• Nenhum resultado encontrado

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No documento Despertai!: conhecendo quem são seus leitores (páginas 158-163)

O presente trabalho mostra a importância que a revista Despertai! tem para o grupo religioso denominado Testemunhas de Jeová, principalmente, como instrumento de divulgação da principal crença deles de que, muito em breve, a Terra será transformada em um paraíso.

Analisando a revista desde sua primeira edição publicada em outubro de 1919 ainda com o nome The Golden Age, que em seguida foi mudado para Consolation, até chegar à versão atual da revista Awake!, pôde-se verificar como ela foi significativa para que o projeto pessoal do jovem americano, Charles Taze Russell, obstinado em mostrar que segundo os seus estudos bíblicos todas as demais religiões estavam “erradas”, desse certo.

A publicação também contribuiu para o surgimento da Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, organização responsável pelo grupo religioso Testemunhas de Jeová, e para promoção de seus líderes, com destaque para a pessoa de Joseph Franklin Rutherford, responsável por denominar o grupo formado por Russell de Testemunhas de Jeová. Na administração de Rutherford, o projeto pessoal de Russell atinge o seu ápice, com aquisição de pequenas gráficas, tornando-se assim, depois de alguns anos, um império editorial, construído em nome da fé em Jeová, que atualmente conta com diversas editoras com altos recursos tecnológicos espalhadas por diversos países e para formação de um grupo religioso formado por milhares de adeptos.

A Despertai! também foi e ainda é muito significativa para divulgação de outras publicações da Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, e também para conquista de novos adeptos para as Testemunhas de Jeová. Por meio da análise das edições foi possível verificar algumas falhas da organização ao citar datas para que o Reino Milenar de Cristo fosse instaurado. Mas essas “falsas profecias” não impediram o crescimento do grupo, nem fizeram com que a revista deixasse de ser usada como veículo de divulgação das publicações e das crenças das Testemunhas de Jeová em diversos países.

Nota-se claramente que se Associação Torre de Vigia é uma organização sectária e que ela usa a revista como um veículo para manutenção de uma fé cega e muitas vezes irracional.

Atualmente, a Despertai! ainda é usada para divulgar a crença de que a Terra se tornará um paraíso. A revista também é apresentada aos leitores como um meio capaz de ajudá-los a solucionar os diversos problemas enfrentados no cotidiano e também se propõe a dar respostas para dúvidas sobre diversas questões.

Para alcançar seus objetivos a revista usa diversas estratégias textuais e retóricas, com destaque para a citação de textos bíblicos para comprovar os argumentos contidos nela. Porém, muitos desses textos são aplicados de modo equivocado e fora de um contexto. Tais equívocos podem ser percebidos com facilidade por leitores mais atentos.

O testemunho de pessoas de diversos lugares também é uma estratégia de convencimento que merece destaque, pois ela é usada para criar uma aproximação entre os leitores e a revista. No entanto, deve-se questionar como uma publicação produzida nos Estados Unidos pode ser tão eficaz a ponto de atender às necessidades de pessoas de diversos países, sem levar em consideração fatores culturais e sociais.

Percebe-se, claramente, que a revista é uma publicação produzida por um grupo, com objetivo de alcançar milhões.

Há uma preferência em apresentar dados estatísticos e pesquisas com fontes de origem europeia e principalmente norte-americana. Verifica-se também um predomínio de citações de autoridades norte-americanas como autores, pesquisadores e inventores, o que sugere a intenção de divulgar valores relacionados a essa realidade cultural para os leitores da revista.

Os recursos tipográficos, presença de imagens, ilustrações etc., também são constantemente usados para a ampliação do sentido do texto e confirmação de argumentos presentes nos artigos que compõem as matérias da revista.

Em relação aos leitores ideais da revista, confirma-se que cada edição visa alcançar um público-leitor. Esses leitores ideais são predominantemente pessoas adultas, oriundas de classes baixas e médias que procuram respostas para dúvidas relacionadas aos diversos temas publicados pela revista ou soluções para as dificuldades encontradas no cotidiano.

Espera-se que esse trabalho sirva para mostrar quem são as pessoas que as Testemunhas de Jeová pretendem alcançar e quais são as estratégias de convencimento usadas pela Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados para conseguir novos adeptos por meio da revista Despertai!.

REFERÊNCIAS

ABREU, Márcia. Apresentação. In: CHARTIER, Roger. Formas e sentido. Cultura escrita: entre distinção e apropriação. Tradução de Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras; ALB, 2003. p. 7-15.

AMOSSY, Ruth. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Tradução de Dilson Ferreira da Cruz; Fabiana Komesu; Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2008.

BARRUFALDI, Vanda Bartalini. O enunciatário refletido no espelho. Um estudo semiótico do texto publicitário. 2006. Tese (Doutorado em Letras) ‒ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

BÍBLIA Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição revista e atualizada. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

CASTRO, Eduardo Góes de. A torre sob vigia. As Testemunhas de Jeová em São Paulo (1930-1954). 2007. Dissertação (Mestrado em História Social) ‒ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

CHARAUDEAU, Patrick. (Org.). Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2009.

CHARTIER, Roger. Formas e sentido. Cultura escrita: entre distinção e apropriação. Tradução de Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras; ALB, 2001.

CITELLI, A. Linguagem e persuasão. 15. ed. São Paulo: Ática, 2001.

COSTA, Yon Morato Ferreira da. Religião e alienação. Uma análise crítica do modus vivendi do adolescente na Torre de Vigia. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) ‒ Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.

DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FRANZ, Raymond. Crise de consciência. Atlanta: Commentary Press, 1983.

