• Nenhum resultado encontrado

Agenda do Aluno 2018 Fundamental II e Ensino Médio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agenda do Aluno 2018 Fundamental II e Ensino Médio"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

Este é um documento importante,

onde alunos e responsáveis poderão consultar o

Regulamento Interno do Colégio e outras informações importantes.

Agenda do Aluno 2018

(2)

NORMAS DE FUNCIONAMENTO

Todo grupo é regido por normas elaboradas e exercitadas em benefício do próprio grupo. A escola é um grupo e nela cada aluno deve possuir pleno conhecimento de seus direitos e deveres para que todos possam estabelecer uma convivência saudável, inspirada na cooperação e ajuda mútuas. A efetivação das normas de funcionamento da escola busca, essencialmente, desenvolver no educando, em colaboração com a família, todos os valores inerentes à formação da personalidade, capacitando-o para compreensão do mundo moderno no consciente exercício da cidadania.

No colégio Dom Bosco, esses princípios serão alcançados com base na obediência às normas regimentais da Escola e às decisões da Diretoria nelas fundamentadas e no respeito aos colegas, professores e funcionários, em todos os momentos da atividade escolar.

(3)

Ensino Fundamental 6º ao 9º ano Manhã: Tarde: Integral: 07h10 às 12h30 13h às 18h20 07h às 19h - 6º a 8º ano Ensino Médio 1ª Série 2ª Série 2ª, 4ª e 6ª das 07h10 às 13h20 3ª das 7h10 às 14h30 5ª das 7h10 às 18h 2ª, 4ª e 6ª das 07h10 às 13h20 3ª das 7h10 às 18h 4ª das 7h10 às 14h30 3ª Série 2ª das 07h10 às 18h 3ª a 6ª das 7h10 às 13h20 1 dia na semana Educação Física à tarde.

1.HORÁRIO DE

FUNCIONAMENTO

DOS CURSOS

(4)

1. Período Integral - 6º ao 8º ano do Ensino fundamental

O período integral oferece atividades recreativas e esportivas, culturais e artísticas diversificadas, auxílio na execução das tarefas de casa, trabalhos, estudo e pesquisas.

(5)

1.1 ENTRADA

Ser assíduo e pontual seguindo rigorosamente os horários de entrada e saída. Lembramos que não há tolerância de atraso para a primeira aula. As mesmas terão início às 7h10 matutino e às 13h vespertino.

As aulas do Ensino Médio do período vespertino tem início às 14h20. Não é permitido ao aluno sair no horário do almoço.

O aluno só poderá entrar com atraso na escola com autorização da Coordenação. Lembramos que são permitidos apenas 3 atrasos por bimestre, a partir do quarto atraso o aluno não poderá entrar em sala.

Após o início da primeira aula, só será permitida a entrada a partir do 2º horário, salvo com apresentação de Atestado Médico.

O aluno não pode sair da sala de aula, para ir à Secretaria, pedir material emprestado, papelaria, devendo aguardar a hora do intervalo ou após o término das aulas.

(6)

1.2 INTERVALO/LANCHE

A duração do intervalo é de 20 minutos. Período este destinado a alimentação e socialização com os amigos, supervisionado pela equipe de inspetoria e coordenação.

Os alunos devem se dirigir imediatamente após o primeiro sinal para sua respectiva sala. Alunos que chegarem depois do professor na sala, não poderão assistir a mesma e serão encaminhados para a Orientação Educacional.

1.2.1. CANTINA

Os alunos podem utilizar a carteirinha escolar para realizar as compras no caixa da cantina ou no totem que fica no pátio da escola, carregando-o pelo nosso site.

(7)

1.3 Refeição

O almoço é oferecido somente aos alunos que estejam frequentando as aulas do dia a dia e no integral, mediante contratação do serviço em nossa secretaria. Não é permitida a vinda do aluno somente para refeição.

O colégio divulgará os horários de refeições e o aluno deverá seguir rigorosamente, não serão oferecidas refeições fora do horário determinado.

