas em cada serviço. Fui ainda integrada numa equipa fixa de Urgência Externa.

Nos quinze dias de Ginecologia assisti a consultas externas de Adolescentes, Planeamento Familiar, Climatério, Senologia e Consulta do Colo (onde se realizam colposcopias). Pude assistir também à realização de histeroscopias e assisti a cirurgias no bloco operatório, na Maternidade Alfredo da Costa (MAC). Em relação à vertente de Obstetrícia, assisti a consultas de Medicina Materno-Fetal e Diagnóstico Pré Natal e Ecografia Obstétrica. Durante uma manhã, assisti a cesarianas no Bloco de Obstetrícia na MAC. Relativamente à urgência, esta tinha lugar na MAC, uma vez por semana, durante 12 horas, onde assisti às várias actividades realizadas na Sala de Partos e a partos eutócicos e distócicos. Em todos estes locais, era me concedida a possibilidade de aprender e treinar o exame ginecológico e obstétrico e também a realização de procedimentos como citologias e colocação de implantes subcutâneos (Implanon®).

No fim do estágio, apresentei um caso clínico sobre “ Hematoma pós-parto”.

2.4

Estágio de Saúde Mental

O estágio parcelar de Saúde Mental, sob regência do Professor Doutor Miguel Xavier, com a duração de 4 semanas (23/02/2015 a 20/03/2015), teve lugar no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa - Hospital Júlio de Matos, onde acompanhei a Dr.ª Teresa Mota na Unidade de Tratamento e Reabilitação Alcoológica (UTRA). Aqui, pude assistir a consultas de Alcoologia, às actividades desenvolvidas na Área de Dia, às sessões de Grupo (com os doentes e com os familiares) às reuniões de serviço de internamento (onde toda a equipa, incluindo psicólogos e assistentes sociais, estavam presentes) e a sessões clínicas elaboradas pelos internos.

Durante este estágio, foi me ainda concedida a oportunidade de frequentar o serviço de Urgências no Hospital de São José e de acompanhar visitas de apoio domiciliário.

2.5Estágio de Medicina Geral e Familiar

(7)

semanas) na USF Sétima Colina, em Lisboa. Durante estas 4 semanas, acompanhei a minha tutora, a Dr.ª Lurdes Safara, em consultas de Saúde de Adultos, Diabetes, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Saúde Infantil, e ainda em consultas domiciliárias, que espelharam a amplitude de intervenções possíveis do Médico de Família.

No final do estágio, elaborei o Diário do Exercício Orientado, que foi sujeito a avaliação oral, onde fiz uma análise de situação acerca de um doente idoso polimedicado,

2.5

Estágio de Pediatria

O estágio parcelar de Pediatria (27/04/15-22/05/15), sob regência do Professor Doutor Luís Varandas, decorreu no Hospital Dona Estefânia, sob tutoria da Dr.ª Cristina Henriques.

Tive oportunidade de acompanhar a minha tutora no seu dia-a-dia hospitalar nas suas diversas actividades, pela enfermaria do Serviço de Pediatria 2.2, Hospital de dia, Consultas Externas e Serviço de Urgência. As consultas externas consistiram em consultas de Reumatologia Pediátrica. Durante estas consultas, pude participar na recolha da anamnese, treinar o exame objectivo em diferentes idades e aprendi a realizar o exame articular completo. Assisti, ainda, às reuniões de serviço da Pediatria Médica, que se realizavam diariamente. Este estágio proporcionou também uma breve passagem pelo Serviço de Imunoalergologia, onde assisti a duas aulas teórico-práticas e a consultas externas.

No final do estágio, apresentei um trabalho sobre “Substâncias Ilícitas em Idade Pediátrica”.

2.6

Estágio Opcional

Estágio Clínico

O estágio Clínico Opcional, sob regência do Professor Doutor José Alves, decorreu na USF do Parque, em Lisboa, de 25 de Maio a 5 de Junho de 2015, sob tutoria da Dr.ª Madalena Barata.

2.7

Preparação para a Prática Clínica

(8)

7

sinais ou sintomas abordados por diferentes especialidades, com o intuito de orientar os alunos para o raciocínio clínico que se faz na prática.

2.8

Actividades extracurriculares

 Participante como membro do iMed 6.0 Crew, ajudando a Comissão de Organização da

iMed Conference 6.0”, organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de

Ciências Médicas, que decorreu na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, nos dias 10, 11 e 12 de Outubro de 2014 (ver anexo A.);

 Presença no Simpósio “Pelvic Happiness for Pelvic Cancer Patients – Function

Preservation by Treatment Precision” nos dias 13 e 14 de Fevereiro de 2015, na Fundação Champalimaud (ver anexo B.);

 Presença no “III Curso de Imagiologia na Prática Clínica”, que decorreu nos dias 21 e 22 de Março, no Instituto Português de Oncologia (ver anexo C.)

