• Nenhum resultado encontrado

A DIVULGAÇÃO DOS EVENTOS MUNDIAIS PELA REVISTA DESPERTAI! E

3 A REVISTA DESPERTAI!

3.3 A DIVULGAÇÃO DOS EVENTOS MUNDIAIS PELA REVISTA DESPERTAI! E

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um evento muito significativo para as Testemunhas de Jeová, pois para elas esse acontecimento evidenciava que o fim dos tempos estava próximo.

Dados interessantes: Mundo

236 — Países em que as Testemunhas de Jeová pregam

540 — Idiomas em que produzimos Bíblias e publicações baseadas na Bíblia

109.403 — Congregações

7.395.672 — Ministros que ensinam a Bíblia

19.000.000 — Pessoas que assistem às nossas reuniões ou congressos

166.000.000 — Bíblias publicadas pelas Testemunhas de Jeová em 108 idiomas

20.000.000.000 — Publicações baseadas na Bíblia produzidas pelas Testemunhas de Jeová nos últimos dez anos

Para os ensinamentos do grupo a respeito do fim dos tempos, a data 1914 é muito importante, pois marca o início do “Reino celestial de Cristo” e o início dos “últimos dias”.

De acordo com o entendimento das Testemunhas de Jeová, em Lucas 21:24, Jesus disse: “Jerusalém será pisada pelas nações, até se cumprirem os tempos designados das nações”. Esse texto é usado para afirmar que o ano de 607 a.C. é o marco zero para a contagem do início do fim dos tempos, pois ao longo da história do povo judeu os reis governavam designados por Deus, logo, eles representavam o governo de Deus. No entanto, quando a nação de Israel foi conduzida ao cativeiro em 607 a.C., conforme o entendimento da Sociedade Torre de Vigia, a nação de Israel começou a “ser pisada”, pois a dinastia de Davi foi interrompida e os reis gentios passaram a governar o povo de Deus.

Ainda de acordo com entendimento do grupo, esse “pisar” só terminaria quando Cristo fosse entronizado. A base para essa afirmação é o texto de Ezequiel 21:26, 27: “Remove o turbante e retira a coroa [...]. Certamente não virá a ser de ninguém, até que venha aquele que tem o direito legal, e a ele é que terei de dá-lo.”

Houve, então, por parte dos fundadores desse grupo, a preocupação de pesquisar na Bíblia possíveis dados para calcular um tempo estimado para que o Reino de Cristo fosse instaurado. A resposta, segundo as publicações das Testemunhas, está no capítulo 4 do livro de Daniel, que narra um sonho do rei Nabucodonosor com uma árvore que foi derrubada:

Na Bíblia, árvores são às vezes usadas como símbolos de governo. (Ezequiel 17:22-24; 31:2-5) Assim, o corte da árvore simbólica indica que o governo de Deus, conforme representado pelos reis em Jerusalém, seria interrompido. No entanto, a visão revelou que “Jerusalém seria pisada” temporariamente — por um período de “sete tempos”. Quanto tempo duraria esse período? Revelação (Apocalipse) 12:6, 14 indica que três tempos e meio equivalem a “mil duzentos e sessenta dias”. “Sete tempos”, portanto, durariam o dobro, ou seja, 2.520 dias. Mas as nações gentias não deixaram de “pisar” no governo de Deus meros 2.520 dias após a queda de Jerusalém. É evidente, pois, que essa profecia abrange um período muito maior. À base de Números 14:34 e Ezequiel 4:6, que falam de “um dia por um ano”, os “sete tempos” abrangeriam 2.520 anos.34

Conforme o fragmento citado, retirado de uma das publicações do grupo, foi desenvolvida uma conta para fixar a data em que Cristo seria entronizado. Essa data é calculada da seguinte maneira: em 607 a.C., Israel foi cativo, logo, de outubro de 607 a.C. até

34WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF NEW YORK; SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE

BÍBLIAS E TRATADOS. O que a Bíblia ensina? Brooklyn, NY, USA: Watchtower Bible and Tract Society of New York; International Bible Students Association; Cesário Lange, SP: Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, 2005. p. 216.

outubro de 1 a.C., são 606 anos (607 – 1), já que não existe ano zero. Como o livro de Daniel informa que “sete tempos” seria o necessário para o acontecimento do Reino Milenar, e em Apocalipse 6 é indicado que três tempos e meio é igual a “mil duzentos e sessenta dias”, multiplica-se 1.260 x 2, e o resultado é 2.520 dias.

Portanto, somando o ano de 1914 d.C. ao de 606 a.C., o resultado é 2.520 anos, exatamente o valor dos “sete tempos”.