Os alunos podem utilizar o serviço de buffet por kilo, caso permaneçam na escola para participar dos cursos extras, plantões de dúvidas ou realizar estudo com colegas. Para o pagamento das refeições os alunos podem utilizar o cartão do estudante ou dinheiro.

Os alunos do Ensino Médio podem trazer de casa sua refeição, a mesma será armazenada em nossa cozinha e aquecida no horário do almoço.

Os alunos não podem solicitar o serviço delivery de restaurantes.

REGRAS GERAIS

(8)

1.4 Saída

Atenção aos horários de saída. Ultrapassando o período de tolerância (15 minutos) na saída, cobraremos hora adicional, juntamente com a mensalidade. Ao bater o sinal os alunos devem sair em ordem, mantendo um tom de voz compatível, uma vez que outras salas poderão estar atividades. Dirigir-se aos locais destinados e não permanecer nos arredores do Colégio.

●Horário de saída

Todos os alunos - exceto aqueles que se utilizam do serviço de transporte escolar - somente poderão sair da escola acompanhados dos pais ou responsáveis autorizados. Em casos emergenciais ou imprevistos, os responsáveis deverão entrar em contato com a secretaria, informando o nome completo e o RG da pessoa que irá retirar o aluno.

(9)

●Saída antecipada

A saída do aluno antes do término das aulas somente será liberada mediante as informações enviada pela agenda virtual.

A Orientação Educacional entrará em contato com os pais ou responsáveis para checar a solicitação de dispensa e receber a justifica da mesma.

Os alunos não devem entrar em contato direto com os pais solicitando a sua dispensa, deverá dirigir-se a Orientação.

1.5. Elevador

A escola dispõe de elevador para acesso aos andares superiores para os seus colaboradores, os alunos apenas farão uso do elevador quando houver necessidade específica, autorizado pela Coordenação e acompanhado por nossos professores, auxiliares e inspetores.

(10)

2. UNIFORME

O uso do uniforme é fator de segurança e obrigatório para frequência do aluno em todas as atividades do colégio, devendo os pais providenciar a aquisição dos mesmos em quantidade que viabilize a utilização semanal. Caso haja algum imprevisto, o responsável deverá comunicar a coordenação.

Para evitar o extravio de peças do uniforme, pedimos para bordar o nome do aluno ou marcá-lo com caneta de tecido.

Alunos que comparecerem sem uniforme, serão orientados pela Orientação e Coordenação, havendo reincidência o aluno só poderá assistir aula utilizando as peças que temos disponíveis na inspetoria. Na terceira ocorrência o aluno será advertido.

Não é permitido o uso de bonés, toucas, gorros, como também chinelos e semelhantes. O uso do tênis é obrigatório.

(11)

Não é permitido customizar as peças do uniforme, colocando enfeites, adereços, recortando-as ou descaracterizando-as.

Para as meninas, não será permitido o uso de camisetas e bermudas menores aos adequados, shorts saia e calças legging sem o logo do colégio.

Nos dias frios os alunos deverão utilizar o blusão do uniforme e, se necessário, outro agasalho que poderá ser utilizado por baixo, desde que seja da cor branca ou preta.

Os alunos que fazem frequentam o integral e os cursos extras deverão vir devidamente uniformizadas. Os uniformes dos cursos extras só podem ser usados durante a respectiva aula.

Atenção: Camisetas de times, da Copa, de Campanhas de matrícula, Camiseta dos 20 anos, bem como

as confeccionadas para a Mostra Cultural ou Projetos Sociais não podem ser usadas como uniforme.

UNIFORME

(12)

3. FREQUÊNCIA

No caso de o aluno faltar a alguma das aulas, por motivo de doença, viagem ou qualquer outro de ordem pessoal, o responsável deverá comunicar-se com a Coordenação Pedagógica. A comunicação, porém, não implicará o abono da falta, nem dispensará o aluno da entrega das tarefas escolares exigidas.

