• Nenhum resultado encontrado

CONHECENDO A ESTRUTURA INTERNA DA ORGANIZAÇÃO DE

2 QUEM SÃO AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

2.3 CONHECENDO A ESTRUTURA INTERNA DA ORGANIZAÇÃO DE

Para tratar do trabalho realizado internamente na sede mundial das Testemunhas de Jeová, durante a presidência de Knorr, o trabalho terá como base os relatos de Raymond Victor Franz, que foi membro do Corpo Governante de 1971 até 1980. Franz foi convidado por Nathan Homer Knorr para trabalhar na elaboração de publicações na sede mundial da organização no Brooklyn depois ter servido muitos anos como missionário:

Para esclarecer o que é o Corpo Governante: As Testemunhas de Jeová entendem que Cristo Jesus, como Cabeça da congregação, alimenta e dirige sua congregação por meio da classe do “escravo fiel e discreto”. Esta classe é atualmente composta de um restante das 144.000 pessoas ungidas como herdeiros do reino celestial de Cristo. Mas há um pequeno número de homens procedentes de tal classe que atua como Corpo Governante e desempenha todas as funções administrativas com relação à congregação mundial, não apenas em relação ao número atual de cerca de 8.600 “ungidos”, dos quais são tirados estes homens, mas também com relação aos mais de seis milhões de outras pessoas associadas, que não são consideradas como estando entre os herdeiros celestiais.20

Nessa citação, Franz explica o que é o Corpo Governante. Tal corpo é formado por um grupo de sete homens que são responsáveis pela divulgação e coordenação das atividades das Testemunhas de Jeová do mundo inteiro. Todos os membros associados à Sociedade Torre de Vigia são submissos à autoridade desse corpo que, por meio das publicações da organização, envia suas mensagens em relação à suposta vontade de Jeová para a humanidade. A escolha de tais homens tem um lado místico: “pessoas ungidas como herdeiros do reino celestial de Cristo”, mas normalmente a equipe é formada por homens, Testemunhas de Jeová, de diversos lugares do mundo, e que se dedicaram durante muitos anos a serviço da organização. Em 1976, o Corpo Governante foi dividido em comissões que tratavam das diversas necessidades da organização: Comissão de Serviços, Comissão de Redação, Comissão de Editora, Comissão de Ensino, Comissão de Pessoal e Comissão de Presidente. Atualmente, o Corpo Governante é considerado o “Escravo fiel e discreto”.

No fragmento a seguir, Franz relata quais eram os assuntos tratados nas reuniões do Corpo Governante:

À medida que se passavam as semanas, mantinham-se discussões sobre assuntos tais como se um pai está qualificado como ancião, caso permita que um filho ou uma filha se case com apenas dezoito anos de idade; se alguém está qualificado como ancião, caso seja favorável a que seu filho ou sua filha recebam educação superior; se alguém está qualificado como ancião no caso de haver mudança no turno de trabalho e ele perde algumas vezes (durante o turno noturno) reuniões congregacionais; se os anciãos podem aceitar a evidência circunstancial de adultério ou o testemunho da esposa de que seu marido lhe confessou o adultério, e se isto é suficiente para admitir o divórcio bíblico e um novo casamento; se um divórcio é biblicamente aceitável se, mesmo quando se cometeu adultério, aquele que obtém o divórcio é o cônjuge culpado em vez do inocente; que validade tem um divórcio quando conseguido por outros motivos sem ser adultério se, após ser concedido o divórcio, vem à tona a prova de adultério antes do divórcio; como fica a situação se, ao se obter tal divórcio, houver adultério após o divórcio; caso o cônjuge inocente tenha relações sexuais com o cônjuge adúltero (logo depois de saber do adultério), anulará isto o direito de

divorciar-se desse cônjuge e estar livre para casar-se novamente; se é correto uma Testemunha pagar uma multa no caso de esta multa ser imposta em razão de uma infração da lei em resultado de sua atividade de testemunho ou de alguma posição que tenha adotado a fim de aderir às crenças das Testemunhas; se é correto enviar alimento ou outra ajuda a pessoas por meio da Cruz Vermelha (o argumento principal aqui era que a cruz é um símbolo religioso e, por esta razão, a organização da Cruz Vermelha deve ser semir- religiosa; esta discussão foi bastante demorada e foi adiada para uma reunião posterior); questões sobre a prática corrente da Sociedade de usar canais irregulares para introduzir dinheiro em certos países (a Indonésia, por exemplo) duma forma que obtinha maior valorização pelos dólares americanos envolvidos, fazendo uso desta apesar de o país em questão ter leis que a declarem ilegal; também quanto a introduzir certo equipamento em alguns países sem ter de pagar a pesada taxa de importação imposta por lei; se as Testemunhas que pertencem a sindicatos podem aceitar designações de atividade grevista ou podem acatar uma ordem do sindicato para fazer trabalho de limpeza no prédio do sindicato em vez de aceitar designações tais como as de fazer piquete; se as Testemunhas podem atender ao recrutamento militar simplesmente para trabalhar em campos de algodão (isto veio da Bolívia).21