Esse cálculo é fundamental para entender a crença na “presença”, termo usado pelas Testemunhas de Jeová para se referirem ao momento em que Cristo foi entronizado nos céus e passou a atuar no mundo invisivelmente:

Como Jesus predisse, sua “presença” como Rei celestial tem sido marcada por dramáticos eventos mundiais — guerras, fome, terremotos e epidemias. (Mateus 24:3-8; Lucas 21:11) Tais acontecimentos confirmam sem sombra de dúvida que 1914 marcou o início do Reino celestial de Deus e o começo dos “últimos dias” do atual sistema mundial perverso. — 2 Timóteo 3:1-5.35 Os eventos mundiais são então entendidos pelas Testemunhas de Jeová como evidências do cumprimento das profecias registradas na Bíblia, visto que para os membros do grupo a Primeira Guerra Mundial foi um grande sinal do cumprimento do início do fim dos tempos.

Durante esse período, a chegada do milênio já era entendida como certa, mas isso não aconteceu. Sendo assim, a Sociedade Torre de Vigia afirmou que até o fim da geração de 1914 o Reino Milenar seria instaurado.

A revista Awake!(Despertai!) e outras publicações da Sociedade Torre de Vigia foram muito importantes para a divulgação na crença de que antes da morte de todas as pessoas nascidas em 1914, o Reino Milenar de Cristo seria instaurado. De acordo com os ensinamentos das Testemunhas de Jeová, muito em breve os fiéis à vontade de Deus desfrutariam dos benefícios de viver em um novo mundo que substituirá o atual.

Raymond Franz, ex-membro do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, em seu livro Crise de consciência, trata sobre a importância das revistas como veículo de propagação da crença na data de 1914 e sobre a importância dela para uma geração:

Na década de 1940 defendia-se a ideia de que uma “geração” cobria um período de aproximadamente 30 ou 40 anos. Isto se traduzia na constante insistência na extrema brevidade do tempo restante. Pelo menos alguns

35WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF NEW YORK; SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE

BÍBLIAS E TRATADOS. O que a Bíblia ensina? Brooklyn, NY, USA: Watchtower Bible and Tract Society of New York; International Bible Students Association; Cesário Lange, SP: Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, 2005. p. 216.

exemplos bíblicos podiam ser citados em confirmação disso. (Veja, por exemplo, Números 32:13). Com a chegada da década de 1950, porém, o período de tempo permitido por essa definição tinha efetivamente passado. Havia necessidade de alguma “prorrogação” e assim em A Sentinela de 1º de setembro de 1952, p. 542 e 543 (em inglês) a definição foi mudada e, pela primeira vez, o período de tempo abrangido por uma “geração” foi definido como representando o período de uma vida inteira, chegando assim a – não apenas 30 ou 40 anos – mas a 70, 80 ou mais anos.36

O trabalho de Franz revela que ao longo do tempo a Sociedade Torre de Vigia, por meio de suas publicações, iludiu uma geração, indicando datas para que o Reino Milenar de Cristo fosse estabelecido. O fragmento extraído do livro informa que primeiramente esse evento aconteceria entre 30 e 40 anos, após os eventos de 1914, número de anos usado para se referir a uma geração, depois, passou a ser mais de 70 ou 80 anos.

Figura 35 ‒ Capa da revista A Sentinela de maio de 1984, organizada para garantir à geração de pessoas nascidas em 1914 que eles não morreriam, pois o Milênio ou a Nova Ordem seria estabelecido em breve

Fonte: Watchtower, May 1984.

Em seu livro, Franz denuncia a mudança de posicionamento do grupo em relação à data de 1914, prevista para o início do fim dos tempos, e comprova essa alteração comparando o editorial de duas revistas Despertai! publicadas em momentos diferentes.

Figura 36 ‒ Nota editorial da revista Despertai! (1983) Fonte: FRANZ, p. 281, 1983.

Lendo a nota editorial, é clara a afirmação de que o Reino Milenar seria estabelecido antes do fim da geração de 1914: “Importantíssimo é que esta revista gera confiança na promessa do Criador de estabelecer um novo mundo pacífico e seguro, antes que passe a geração que viu os acontecimentos de 1914”. No entanto, a partir de 22 de outubro de 1995, conforme Franz, há uma mudança no editorial da revista relacionada ao de 1914.

Figura 37 ‒ Nota editorial da revista Despertai! (1995) Fonte: FRANZ, p. 281, 1983.