(13)

4. MATERIAL DIDÁTICO e LIVRO PARADIDÁTICO

Durante o ano verificar todos os itens da lista e repô-los na medida em que acabarem. O aluno deverá ter todo o material didático, para garantir as condições necessárias para o bom andamento das aulas, bem como, realizar todas as tarefas de casa solicitadas pelos professores.É dever do aluno, trazer o material didático, bem como todos os materiais solicitados pelo professor que serão utilizados no cotidiano. Sem o material os alunos não podem participar da aula.

O material pessoal deve estar identificado. Não é permitido que o material fique embaixo das carteiras após as aulas. A escola oferece o serviço de locação de armários para os alunos.

A aquisição do livro paradidático em cada bimestre é obrigatório.

(14)

5. TAREFAS DE CASA

A finalidade básica das tarefas de casa é rever e aprofundar o conteúdo explorado, além de formar hábitos de estudos e pesquisa.

É obrigatória a realização das tarefas escolares de acordo com as orientações dos professores No caso de falta à aula, o aluno deverá informar-se da agenda do dia no aplicativo do colégio. A tarefa faz parte do processo de avaliação de desempenho dos alunos.

5.1. PLANTÃO DE DÚVIDAS

Os alunos devem comparecer aos Plantões de dúvidas para sanar as dificuldades encontradas, durante o decorrer dos bimestres, auxiliando o aluno no processo de aprendizagem.

Os plantões possuem um horário fixo, que atende a todas as séries uma vez por semana no contraturno.

TAREFAS DE CASA

(15)

5.2. MONITORIA

Os alunos com baixo rendimento escolar nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia, serão convocados a participar desta proposta de estudo, que visa o resgate e a assimilação de conteúdo em defasagem.

5.3. GRUPO DE ESTUDOS BÁSICOS E AVANÇADOS - ENSINO MÉDIO

No início do ano são aplicadas sondagens nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, para os alunos de 1ª à 3ª série do Ensino Médio, de acordo com o resultado os alunos são encaminhados para os cursos: Básico I ou II de Matemática e Básico de Língua Portuguesa.

Os grupos de estudos avançados são oferecidos aos alunos que desejam ir além das propostas do livro, aprofundando o conhecimento na disciplina de interesse: Matemática, Biologia, Química e Física.

(16)

6. SAÍDAS CULTURAIS E PEDAGÓGICAS

A título de incentivar os alunos a vivenciarem atividades Pedagógicas que enriquecem seu Conhecimento e Ampliam a Visão de Mundo serão realizadas Saídas Culturais/Pedagógicas, cujo roteiro e valor a ser pago serão informados aos pais através de comunicados específicos.

Ressaltamos a importância da participação dos alunos, pois para a realização dessas saídas é exigido um número mínimo de participantes.

(17)

7. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio

As notas bimestrais são obtidas pela média aritmética das notas de avaliações do bimestre e a média das verificações escolares estabelecidas para o período.

Média Bimestral AM + AB + AC : 3 = Média Bimestral AM = Avaliação Mensal AB = Avaliação Bimestral AC = Avaliação Contínua

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

(18)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO COMO É AVALIADO?

Mensal 0 a 10 pontos Provas

Bimestral 0 a 10 pontos Provas

Contínua

Atividades Avaliativas

(0 a 8 pontos)

Trabalhos, pesquisas, apresentações e outros

Tarefa de Casa

(0 a 2 pontos)

Tarefas

Simulado

(0 a 10 pontos)

Número de acertos (aluno) x 10, dividido pelo número de acertos do 10º colocado (critério adotado pelo Colégio) somado à nota da Redação

(19)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

(*) Essa média nos dá a oportunidade de exigir um desempenho cada vez melhor dos nossos alunos, sem prejudicá-los na média final. A Redação acontece junto ao Simulado e entra como bônus na nota, ou seja, o aluno pode agregar, dependendo do seu desempenho, até 2,0 pontos na nota do Simulado.

