• Nenhum resultado encontrado

AÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE: Doenças Ocupacionais relacionadas ao trabalho de Enfermagem

AUTOR: Ana Cecilia C. Firmo

E-MAIL: ana.fi rmo3@etec.sp.gov.br Etec Padre Carlos Leôncio da Silva

Tempo estimado: 02 aulas

Objetivo da Ação Educativa

 Identifi car condições de trabalho que podem afetar a qualidade de vida e a saúde do trabalhador da enfermagem;

 Identifi car situações de riscos ocupacionais na enfermagem/ saúde;

 Relacionar as doenças ocupacionais que mais ocorrem na enfermagem/ saúde.

Introdução

De acordo com Rocha (2018) a arte de ensinar exige estratégias que favoreçam a apren-dizagem efetiva dos discentes de maneira dinâmica, atual e estimuladora, dessa forma, a construção de Mapas conceituais oferece uma possibilidade de os alunos demonstrarem domínio de conceitos importantes e suas relações.

O aluno deve ser motivado a conseguir relacionar conceitos básicos das disciplinas com as situações do cotidiano, trazendo o conhecendo para a realidade a qual está inserido.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) está descrito que cabe à escola e ao pro-fessor “promoverem o questionamento, o debate, a investigação, visando o entendimento da ciência como construção histórica e como saber prático, superando as limitações do ensino passivo, fundado na memorização de defi nições e de classifi cações sem qualquer sentido para o aluno” (Brasil, 1998).

Portanto, ainda de acordo com Rocha (2018) as estratégias de ensino que contribuam com o aprendizado, processo onde o aluno além de sujeito ativo é o foco do ensino, devem ser apre-ciadas e difundidas para que benefi ciem cada vez mais os processos de ensino e aprendizagem.

Problematização inicial

Proporcionar de maneira fácil e efi ciente a relação entre as doenças ocupacionais e o tra-balho dos profi ssionais da enfermagem, enfatizando que entre os profi ssionais da saúde, os membros da enfermagem são os que mais sofrem acidentes e que apresentam elevado número de doenças relacionadas ao trabalho, com destaque para Doenças Osteomuscu-lares relacionadas ao trabalho e os transtornos mentais e de comportamento. A partir da construção dos mapas conceituais, podem se propor debates e elaboração de possíveis ações e rotinas de prevenção, concretizando os conceitos discutidos.

Como organizar a Atividade Prática

Na primeira parte, podem ser trabalhados os conceitos de doenças ocupacionais, situa-ções de risco ocupacionais, e as doenças ocupacionais mais comuns na Enfermagem, através de textos de apoio disponibilizados pela docente e pesquisas realizadas pelos próprios alunos. Em seguida, sugere-se que os alunos, divididos em seus respectivos gru-pos, elaborem uma questão focal que reflita a importância de saúde, qualidade de vida e doenças ocupacionais na atuação profi ssional da Enfermagem, estabelecendo pontes com conceitos de riscos ocupacionais, estratégias de redução de danos e prevenção das doenças ocupacionais. É importante que a questão focal seja apresentada na forma de pergunta, e não apenas como um tópico. Exemplo: Como evitar doenças ocupacionais na atuação da enfermagem? Uma vez defi nida a questão focal, deve ser escolhido em torno de 10 a 15 conceitos que deverão ser listados e, a partir dessa lista, pode-se estabelecer uma escala ordenada do conceito mais geral e inclusivo para a questão, que fi caria no topo da lista, até o conceito mais específi co e menos geral, que fi caria na base dela. Esse pro-cesso permite que as informações e dados disponíveis fi cam mais claros e evidentes para a construção de um mapa conceitual. O passo seguinte é elaborar um mapa conceitual preliminar. Isso pode ser feito descrevendo todos os conceitos em Post-its.

Os Post-its permitem ao grupo trabalhar em um quadro branco ou em papel e trocar os conceitos de lugar com facilidade, acrescentar novos conceitos a medida que o mapa vai fi cando cada vez mais claro e os conceitos mais estabelecidos pelos alunos.

Uma vez concluído o mapa preliminar, é preciso buscar as ligações cruzadas, os alunos devem ser estimulados e monitorados durante o processo de escolha das palavras de ligação, reforçando que a escolha de palavras corretas concretiza mais o conhecimento.

representam, requer entre outras. É importante que os grupos discutam as adequações necessárias ou as ações que precisam ser implantadas, proponham soluções para resol-ver as difi cultadas detectadas.