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Tradução Álvaro Feleiros. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009.

JAGUARIBE, Beatriz. O choque do real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

JOLY, Martine. Introdução à analise da imagem. Tradução de Maria Appenzeller. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.

LEONEL, João; ZABATIERO, Júlio P.T. Bíblia, literatura e linguagem. São Paulo: Paulus, 2011.

OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de. Heresiologia. Discernindo entre a verdade e o erro. 3. ed. Campinas: CPAD, 1998.

PINHEIRO, Douglas Antônio Rocha. Testemunhas de Jeová. Uma análise simbólica do conflito motivado pela recusa em se submeter a tratamentos com transfusões sanguíneas. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) ‒ Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.

SABBAG, David Conrado. Dicionário bíblico. São Paulo: DCL, 2007.

SILVA, Esequias Soares da. Testemunhas de Jeová: A inserção de suas crenças no texto da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) ‒ Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.

SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Despertai!, Cesário Lange, SP, jan. 2010.

______. Despertai!, Cesário Lange, SP, fev. 2010. ______. Despertai!, Cesário Lange, SP, mar. 2010. ______. Despertai!, Cesário Lange, SP, abr. 2010. ______. Despertai!, Cesário Lange, SP, mai. 2010. ______. Despertai!, Cesário Lange, SP, jun. 2010. ______. Despertai!, Cesário Lange, SP, jul. 2010. ______. Despertai!, Cesário Lange, SP, ago. 2010. ______. Despertai!, Cesário Lange, SP, set. 2010. ______. Despertai!, Cesário Lange, SP, out. 2010. ______. Despertai!, Cesário Lange, SP, nov. 2010. ______. Despertai!, Cesário Lange, SP, dez. 2010.

______. Testemunhas de Jeová. Proclamadores do Reino de Deus. Cesário Lange, SP: Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, 1993.

______. Despertai!, Cesário Lange, SP, mar. 1993.

______. As Testemunhas de Jeová no século XX. Cesário Lange, SP: Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, 1989.

SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. A Sentinela, Cesário Lange, SP, out. 1984.

______. Despertai!, Cesário Lange, SP, 1964. ______. Despertai!, Cesário Lange, SP, jan. 1957. ______. Despertai!, Cesário Lange, SP, 1947. ______. A Sentinela, Cesário Lange, SP, jul. 1906.

WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF NEW YORK. Awake! Brooklyn, NY, USA, 2010.

______. Anuário das Testemunhas de Jeová de 2006, Brooklyn, NY, USA, jan. 2006. WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF NEW YORK; SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. O que a Bíblia ensina? Brooklyn, NY, USA: Watchtower Bible and Tract Society of New York; International Bible Students Association; Cesário Lange, SP: Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, 2005.

WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF NEW YORK. Awake! Brooklyn, NY, USA, 1993.

WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF NEW YORK; SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Organizados para a vontade de Jeová. Brooklyn, NY, USA: Watchtower Bible and Tract Society of New York; International Bible Students Association; Cesário Lange, SP: Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, 1991.

WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF NEW YORK; SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS. Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. Brooklyn, NY, USA: Watchtower Bible and Tract Society of New York; International Bible Students Association; Cesário Lange, SP: Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, 1986.

WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF NEW YORK. Watchtower, Brooklyn, NY, USA, 1984.

______. Awake!, Brooklyn, NY, USA, out. 1968. ______. Awake!, Brooklyn, NY, USA, jan. 1957. ______. Awake!, Brooklyn, NY, USA, 1949. ______. Awake!, Brooklyn, NY, USA, jan. 1947. ______. Consolation, Brooklyn, NY, USA, set. 1941. ______. The Golden Age, Brooklyn, NY, USA, abr. 1930.

WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF NEW YORK. Anuário das Testemunhas de Jeová de 1937, Brooklyn, NY, USA, jan. 1937.

______. Consolation, Brooklyn, NY, USA, out. 1919. ______. The Golden Age, Brooklyn, NY, USA, out. 1919. ______. Watchtower, Brooklyn, NY, USA, jul. 1906.

Sites consultados

1946 “Glad Nations” Theocratic Assembly. Disponível em:

<http://www.centralprint.net/jwtalks/DC/1946.HTM>. Acesso em: 6 dez. 2011.

42 anos a serviço da Organização Torre de Vigia. Testemunha, Miscelânea, 15 fev. 2010. Disponível em: <http://www.testemunha.com.br/conteudo.asp?cod=76>. Acesso em: 10 out. 2012.

CHARLES Taze Russell. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/ Charles_ Taze_Russell>. Acesso em: 6 dez. 2011.

DISTRICT Conventions. Disponível em:<http://www.centralprint.net/jwtalks/DC/conventions.html>. Acesso em: 6 dez. 2011.

DON Adams. Wikipedia, The Free Encyclopedia. Disponível em

<http://en.wikipedia.org/wiki/File: DonAdams_200907.png>. Acesso em: 6 dez. 2011. EBAY. Disponível em: <http://www.ebay.com/itm/watchtowermagazines>. Acesso em: 20 ago. 2012. (Relação das revistas Despertai! antigas).

JOSEPH Franklin Rutherford. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Franklin_Rutherford>. Acesso em: 6 dez. 2011. JW.ORG. Testemunhas de Jeová. Disponível em: <http://www.jw.org>. Acesso em: 2 set. 2012.

TESTEMUNHAS de Jeová discursos. Disponível em: <http://www.centralprint.net/jwtalks /DC/1953. HTM>. Acesso em: 6 dez. 2011.

No documento Despertai!: conhecendo quem são seus leitores (páginas 158-163)