(**) As duas notas (Atividades Avaliativas e Simulado) são somadas e divididas por 2, perfazendo a nota da Avaliação Contínua, conforme a abaixo:

(20)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Atividades Avaliativas + Simulado : 2 = Nota Avaliação Contínua

Para se obter a média do bimestre, somamos as três etapas da avaliação e dividimos por 3: AM + AC + AB = Resultado : 3 = Média do Bimestre

(av. mensal) + (av. contínua) + (av. bimestral)

*As notas dos simulados ou avaliações acadêmicas serão aplicadas por área do conhecimento, ou seja, a quantidade de acertos de cada disciplina é que irá ser computada no fechamento da nota bimestral da disciplina.

(21)

Média Anual

MA = 1º Bim. + 2º Bim. + 3º Bim. + 4º Bim. : 4 Cálculo da média final para Ensino Fundamental MF = (MA + RF) : 2

MA = média anual RF = recuperação final

(22)

7.1.PROMOÇÃO/RECUPERAÇÃO

A promoção dos alunos será feita da seguinte forma:

•A avaliação do aproveitamento será expressa em notas de 0 zero) a 10 (dez);

•No decorrer do ano letivo, serão atribuídas 4 (quatro) notas bimestrais apuradas em no mínimo 2 (dois) instrumentos de avaliação a cada bimestre;

•Para alunos que frequentarem a Recuperação Paralela, será proporcionada, de forma opcional, a oportunidade de realizar a 3ª chamada de prova, em até 3 disciplinas, a qual visa recuperar a nota (vide item Recuperação Paralela). Confira o valor na Secretaria do Colégio;

•O aluno que não conseguir média anual igual ou superior a 6,0 (seis), desde que apresente frequência igual ou superior a 75% em até 3 (três) componentes curriculares, será submetido a Recuperação Final;

•Na recuperação final, para ser promovido, o aluno deverá atingir a média final igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros), em cada componente curricular. Sendo esta calculada da seguinte forma: média aritmética dos bimestres, somada à nota da Recuperação Final, dividindo-se por 2 (dois).

(23)

7.2. RETENÇÃO

Será considerado retido o aluno que:

•Não atingir média final 6,0 (seis) em mais de 3 (três) componentes curriculares e não apresentar frequência igual ou superior a 75% no total de aulas dadas;

•Não obtiver média anual igual ou superior a 6,0 (seis) e apresentar frequência inferior a 75% em cada componente curricular e não apresentar os trabalhos propostos aos quais foi submetido;

•Não obtiver no exame final média 5,0 (cinco) e após análise do Conselho de Classe Escolar o mesmo julgar necessário sua retenção.

Conforme contrato de prestação de serviços, Cláusula 17ª - Parágrafo 5º Ficam cientes desde já os responsáveis e/ou os alunos dos cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio que aqueles que por ventura reprovem o ano cursado terão direito a recurso junto a Diretoria de Ensino Norte 2, conforme DELIBERAÇÃO CEE 127/2014.

(24)

7.3. RECUPERAÇÃO PARALELA

A Recuperação Paralela, para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, será realizada no 1º, 2º e 3º bimestres do ano letivo, através de aulas ministradas dentro ou fora do horário convencional das aulas. Para esta recuperação todos os alunos que não atingirem a média 6,0 estarão, automaticamente, convocados, pois a mesma visa recuperar conhecimento não assimilado e nem adquirido, resgatando os pré-requisitos necessários para continuidade do bimestre seguinte. A Recuperação Paralela contemplará toda a Grade Curricular. Ao final da Recuperação Paralela será proporcionado ao aluno, de forma opcional, a oportunidade de realizar a 3ª chamada de Prova, a qual visa recuperar a nota inferior à média exigida por bimestre, 6,0.

