• Nenhum resultado encontrado

4 GEPROMAI: UM CAMINHO E UM CONTEXTO PARA ESTUDAR

4.5 A Dinâmica dos encontros e as práticas desenvolvidas no GEProMAI

O GEProMAI vem se constituindo como um grupo colaborativo à medida que percebemos semelhanças dele com a literatura sobre o tema, como o fato de que os participantes são dispostos a compartilhar espontaneamente algo de interesse comum, apresentando olhares e entendimentos diferentes sobre os conceitos matemáticos e os saberes didático-pedagógicos, e sobre experiências relativas ao ensino e à aprendizagem da Matemática (FIORENTINI, 2004). Ao lado disso, o grupo possui uma dinâmica que possibilita uma agenda de trabalho e estudos alinhada aos interesses dos professores da escola básica.

O GEProMAI, enquanto grupo de estudos, vem sendo construído pelos seus participantes ao longo do tempo e se caracteriza também pelo seu inacabamento e incompletude. Não é possível descrevê-lo como é, mas sim como está. Nos dois anos de minha participação no grupo, desenvolvemos práticas formativas que emergiram do contexto da escola básica e que mobilizaram a aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos professores que realizaram tais práticas e dos formadores desses professores, segmento no qual me insiro e também incluo a Professora Dora, que participa do grupo.

Sobre as práticas desenvolvidas pelo GEProMAI ao longo desses dois anos, é relevante destacar que o grupo foi também lócus de produção de conhecimentos, não apenas no que se refere ao desenvolvimento de diferentes

práticas de ensinar e aprender Matemática na infância, mas também nos modos de interação e comunicação entre os participantes, na utilização de diferentes ferramentas que possibilitam a formação docente e até mesmo da produção desta pesquisa. Nesse sentido, destaco no diagrama a seguir, os elementos constitutivos de formação e produção GEProMAI desenvolvidos ao longo desses dois anos.

A compreensão de que é importante planejar intencionalmente práticas educativas que possibilitem a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, propiciando que estas se apropriem ao máximo das qualidades humanas, respeitando as condições biológicas, psíquicas e a cultura infantil, sem a intenção de acelerar o desenvolvimento infantil e de escolarizar as crianças pequenas, se constitui num dos princípios fundamentais das ações do GEProMAI.

Figura 2 - Elementos que constituem o GEProMAI

Inicio o diagrama com o nome do grupo. Logo a seguir, destaco elementos fundamentais para a organização das práticas iniciais do grupo, que começou suas atividades a partir das discussões relacionadas aos currículos da Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental, e quais práticas docentes eram utilizadas para trabalhar Matemática nessas etapas educacionais. O bloco Grandezas e Medidas foi destacado no currículo em decorrência da relação com esta pesquisa, e por ter sido o tema inicial de formação e produção de conhecimentos pelos participantes do grupo.

A palavra “narrativas” foi inserida num quadro maior como envolvendo todos os elementos do GEProMAI em decorrência de sua importância na consolidação das práticas desenvolvidas pelo grupo. As narrativas tornam possíveis e materiais o significado das experiências vivenciadas individual e coletivamente.

É relevante destacar que, para a representação neste diagrama, optei por organizar as práticas em elementos constitutivos de produção e de formação. Tais elementos se encontram em áreas pontilhadas e interseccionadas com o intuito de evidenciar que não existe uma separação real entre eles, não são dois polos distintos. Essas práticas podem ser compreendidas como complementares, pois todas as que são descritas como elementos de produção podem contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional do professor. De outra parte, os elementos de formação constituem-se em práticas que sustentam a produção de conhecimentos pelo grupo.

Por exemplo, para os participantes do grupo preparem um trabalho a ser apresentado em um evento, que habitualmente refere-se a uma prática desenvolvida em sala de aula, é necessário estudar referenciais teóricos relacionados ao tema, conhecer materiais utilizados para desenvolvê-la, analisar as aprendizagens produzidas e, por fim, elaborar um texto para ser avaliado pela comissão do evento. Todo esse processo, embora se materialize em um texto, uma produção, mobilizou diferentes aspectos do processo formativo (estudos, análise da prática docente, exploração de material) constituindo-se também em um exercício altamente formativo.

Entre esses dois blocos estruturados pelas práticas, encontram-se os meios pelos quais o GEProMAI se estabelece como um centro de convergência – de interlocução - que capta as informações desses elementos e também fornece

subsídios para que se efetivem enquanto ação. Nesse centro, destacamos os encontros presenciais do grupo realizados quinzenalmente, as comunicações via redes sociais (quase diárias), especialmente o WhatsApp9 - que tem sido uma

ferramenta importante de comunicação entre os participantes -, a criação e atualização do site do grupo, que concentra grande parte das informações sobre as ações nele vividas, tais como: apresentação dos participantes, os registros dos encontros, a participação dos professores do grupo em eventos com a apresentação de trabalhos, os textos estudados ao longo do tempo. Todos esses aspectos sintetizam a dinâmica de encontros presenciais e em ambientes virtuais que edificam o GEProMAI.

Como elementos constitutivos de produção, elegi as ações do grupo que se materializaram concretamente em textos escritos com diferentes finalidades. Nesse sentido, destaquei as narrativas individuais, as narrativas colaborativas, as atividades elaboradas a partir das discussões coletivas e também as propostas que um ou mais participantes tenham desenvolvido com suas crianças e trazido para serem problematizadas no grupo. Evidenciei neste bloco, ainda, os textos elaborados para serem apresentados em eventos e artigos a serem publicados. Essas produções regularmente relacionam-se aos assuntos ou propostas que emergiram dos encontros.

Os elementos constitutivos de formação foram organizados de modo a destacar as ações de estudo realizadas pelos participantes. Neste bloco são evidenciadas as leituras críticas de textos teóricos e documentos oficiais relacionados à Matemática na infância; a exploração de materiais concretos, atividades e as discussões sobre as potencialidades delas para o ensino e a aprendizagem da Matemática, e as análises dos registros de práticas realizadas no contexto educativo seguido da problematização das mesmas.

Na sequência, detalho as práticas formativas desenvolvidas pelo grupo, que se configuram também como um processo de produção de dados importantes para a elaboração dos textos desta pesquisa.

9 WhatsApp Messenger é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens

4.6 As narrativas como práticas de aprendizagem e desenvolvimento