O longo fragmento mostra a diversidade de assuntos que eram tratados durante essas reuniões, e que a decisão de tal corpo sobre alguns desses temas visa não só ao bom funcionamento da organização, mas também trazer benefícios à vida de seus associados como nos seguintes casos: “se alguém está qualificado como ancião caso seja favorável a que seu filho ou sua filha recebam educação superior”; “se os anciãos podem aceitar a evidência circunstancial de adultério ou o testemunho da esposa de que seu marido lhe confessou o adultério, e se isto é suficiente para admitir o divórcio bíblico e um novo casamento”; etc. A decisão do Corpo Governante sobre tais assuntos afetava diretamente a vida das pessoas já que esperavam dele a resposta da “vontade de Deus” para as suas vidas.

Muitos membros da organização mandavam cartas para o Corpo Governante, pedindo ajuda para solucionar seus problemas, e ficavam com suas consciências tranquilas sobre a atitude a tomar em relação a diversas áreas de suas vidas quando recebiam suas respostas.

As respostas eram dadas por meio da revista A Sentinela, em uma sessão destinada a responder às perguntas dos leitores e vinham acompanhadas por um estudo “bíblico” sobre o assunto.

Tais estudos eram realizados pelos membros do Corpo Governante e eram publicados nas edições de A Sentinela depois de passar pela supervisão de um redator-chefe e também do presidente da organização.

Além de artigos da revista, alguns membros do Corpo Governante que faziam parte da Comissão de Redação eram responsáveis pela produção de livros e dicionários para a sociedade. Franz fazia parte da Comissão de Redação e foi designado para elaboração de um dicionário para a organização:

Poucos meses depois da nossa chegada e depois de eu haver feito algum trabalho de redação, o presidente Knorr me levou a um escritório em que havia uma mesa com montes de papéis datilografados, empilhados até as alturas, e me pediu para empreender o desenvolvimento de um dicionário bíblico. Os papéis eram o resultado de designações que haviam sido distribuídas entre 250 homens ao redor do mundo. Essas designações, no entanto, foram feitas, de modo geral, com base na posição organizacional deles (como no caso de pessoal de escritório de filial, superintendente de gráfica, e assim por diante). Poucos desses homens tinham experiência em escrever e, muito menos ainda, tinham sequer a experiência, o tempo ou o acesso a bibliotecas para fazer pesquisa. Creio que se pode dizer sem exagero que, pelo menos, 90% do material submetido não foi utilizado. Comecei por “Aarão”, e continuei com “Aaronitas”, “Ab”, “Abadon”, e assim por diante, mas a inviabilidade de um só escritor encarregar-se da tarefa tornou-se logo evidente. Primeiro, um diretor da Sociedade Torre de Vigia, Lyman Swingle, foi designado; pouco depois, Edward Dunlap, secretário da Escola de Gileade, também foi designado. Com o tempo, Reinhard Lengtat e John Wischuk, respectivamente dos departamentos de serviço e de redação, juntaram-se ao grupo do projeto. Outros participaram intermitentemente por vários períodos, mas foram as cinco pessoas mencionadas que cuidaram do projeto até que a obra de referência de 1.696 páginas, chamada Ajuda ao entendimento da Bíblia, fosse concluída cinco anos depois.22

O testemunho de Franz dá ao leitor a possibilidade de conhecer como era realizado o trabalho de redação da Sociedade Torre de Vigia durante a administração de Nathan Homer Knorr e denuncia que as pessoas escolhidas para elaboração de publicações não tinham experiência em escrever, e nem formação teológica para tratar de assuntos relacionados, bem como também não tinham tempo nem acesso ao material adequado de pesquisa.

A admistração de Nathan Homer Knorr termina em 1977, sendo susbtituído por Frederick William Franz. Atualmente, a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados continua exercendo suas atividades tendo como presidente Don Alden Adams.

Figura 13 ‒ Don Alden Adams – atual presidente da Sociedade Torre de Vigia Fonte: Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/File:DonAdams_200907.png>.

2.4 A ORGANIZAÇÃO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, SUAS CRENÇAS E A