Cálculo: (MB + NOTA DA 3ª CHAMADA) : 2 = MÉDIA DO BIMESTRE

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

(25)

7.3.1. AVALIAÇÃO 3ªCHAMADA

No caso da nova média ser inferior à já obtida, prevalecerá a maior média. É condição obrigatória para realização da 3ª chamada que o aluno tenha 100% de frequência nas aulas de Recuperação Paralela. O aluno que desejar realizar as provas de 3ª chamada deverá comparecer à Secretaria da escola para preencher o “Requerimento de 3ª Chamada”, disponível no valor e no prazo estipulados pelo Colégio. Conforme previsto na Cláusula 5ª e Cláusula 7ª Parágrafo 1 do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais celebrado entre as partes contratantes. Será permitida ao aluno a realização de, no máximo, 3 provas de 3ª chamada por bimestre.

(26)

7.4. ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS AVALIAÇÕES

A presença e a pontualidade do aluno nas avaliações é fundamental.Não marquem viagens ou outros compromissos neste período. É necessário apresentar-se devidamente uniformizado, mesmo que a avaliação ocorra no turno oposto às aulas.

Caso seja flagrado com “cola” ou cometa ato ilícito que comprometa ao processo avaliativo o aluno terá a sua avaliação recolhida e obterá nota zero.

7.4.1. AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA

Em caso de ausência nas avaliações mensais, bimestrais, Simulados e Avaliações Acadêmicas, só será permitida a realização das provas substitutivas, mediante requerimento protocolado na secretaria do colégio dentro dos prazos estabelecidos no calendário escolar.

(27)

O requerimento para alunos que perderam a Prova Oficial deverá incluir justificativa para o pedido, sendo aceita a referente somente aos casos de licença e/ou afastamento médico comprovados pelo atestado. Outros motivos serão avaliados pela equipe pedagógica que poderá deferir ou indeferir o pedido.

Para cobrir as despesas administrativas extras, será cobrada uma taxa no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) por prova ausente/ requerida. Lembrando que o atestado médico justifica mas não o abona do pagamento. Somente em caso de internações e/ou doenças como catapora, caxumba e sarampo, o Colégio isentará o pagamento da taxa.

No caso de Simulados ou Avaliações acadêmicas a taxa será de R$ 100,00 por dia de prova.

As provas substitutivas serão realizadas conforme datas estabelecidas em calendário acadêmico e o conteúdo das provas abrangerá todo o bimestre. No caso do aluno faltar nas avaliações mensais e bimestrais da mesma disciplina, será realizada uma única avaliação e a nota obtida, será a mesma utilizada nas duas avaliações.

No caso de não ser possível comparecer à data definida, o discente perderá o direito à prova substitutiva e ser-lhe-á atribuída nota zero.

(28)

8. DISCIPLINA

As normas disciplinares da Escola estão previstas em seu Regimento, entre outras proibições é vedado ao aluno:

1.Praticar atos considerados atentatórios à decência, à moral e aos bons costumes. 2. Namorar no interior e nas adjacências do Colégio;

3. Ter consigo impressos gravuras, revistas, instrumentos e objetos considerados ofensivos ou contrários à moral, À segurança pessoal ou coletiva, bem como material de propaganda ideológica ou política;

4. Trazer objetos de valor como: aparelhos de som portáteis, aparelhos celulares e eletrônicos em geral ou de coleção (de quaisquer tipos) estranhos às atividades escolares, pois o colégio não se responsabilizará pelos mesmos e nem ressarcirá perdas e/ou danos;

5. Utilizar qualquer tipo de aparelho eletrônico dentro da sala de aula, inclusive ligações de celulares;

NORMAS DISCIPLINARES

(29)

6. Desrespeitar profissionais do Colégio e colegas de classe;

7. Danificar mobiliário ou instalações da escola. Nestes casos, será cobrado o ressarcimento das prejuízos, sendo aplicado ao aluno as sanções cabíveis;