Quando se comparam as notas editorais das duas revistas, percebe-se que a referência à data de 1914 é apagada: “Importantíssimo é que esta revista gera confiança na promessa do Criador de estabelecer um novo mundo pacífico e seguro, prestes a substituir o atual sistema de coisas perverso e anárquico”. Portanto, a relação entre o fim dos tempos e a geração de 1914 deixa de ser divulgada.

Talvez para um leitor que não seja Testemunha de Jeová, ou para novos adeptos do grupo, tal mudança não tenha tanto efeito. No entanto, para os que faziam parte da “geração de 1914”, a crença de que o fim dos tempos chegaria antes da morte dos nascidos durante a Primeira Guerra é muito relevante, pois essa crença provocou mudanças radicais na vida dos que na época acreditavam nela:

Alguns venderam seus negócios, largaram seus empregos, venderam suas casas ou fazendas e se mudaram com suas esposas e filhos para outras áreas a fim de “servir onde houvesse mais necessidade”, confiando que tinham fundos suficientes para sustentá-los até 1975. Outros, inclusive algumas pessoas de idade, converteram em dinheiro apólices de seguro ou outros

certificados de valor. Alguns adiaram intervenções cirúrgicas na esperança de que a entrada do milênio eliminasse a necessidade de fazê-las.37

Segundo Franz, muitos venderam seus bens, mudaram-se e até colocaram a vida em risco, por acreditarem que o milênio estava próximo. Porém, de 1975 até os dias atuais, a Sociedade Torre de Vigia continua a divulgar por meio de suas publicações a possibilidade de uma nova vida na Terra, sem sofrimentos.

A crença em 1914 não foi extinta da organização, mas a ênfase é dada ao período em que Cristo começou a reinar nos céus e atuar na Terra de modo invisível. Não há mais referência à data de 1914 e à geração de 1914 indicando o início do Reinado Milenar.

Ao longo dos anos, o grupo ainda continuou a divulgar possíveis novas datas para que o milênio fosse estabelecido como: 1918, 1920, 1925 e 1975.

O testemunho de Haideê Blitzkow, que foi uma Testemunha de Jeová por 42 anos, mostra como a organização iludiu as pessoas com seus ensinamentos considerados “bíblicos”.

Tudo começou com a informação de que Deus tinha um nome pessoal. Abracei a religião das Testemunhas de Jeová como a única e verdadeira, aprovada por esse Deus. Em tudo, a religião se dizia associada a Ele. Assim, eu não sabia dos conflitos conjugais e familiares que estavam por vir [...]. Os primeiros anos foram críticos: não festejar aniversários, Natal e Páscoa, e um esposo que nunca aceitou a situação religiosa, pois tínhamos 3 filhos e eles não puderam ter o que outras crianças naturalmente tinham. Também, havia dilemas em relação a vacinas, transplantes de órgãos, e o pior, transfusões de sangue. Minha vida se tornou um martírio. Havia o medo de que meus filhos, numa doença, viessem a precisar de sangue, pois sabia que meu marido iria autorizar. [...] Em 1967, vi uma esperança maravilhosa. A sociedade começou a falar algumas coisas sobre o ano de 1975. Todos no pequeno Salão do Reino só falavam que o fim estava muito, muito perto. Mas o ano de 75 veio e se foi, e nada aconteceu. Não sofri muito. Talvez somente mais 10 anos e tudo acabaria. Eu não me dava conta de que, daquele momento em diante, começariam a nascer dúvidas em minha mente. Tudo o que a organização publicava, eu lia na medida do possível, a fim de estar a par dos acontecimentos, já que “só ela tinha a verdade” de Deus. Mas quando começaram a surgir mudanças em alguns ensinamentos, as dúvidas aumentaram. Eu pouco comentava, pois sabia o perigo que corria. Então, desanimava e por duas vezes, afastei-me da organização, mas continuava lendo as publicações dela. Quando alguém me visitava e dizia: “por que você não volta para o Salão do Reino? É muito triste morrer fora da organização”, minha resposta era: “quem tem de mudar sou eu!” Afinal de contas, não ousava duvidar da “sociedade” e seu “Corpo Governante orientado pelo espírito santo de Deus”.38

37FRANZ, Raymond. Crise de consciência. Atlanta: Commentary Press, 1983. p. 255.

38O testemunho de Haideê Blitzkow que foi Testemunha de Jeová por 45 anos, disponível no site

<www.testemunha.com.br/conteudo.asp?cod=76>. Site organizado por ex-testemunhas de Jeová, com o objetivo de mostrar que a Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados não é uma organização que representa Deus na Terra.

