• Nenhum resultado encontrado

semana 9c Atividade recente no site Prof. Adhimar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "semana 9c Atividade recente no site Prof. Adhimar"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Física Geral II – FIS052 – EAD

Semana 9: Aulas 17 e 18

Professor: Adhimar Flávio Oliveira 13 de Outubro de 2014

Conteúdo

1 Instruções 1

1.1 Biblioteca Virtual . . . 1 1.2 Atividades . . . 1

2 Soluções de problemas de equilíbrio de corpos rígidos 2

3 Lei de Newton da gravitação 4

4 Exercícios 5

5 Questões 7

1

Instruções

1.1 Biblioteca Virtual

Em nossa disciplina vamos utilizar a Biblioteca Virtual da Unifei. Para acessá-la vocês devem:

1. acessar o link: https://unifei.bv3.digitalpages.com.br

2. em login digite sua matrícula,

3. e na senha digite sua data de nascimento no formato ddmmaa

(2)

2. Estudar as seções 11.3 Soluções de problemas de equilíbrio de corpos rígidos (páginas 359 e 360) e 12.1 Lei de Newton da gravitação (entre as páginas 1 e 5 do livro II). É muito importante refazer e entender os exemplos.

3. Resolver os exercícios e questões apresentados nas seções 4 e 5 deste texto.

4. Postar na ferramenta Portfólio em Portfólios Individuais aos exercícios e questões pedidos no item 3, compartilhando apenas com os Forma-dores. Não esqueça de associar a atividade a avalição da Semana.

Em caso de dúvidas utilize a ferramenta Correio ou o Fórum Dúvidas e Su-gestões.

Para auxiliar no estudo, no texto a seguir é apresentado um re-sumo sobre o tema abordado no livro texto.

2

Soluções de problemas de equilíbrio de corpos

rígidos

Existem apenas dois princípios básicos para o equilíbrio de corpos rígidos: a soma vetoria das forças que atuam sobre o corpo deve ser nula e a soma dos torques em torno de qualquer ponto deve ser zero.

X~

F = 0 (1)

e X

= 0 (2)

Exemplo:

(3)
(4)

3

Lei de Newton da gravitação

Cada partícula do universo atrai qualquer outra partícula com uma força diretamente proporcional ao produto das respectivas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as partículas.

Fg =G m1m2

r2 (3)

onde Fg é o módulo da força gravitacional que atua sobre cada partícula, m1 e m2 são as massas das partículas, r é a distância entre eles e G = 6,742×10−11N m2/kg2 é a constante gravitacional.

As forças gravitacionais atuam sempre ao longo da linha que une as duas partículas constituindo um par de ação e reação. Essas forças possuem sempre módulos iguais, mesmo quado as massas são diferentes. A força de atração que o seu corpo exerce sobre a Terra possui o mesmo módulo da força de atração que a Terra exerce sobre você.

Para determinar o valor da constante gravitacional G, devemos medir a força gravitacional entre dois corpos de massas conhecidasm1 em2

separa-dos por uma distânciarconhecida. Essa força é extremamente pequena para corpos existentes em laboratórios, mas ela pode ser medida com um instru-mento denominado balança de torção, usado em 1798 por Henry Cavendish para determinar o valor de G.

Exemplo 1: A massa m1 de uma das esferas pequenas da balança de Cavendish é igual a 0,0100 kg, a massa m2 de uma das esferas grandes é

igual a 0,500 kg. e a distância entre o centro de massa da esfera pequena

e o centro de massa da esfera grande é igual a 0,0500 m. Calcule a força gravitacionalFg sobre cada esfera.

Exemplo 2: Suponha que uma esfera pequena e uma esfera grande sejam destacads do dispositivo descrito no exemplo 1 e colocadas a uma distância de 0,0500 m (entre seus centros) em um local do espaço muito afastado de outros corpos. Qual é o módulo da aceleração de cada esfera em relação a um sistema inercial?

(5)

Figura 1: Ilustração do Exemplo 3.

4

Exercícios

1. Uma prancha de trampolim com 3,0 m de comprimento é suportada em um ponto situado a 1,0 m de uma de suas extremidades, e uma mergulhadora pesando 500 N está em pé na outra extremidade (Figura 2). A prancha possui seçaõ reta uniforme e pesa 280 N. Calcule a) a força exercida sobre o ponto de suporte; b) a força na extremidade da esquerda. (1920 N e 1140 N)

2. Duas pessoas transportam uma prancha de madeira uniforme com 3,0 m de comprimento e peso de 160 N. Se uma da pessoas aplica em uma extremidade uma força de baixo para cima de 60 N, em qual ponto a outro pessoa deve ser suspender a prancha?

(6)
(7)

5

Questões

1. Sente-se numa cadeira rígida, retilínea, e encoste-se no encosto da ca-deira. Tente levantar-se sem jogar o tronco para frente e sem apoiar-se em alguma coisa. Por que você não consegue? Explique detalhada-mente sua resposta.

Imagem

Figura 1: Ilustração do Exemplo 3.

Referências

Documentos relacionados

• Faixa nominal (da escala): Conjunto de valores da grandeza medida para o qual o “instrumento de medir” fornece valores dentro da faixa de escala correspondente a uma

Caso tenha problema para acessar a biblioteca utilize o botão con- tato presente na parte superior da

Caso tenha problema para acessar a biblioteca utilize o botão con- tato presente na parte superior da página..

Com a Equação 13 verificamos que a pressão em um ponto de um fluido em equilíbrio depende da profundidade desse ponto, mas não da dimensão horizontal do fluido (Figura 3)..

Calcule a força gravitacional exercida pela Terra sobre um astronauta de 75 kg que está consertando o Telescópio Espacial Hubble a 600 km acima da superfície da Terra, e depois

Suponha que houvesse dido descoberto um planeta entre o Sol e Mer- cúrio, com uma órbita circular de raio igual a 2/3 do raio orbital médio de Mercúrio2. Qual seria o período

Uma caixa de massa desprezível está em repouso na extremidade es- querada de uma prancha de 2,0 m e 25,0 kg.. A largura da caixa é de 75,0 cm, e areia deve ser uniformemente

Estudar as seções 10.2 Torque e aceleração angular de um corpo rígido e 10.3 Rotação de um corpo rígido em torno de um eixo móvel (página 323).. Postar na ferramenta Portfólio