Após serem fi nalizados, os trabalhos devem ser apresentados por alunos de outro grupo, que farão a leitura e interpretação dos mapas conceituais, favorecendo o envolvimento de todos os alunos e a discussão saudável de pontos de vista e interpretações diferentes do mesmo conceito e situação discutida.

Possiblidade de Avaliação

A observação e acompanhamento constante de todas as etapas das atividades são de fundamental importância, além de ações de norteamento pelo docente.

Os registros das etapas realizadas devem seguir as seguintes etapas:

 Discussão sobre o tema de forma a motivar a participação do aluno;

 Interesse e motivação na realização da pesquisa;

 Organização e coesão do grupo, participação de todos os membros;

 Registro das observações com clareza;

 Escolha das palavras de ligação.

Descrição da atividade: construções de mapas conceituais

Importância: Maneira fácil de estimular níveis elevados de desempenho cognitivo, quan-do o processo é bem realizaquan-do e orientaquan-do, podenquan-do ser uma metoquan-dologia efi caz de ava-liação individual e coletiva de compreensão de conceitos importantes.

Recursos para ocorrer à atividade: Sala de Aula (Textos de Apoio, Cartolina, Post-its, Lápis de cor e Borracha).

Tempo estimado para desenvolver a atividade: Aproximadamente 4 aulas de 50 min, considerando que duas aulas são para a explicação sobre a Construção de Mapas Concei-tuais, a escolha de conceitos, utilização de Post-its, e duas para a elaboração e apresen-tação dos mapas conceituais.

Como será avaliada a atividade: A avaliação será realizada pela participação em sala de aula e pelas contribuições das conexões, relações entre os conceitos a pergunta focal realizada, com critérios de (Clareza das ideias, Relacionamento de conceitos e Pertinência das informações), conteúdo pesquisado, apresentação e discussão dos conceitos.

Como trabalhar com Mapas Conceituais em Sala de Aula: Antes da Construção do Mapa pelos alunos: Breve explicação sobre o que são Mapas Conceituais e sua Importância, realizar um exercício conjunto para visualizarem como funciona, descrever os critérios de avaliação e em seguida, dividir os alunos em grupos (Máximo 5 alunos). Após a realização da atividade, solicitar a apresentação dos mapas, com discussão e proposta de melhorias.

Critérios para Apresentação dos Resultados:

 Informações claras e objetivas;

 Estabelecimento de relação entre as atividades profi ssionais e o adoecimento da enfermagem;

 Identifi cação das doenças mais comuns entre os profi ssionais de enfermagem;

 Elaboração de propostas de prevenção.

Pesquisa e seleção de fontes de informação:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde do trabalhador e da trabalhadora [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Cadernos de Atenção Básica, n. 41 – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 136 p. Modo de acesso: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_trabalhador_trabalha-dora.pdf;

Brasil. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde / Ministério da Saúde do Brasil, Organi-zação Pan-Americana da Saúde no Brasil; organizado por Elizabeth Costa Dias ; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. – Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001. Acesso em: http://bvsms.saude.gov.

br/bvs/publicacoes/doencas_relacionadas_trabalho_manual_procedimentos.pdf;

ROCHA, Cecília Elenir dos Santos; SPOHR, Carla Beatriz. O uso de mapas conceituais como instrumento didático para identifi car indícios de aprendizagem signifi cativa em diferentes níveis de ensino. Investiga-ções em Ensino de Ciências, v21(3), p. 23-52, dez. 2016. Acesso em: https://www.if.ufrgs.br/cref/

ojs/index.php/ienci/article/view/219/236.

Ficha para a Aplicação da Atividade

Nome da ETEC:__________________________________________________________

Nome do Aluno:_________________________________________________________

Data da Atividade:_______________________________________________________

ATIVIDADE - CONSTRUÇÃO DO MAPA CONCEITUAL Tema do Mapa:

Questão focal:

Estacionamento de ideias (Seleção de 10 a 15 conceitos):

 Listar Palavras de ligações: (Dica: exemplos, inclui, envolvem, representam, requer...)

 Elaborar um mapa conceitual preliminar: (Dica: Buscar as ligações cruzadas, quanto mais ramifi cadas, mais conexões)

ROTEIRO DE AÇÃO EDUCATIVA: Conscientização

Outline

Documentos relacionados