Confirma-se pelo testemunho de Haideê Blitzkow que a crença no milênio é apresentada como a solução para as dificuldades encontradas ao longo da vida “Em 1967, vi uma esperança maravilhosa. A sociedade começou a falar algumas coisas sobre o ano de 1975. Todos no pequeno Salão do Reino só falavam que o fim estava muito, muito perto”, porém ela deixa claro que nada aconteceu, e somente algum tempo depois Haideê percebeu que estava sendo enganada “Eu não me dava conta de que, daquele momento em diante, começariam a nascer dúvidas em minha mente”. Além disso, ela ainda temia as possíveis represálias caso mostrasse que tinha dúvidas sobre os ensinamentos da organização “[...] Mas quando começaram a surgir mudanças em alguns ensinamentos, as dúvidas aumentaram. Eu pouco comentava, pois sabia o perigo que corria”.

A edição de revista Awake!(Despertai!) de 1968 é um exemplo da importância da revista para a propagação da crença do milênio e comprova a falta de idoneidade por parte da Sociedade Torre de Vigia para com os seus adeptos.

Figura 38 ‒ Capa da revista Awake! (Despertai!), de October 8, 1968 Fonte: Awake! (Despertai!), Oct. 1968.

Há na capa da revista uma chamada alertando seus leitores para o que a chegada dos anos 1970 traria para a humanidade. Nessa edição, a sociedade afirma que o milênio possivelmente seria estabelecido no outono de 1975.

Os artigos publicados na edição de outubro de 1968 foram organizados para mostrar que, segundo os estudos de cronologia bíblica realizados pelos líderes das Testemunhas de Jeová, em 6.000 anos a história da humanidade terminaria.

Figura 39 ‒ Artigo publicado na edição de 8 de outubro de 1968, elaborado para comprovar que o fim dos tempos aconteceria em 1975

De acordo com o artigo publicado no número de outubro de 1968, os 6.000 anos da existência da humanidade aconteceriam no outono de 1975. Para comprovar essa data elaborou-se a seguinte conta, como consta no artigo: do ano 4026 a.C., ano considerado pelo grupo religioso como sendo o ano da criação de Adão e Eva, até o ano 1 a.C. passaram-se 4.025 anos, como não há ano zero, do 1 a.C. até 1 d.C. tem-se mais um ano, e do 1 a.C. até o ano de 1967 tem-se 1.967 anos. A soma de 4.025, 1 e 1967 tem como resultado 5.993, portanto, segundo o cálculo da organização, do outono de 1968 até o outono de 1975 a soma total de anos é 6.000 anos.

Tendo esse cálculo como base, a Despertai! divulgou que:

This would leave only seven more years from the autumn of the 1968 to complete 6,000 full years of human history. That seven-year period will evidently finish in the autumn of the year 1975.

Does this mean that above evidence positively points to 1975 as the time for complete the end of this system of things? Since the Bible does not specifically state this, no man can say. However, of this we can be sure: The 1970’s will certainly see the most critical times mankind has yet known. The deterioration in human relations – within families, communities, cities and nations, and between nations – will worsen, not improve. (2 Tim. 3:13).39 Nota-se, analisando os fragmentos do artigo, que não há nenhuma garantia de que em 1975 o milênio seria instaurado. Os cálculos a respeito do fim foram apenas especulações, mas a organização garantiu que os anos 1970 seriam dos mais críticos para a humanidade, e apresentou uma sequência de argumentos para mostrar que o fim dos tempos estava próximo como: “A deterioração nas relações humanas ‒ dentro das famílias, cidades, e nações, e entre as nações – vai piorar, não melhorar”.

Até os dias atuais, a organização continua propagando a crença no milênio e as falhas nas previsões a respeito do fim não impediram que as Testemunhas de Jeová crescessem. A revista Despertai! ainda continua sendo um dos veículos de divulgação da esperança no estabelecimento da Nova Ordem e muito significativo para a Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.

39Levaria apenas sete anos mais a partir do outono de 1968 para 6.000 anos completos da história humana. Esse

período de sete anos, evidentemente terminará no outono do ano de 1975.

Será que isso significa que as evidências acima positivamente apontam o ano de 1975 como o tempo para completar o fim deste sistema de coisas? Uma vez que a Bíblia não diz especificamente isto, ninguém pode dizer. No entanto, podemos ter certeza: A década de 1970 certamente vai viver o momento mais crítico da humanidade que já se conheceu. A deterioração nas relações humanas - dentro das famílias, comunidades, cidades e nações, e entre as nações - vai piorar, não melhorar (SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, p. 14, ago. 1964. Tradução livre do autor.).