5. Prejudicar o bom andamento das aulas e atividades escolares com atitudes inadequadas;

6. Ocupar-se durante as aulas , de coisas que não fazem parte desta, utilizar telefone celular, aparelhos portáteis;

7. Promover vendas dentro do Colégio;

8. Condutas inadequadas, dentro das dependências do Colégio e suas imediações, como namorar, provocar tumulto, tais como: brigas, “ovadas” entre outros, proferir palavras de baixo calão e quaisquer atitudes exacerbadas;

9. Promover ou participar de jogos de azar (truco, etc) nas salas de aula e outras dependências do Colégio; 10. Praticar qualquer tipo de bullying ou cyberbullying; agredir ou ameaçar colegas;

(30)

11. Dormir durante a aula;

12. Alimentar-se durante a aula (comer ou beber qualquer tipo de bebida que não seja água), além de mascar chicletes, chupar pirulitos durante as aulas;

13. Entrar ou sair da sala de aula sem a permissão do professor; 14. Prejudicar o bom andamento das aulas com atitudes inadequadas;

15. Publicar na internet, em qualquer site de relacionamento ou outros, imagens ou vídeos que divulguem alunos, professores ou colaboradores nas dependências do Colégio;

16. Organizar sem permissão da Direção coletas, festas, rifas, sorteios ou efetuar qualquer tipo de transação comercial;

17. Portar, utilizar, distribuir, vender ou comprar qualquer substância lícita ou ilícita nas dependências e entorno do Colégio, tais como cigarro, bebidas alcoólicas, ou qualquer outro tipo de substância ;

(31)

18. Denegrir a imagem da escola, sobretudo através da utilização de recursos da tecnologia da informação; 19. Utilizar a logomarca e o nome da Escola em qualquer atividade ou objeto sem a permissão da Direção. 20. Todos os itens acima são passíveis de punição, conforme consta no Regimento do Colégio.

(32)

8.1 FALTAS GRAVES

São consideradas faltas ou ocorrências graves, entre outras: ●Reincidência na indisciplina;

●Brigas;

●Brincadeiras de mau gosto com consequências imprevisíveis; ●Desacato a professores e funcionários;

●Discriminação de qualquer natureza; ●Dano ao patrimônio do colégio.

(33)

9. MUDANÇA DE TURMA

● Muitas vezes, de um ano letivo para o outro, ou mesmo durante o ano, são feitas mudanças de alunos de turma por questões disciplinares que afetam o desempenho escolar ou para atender a outros objetivos pedagógicos. É importante que os alunos desenvolvam a capacidade de fazer novas amizades e de se adaptar a novos grupos, com base em um dos pilares da educação que é aprender a conviver.

(34)

10. COMUNICAÇÃO - FAMÍLIA – ESCOLA

●A comunicação da Escola com a Família dar-se-á através de circulares entregues aos alunos, mensagens enviadas na agenda virtual, telefonemas, correio eletrônico, contatos individuais e reuniões de pais.

●Toda a Equipe Pedagógica (Diretores, Coordenadores e Psicólogos) estará sempre à disposição dos pais para discutir e resolver problemas pertinentes aos alunos.

(35)

10.1 AGENDA VIRTUAL

●As mensagens enviadas pelas famílias aos professores, orientações e coordenação, serão respondidas no mesmo dia, após o término do período, desde que entrem no sistema até às 8h (período da manhã) e às 14h (período da tarde).

10.2. COMUNICADOS / CIRCULARES

●Todos os comunicados estarão disponíveis neste aplicativo para leitura e ciência sempre que necessário.

FAMÍLIA ESCOLA

(36)

11. PLANTÃO PEDAGÓGICO / REUNIÃO DE PAIS

●As reuniões entre pais e educadores ocorrem bimestralmente. A presença dos pais ou responsáveis pelo aluno é de fundamental importância.

●O Colégio divulga os dados de desempenho escolar dos alunos, através do boletim escolar. O mesmo é entregue aos pais ao término de cada bimestre, para este acontecimento tão importante, realizamos no 1º e 3º bimestres a reunião de pais com o plantão dos professores, que tem por finalidade atender as famílias para que tenham mais informações sobre o desempenho de seus filhos.

