• Nenhum resultado encontrado

Capítulo IV – Descrição e Análise dos Resultados

15. A avaliação externa de escolas tem promovido o trabalho

colaborativo entre os docentes.

Tabela 17 – Correlação entre as variáveis 10 e 15

Assim, pelos dados descritos, a indefinição avaliativa constatada quanto ao contributo da avaliação externa de escolas para a existência de articulação curricular entre professores do 2.º ciclo e professores do 3.º ciclo está diretamente associada à indefinição avaliativa verificada quanto à promoção do trabalho colaborativo entre docentes, decorrente da avaliação externa de escolas, tendo 44,2% dos inquiridos respondido de forma consensual a ambas as questões.

Pela análise das correlações ilustradas nas Tabelas 15, 16 e 17, concluímos que os efeitos da avaliação externa de escolas na articulação curricular entre diferentes departamentos curriculares (variável 2), na articulação curricular entre as diversas disciplinas que constituem o departamento a que pertencem os grupos de matemática do 2.º e do 3.º ciclos (variável 7), na articulação curricular entre professores de matemática do 2.º e 3.º ciclos (variável 10) e no trabalho colaborativo entre docentes (variável 15), estão fortemente associados e variam em sentido direto, isto é, os efeitos da avaliação externa de escolas (ou a sua ausência), num destes aspetos, refletem-se reciprocamente e de forma diretamente proporcional em cada um dos outros, tal como se pode compreender através do esquema da Figura 1.

196

Figura 1 – Correlações positivas fortes entre os itens 2, 7, 10 e 15

Dos resultados apresentados na Tabela 18, constatamos que as práticas de ensino caracterizadas por uma maior exigência ao nível do domínio de conhecimentos por parte dos alunos, decorrentes da avaliação externa de escolas, estão correlacionadas com a existência de uma relação direta entre desenvolvimento profissional docente e melhoria dos resultados dos alunos, com 55,7% de variância comum (r0,746;p0,05).

Variáveis Coeficiente de correlação de Pearson Coeficiente de determinação 11. A avaliação externa de escolas tem promovido práticas de

ensino caracterizadas por uma maior exigência ao nível do domínio de conhecimentos por parte dos alunos.

0,746 55,7%

12. A avaliação externa de escolas tem contribuído para a

existência de uma relação direta entre desenvolvimento profissional docente e melhoria dos resultados dos alunos.

Tabela 18 – Correlação entre as variáveis 11 e 12

Dada a indefinição avaliativa patente nos resultados do inquérito, quanto ao item 11 e a discordância da maioria quanto ao 12, podemos concluir que, de acordo com os inquiridos, a falta de efeitos concretos da avaliação externa de escolas na promoção de práticas de ensino exigentes, relativamente à aprendizagem dos alunos, reflete-se, de forma direta e recíproca, na falta de efeitos concretos na melhoria dos resultados escolares e do desenvolvimento profissional docente.

197

Pelos dados apresentados na Tabela 19, verificamos que práticas de ensino caracterizadas por uma maior exigência ao nível do conhecimento de conteúdos por parte dos alunos, decorrentes da avaliação externa de escolas, estão associadas ao desenvolvimento de ações, na sala de aula, que incentivam os alunos à melhoria do seu desempenho escolar (r0,673;p0,05), com 45,3% de variância comum.

Variáveis Coeficiente de correlação de Pearson Coeficiente de determinação 11. A avaliação externa de escolas tem promovido práticas de

ensino caracterizadas por uma maior exigência ao nível do domínio de conhecimentos por parte dos alunos.

0,673 45,3%

14. A avaliação externa de escolas tem promovido o

desenvolvimento de ações, na sala de aula, que incentivam os alunos à melhoria do seu desempenho escolar.

Tabela 19 – Correlação entre as variáveis 11 e 14

Mais uma vez, de acordo com os inquiridos, não são visíveis efeitos concretos da avaliação externa de escolas na promoção de práticas de ensino exigentes, o que se reflete na ausência de desenvolvimento de atividades letivas que promovam a melhoria do desempenho dos alunos, e vice-versa, tendo-se verificado que 45,3% destes docentes responderam de igual forma aos dois itens.