Gostaria ainda de mencionar outras actividades, que tendo sido realizadas em anos anteriores, são relevantes para o 6º ano e para a minha restante vida profissional, porque me ajudaram numa vertente social e humana, dando me um conjunto de valores importantes para a conduta médica. Assim, gostaria de referir a minha experiência de 6 meses no Programa de Mobilidade Erasmus, que decorreu em Valência, Espanha, e o facto de ter sido animadora de

jovens (14-18 anos) dos Grupos de Jovens Fraternos do Campo Grande (Missionários Verbum Dei.

3.

Reflexão Crítica

(9)

Para este resultado final contribuiu o equilíbrio entre a autonomia que me foi concedida e o simultâneo apoio constante por parte dos assistentes, pelo que pude não só adquirir e sedimentar conhecimentos teóricos e práticos, mas sobretudo aplicá-los, desenvolver capacidades de decisão, gestão e comunicação, e sentir as dificuldades que o médico enfrenta no dia-a-dia perante o doente e perante todo o envolvimento hospitalar. Foram importantes e essenciais as condições favoráveis de aprendizagem decorrentes da relação de um tutor para um ou dois alunos, em todos os estágios e, consequentemente o acompanhamento próximo e possibilidade de maior autonomia.

Recordando o ano que agora termina, e começando pelo estágio de Cirurgia, destaco o facto de ter sido a primeira vez ao longo do curso em que assisti e participei como 1ª ou 2ª ajudante, sistematicamente, em todas as cirurgias que decorreram durante o meu tempo de estágio. Este facto permitiu-me aprender e treinar a preparação individual para participação em actos cirúrgicos, técnicas de assepsia, manuseamento correcto do instrumental cirúrgico, noções básicas relativamente a algumas técnicas cirúrgicas, e sutura de ferida simples. Relativamente ao estágio de Medicina, foi muito importante a integração total na dinâmica do dia-a-dia da equipa e do serviço, não sendo apenas mera observadora. Fui sempre tratada como “jovem médica” com

(10)

9

Foi, para mim, uma oportunidade ímpar poder ter feito estágio na UTRA, tratando-se da única unidade de tratamento especializado na área da Alcoologia do Serviço Nacional de Saúde. No estágio de Medicina Geral e Familiar (MGF) fui introduzida à realidade dos cuidados de saúde primários, e da prática de uma medicina mais abrangente e próxima da população, que me fez ganhar consciência da importância da prevenção primária e educação para a saúde. O estágio de Pediatria mostrou-se da grande utilidade na minha preparação como aluna e futura médica interna do ano comum, uma vez que permitiu o desenvolvimento de conhecimentos e atitudes numa população alvo com características especiais. Considero que foi muito interessante ter tido contacto com uma área tão específica quanto a Reumatologia Pediátrica, pelo que considero que constitui uma oportunidade única. Por fim, para Estágio Opcional, escolhi MGF, por gosto pessoal e por ser uma especialidade na qual posso integrar tudo o que aprendi no 6º ano. Durante este estágio, foi me dada progressivamente mais autonomia e pude realizar consultas, sob supervisão da minha tutora, tendo sido fundamental para o desenvolvimento das minhas capacidades de comunicação, fortalecimento da relação médico-doente e permitiu-me adquirir uma maior confiança.

Termino com grande sentido de responsabilidade e, considero que o meu desempenho durante este ano foi bastante positivo. Penso que consegui atingir os objetivos a que me propus e senti que foi um ano de grande aprendizagem e muito gratificante. Resta-me agradecer a todos os Professores, Assistentes, Tutores e Colegas que permitiram, através desta Escola, a

(11)

4.

Anexos

A.

Certificado de participação como membro da

iMed Crew

,

na

(12)

11

B.

Certificado de presença no

Simpósio “Pelvic Happiness for Pelvic

(13)

Referências

Documentos relacionados

Nas duas semanas de Obstetrícia, frequentei a área do Diagnóstico Pré-Natal onde assisti à. realização de ecografias e técnicas invasivas, como amniocentese e biópsia das

Durante o estágio participei nas visitas do serviço, realizei a avaliação e registo clínico dos doentes internados e participei, como 2º ajudan- te, em 3 cirurgias.. Na

O estágio parcelar de Cirurgia está organizado de modo a que 6 semanas decorram na especialidade de Cirurgia Geral e 2 semanas numa área opcional, tendo, neste caso particular,

importância como parte integrante da minha formação médica e a sua contribuição para o meu.. desenvolvimento e crescimento

O ano profissionalizante decorreu entre 15 de Setembro de 2014 e 5 de Junho de 2015, distribuído, por ordem de actividades, por quatro semanas de Saúde Mental, quatro semanas

O estágio de Medicina decorreu no Serviço de Medicina 1A do Hospital Curry Cabral durante 8 semanas sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco e sob orientação da

As actividades consistiram em Enfermaria da UCERN - onde acompanhei o internamento das crianças e tive autonomia para escrever diários clínicos e discutir o plano de

Enfermaria, Serviço de Urgência, Consulta Externa e Hospital de Dia. Obtive