(37)

11.1. REUNIÕES INDIVIDUALIZADAS

●Os pais ou responsáveis serão convidados para reuniões individualizadas com as professoras. Aproveitem esse momento para troca de informações visando ao melhor aproveitamento de cada aluno.

12. PRESENÇA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

●Consideramos fundamental a presença de mães e pais na Escola, acompanhando as diversas atividades do dia a dia. A Escola não admite, porém, a intervenção de mães e pais a outros alunos que, porventura, envolvam-se em pequenos desentendimentos com seus filhos. A escola tem profissionais capacitados para esse tipo de ação.

FAMÍLIA ESCOLA

(38)

13. ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS

●Recomendamos que os pais, quando necessitarem fazer críticas ou reclamações à Escola, manifestem-se diretamente à nossa equipe. No entanto, entendemos que, em muitos casos, não seria conveniente a presença dos alunos no momento de tais conversas, pois a credibilidade da Escola poderia ser comprometida perante ao alunos.

●Solicitamos que não utilizemos canais informais de comunicação, tais como WhatsApp, Facebook, Messenger...

FAMÍLIA ESCOLA

(39)

13. SAÚDE E ACIDENTE

●A orientação para administração de remédios deverá ser feita pela agenda virtual. A receita médica deverá acompanhar a medicação ou enviada digitalizada indicando o horário e a dosagem. No caso do aluno sentir alguma dor ou desconforto, os pais serão imediatamente comunicados. Em casos de quaisquer suspeitas ou diagnósticos de doenças infectocontagiosas - inclusive piolho - o aluno deverá permanecer afastado até a autorização médica, para o devido retorno.

●A Ficha Médica do aluno é de preenchimento obrigatório e deve estar acompanhada da cópia da carteira do convênio médico (caso tenha).

●Em caso de acidente, o aluno receberá os primeiros socorros em Escola, sendo o fato comunicado à família imediatamente.

●Em situações de urgência, o aluno será encaminhado a médicos ou hospitais, mesmo sem contato prévio com a família.

(40)

Estas orientações têm a finalidade de melhor organizar a rotina diária escolar,

permitindo que os alunos aproveitem todos os momentos que o Colégio proporciona para seu desenvolvimento. Nossa equipe estará sempre à disposição e estamos certos de que a nossa parceria

será ainda mais fortalecida durante o decorrer de todo o ano.

Referências

Documentos relacionados

– Nesta forma de e-commerce, as empresas devem desenvolver pra‚as de mercado eletr•nico atraentes para seduzir seus consumidores e vender produtos a eles.. – As companhias

realiza€•o de promo€•es para membros do canal de marketing (principalmente por meio de venda pessoal) ao invˆs de promo€•o para usu„rios-finais (principalmente por meio

The Nike brand makes the most valuable contribution to its parent company’s value – the brand represents 84% of total Enterprise Value.. The second most valuable brand in

Aplicações – O entendimento de que diferentes grupos de clientes compram em diferentes estágios do ciclo de vida do produto ajuda os profissionais de marketing a criar uma

O desenvolvimento de categorias ficou sob os cuida- dos da equipe da Pande Design Solutions, que de- senvolveu a identidade visual das embalagens da MP Carrefour não

Ao mesmo tem- po, nesta era de convergência digital, a marca vem sendo es- tendida para veículos que, diferentemente da TV, têm vocação segmentada, como canais a cabo (GloboNews

ƒ A Arthur Andersen recebeu US$ 52 milhões da Enron em 2000, a maior parte oriunda $ , p de serviços de consultoria (conta de US$ 1 milhão por semana!)4. ƒ Além da auditoria

Incrementar o com‚rcio internacional para acelerar o desenvolvimento econŽmico, coordenando as pol…ticas relacionadas com pa…ses subdesenvolvidos. Para tal finalidade