Pela análise das correlações ilustradas nas Tabelas 18 e 19, verificamos que os efeitos da avaliação externa de escolas no grau de exigência dos professores, na sala de aula, ao nível do domínio de conhecimentos, por parte dos alunos (variável 11), na relação entre desenvolvimento profissional docente e melhoria de resultados (variável 12) e na implementação de ações na sala de aula que incentivem os alunos à melhoria do seu desempenho escolar (variável 14) estão fortemente associados e variam em sentido direto. Sendo assim, concluímos que os efeitos da avaliação externa de escolas (ou a sua ausência) num destes aspetos, refletem-se reciprocamente e de forma diretamente proporcional em cada um dos outros, tal como procuramos ilustrar na Figura 2.

198

Figura 2 – Correlações positivas fortes entre os itens 11, 12 e 14

Os resultados patentes na Tabela 20 mostram que as práticas de avaliação centradas nos testes, como efeito da avaliação externa de escolas, está correlacionada com a valorização da avaliação sumativa em detrimento da avaliação formativa (r0,735;p0,05), com 54,0% de variância comum. Variáveis Coeficiente de correlação de Pearson Coeficiente de determinação 18. A avaliação externa de escolas tem favorecido práticas de

avaliação centradas nos testes.

0,735 54,0%

19. A avaliação externa de escolas tem contribuído para a

valorização da avaliação sumativa em detrimento da avaliação formativa.

Tabela 20 – Correlação entre as variáveis 18 e 19

Pelos resultados, podemos deduzir que a indefinição avaliativa relativa ao contributo da avaliação externa de escolas para práticas de avaliação centradas nos testes se projeta na indefinição avaliativa quanto à influência da avaliação externa de escolas na valorização da avaliação sumativa em detrimento da formativa, e reciprocamente, verificando-se que 54,0% dos docentes inquiridos manifestaram a mesma opinião relativamente em ambos os itens.

Como podemos verificar pelos dados da Tabela 21, os efeitos da avaliação externa de escolas na evolução positiva dos resultados académicos internos está correlacionado com o

199

efeito da avaliação externa de escolas na evolução positiva dos resultados académicos externos (r0,731;p0,05), com 53,4% de variância partilhada.

Variáveis Coeficiente de correlação de Pearson Coeficiente de determinação 8. A avaliação externa de escolas tem contribuído para a

evolução positiva dos resultados académicos internos, na minha escola.

0,731 53,4%

9. A avaliação externa de escolas tem contribuído para a

evolução positiva dos resultados académicos externos, na minha escola.

Tabela 21 – Correlação entre as variáveis 8 e 9

A partir dos resultados obtidos, podemos inferir que a indefinição avaliativa que se constatou relativamente ao contributo da avaliação externa de escolas, para a evolução positiva dos resultados escolares internos, se relaciona de forma direta e recíproca com a indefinição avaliativa quanto aos efeitos da avaliação externa de escolas na evolução positivas dos resultados académicos externos. Verificamos, ainda, que 53,4% dos inquiridos responderam da mesma forma a estas duas questões.

O contributo da avaliação externa de escolas para a valorização do desenvolvimento profissional docente está correlacionado com o contributo da avaliação externa de escolas para a definição de um padrão de desenvolvimento profissional docente (r0,725;p0,05), com 52,6% de variância comum, como ilustra a Tabela 22.

Variáveis Coeficiente de correlação de Pearson Coeficiente de determinação 4. A avaliação externa de escolas tem contribuído para a

valorização do desenvolvimento profissional docente.

0,725 52,6%

5. A avaliação externa de escolas tem contribuído para a

definição de um padrão de desenvolvimento profissional docente.

Tabela 22 – Correlação entre as variáveis 4 e 5

Tendo em conta os resultados obtidos, que manifestam a discordância da maioria dos inquiridos relativamente a estes dois itens, podemos concluir que, segundo a perspetiva destes

Documentos relacionados